Homem-Aranha: Azul

Tim Sale
Tim Sale

Resenhas - Homem - Aranha: Azul

Tim 14/09/2021

A dor de seguir em frente.
"Bom, não tem nada que eu possa fazer a respeito, e preciso aceitar isso. Quando a gente perde alguém que ama, todo mundo diz: "A vida não para. Tem que tocar a bola pra frente. Não se prenda ao passado, não é isso que ela ia querer." Isso me faz rir. Como se eu pudesse algum dia, esquecer você."

Homem-Aranha Azul é sem dúvidas o quadrinho mais humano que já li. Respeitando o trajeto do herói durante todos os anos nos quadrinhos, trabalha em uma visão introspectiva e tímida a dor de seguir em frente após perder alguém. O luto pesa. O arco de contrução feito ao colocar o super herói em posição de fragilidade perante a perda traz ao leitor o desconforto necessário para se identificar com o que está sendo contado. Para todos aqueles que já perderam alguém essa história vem como um grande soco no estômago, e também como um grande abraço, tudo ao mesmo tempo, e em mesma intensidade. Ao fim, mesmo que por episódios azuis, de fato a vida não para, porém, isso não significa que deixaremos ou que temos de deixar aqueles que amamos para trás. Eles seguem conosco todos os dias, mesmo que não aqui fisicamente. Verdadeiros amores não morrem em esquecimento.

Ilayne.Christiny 24/05/2022

Fraco
Eu achei fraco eu juro, eu tinha um amigo que pagava pau demais pra essa hq e agora que eu li eu achei tao ????? Sabe? Sla eu achei que seria mais forte mas foi muito superficial

Peter23 25/08/2022

Um dia me vingarei por toda depressão que essa hq me proporcionou. A morte da Gwen segue tendo um impacto fenomenal até os dias de hoje, imagino quando mortes de personagens com laços românticos em quadrinhos não eram tão comuns assim.

Deixando todo o contexto de lado, que história absurda. Uma linha do tempo entre Peter Parker x Gwen com alguns problemas do miranha espalhados.

Um excelente paralelo entre Peter e seu lado herói, por sinal. Um trabalho inquestionável.

Da pra sentir cada painel, literalmente. Impecável. A melancolia do final, os sentimentos do Peter crescendo a cada interação, as páginas carregadas de emoção.

É a elite, não tem jeito. É muito bom, muito bem feito. Uma leitura obrigacional.

Isaac.Silva 29/08/2021

?Me sinto triste nessa época do ano, como a cor azul.?
A trama melancólica e romântica de 'Azul' apresenta um Peter Parker narrador da historia de seu grande amor, Gwen Stacy, e de como tudo chegou ao fim. [Essa foi a única HQ que me tirou lágrimas] é impossível não se emocionar com essa história vemos por um olhar diferente a perda de um grande amor de Peter Parker. Não era apenas uma morte simbólica, que fizesse o personagem principal passar por uma jornada heroica, como foi com o Tio Ben namorada do super-herói estava morta. Algo impensável, mas que consolidava assim o fim da ingenuidade nos quadrinhos. O ponto de virada. A importância que Gwen Stacy teve para a arte tem como paralelo a importância da personagem para o próprio herói. Para a própria mitologia do Homem-Aranha, o amigão da vizinhança, que naquelas revistas em diante, teria de se aventurar pelo mundo sem a sua namorada perfeita.

Lucoso 02/05/2022

Caramba que satisfação
É isso que rola quando um autor se dedica,sai uma história que não precisa de diálogos muito expositivos e consegue falar de um tema sério, inclusive homem aranha melhor herói

Yuri 24/06/2014

Decididamente um dos melhores trabalhos da dupla Loeb / Sale, essa história passeia pelos momentos principais do jovem Peter Parker: o começo da sua amizade com Harry Osborn, o início do romance com Gwen, enquanto ao mesmo tempo conhecia a intempestiva Mary Jane.
Contado de uma maneira singela, ele mostra de um ângulo diferente, como tudo aconteceu, trazendo um novo frescor para uma história já conhecida. Nota máxima, e merecida.

Lucas 07/08/2022

homem-aranha azul
Simplesmente uma das melhores histórias do homem-aranha, pesada, com um roteiro quase perfeito e um ritmo quase impecável, mostrando desde a adolescência do Peter, quando conhece Gwen Stacy, até sua morte, o quanto ele sentiu a falta dela ao longo de todos esses anos e nunca superou o trágico fim de seu relacionamento. Chorei tanto no final que meu corpo se desidratou devido à perda de fluidos. Não leia se você estiver com o psicológico abalado, a não ser que você queira propositalmente ficar triste (muito triste), o que eu não recomendaria. Enfim, é um privilégio ter vivido o suficiente pra ler essa obra prima. Recomendo.

Lara 11/02/2023

Como chorar lendo homem aranha em 3, 2, 1?
Sem palavras para descrever a dor dessa HQ! Se um dia alguém me perguntar como traduzir pra português o termo - I fell blue, vou entregar essa HQ para que a pessoa leia, aqui a gente realmente entende porque azul é a cor da tristeza, depressão.

Uma história linda, dolorida mas de tirar o fôlego!

jessiviesser 27/04/2021

Azul como a cor do mar...
Peter Parker ainda sente muita dor pela perda de Gwen Stacy e resolve gravar uma fita contando a história de como os dois se conheceram e se apaixonaram. É uma belíssima história. A cada quadro, Jeph Loeb e Tim Sale fazem com que tenhamos simpatia e identificação com o personagem por mostrar-lo em diversas atividades cotidianas, por sentir emoções que quaisquer um de nós poderíamos sentir, mas também enfrentando alguns vilões e sendo um super-herói.

Luana 19/06/2022

Blue Spider Man
Ler quadrinhos do homem aranha é sempre muito bom, mas esse tem um peso diferente. A Gwen é uma das mortes mais difíceis dentro desse mundo e ver como isso ainda afeta o Peter tantos anos depois e como essas lembranças afetam o entender do próprio passado dele.

Paulo 05/07/2015

Nota:8.7
Já faz tempo que queria ler esse material. Me tornei um grande fã da Gwen, primeiro e grande amor da vida do Homem Aranha, depois de assistir aos recentes filmes do cabeça de teia. Daí parti para os quadrinhos, tentando revisitar histórias clássicas e acompanhar mais da fase em que o casal estava junto. Mas o material é bem antigo, e além de ser difícil de ser encontrado, as histórias tem uma narrativa muito diferente das narrativas modernas. Logo, quando fiquei sabendo da proposta de Homem-Aranha Azul, corri atrás do material a todo custo. Procurei o encadernado, mas só o que consegui foi a minissérie em três edições lançada pela Panini no final de 2002. Infelizmente, acabei enrolando muito pra ler o material, e só finalizei a história agora, depois que a Salvat lançou uma versão em capa dura.
Antes de mais nada, Homem-Aranha Azul trata-se de uma belíssima e (infelizmente) trágica história de amor. Loeb revisita a história de como Peter conheceu o grande amor de sua vida, e que mais tarde morreria pelas mãos do Duende Verde, Gwen Stacy.
A história parte com Peter narrando os acontecimentos de como a conheceu, em um velho gravador encontrado no porão. O mais legal é que Loeb reconta toda a fase clássica do personagem, num tom um tanto quanto melancólico, revisitando as antigas histórias que mostram como surgiu a amizade entre Peter e Harry Osborn, como ele e Gwen se aproximaram, e até mesmo as histórias que apresentaram a futura mulher de Peter, Mary Jane. Tudo isso recontado numa narrativa mais moderna, e reunido em um único arco extremamente envolvente e emotivo. Se você é fã do herói, e principalmente se tem vontade de conhecer mais das histórias mais antigas do personagem, isso aqui é imprescindível!
A história também revisita histórias com a galeria de vilões clássica do herói, enquanto ele vai narrando suas ações como Homem-Aranha enquanto tenta se enturmar com os novos amigos, como Peter Parker. Particularmente, a pancadaria e a subtrama com os vilões são o que menos que interessaram na história.
Enfim, Homem-Aranha Azul é uma história belíssima, que presta uma bela homenagem ao personagem, e é um material indispensável para qualquer fã de quadrinho! E não tenha vergonha se quando chegar na última página uma lágrima rolar.

Joamildo 18/02/2021

o quão perfeito é isso aqui cara, nossa senhora, o jeito que a gente consegue sentir a dor do peter é surreal, poucos quadrinhos conseguem fazer uma coisa dessa. Hq maravilhosa!!!!!

nik 16/09/2021

MELHOR HISTÓRIA
essa história é incrível, é a minha favorita do Aranha pq conta com mt detalhe como ele lidou com a morte da Gwen e foi minha primeira leitura que me fez chorar KKKKKKKK, enfim mt bom

Mr. Veagence 12/03/2022

Azul de depressão
Eu adoro o revisionismo que temos no relacionamento dos dois nas HQs clássicas do personagem, é bem interessante ter uma visão mais profunda sobre esses momentos.