Animismo e Espiritismo - Volume 2

Animismo e Espiritismo - Volume 2 Alexandre Aksakof

Resenhas - Animismo e Espiritismo - Volume 2

jumorgensten 10/09/2019

E daí eu li o segundo volume de Animismo e Espiritismo, escrito pelo russo Alexandre Aksakof.

Ao contrário do primeiro livro, essa obra é mais "simples", didática e próxima do leitor.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo histórias que comprovam a existência dos espíritos e suas comunicações, principalmente através de dados divulgados em jornais e revistas naquela época.

Também mostra cartas enviadas para ele quanto a alguns fatos de comunicação de desencarnados.

Além disso, o livro vai classificando os diferentes tipos de manifestações. Dois exemplos: O primeiro são as manifestações contrárias à vontade do médium, contrárias às convicções do médium, ao caráter e aos sentimentos do médium e comunicações cuja natureza está acima do nível intelectual do médium.

O segundo é quanto as aparições do desencarnado, quando a aparição do morto atestada pela visão mental do médium na ausência de pessoas que conheçam o mesmo, pela visão do médium e simultaneamente por uma fotografia e aparição do morto de forma materializada e com provas de ordem intelectual.

Ao contrário do primeiro livro, a questão do animismo foi comentado muito rapidamente e sempre através de exemplos onde médiuns estavam recebendo comunicações anímicas.

As histórias que mais gostei foram: Do rapaz que terminou a obra de Charles Dickens, o homem que estava preso em alto mar em um navio e pediu ajuda através do desprendimento temporário do corpo, as verdadeiras mortes de alguns desencarnados e daqueles amigos que vão até o médium avisar da sua morte e ainda tem a preocupação de esconder alguns fatos para não preocupar parentes.

Apesar do linguajar antigo, o texto é de fácil entendimento. Por ter muita informação e história, a leitura é um pouco lenta.

E assim terminamos o "textão" escrito por Aksakof em resposta a Eduardo Von Hartmann. Nesse segundo volume ele foi bem mais prático e, ao meu ver, só essa obra seria suficiente como resposta porque deu muitas provas concretas. Mais né? Quem sou eu na fila do pão. Não é mesmo? :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/09/10/animismo-e-espiritismo-volume-2-alexandre-aksakof/