Lady Midnight

Lady Midnight Cassandra Clare

Resenhas - Lady Midnight

Flá 24/11/2021

The storm calls you as it calls me, does It not?
EU AMEI.
Cassandra rainha em escrever sobre mulheres fortes, Emma facilmente se tornou uma de minhas personagens preferidas da vida.
Muito facilmente você se identifica com os problemas dos personagens como um todo.
O livro trás a luz assuntos como autismo e transtornos mentais que eu achei extremamente relevante.
O plot twist é perfeito e pra quem esta acompanhando a saga "as últimas horas" Ja conseguiu ligar os pontos.
Última observação temos a introdução de uma personagem perfeita e latina ihuuuu \o/

Nati 04/11/2017

"No one is ever the villain of their own story."
A cada livro, parece que a escrita da tia Cassie evolui mais e mais, porque GENTE QUE TIRO QUE É ESSE LIVRO! Adoro que ela vai expandindo o universo Shadowhunter através de detalhes e a escolha de trabalhar essa relação tão misteriosa e que permeia a série desde os primeiros volumes, que é a relação parabatai, foi sensacional.

TDA é uma série mais madura e sombria que as séries anteriores do universo - não tinha como ser diferente, pois trás assuntos mais maduros e o clima do mundo das Sombras nestes livros é também mais sombrio do que o que conhecemos, Há uma tensão no ar, um clima de inevitabilidade permeando tudo, que o leitor sabe que em breve irá eclodir. Os personagens introduzidos também são mais complexos e diversos, e cada um deles tem uma função dentro da história e é impossível não se cativar por cada um deles. Esse primeiro livro tem também um toque de mistério e meio que de conto-de-fadas macabro (acho que por conta de toda a história com o poema, que é meio creepy), o que deixou pra mim o livro ainda mais gostoso de ler - eu simplesmente devorei esse calhamacinho em dois dias.

O final aqui é meio resolutivo para uma determinada trama, mas já deixa os ganchos para a continuação, e várias perguntas ficam no ar ali para instigar o leitor a pegar o mais rápido possível Lord of Shadows e saber qual será o destino destas personagens.

Das séries Shadowhunter lançadas até agora, TID ainda é minha favorita, mas agora com Lady Midnight, essa nova trilogia está seriamente ameaçando desbancá-la desse posto, porque cada página aqui é uma surpresa de tirar o fôlego, um novo plot twist, e puxa o leitor mais e mais para esse mundo.

Lauraa Machado 08/03/2019

Quase perfeito!
Nota verdadeira: 4,5.

Estou sendo bem crítica aqui. Bem chata mesmo, me segurando para não dar cinco estrelas. Esse livro foi ótimo, é verdade, mas tem alguma coisa me segurando para dar uma nota maior. Talvez seja o fato de que eu esperava um pouco mais em relação aos acontecimentos em geral, talvez sejam os poucos detalhes que puxaram para o clichê desnecessariamente. Eu adorei o livro, me diverti do começo ao fim, mas ele não foi tudo que eu acho que poderia ter sido.

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que a Cassandra Clare tem uma escrita extremamente viciante e divertida, até nas cenas mais chatinhas ou nos seus "piores" livros. Tem alguma coisa aqui, nesse universo dos Caçadores das Sombras, que me faz nunca querer sair desse universo. Sim, eu sou daquelas que compra todos as séries deles, todos os livros de contos e os extras só com informações gerais. E não me canso nunca. Não quero que ela pare.

Mas as pessoas precisam tomar cuidado com hype, porque acabam fazendo os outros leitores esperarem mais do que vão encontrar. Eu adorei mesmo essa leitura, mas ainda acho que alguns acontecimentos foram mais fáceis e rápidos do que precisavam ser. Não teve tantas coisas determinantes quanto eu queria, pelo menos, não em questão de ação. As verdadeiras reviravoltas e pontos importantes do enredo são mais sobre o lado emocional e pessoal de cada personagem. Eu queria mais ação, admito. Queria mais. Queria que o clímax tivesse sido mais difícil, mais complicado!

Mas, por outro lado, ainda bem que a autora não tenta criar situações mirabolantes demais que passam do limite do ridículo! E agora eu me tornei aquela leitora chata que nunca está contente com nada! Haha, mas juro que não é por mal.

Apesar de querer mais ação, não reclamo nem um pouco sobre o desenvolvimento emocional dos personagens, porque isso foi o ponto alto do livro. Aliás, dessa vez, a autora passou bastante tempo desenvolvendo seus protagonistas, o que foi lindo. Honestamente, quem é Clary perto da Emma? Absolutamente ninguém. E eu sempre gostei do Jace, mas Julian é simplesmente o ser humano mais incrível do universo, só digo isso.

Em questão de personagens secundários, em compensação, eles não deixam a desejar, mas não se comparam aos das outras séries desse universo. Magnus Bane aparece em duas cenas só, mas já conseguiu me fazer suspirar por lembrar do quanto eu amo ele e sinto sua falta. Sinto muita! E só de mencionarem o Simon, eu já fico sentida por não vê-lo presente nessa trilogia.

Mas isso não seria o suficiente para eu tirar nota. Acho que o que realmente me impediu de dar cinco estrelas foram os detalhes clichês de novela, como o final, as últimas atitudes da Emma. Sinto tanta falta de romances com casais que são completamente honestos, encaram as coisas juntos e não escondem nada, principalmente com a desculpa de ser "pelo bem do outro" - não me convence nunca. Além disso, o final da Cristina, sem contar com o que a levou a Los Angeles, também me pareceu um pouco forçado e desnecessário, uma tentativa de criar drama de novela para série.

Até entendo não querer criar finais felizes do nada e resolver tudo logo no primeiro livro, mas a vida é difícil de qualquer jeito. Sempre tem uma história para contar, uma situação para superar. Dava para criar história sem precisar do drama e da falta de comunicação. Além de que essa trilogia é do universo dos Caçadores das Sombras. Romance é uma parte mega importante, mas definitivamente não deve tomar conta do enredo. Minha vontade de ler o segundo agora deu uma diminuída, já que imagino que o drama do romance tome boa parte dele.

Mas não deixe minhas críticas te impedirem de ler, porque a leitura é ótima, a Emma e o Julian fazem tudo valer a pena e a escrita da Cassandra Clare parece só melhorar! Não quero sair desse universo nunca!

whatsou 25/12/2023

Um dos melhores livros do universo de shadowhunters da Cassandra, top 1 pra sempre no meu coração.
A família funciona melhor do que a dos Instrumentos Mortais, e a trama do Mark é a mais intrigante possível. amo esse universo