Totem e Tabu

Totem e Tabu Sigmund Freud

Resenhas - Totem e Tabu

Flaubert.Echnaton 20/12/2021

Reflexivo
A obra leva o leitor a refletir sobre muitas ações e hábitos que os serem humanos realizam, inconscientemente, devido às conclusões e reflexões elencadas pelo autor. Recomendo.

Antonio 19/12/2021

A sociedade explicada pela psicanálise
Essa obra sustenta uma tese impressionante: que a construção das sociedades ocorre de forma semelhante aos processos inconscientes da vida psíquica individual investigados pela psicanálise. Freud consegue estabelecer uma série de paralelos que impressionam, sempre com uma abordagem clara e uma escrita fluida. Uma obra fundamental.

Vitor.Stenner 13/09/2021

#análise
Minha primeira leitura de Freud? Amei. Muito interessante acessar os conceitos de recalque e ambivalência e como eles formam estruturas sociais que até então beiravam o inexplicável pra mim, ou que de fato pareciam ter seu início em algo mágico. Me preocupei em algum nível com algumas constatações sobre a neurose com as quais me identifiquei, mas que bom pois assim posso prestar mais atenção e me cuidar.

?Os impulsos suicidas de nossos neuróticos demonstram ser autopunições por desejos de morte dirigidos a outras pessoas?

Laris 11/06/2021

Leitura importante
Uma leitura importante para entendermos como o tabu se constitui, sua relação com o totem e como isso se articula nas nossas relações sociais, familiares e culturais.

Nazrat 07/02/2021

Reconstituindo o tabu
Nunca deixo de ficar admirado com a forma pela qual Freud concatena sua linha de raciocínio. Aqui não foi diferente. Há referências a autores que escreveram sobre o tema, são colocados os pontos a favor e os contrários, sua posição e, além disso, as possíveis controvérsias que poderiam surgir.

Desde a origem do tabu e o desdobramentos do seu conceito, até a questão da formação do totem e sua relação com o pai, origem de religião, realeza, sacrifícios, estrutura social, está tudo aqui. Para posterior releitura, inclusive.

Kit 07/02/2021

Achei a escrita deste livro bem mais tranquila de entender do que a interpretação dos sonhos, que ainda não consegui concluir, achei interessante os textos presentes aqui, as comparações são bem pertinentes e consegui absorver bastante coisa para além do curso de psicologia.

Rita.Juelg 31/01/2021

Bom pra quem gosta do tipo
Comecei a ler querendo me aventurar, mas chegou uma hora que eu não aguentava mais, não sou muito desse tipo de livro. Mas matei a curiosidade hahahah

Gabriel 28/01/2021

Um livro essencial ainda hoje. São impressionantes as ideias que, no fundo, contribuem para entendermos a origem do social, da moralidade e da religião. É possível lê-lo sem grandes conhecimentos prévios dos conceitos chaves da psicanálise.

Alex Batista 22/06/2020

O banquete
Seja para criticá-lo, seja para venerá-lo, o fato é que, desde que inauguro a psicanálise como estudo do inconsciente, no final do século XIX, Freud tem sido motivo de debates e de publicações. Com uma obra gigantesca, o autor atravessou a primeira metade do século XX discutindo a psiquê humana e trouxe uma contribuição inestimável para a pesquisa na área das humanidade e também da saúde psiquiátrica.

Em Totem e Tabu, Freud apresenta uma compilação de textos que tratam do totem no seio social, sendo este não apenas um objeto de estima, mas também um elemento que organiza a vida social e estabelece a ordem do parentesco; enquanto o tabu seria as proibições que limita as ações do sujeito, gerando culpa, punição e necessidade de reconciliação.

A partir de uma vasta análise bibliográfico, Freud discute os prefeitos e superstições sociais e discute possíveis teorias para o surgimento e a necessidade de manutenção da religião. Nesse processo, o autor vai mostrando como as sociedades organizadas em torno do totem se assemelham a nossa comunidade, com seus dogmas, rituais, tabus e proibições.

Por fim, Freud usa a metáfora da orda primeva pra justificar a proibição incestuosa e a produção da neurose, aludindo ao fato de que, no interior da vida familiar, o sujeito repete a cena edipiana de confrontar o pai e desejar a mãe.

Por fim, totem e tabu pode ser considerado um livro provocativo, controverso e essencial para compreender a teoria freudiana.

Marcus Oliver 18/06/2020

Traumatizante
Acho que ler Freud, em geral, é algo traumatizante, nunca imaginaria ou inferiria que a ideia de totens e tabus estavam tão arraigadas em nossa sociedade. Ler as palavras do mais famoso psicanalista foi um deleite. Nesta leitura entendi o que é totem e totemismo, tabu e como ocorre as relações e significações de tabu e também passei horas lendo sobre a questão de animismo. Porém a pérola e a mais bela teorias foi deixada para o final, quando reuniu tudo que foi explicado e aplicou a teoria psicanalista de Freud, foi lindo. Ele não deixa uma resposta definitiva, mas graças a ele o caminho começou a ser trilhado.
Leticia 18/06/2020minha estante
Dos textos culturais do Freud, esse é um dos meus preferidos.

Marcus Oliver 18/06/2020minha estante
Essa foi minha primeira leitura dele, gostei muito, espero fazer outras leituras dele.

Leticia 18/06/2020minha estante
Indico "O futuro de uma ilusão" e "Mal-estar na civilização", não são textos tão complexos, e seguem essa linha de discussões mais culturais.

Marcus Oliver 18/06/2020minha estante
Bacana, muito obrigado pelas indicações! ?

Luna e o caos 01/04/2020

Totem e tabu
Simplesmente fantástico, muito a se pensar a partir desse livro!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

" Há muita semelhança entre a relação das crianças com os animais e a dos primitivos. A criança não mostra ainda nenhum traço da arrogância que leva o homem adulto civilizado a desenhar uma nítida fronteira entre a sua natureza e a dos outros animais."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563560612