Sentimento de Mundo

Sentimento de Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento de Mundo

nwtuno 01/07/2023

Adorei
Eu pedi uma recomendação de livro de poesia pro meu professor de português e ele me deu esse livro, é simplesmente muito bom.

mafe 08/06/2023

Não sei ao certo como classificar esse livro
Sinto que li, reli e não o li
Ele é bom, de fato, mas sinto que não o aproveitei, quem sabe em outros anos e em outras épocas
É um livro curtinho, com uma visão pessimista e crítica de Carlos Drummond de Andrade sobre o o mundo e o homem através da poesia. Apesar, também traz notas de esperanças, como no poema: "Mundo Grande"
Segue abaixo um trecho que gosto desse título:

"Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores. Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso frequento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é dificil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem... sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros, tão calma.
Não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos - voltarão? [...]"

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Sentimento do Mundo", livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado originalmente em 1940 e é considerado um dos marcos da literatura moderna brasileira. Com uma linguagem simples e direta, o autor expressa sua visão sobre o mundo, o homem, o amor e a poesia.

A obra é composta por 27 poemas, que exploram temas como a solidão, a morte, o tempo e a memória. Em cada poema, Drummond de Andrade busca uma reflexão profunda e sensível sobre a vida e os sentimentos humanos.

Os poemas são escritos em versos livres e em linguagem coloquial, o que torna a leitura acessível e envolvente. Alguns poemas, como "Poema da Necessidade", "Confidência do Itabirano" e "Noturno à Janela do Apartamento", são considerados verdadeiras obras-primas da poesia brasileira.

A sensibilidade e a lucidez do autor são evidentes em cada verso, e sua poesia é marcada por um tom melancólico e existencial. Em "Sentimento do Mundo", Drummond de Andrade revela uma visão crítica e pessimista da realidade, mas também aponta para a possibilidade de superação e esperança.

O livro é uma leitura essencial para aqueles que apreciam a poesia brasileira e buscam reflexões profundas sobre a condição humana. A obra é um marco na literatura moderna brasileira e um testemunho da genialidade de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Jaque 29/05/2020

Sentimento do Mundo
O mundo parece ser sempre o mesmo, e amo ver isso através da poesia. A intensidade de um poeta se parece muita com a minha no sentir, no sofrer, no amar.
Achei muito bacana que essa edição conta com uma linha do tempo, sobre a vida do autor. Muitas vezes lemos um livro e imaginamos o sucesso daquele determinado autor, mas poucas vezes paramos para conhecer sua história, e acho que esquecemos que eles também eram/são humanos.
São poucas poesias, mas com certeza há muita história nelas, considerando que o livro foi publicado em 1940, ainda no início da 2ª Guerra Mundial, quando tivemos uma mudança considerável na forma como o mundo passou a funcionar.

Tamara 06/04/2020

Poesia, mas sem brilho
Reúne poesias de Drummond escritas no período que antecede a Segunda Guerra Mundial, talvez por isso, me pareça uma escrita mais crítica e pessimista.

site: www.tamarapsi.wordpress.com

Adriana Scarpin 08/06/2016

O operário no mar
"Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar lhe que suste a marcha. Agora está caminhando no mar. Eu pensava que isso fosse privilégio de alguns santos e de navios. Mas não há nenhuma santidade no operário, e não vejo rodas nem hélices no seu corpo, aparentemente banal. Sinto que o mar se acovardou e deixou-o passar. Onde estão nossos exércitos que não impediram o milagre? Mas agora vejo que o operário está cansado e que se molhou, não muito, mas se molhou, e peixes escorrem de suas mãos. Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido. A palidez e confusão do seu rosto são a própria tarde que se decompõe. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão.
Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?"
burguês safado 10/11/2019minha estante
três estrelas pra drummond? tsc tsc tsc

Amanda 05/01/2014

Leve como uma nuvem
Esse pequeno livro é muito suave. Mesmo ao senti-lo em minhas mãos, mesmo sem ler uma palavra, eu sinto ele suave, leve... Que delícia!! Até seu cheiro me faz bem. A nossa professora disse que livros de poesias, quando pedidos em vestibular, acabam por serem até mais dificeis do que livros com uma história só, porque nunca se sabe o que irão pedir... Se irão falar de um poema específico e tal. Até porque é um livro pequeno, mas com relato de vários momentos históricos!! Não é à toa que se chama O SENTIMENTO DO MUNDO! Drummond é demais!!