Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Diana281 24/04/2024

O livro bem tocante e ler esse relato verídico do holocausto foi bem pesado, em algumas partes tive que fechar o livro e dar uma respirada... é triste ver como os judeus sofreram, como foram m0rt0s friamente mesmo depois do fim da guerra ter sido declarado...
Mas é necessário conhecer a história para evitarmos que se repita.

Lauraslsbatista 24/04/2024

Um retrato sincero de um tempo difícil
O melhor conteúdo sobre a 2 guerra que eu li em tempos

É uma forma bastante única de contar um passado tão trágico , usando-se de metáforas e de um realismo excepcional

Lust 24/04/2024

Maus....
Acabei de terminar de ler o livro 'Maus' e estou impressionado com a profundidade e impacto dessa obra. Art Spiegelman conseguiu transmitir a história do Holocausto de uma maneira única e poderosa, através das experiências de seu próprio pai, Vladek.
A forma como o autor retrata os personagens como animais, com os judeus sendo ratos e os nazistas sendo gatos, cria uma metáfora visualmente impactante que amplifica a brutalidade e a desumanização que ocorreram durante esse período sombrio da história.
A narrativa é cativante e emocionante, alternando entre o passado e o presente, enquanto Art entrevista seu pai e reconta suas memórias. Através dessas conversas, somos levados a uma jornada angustiante, testemunhando os horrores vividos por Vladek nos campos de concentração.
Além disso, o livro aborda a complexidade dos relacionamentos familiares e as marcas que o Holocausto deixou nas gerações seguintes. A relação conturbada entre Art e seu pai, marcada pela culpa e pela dificuldade de compreensão mútua, adiciona uma camada adicional de profundidade emocional à história.
A arte em preto e branco de Spiegelman é incrivelmente detalhada e expressiva, transmitindo as emoções dos personagens de uma forma única. A simplicidade das ilustrações contrasta com a complexidade dos temas abordados, criando um impacto visual duradouro.
'Maus' é um livro que todos deveriam ler. Ele nos lembra da importância de nunca esquecer os horrores do Holocausto e de lutar contra qualquer forma de discriminação e preconceito. É uma história que nos toca profundamente e nos faz refletir sobre a condição humana.
Recomendo fortemente a leitura de 'Maus' para todos que buscam uma experiência literária poderosa e significativa.

Lelouch_ph 24/04/2024

Como se conta uma vida de forma honesta?
Para falar de Maus é importante deixar claro como essa obra fala de um humano, que por mais que tenha passado pelo inferno por puro preconceito ele próprio não supera os que possui. A vida do pai de Art Spiegelman, é uma história de uma pessoa com princípios da década de 20-30. Então antes de ler a obra tenha ciência disso e tente não odiá-lo. Não vou falar sobre a história pois creio que, neste caso em específico, isso tornaria a leitura menos marcante. Mas em compensação, falarei sobre a maneira como o autor adaptou às gravações de conversas que teve com seu pai que inclusive também estão na obra. A parte mais interessante, de fato, é a escolha dos animais que representam cada grupo de personagens. Ratos representando os judeus para mostrar a que nível chegou a caça a essa etnia por parte da Alemanha. Gatos representando os alemães, para demonstrar o nível de aversão aos judeus. Porcos representando os poloneses que, por mais que tenham sido derrotados pela Alemanha, eram tratados de forma menos agressiva ou até respeitosa.(Eram vistos como humanos.) E cachorros para representar os estadunidenses, não são necessariamente amigos dos ratos, mas com toda a certeza são inimigos dos gatos. Essa construção parece simples, mas põe mais ênfase aos papéis de cada personagem trazendo uma profundidade maior aos atos cometidos por cada um. Dessa forma, mesmo para quem entende pouco do nível de atrocidades cometidas na segunda guerra pela Alemanha contra os judeus, torna-se mais simples a passagem da mensagem para um público mais leigo. Outro ponto a se analisar são as expressões dos personagens em momentos de dor ou sofrimento, ele consegue nos fazer sentir tristeza e se sentir tocados em cada quadro onde um rato sofre.
E mesmo sabendo que muitos dali não irão sobreviver, nós torcemos por cada um para que volte vivo. O autor, em mais de uma oportunidade, deixa claro como adaptar uma vida foi o maior desafio de sua carreira. Agradeço a ele por essa sinceridade, pois ela me deu mais certeza de que ele teve o cuidado necessário ao falar sobre o assunto que falou. Spiegelman teve a coragem de incluir cenas que dão mais peso a como a vida de seu pai muitas vezes não foi perdida por pouco, e muitas vezes é mostrado como o pouco pode salvar sua vida em uma situação como a que seu pais viveram. Uma habilidade a mais, ou menos, pode definir se você continuará vivo mais um dia ou não. Muitos filmes tentam demonstrar o nível de dificuldade que havia na vida dos que infelizmente estiveram nos campos de concentração. Mas neste livro, vemos essa adaptação feita com uma maestria rara de se ver. Aceitar um desafio como este por si só já é motivo de elogio, e conseguir concluir demonstra a genialidade do autor. Indico essa obra para qualquer pessoa que queira sentir a dor da sobrevivência que uma das pessoas presentes no holocausto teve de passar. E para aqueles que sejam fãs de quadrinhos, indico que analisem a obra com os dois olhos. Cada quadro possui uma peculiaridade que merece um olhar mais demorado. Não vão se arrepender de ler esse quadrinho.

Jenniii_15 24/04/2024

Trágico, comovente e um final mais ou menos feliz.
O livro maus (rato em alemão, coisa que descobri minutos atrás e fiquei ?) retrata de forma ilustrada a trajetória de um senhor judeu que viveu no período da segunda Guerra mundial.

O livro retrata o holocausto de forma "suavizada?" Deixando a leitura mais contínua e tranquila mas deixando amostra todo o desastre, dor e sofrimento que essa era deixou em tais.

A obra te deixa confuso nos primeiros momentos pela linguagem peculiar do pai do autor, homen no qual conta sua trajetória, porém logo depois é possível se acostumar e até mesmo se envolver com a história

A leitura desse livro vai te trazer mais conhecimento de uma forma descontraída pela sua arte detalhada e bonita, retratando os personagens por animais.

Uma história comovente, trágica mas tbm muito bonita.

Pedro.Rinku 24/04/2024

Uma história que foi contada do jeito certo, os fatos tem seu peso e você consegue sentir a incerteza que a guerra trouxe para vida daqueles indivíduos. Também achei muito interessante a relação quebrada entre o art e vladek, que aliás sinto que o diálogo entre os dois é ponto alto da HQ.

rayssa791 23/04/2024

Maus
é tão difícil falar sobre um livro que a experiência é algo real, ainda mais relacionado a um fator trágico que foi a segunda guerra mundial. esse é um livro que todos deviam ler, é ótimo?por ser retratado de uma boa forma, que pode descontrair as vezes, mas principalmente pra conscientização das pessoas sobre o terror que aconteceu no passado. fiquei tão feliz com o vladek reencontrando a anja :)

Mariacota 22/04/2024

Meu Deus como eu amo história
Se vocês gostam de história principalmente 2 guerra só leiam por que te faz entender mais sobre a dor sofrida e como foi para os judeus lidarem com essa época (acho que todo mundo vai me julgar mas eu realmente gosto do vladeck criei um carinho por ele msm ele sendo meio babaquinha)

Gabriel.Siqueiraa 22/04/2024

Um quadrinho que ilustra ANIMAIS mas fala sobre HUMANOS
"Os judeus são sem dúvida uma raça, mas não são humanos" - Adolf Hitler

Maus é a palavra em alemão para rato, o que é uma das principais características dessa Hq.Durante a Alemanha nazista havia diversas propagandas que estimulavam o ódio e desumanização dos alemães para com os judeus e em muitas dessas propagandas antisemitistas havia a representação dos judeus como ratos, um símbolo de praga que só existia para trazer incômodo e doenças, e utilizando desse tipo de abordagem que o quadrinista Art Spiegelman retrata brilhantemente a realidade de um sobrevivente judeu em meio a desgraça da 2° guerra, e o campo de concentração por meio da história de seu pai Vladek.

Em meio a inúmeras obras que retraram sobre o tema, maus se destaca pela sua estética de representação de povos como animais antropomórficos, como poloneses sendo representados por porcos, franceses como sapos e claro, Nazistas os opressores como gatos e o povo judeu como ratos, mas também se destaca por se tratar em forma de quadrinho que na minha opinião não poderia ser de outra forma e da um charme a mais pra história, embora nos dias de hoje seja mais comum a ideia de que quadrinhos podem sim ser mais maduros ainda existe a ideia de que não passam de histórias infantis, Maus destrói completamente esse tipo de pensamento sendo uma história biográfica muito bem representada e também muito real além de ter se tornado uma das minhas obras favoritas sobre o tema, sendo ganhador do prêmio Pulitzer (Um prêmio que exalta trabalhos de excelência da literatura e jornalismo)

Por mais pesado que seja o tema e contexto onde a história se passa, Maus não é totalmente tragédia, tendo momentos cômicos principalmente envolvendo seu pai Vladek mais velho, que o quadrinista faz questão de retratar todas as suas facetas sejam elas boas e ruins, sendo mostrado como uma pessoa astuta e inteligente (traços que juntamente de sua sorte o ajudaram a sobreviver ao holocausto) mas também imperfeita, mostrado também como racista, avarento e mau humorado.

Em consideração final, Maus é uma Hq sensacional e diria até que obrigatória, não só pra leitores de quadrinhos, mas pra qualquer um que goste de uma boa história.

Antunes 22/04/2024

Um soco no estômago
Art Spielgman escreveu MAUS em formato quadrinho, serializado entre 1980 e 1991.

Nele retrata a via crusis de seu pai Vladek, durante a ocupação alemã na segunda guerra mundial. A obra utiliza técnicas pós-modernistas e representa judeus como ratos, alemães como gatos, e poloneses como porcos.

É impressionante como durante a leitura, você vai sentindo aquele misto de raiva, pena, emoção e tudo mais que relatos como esses podem fazer com tua visão sobre o assunto.

A segunda guerra mundial já foi retratada das mais diversas formas, e é impressionante que em há pessoas que ainda não acreditam que essa atrocidade não tenha ocorrida da forma como é relatada. Vladek e Anja são nossos protagonistas nessa jornada dolorida, e mostram como um acontecimento atroz pode mudar pra sempre tua vida.

Leiam MAUS...

É uma ode a arte e em como ela pode transformar pra sempre a vida das pessoas.

Em breve vídeo resenha no canal.

murilou 20/04/2024

Incrível. Chocante. Triste. Frustrante. Desesperador.

Essas são as palavras do que eu tenho comentar sobre essa HQ. Apenas leiam.

brendazxp 20/04/2024

Maus ??
Acabei de reler esse livro e, novamente, não me arrependo. tem momentos cômicos nos diálogos entre Vladek e Artie, e você ainda consegue sentir a dor dos relatos de Vladek. a forma como cada personagem é descrito e representado por animais foi muito sabido, o equilíbrio entre as conversas e a história em si, é tudo muito inteligente, sem falar de como o desenho é bem feito. vc consegue entender de forma mais cômica (mas sem deixar o peso do acontecimento em si pra trás), como o holocausto ocorreu. inteligente demais, muito bem feito!! recomendo muitoo

Lorena.Langkamer 20/04/2024

Excelente
Livro muito bom pra entender sobre a segunda guerra mundial e os acontecimentos dessa época. Muito emocionante e eu acabei criando um vínculo forte com o personagem Vladek?só queria entender porque tanta falta de empatia do filho com ele.

Marininhaaaa 18/04/2024

MAUS?
Se você quer chorar, sofrer, e entender nitidamente sobre a segunda guerra mundial, esse livro é para você.
O livro é uma história real, narrado por duas perspectivas, art, e seu pai, que é um judeu sobrevivente do holocausto.
É inteiramente detalhado, mesmo nós já sabendo o destino de vladek (pai de art), ficamos com medo dele acabar falecendo, devido as condições impossíveis de se sobreviver.
O livro é uma HQ, o que deixa tudo mais envolvente, e de mais fácil entendimento, por conta da visualização dos lugares e pensamentos.
SÓ LEIAM! Chorei horrores, nota 10

rayresenhas 17/04/2024

O nazismo contado em quadrinhos
Que livro perfeito!!!!!!!!a forma como o autor consegue representar o holocausto através dos quadrinhos é fenomenal.
O livro é muito bem escrito,sendo narrado no passado e no presente,fazendo o leitor ficar ansioso para saber o desfecho do personagem.É o tipo de livro que te faz sentir raiva,nojo,tristeza e em alguns momentos ter que fecha-lo para respirar e continuar a leitura

Me fez enxergar o holocausto de outra ótica,simplesmente maravilhoso,apenas leiam