Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Clown.Kyky 02/04/2024

Uma história do pai do autor que sobreviveu ao um dos períodos hediondo da história do mundo. Acredito que "Maus" deve ser uma literatura obrigatória, principalmente na matéria de história, para os estudantes do 9 ano e ensino médio, já que conta a história de um sobrevivente e das dificuldades que ele passou para conseguir sobreviver a esse período devastador.

Iasmim 01/04/2024

Eu gostei bastante! achei muito interessante a forma de retratarem as nacionalidades com animais. É um livro rápido de ler pq é de quadrinho

nunu 31/03/2024

Pesado bixo
é a segunda vez que eu leio essa hq e cara, o sofrimento não tem fim, não acaba não acaba, acho que uma resenha não é o suficiente pra falar sobre esse livro, fiquei horas conversando com meus pais e minha vovó que sabe muito sobre a guerra, o sofrimento vem de todos os jeitos todos os lados, de tudo, não existe lado bom da guerra, mas essa HQ é sim leitura obrigatória!
nunca tenho muito oque falar aqui, prefiro ir em um cafezinho super manufaturado e ficar horas pra conversar sobre

Clara3113 30/03/2024

Essa história mexeu cmg de uma forma tão drástica que quando eu terminei eu fui direto chorar.
A história em quadrinhos vai falar mto sobre a segunda guerra na visão de quem tava lá dentro dos campos e assim... é bem pesado

Marlon.Vitor 30/03/2024

Perfeito! Tudo o que você já ouviu sobre o Holocausto está prestes a ser deixado de lado. Uma impressionante história comovente sobre o genocídio aos judeus. Me apaixonei por este livro!!!

Ryhana2 30/03/2024

Nem sei explicar o sentimento de ler MAUS. Eu fiquei tão chocada e tão triste... infelizmente é um relato muito realista de como foi o holocausto.

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

O grande mérito dessa HQ é ilustrar bem as nuances do nascimento de um regime autoritário. Como o fascismo se nutre das "sutilezas", se inicia com pequenas proibições, censuras, ataques às liberdades...

Rodrigo 29/03/2024

Incrível, chega a ser impressionante como o autor fala de um tema tão pesado de forma "comum", Teve tantos momentos tristes que me fez pensar como foi possível isso tudo acontecer de verdade.

Austero ð­ 29/03/2024

As vezes me confundia um pouco a quantidade de informações e detalhes nos quadros, tive que me esforçar pra conseguir interpretar algumas imagens. Mas a história é emocionante e sem dúvidas, recomendável pra quem gosta do tema

Thorfinn Karlsefni 29/03/2024

Maus, a história que lhe é contada, e a que lhe é mostrada.
Maus é um relato, uma maneira de passar adiante as memórias de alguém que sobreviveu a um dos eventos mais horríveis que já ocorreram na humanidade que foi o holocausto. Relata a história de Vladek, um polonês, e como ele viveu antes, durante e depois da Alemanha nazista, tudo isso representado pelos quadrinhos de seu filho Art, que grava suas palavras pra depois transformar em livro.

Porém, não é apenas os relatos de Vladek, é também a história de Art com seu pai durante todas essas entrevistas, que sinceramente pra mim é a cereja do livro. Os eventos, as perguntas, a curiosidade e os sentimentos mistos que um tem pelo outro são todos muito reais, crus e muitas vezes difíceis de digerir. Uma relação conturbada entre um pai e um filho que se amam, e ainda assim não podem coexistir devido aos traumas de um sobrevivente do caos, e aos traumas de ser o filho de um desses sobreviventes.

Além da parte pessoal, há também a parte histórica que despensa comentários. É horrível, tenebroso e desgostoso imaginar as situações descritas que são relembradas pelo pai do autor; como deve ser uma memória de um período de trevas da civilização humana. Existem também portas para outras discussões no livro, que são apontadas, mas não tão desenvolvidas (como racismo e uma parte sobre vingança, vendo alemães sofrendo ao fim da guerra aquilo que os judeus sofreram durante toda ela), acredito que apenas por uma questão de prioridade na história principal.

De modo geral, Maus conta essas duas histórias, sobre Vladek sobrevivendo aos acontecimentos do período da segunda guerra mundial, e também a história que é mostrada sobre um pai e um filho. Um livro excelente, de fácil leitura (não exige nenhum conhecimento rebuscado em história nem escrita difícil) e que te proporciona mais uma visão sobre aquele período e como foi seu desenrolar pelos olhos de uma pessoa que viu toda a dor passar em sua frente.

Recomendo aos interessados pelo tema, mas faço ressalvas para o caso de alguém ser sensível aos tópicos abordados que são discutidos abertamente.

LcT.

Sil71* 29/03/2024

Triste e honesto.
Muitas vezes fiquei com raiva do Art e outras tantas do Vladek. Um livro muito honesto em mostrar como pode ser difícil o relacionamento entre pais e filhos.

De uma maneira muito dura traz todo o sofrimento do povo judeu e a luta pela sobrevivência.

Um livro muito triste, como tudo que está relacionado com a guerra.

Aliahtan 28/03/2024

Maus
Sempre fico muito sensível quando leio e assisto coisas relacionadas ao holocausto, e ser uma história em quadrinhos não deixou nada mais leve (eu pensei que talvez fosse). Me emocionei e me horrorizei muitas vezes durante a leitura, é algo difícil de processar, absorver e aceitar que tenha sido real. Não parece ser possível que tenha sido real. Acho muito corajoso da parte do autor ter composto uma obra tão pessoal.

Dandara 26/03/2024

Maus
A famosa obra do cartunista norte-americana Art Spiegelman traz o relato da luta pela sobrevivência dos seus pais, que vivenciaram de forma ampla as atrocidades nazistas durante a segunda Guerra mundial. Por meio da entrevista com seu pai, Art constrói uma história em quadrinhos que nos angustia a cada quadrinhos, e traz a tona, de um modo único, um período que nunca deve ser esquecido, e que não pode ser repetido.