Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Arthur.Moreira 12/05/2020

É impressionante como mesmo após já ter lido diversos livros a respeito da segunda guerra e dos horrores lá ocorridos ainda existem outros capazes de impressionar tanto quanto ou até mais.
A forma como é escrito, as imagens desenhadas, a caracterização dos personagens, tudo isso contribui com a imersão na leitura. Ler sobre o holocausto sempre é impactante e aqui não poderia ser diferente. O autor conseguiu retratar muito bem os horrores sofridos por Vladek e as marcas que deixaram nele de forma brilhante.

~ zinelli 20/01/2023

Comovente.
É uma história real que nos faz refletir bastante. Não consegui ter uma grande conexão com os personagens, mas ainda assim achei comovente.
O hol0caust0 é um assunto muito pesado que deve ser bem tratado.
Em alguns momentos me irritei com Vladek, quando ele foi racista, por exemplo, mas isso torna a história mais realista, mostrando os defeitos do personagem.
Recomendo a leitura, o próximo na minha tbr é O Diário de Anne Frank.
nagilarh 20/01/2023minha estante
Você se irritar com o racismo na história é completamente válido. Mas como toda história de época é importante manter os traços que caracterizam um determinado tempo da história! É importante lembrar para que não se repita!

Eu fiquei encantada com a forma q o autor representou algo tão pesado e dolorido em algo palatável! E de uma sensibilidade imensa a memória do seu pai

~ zinelli 31/01/2023minha estante
Concordo muito! Tanto é que comentei que torna a história mais realista, ao meu ver.

Natália 14/09/2020

Genial, porém muito triste
Uma história tão triste e cruel, contada por um sobrevivente dos campos de concentração, por meio de quadrinhos tão simples e reveladores. Precisei fechar as páginas várias vezes para assimilar tanto sofrimento e engolir seco a dura realidade. Como o ser humano chegou a esse ponto?

Ao final, o sentimento que ficamos é de que, apesar da incrível batalha por sua vida, a sobrevivência a Auschwitz não garante uma existência sem graves sequelas.

Flá 05/07/2022

Sem mimimi
Em sua obra ?Maus? o autor Art Spiegelman apresenta, através de quadrinho, a história de sua família durante a segunda guerra mundial.
Esta edição é dividida em duas partes, em um total de 11 capítulos.
A narrativa alterna entre as lembranças de seu pai e a atualidade, expondo fielmente não só a memória do idoso quanto também o processo de coleta de informação.
Uma curiosidade da obra é a forma como Spiegelman retrata os personagens, sendo os alemães como gatos, os judeus como ratos, os poloneses como porcos e os americanos como cães. Mas como o The Times descreve, todos os personagens são terrivelmente humanos.
As informações contidas nestas páginas não são amenizadas ou camufladas para tornar a leitura agradável então prepare-se para o choque de realidade e para, do conforto de seu acento, descobrir do que o ser humano é capaz.
Juliane Raquel 08/07/2022minha estante
É um livro que quero muito ler!

Emília 12/09/2020

A história em si, é pesada, triste. Principalmente por sabermos que ela é real. Mas, acredito que o fato de ter sido narrada em quadrinhos, deu a ela, uma certa leveza. O que não foi dito em palavras, foi descrito nos desenhos. Ficou como algo "subentendido" e dependente da nossa imaginação.

O Holocausto já foi e será contado inúmeras vezes e em diferentes formatos. Como ocorreu, todos já temos uma noção (soube de fato, só quem lá esteve). De certo que emociona a todos que têm contato com os relatos de seus sobreviventes. Com "Maus", não é diferente. Porém, pra mim, a narrativa foi duplamente tocante.

Primeiro, obviamente, por relatar os horrores do Nazismo e segundo, por tratar de meira sútil, algumas complexidades de uma família Judia que sobreviveu à existência de Hitler.

Art não esteve nos campos de concentração, contudo, teve de lidar desde o ventre, com a presença de um irmão morto. Tenta entender a ausência da mãe e, tem dificuldades de lidar com o pai. Em que, os resquícios do fato de ser um sobrevivente, aliados a sua personalidade, tornam o convívio com ele, um tanto difícil, provando em Art, a mistura dos sentimentos de raiva, culpa é admiração por um pai forte, extremamente inteligente e teimoso.

"Maus" foi minha prima HQ. Proporcionou uma experiência diferente, mas interessante e me motiva a ler mais livros do mesmo estilo.

Recomendo muito a leitura!!

Carolina.Gomes 19/03/2022

Minha primeira HQ
Nunca tinha lido graphic novel e, depois da polêmica envolvendo esta, resolvi me aventurar.

Em Maus, o autor, a partir das memórias do pai, nos fala um pouco sobre a guerra e o holocausto e muito sobre as relações tumultuadas com seu pai, um judeu polonês que sobreviveu à Auschwitz.

Foi uma experiência diferente e, apesar de não ter me envolvido muito com a leitura( talvez pelo formato HQ), em alguns trechos, fiquei com um nó na garganta.

Os relatos desse período histórico são sempre muito dolorosos, mas é preciso revisitar o passado, aprender com ele para não repetir os mesmos erros.

Valeu muito a leitura!

Darkpookie 18/03/2021

Comentários
Tentei ler esse livro com uns 14 ou 15 anos, mas não cheguei a terminar. Acredito que o desconhecimento histórico sobre o nazismo e também os erros propositais de português na obra que me afastaram. Voltei esse ano para lê-la e aproveitei muito, os trechos que mais achei interessantes foram as interações familiares do autor com o pai, o amor do Vladek e da Anja, as posteriores intrigas com a nova esposa e principalmente a conversa do Art com o psicólogo sobre a vida e a morte. A segunda parte é especialmente agoniante, toda a descrição do que acontecia em Auschwitz e do funcionamento do campo são muito mórbidas, e os desenhos ampliam o horror.

Livia 23/07/2020

livro ótimo
eu amei demais esse livro! e recomendo para todo mundo, porque acho muito importante as pessoas saberem sobre o que nossos antepassados já passaram.
maus conta a história do pai do escritor, que foi um judeu que sobreviveu a segunda guerra mundial. nesse livro o escritor nos conta em forma de quadrinhos sobre tudo que seu pai passou nos campos de concentração, todas as torturas, fome, doenças, tristezas e etc.
vale muito a pena ler, e esse livro merece muito mais reconhecimento!!!

JoAo 26/08/2023

MAUS
Todo o contexto da da história a forma como ela e desenvolvida e a arte é simplesmente incrível, eu sendo muito sincero não esperava muito do livro porém me surpreende bastante.
Gessyka.Loyola 26/08/2023minha estante
Maravilhoso o livro e muito triste a história!

JoAo 26/08/2023minha estante
Real, pra mim as partes mais triste foi a do Ritchel e na parte dos vagões de trem

letAciaderaulino 09/09/2021

leitura obrigatória pra todo mundo!
esse livro é mto mto mto mto MTO bom!! ele mostra tudo que os judeus tiveram que passar na guerra de uma forma bem simples mas que vc consegue entender a seriedade do assunto! o jeito que o art escolheu os ratos e os outros animais pra representar cada país foi incrível, o livro é super fácil de ler por causa dos quadrinhos, e a leitura é super fluida e te prende mto, amei demais
Bella 09/09/2021minha estante
To doida pra ler

Indi 09/02/2022

Deveria ser leitura obrigatória
Leiam, apenas leiam.
Sem dúvida um dos livros que mais me marcou e que vai ser difícil de superar.
Deveria ser leitura obrigatória em todos os lugares.
Relembrar o que outros sofreram para não permitir que essa atrocidade se repita

clara 27/05/2023

Categoria soco no estômago
Um livro sensacional!, história muito envolvente e uma escrita muito simples e fácil de entender, por ser em quadrinhos você consegue ler ele rapidinho. É sempre muito bom saber mais sobre tudo que aconteceu durante o holocausto e no campo de auschwitz, inclusive, o bibliotecário da minha escola ao me entregar esse livro disse que é uma categoria soco no estômago, sem dúvidas eu não daria outra denominação senão essa. É muito triste todo o sofrimento que essas pessoas viveram durante a segunda guerra, passaram por coisas imagináveis e tiveram que fazer sacrifícios absurdos para que conseguissem sobreviver, e aos que felizmente sobreviveram a esse grande genocídio, sofreram grandes consequências, principalmente psicológicas, como conseguimos observar ao que aconteceu aos pais de art spiegelman, o autor do nosso querido livro ?Maus?(que consequentemente também sofreu muito, por seu pai ter se tornado um homem bem difícil de lidar depois de tudo o que passou). Me admirou muito o autor mostrar os dois lados de tudo isso, a história que seus pais viveram durante todos aqueles anos sofridos da segunda guerra e também depois de tudo aquilo enquanto fazia as entrevistas com seu pai. Também achei muito legal ele fazer aquelas divisões entre os nazistas sendo gatos, os judeus ratos e poloneses sendo porcos, acaba sendo mais didático para interpretar. Indico muito essa leitura!, ela me prendeu e impressionou demais, me emocionei muito com a história, um livro realmente muito bom!.

Zenaide.Mota 14/07/2022

Difícil imaginar a crueldade do holocausto, as vidas perdidas e as histórias que famílias inteiras poderiam ter vivido...
O livro nos dá uma noção do que se passou...
Confesso que fiquei triste... por imaginar onde pode chegar o ser humano que tem poder...

Yasmin 02/03/2022

deveria ser obrigatório nas escolas
A história sobre o pai de Art é mt forte, ele é um homem muito inteligente que conseguiu sobreviver ao holocausto. Porém, ele ficou cheio de traumas e manias adquiridas dps da guerra, por conta da perda de todos os seus bens e passar fome, ele acabou desenvolvendo um transtorno obsessivo compulsivo e um grande apego ao dinheiro.
obs: retrar todos como animais foi genial, pois em todos os momentos do livro vemos como os N4zist4s tratam os humanos como menos do q animais
Carol 02/03/2022minha estante
Perfeição ???