Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Eliza.Beth 13/03/2021

Derruba-te e ensina-o
Quanto mais eu leio sobre o tema, mais indignada eu me sinto. É tudo tão absurdo que você começa a se perguntar em qual ponto, qual foi o sinal, qual foi o momento decisivo, o qual a humanidade decidiu ir tão longe... tão longe de si mesmos.

Minha primeira HQ e dizem que já comecei por uma das melhores. Não tenho argumentos contra.
joaoggur 13/03/2021minha estante
Para mim, não é só o quadrinho, mas sim o melhor livro de todos os tempos.

Eliza.Beth 13/03/2021minha estante
Esse livro é sensacional mesmo ?

Cauane.Oliveira 14/03/2021minha estante
Essa foi minha primeira HQ tbm! Começamos mto bem.

Eliza.Beth 14/03/2021minha estante
Simmmm, é muito boaaaaa

Mi Giorf 16/07/2023

Maus
É muito triste saber que essa não é uma história inventada, que infelizmente essa atrocidade aconteceu de verdade. Sinto muito por todas as pessoas que perderam sua vida, sua família, incluindo meus bisavós que vieram da Hungria fugindo da Guerra.

Erika 17/09/2023

Como a humanidade permite isso?
Que horror, que horror. Só consigo pensar nisso. A História é tão absurda que você esquece que aquilo ali, 100% daquilo ali, aconteceu mesmo. Tinha horas que eu precisava me relembrar que eu tava lendo algo sobre HUMANOS. Meu Deus, que horror.

E será que a gente vai repetir? Será que a gente chegou no ápice da ruindade humana? Eu receio que não. Não acho que o passar dos anos cura tudo?

Enfim. Não tenho palavras pra descrever esse absurdo, essa coisa horrível. Só sabe quem viveu mesmo?

Luandson 13/06/2022

Finalmente Aconteceu!
Desde que descobri a existência de Maus fiquei com muita vontade de lê-lo. Demorou um pouco por conta do preço meio salgado, mas finalmente consegui realizar a leitura e tê-lo na minha coleção. Acho que é um dos poucos livros/HQs que me fez parar por alguns momentos para digerir algumas situações e até me fez ficar emocionado diversas vezes.

Definitivamente é uma das melhores leituras da minha vida e me fez refletir sobre diversas coisas. Não dou cinco estrelas porque senti o final um pouco apressado demais, embora seja compreensível.
roses in winter 13/06/2022minha estante
recomenda?

Luandson 13/06/2022minha estante
Com certeza!

Café 12/06/2021

História terrivelmente humana contada em minúsculos desenhos
"maioria ser criança, alguns deles ficava gritando muito. Então os alemães pega eles pelas pernas e bate na parede... E eles não grita nunca mais."
Mesmo sendo uma HQ são narrados FATOS REAIS do holocausto, uma leitura dolorosa mas totalmente necessária. Se não fosse em quadrinhos não teria conseguido finalizar a leitura, admito que tive que ler aos poucos pq ao decorrer do livro me dava ânsia. São gatos, porcos, ratos, cachorro... Todos humanos... Uma crueldade sem tamanho.

Rafilds 05/02/2022

Fantástico
Uma história familiar de guerra, em formato de HQ, marrada de forma sincera, profunda e real em todos os aspectos. Simples e densa, cruel, dura e real. Impossível não se emocionar com o relato de Vladek e a naturalidade como ele descreve os absurdos vividos por ele, sua esposa e suas famílias e amigos; a naturalidade aqui de nada tem haver com descaso, mas sim com a facilidade de recordar algo que ficou gravado como uma cicatriz. Bizarro como o ser humano consegue chegar tão baixo como nesses tempos retratados em Maus.
Manuel 05/02/2022minha estante
???

Rafilds 06/02/2022minha estante
Vale a pena ler essa Manu, boa msm!

Inaiara.LAbo 20/02/2022

Art Spiegelman traz quadrinhos incríveis e uma narrativa muito interessante sobre a história de seus pais, judeus que sobreviveram à segunda guerra, sobre a relação dele com o pai, sobre o pós-guerra (principalmente para o pai dele) e sobre sua dificuldade em lidar com tudo isso. Um livro de personagens reais e complexos, muito bom!

Raquelzinha 23/06/2022

Extraordinária e extremante real (acabo de ler em tristeza)
A primeira grafic novel que eu leio
Percebo que começei bem, uma grande história e extremamente profunda.
O autor retrata a historia do próprio pai e os horrores do holocausto do qual seus pais são sobreviventes.
Achei muito interessante que por mais que nós nos solidarizamos com a história dele o autor nos mostra quem é seu pai após toda a tragédia, até alguns de seus muitos defeitos.
As idas e vindas dos campos de trabalho forçado, a morte do seu primeiro filho e Auschwitz. A cena em que ele vê a bandeira n****** pela primeira vez é muito triste.
Este livro deve ser lido por mais vezes e merece o reconhecimento que tem.

Rodrigo479 21/02/2023

Maus uma história de luta
Maus é uma autobiografia do pai do autor Artie Spigelman contando sobre como sobreviveu ao holocáusto, o quadrinho também ilustra a vida do pai de art no momento em que se é feita a entrevista do pai, o que é muito bom pois mostra os efeitos que o ocorrido causou na vida do pai, um exelente quadrinho muito rápido de se ler e uma história de lutas que merece ser lida, muito bom

Bruna1864 24/03/2023

Aaa o que falar sobre maus?? Simplesmente incrível a história é incrível e muito revoltante, NUNCA vou entender a tamanha maldade que os nazistas tiveram. Recomendo!!
LAvia77 24/03/2023minha estante
Meu próximo pra ler!! Amei a sua recomendação

Bruna1864 24/03/2023minha estante
Tenho certeza que você vai adorar!!??

LAvia77 30/05/2023minha estante
Voltando para dizer que adorei. Muito triste, tamanha maldade

Bruna1864 31/05/2023minha estante
Que bom que vc gostou, simm a maldade é surreal infelizmente?

Luiz H. 23/04/2023

"Se trancar elas em quarto sem comida por um semana... Aí ia ver o que é amigo!"
Não me vejam com desprezo: há muitas virtudes de quadrinização e de metodologia de como contar uma própria história. Em físico, talvez um dos mais belos que já pude apreciar. Mas, levá-lo-emos "Maus" ao nosso introspectivo: do que "Maus" retrata de maneira profunda? Melhor dizendo, o que Maus quer trabalhar em vosso pensamento. Maus nada mais, nada menos, de que, uma jornada muito bem quadranizada e bem coesa com os fatos veridicos, do uso de simbolismos para retratar a Segunda Guerra: é uma bela virtude, mas sendo sincero, em meu ler, não consegui senti-lo da forma que gostaria, e por apenas 2 motivos:
1- A obra não tem uma mensagem clara, diria que é apenas um quadrinho retratando um momento histórico
2- A tradução, da versão que li, estava podre: conjugação de verbos e utilização de pronomes corretamente; inexistente. Uma pena.
Liu 23/04/2023minha estante
Narrado por uma vítima, então não apenas um retrato.

Gabi 23/04/2023minha estante
Oi Luizz, Td bem? Entendo sua experiência com Maus. Só alertando sobre a última parte da sua resenha?. A tradução é ?péssima? justamente para tratar realisticamente o depoimento do pai do autor, que, quando falava inglês, não sabia fazer o uso totalmente correto desse. Então, retrata o pai de maneira completa, ( a partir da visão do filho e relatos do pai), sem esconder as falhas dele, visto que o Vladek não era uma pessoa fácil de se lidar, principalmente por conta dos traumas dele. Ou seja, todos esses erros gramaticais são propositais. ?

Louise.Rosado 23/04/2023minha estante
Eu soube que as conjugações de verbos estarem erradas é proposital. É a história real de um sobrevivente polonês que fugiu e teve família no Estados Unidos, e o inglês dele era bem ruim, ou seja, o filho transcreve da forma que um não nativo com o inglês ruim falaria. Acabaram mantendo isso na tradução, para demonstrar a difícil de comunicação do sobrevivente com o filho

Gabi 23/04/2023minha estante
Além disso, a HQ tem uma mensagem sim, retratar a vida de muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, com o nazsmo instalado na Europa. Como eles não tinham para onde ir, as dificuldades que enfrentaram, a maneira como viram suas vidas serem completamente alteradas por um bando de idiotas racistas. Tudo isso através do relato de um sobrevivente dos Campos de concentração, Vladek Spiegelman, e como ele carregou consigo os traumas da Segunda Grande Guerra até o seu último suspiro, sua vida não foi nada fácil.

Luiz H. 23/04/2023minha estante
Uma breve resposta a Gabi e a Hedache. Não sei se há uma maneira fácil de "respondê-los", visto que, comecei a utilizá-lo agora, mas trarei os pontos que apresentaram-me.
Entendo querer repassar ao leitor a verdadeira forma que ali foi contado, visto que trata de um retrato. Mas perdoe-me, não há nada, nem sequer uma fagulha, não há próposito narrativo em traduzir o livro erroneamente apenas para "transparecer o pai de maneira completa". É extremamente falho, é irritante: muitas frases que poderiam ser boas no livro, foram totalmente arrebentadas pela tradução. Não tem lógica tomar uma decisão que apenas irá conturbar o leitor, estragando sua própria experiência.

Novamente, como postulei na review, não há mensagem que enriqueça, que transforme, que mude. A mensagem não existe: o próposito é um relato, a mensagem é a dor que ali passara na Segunda Guerra, e não tem impacto, se não fosse pela boa quadrinização que melhorou o situacional e pela própria vivência do autor,seria tal como uma aula de história - não vejo valor suficiente nisto.

Liu 25/04/2023minha estante
Quadrinho premiadissimo!!! Ainda bem que vc deixou claro que a "falta de valor" e "erros gramaticais são opiniões suas. A tradução exatamente da forma como a pessoa falou é largamente utilizada em quadrinhos, livros, estudos científicos e etc

agvolpato 04/01/2023

JULHO 2022
Meu primeiro contato com HQs não poderia começar de forma mais honrosa e espetacular!
Maus deveria ser leitura obrigatória e sem dúvidas, é um livro que eu indico de olhos fechados, sempre e sempre!
Eu li tudo em um dia, literalmente em uma ?sentada?, a forma como o autor descreve as soturnas experiências do próprio pai no Holocausto é admirável e ao mesmo tempo, dolorosa e real.
Já vi diversos autores tentando romantizar ou amasiar os horrores vividos naquele lugar, porém Art Spiegelman usa ?humor?, ironia, metáforas e diversos questionamentos pra mostrar que o Holocausto NUNCA acabou ou acabará, as marcas que ele deixou em seus sobreviventes é tangível e grotesca.
Em diversos momentos eu ficava me questionando: ?como o ser humano pode ser tão cruel? Até onde iremos em busca da perfeição? Até onde os preconceitos (preconceitos estes que diversas vezes nós mesmos camuflamos) podem nos levar??.
Soturno, horrível, grotesco, palavras que eu mesma escolhi para essa resenha, nunca farão jus a tudo que aconteceu nesse período.
Valerio.Assolari 04/01/2023minha estante
Essa HQ é fantástica e impactante

agvolpato 04/01/2023minha estante
Foi um dos melhores livros que li esse ano, Valério!

hady (dy) 04/01/2023minha estante
Vou ler por conta da sua resenha

agvolpato 04/01/2023minha estante
nossa, fico feliz demais por ler isso!
O livro é incrível, tenho certeza que você não irá se arrepender e dps me conta oq achou :)

Renato 09/09/2020

Uma obra de ART!
Um relato verídico sobre um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, retratado através dos quadrinhos com a mais alta elegância e sutileza.

A história é contada por Art Spielgelman filho do protagonista que sem nenhum sentimentalismo retrata o próprio pai como valoroso e destemido, mas também como avarento, racista e teimoso.

Na história os judeus são desenhados como ratos, os nazistas ganham feições de gatos; os poloneses não judeus são porcos e os americanos cachorros.

Esse livro fará brilhar seus olhos, tanto pela tristeza do que foi o holocausto como pela magnitude da obra.

????
?????
Lk.s.s 09/09/2020minha estante
Maravilhoso ???

Rafael.Montoito 03/10/2021

Testemunho histórico
O holocausto nunca vai passar, pois as atrocidades que causou deixam marcas até hoje em qualquer pessoa que advogue pela dignidade humana - e se essas dores são sentidas por aqueles que não têm nenhuma ligação direta com a comunidade judaica, quanto mais o serão pelas pessoas que tiveram a vida de seus familiares marcada por essa barbárie?
As marcas e consequências desse pesadelo histórico estão por todas as páginas desta incrível HQ que, por uma metanarrativa autobiográfica, abocanhou merecidamente o Pulitzer. Na história, Art Spiegelman, um cartunista americano, entrevista seu pai, sobrevivente dos campos de concentração, para, a partir de suas memórias, escrever uma HQ.
Nela, o leitor acompanha as manobras de Hitler e seu partido para demonizar os judeus e as incontáveis tentativas dessas pessoas de viverem às escondidas, com todas as privações possíveis, seja de comida, de saúde ou humanidade. As relações de poder e de ódio também dão forma às personagens: os judeus são representados por ratos (daí o nome da HQ), tal qual eram vistos pela população alemã; já os alemães são gatos - gatos caçam ratos o tempo todo.
A narrativa longa mostra todo o aclive da brutalidade alemã - é preciso ter em mente que as barbáries contra a humanidade não acontecem da noite para o dia, mas vão se instaurando pouco a pouco, se naturalizando, até serem fortes e coesas demais para que seja possível lhe oferecer resistência. Eis aqui uma obra literária que deveria ser lida e relida, em vários espaços, porque as HQs têm, devido à sua forma ilustrada, potencial para comunicar muito bem uma ideia.
E já que nada nos impede de viver algo semelhante novamente - porque o bicho homem é o mais traiçoeiro e porque há inúmeras formas distintas de se provocar um holocausto -, a melhor posição de luta é estar bem informado e saber reconhecer os sinais dos sistemas autoritários.
paulo henrique da silva 04/10/2021minha estante
Baita HQ, extremamente sensível. Resenha mt boa.

pabloviniciusra 01/08/2020

Ser humano vil
História muito triste que nos faz refletir como o ser humano é capaz de fazer sofrer o próximo. A falta de amor, compaixão e bondade é a pior coisa que pode acontecer a humanidade e leva a atrocidades e genocídios.