Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

lays.azevedo.94 30/01/2022

Um livro necessário!

É um livro que trata de forma muito diferente como o holocausto afetou a vida de milhares de judeus.

É uma forma incrível de ler sobre Auschwitz.

Eu nunca tinha lido esse tipo de leitura, e assumo que tenho um pouco de dificuldade, mas nada que me impedisse de.ler. no final, foi uma ótima experiência

gabspittol 11/08/2020

O quadrinho mais emocionante
Alerta de gatilho! Esse quadrinho fala sobre o holocausto, memórias de um judeu que foi levado para um campo de concentração, então a leitura é pesada! Apesar dos belos desenhos e do formato da história, não se engane, a narrativa é envolvente e me deixou abalada por muito tempo.
Maus conta a história real dos pais de Art Spielgeman, que viveram o holocausto e foram levados a campos de concentrações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. E Art é muito sensível ao relatar a história e mostra, de certa forma, um pouco dos bastidores, como a dificuldade que foi para ele produzir o conteúdo, já que seu pai não queria falar sobre aquela época de sua vida.
Considero esse o meu livro preferido de todos os tempos, inclusive, porque a leitura é simplesmente de arrepiar. É um quadrinho com bastante texto, apesar de as imagens muitas vezes falarem por si só. Você consegue sentir, mesmo que os personagens sejam retratados com espécies animais – o que foi uma sacada sensacional – cada cena que está sendo ilustrada ali.
Art é muito honesto ao falar de sua relação com seu pai, não usando ele como um ‘herói’ ao longo do livro, demonstrando a realidade dos fatos e a forma como isso marcou negativamente a família. Eu não consigo pensar em nenhuma crítica negativa para esse livro, porque ele é simplesmente perfeito! Sabe-se que os nazistas chamavam os judeus de “ratos”, por isso a sacada de usar os ratos para representar os judeus na história é ainda mais interessante.
Ao mesmo tempo que você está ansiosa pelo final do da história, você não quer sair daquele livro! Chorei bastante durante a leitura e precisei fazer pausas, porque a história me abalou de verdade. Mas recomendo para todos!
E agora tô ansiosa pela leitura de Metamaus, um novo livro que fala sobre a produção do conteúdo de Maus. Infelizmente minha condição financeira me impede de adquirir o livro por agora.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Hemilly | @pastelescritor_ 23/07/2020

Nós aprendemos sobre o holocausto na escola, vez ou outra escutamos sobre o que aconteceu e a história está sempre presente para nos lembrar de tudo o que aconteceu.

Maus é uma Graphic Novel do cartunista Art Spiegelman, onde ele entrevista seu pai para saber mais sobre a época da guerra e como foi estar/passar pelo holocausto de uma forma totalmente nova, pelo menos para mim. Foi uma leitura tão intensa que é difícil expressar.

Foi muito interessante e em alguns momentos me deixou em um conflito com a relação de Art e seu pai Vladek e por suas discussões a respeito de situações que podem parecer comuns - como uma compra no supermercado - se não vistas muito de perto.

De uma forma espetacular, com signos que marcam as hierarquias e relações de poder essa é uma história que sempre vale a pena ser revisitada, para que não seja esquecida.
Mily 23/07/2020minha estante
Muito boa a resenha, deu até vontade ler esse livro kkkkkkk

Matheux 12/01/2022

Real
Apesar de ser um evento muito bem documentado e retratado nas mais diversas mídias, eu continuo me emocionando toda vez que o holocausto me é apresentado.
Todo aquele sofrimento pelo qual os judeus passaram, entre diversas outras pessoas que os Nazistas consideravam inferiores, ainda me impressiona. É difícil ver o quão baixo o ser humano pode ir.
De qualquer forma, Maus também mostra esses acontecimentos de uma forma bem única e interessante, buscando ser o mais cru e realista possível, ainda que utilizando caricaturas ao usar animais para representar as diferentes etnias.
Simplesmente perfeito e impactante.

raonypimentel 03/05/2020

Essa foi uma história que me emocionou muito. Terminei o livro com a sensação de que a história do Vladek foi contada, deixando um baita exemplo de luta, garra e força nos momentos mais difíceis que enfrentou... Além disso, me diverti muito com o personagem velhinho. Livro favorito pra vida!!!!!
Joana Thompson 03/08/2020minha estante
Adorei! Me emocionei tb!!

13marcioricardo 31/12/2023

Sobrevivência e traumas
Uma história em quadrinhos sobre um sobrevivente judeu do holocausto narrado pelo próprio filho. Um ajuste de contas também com o pai.. Única hq a ganhar o Pulitzer.

Josiastds 09/05/2023

Ouvi muito sobre e..
A história tem altos e baixos e dá muita vontade de ler e tédio em outras partes, achei cansativo e em outras vezes fiquei animado pra terminar, no fim fiquei triste com Vladek, um homem muito inteligente e foi por isso que ele sobreviveu e conseguiu salvar seu amor. Mas no capítulo final fiquei com muita raiva dele, sei que a guerra afetou muito ele... Mas todos nós somos iguais, não tem ninguém melhor que ninguém, sem julgamentos.

Siane 01/04/2022

Leitura obrigatória.
Essa é minha primeira experiência lendo HQ e acho que não poderia ter sido melhor. A genialidade desse livro é surreal, começando com os personagens que são animais, onde os judeus são ratos e os alemães gatos, além de outro animais que aparecerem no decorrer da histórias, é muito detalhista e os relatos são um soco no estômago.
Além disso, o mesclado que o autor faz entre os relatos do Vladek e outras cenas foram essenciais para quebrar um pouco da tensão, afinal um relato sobre a segunda guerra não tem como ser bonito, pelo contrário. É doloroso, é feio e muito real.
Outro ponto marcante é a personalidade do Vladek, como tudo o que ele fez para sobreviver marcou ele de formas que não dá pra descrever. A guerra marcou todo mundo, não tem como ler essa história e não sentir um bolo na garganta, principalmente porque sabemos que muitas pessoas passaram pelas mesmas coisas, ou até piores.

"Passar o que Vladek passou. Ele sobreviveu por um milagre. É... Mas algumas partes dele não sobreviveram."

Deveria ser uma leitura obrigatória, afinal de conta se não conhecemos o passado, estamos fadados a acabar repetindo-o.
Jardii 04/04/2022minha estante
Agora quero ler

Siane 04/04/2022minha estante
Amiga, leia. Você não vai se arrepender ?

psraissafreire 21/12/2022

Chorei do começo ao fim
Segunda Guerra Mundial. Três palavras que definem um dos maiores horrores (se não for o maior) criados pelos seres humanos. O século XX foi a prova de que Hobbes não estava errado ao afirmar que o homem é lobo do próprio homem. Uma guerra que matou milhões de pessoas inocentes e criou cicatrizes profundas na sociedade.

É evidente que a Alemanha Nazista foi uma lástima para a humanidade. Sinceramente: nazistas são humanos? A maneira como os pensamentos totalmente deturpados prejudicaram e mataram a vida de TANTAS pessoas chega a ser assustador só de pensar. Adolf Hitler afirmou que judeus não seriam humanos... Vocês têm noção disso??

Por causa dessa ideia doentia o holocausto teve início. E pessoas como Vladek Spiegelman sofreram nesse sistema horrível. Os seis milhões de judeus que morreram durante o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial é um número que marca a história com lágrimas de sangue, pois pensamos que outros MILHÕES de humanos apoiaram essa perseguição, apoiaram as ideias que inferiorizavam as culturas que não eram deles. O pai de Artie conseguiu sobreviver, mas os traumas não o deixaram em nenhum momento. Todas as memórias em relação a anos tão pavorosos foram presentes durante todo o resto da sua vida, e assim suas próprias ações para com os outros também viraram resultado de tantas vivências assustadoras.

Art Spielgeman traz em ?Maus? as histórias verídicas que o pai passou durante os anos em que o nazismo ascendia. Foi tão doloroso ver que aos poucos a vida daquelas pessoas ia se tornando um pesadelo que parecia não ter fim. Vladek e sua esposa Anja vivenciaram momentos de horror imensuráveis antes mesmo de chegar ao campo de concentração. Cada passo, fala, pensamento... Tudo foi colocado de maneira crua, faz-nos sentir aquela dor no peito que com certeza não deve chegar nem a 1% do que aquelas pessoas sentiram. Os traços dos desenhos e a escolha de animais para representar aquele cenário também foram feitos de forma impecável. Os judeus eram ratos; nazistas eram gatos; poloneses seriam os porcos... Só de ler isso já dá para ver um senso crítico afiado do quadrinista e a maneira como a trama é desenrolada para cutucar cada mente que entra em contato com a história de seu pai.

Uma narrativa que me marcou, que me fez querer ser mais empática e só enfatizou uma coisa que eu já sabia: é necessário conhecer o passado para não cometer os mesmos erros no presente. Histórias como as apresentadas nessa HQ NUNCA MAIS DEVEM SE REPETIR. Tentemos ser pessoas melhores, com mentes melhores e empatia mais estimulada. Vladek, espero que um dia a humanidade te dê mais orgulho se comparada a hoje. Histórias como a sua nunca deverão ser esquecidas. Eu nunca irei esquecer.
William.Almeida 22/12/2022minha estante
Que show! Adorei a resenha

psraissafreire 22/12/2022minha estante
aaaaa fico muito feliz em ler issooo ?

dosesdeliteratura_ 28/05/2023minha estante
Chocada com a resenha.. quero ler logo

psraissafreire 28/05/2023minha estante
Você vai achar incrível!

samuca 04/09/2022

Histórias que jamais devem ser esquecidas
A HQ narra a história de um sobrevivente do holocausto de forma explicita e brutal. Acompanhamos ao longo do quadrinho o início da perseguição nazista, o ódio destinado aos judeus e a luta deles pela vida entre os esconderijos e os campos de concentração, assim como a história daqueles que foram capturados, aprisionados, torturados e assassinados.

O protagonista através de seu relato leva o leitor a conhecer e imaginar a luta pela sobrevivência dentro do campos de concentração, as tentativas de fugas fracassadas durante toda a narrativa.

Maus é uma leitura pesada, mas que deve ser obrigatória. Histórias como essa devem ser lembradas para que a humanidade jamais cai na loucura de ser a favor de autoridades governamentais capazes de propagar ideologias políticas como o nazismo que matou milhares de judeus, deixando marcas eternas causadas pelo holocausto.
DANILÃO1505 04/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rayanne Fagundes 31/12/2020

Uma leitura necessária!!
Acredito que todos já leram ou assistiram um filme ou documentário sobre o holocausto. A história da Segunda Guerra Mundial é apresentada a todos nas escolas, então o tema não é novidade. Mas acho que Maus conseguiu trazer essa história de uma forma tão intensa, de forma nu e crua, fazendo o leitor pensar, chorar e refletir sobre as crueldades e perversidades do ser humano.

Vale muito a pena a leitura, e esse livro merece muito mais reconhecimento!!!

Etiene ~ @antologiapessoal 24/08/2020

Maus
Art Spiegelman
Grafic Novel

Minha primeira leitura de um Grafic Novel foi especial. E por muitos motivos. Foi um presente, foi uma obra consagrada nesse gênero e foi uma história que muito me emocionou. Na verdade, confesso que sou uma pessoa muito sensível, choro com quase toda (ou qualquer) coisa. E aí, minha gente, pensar no Holocausto dói. Dói. Dói. E fundo. Samuel Beckett disse: "Toda palavra é como uma mácula desnecessária no silêncio e no nada.". Tudo que ousarmos dizer sobre esse capítulo da História do Mundo será insignificante; desejo profundamente que não tivesse acontecido.

Bem, o autor nos conta a vida do seu pai, um sobrevivente dos campos de concentração nazista: o quadrinho interpõe momentos de quando seus pais se conheceram até os dias em que Vladek está sendo entrevistado para que o filho escrevesse o livro. Art traz um texto visceral por sua simplicidade, e com ilustrações repletas de detalhes que contribuem bastante para a imersão do leitor - vale muito folhear apenas para notá-los.

Há muitos vieses que destacar em Maus. O projeto gráfico, a metamorfose de homens em animais, os acontecimentos narrados, a relação no presente de Art com seu pai... Porém, desejo compartilhar uma impressão que muito martelou em mim durante a leitura. HOMENS OPOSTOS. Pensei nisto diversas vezes depois de já ter guardado o livro na estante. Vladek é um homem convicto, generoso, esperançoso, um exemplo da sobrevivência do ser humano em meio a tanta miséria e absurdos. No mesmo plano, há diversos nazistas, cruéis, bárbaros, desalmados, exemplos de onde é possível chegar usando suas crenças de maneira distorcida. Até onde a influência de uma só pessoa levou homens que são feitos da mesma matéria física a comportamentos extremamente paradoxais, não é mesmo? Esse questionamento deve permanecer como um triste lembrete para nós.

Eu gostei muito dessa experiência, li super rapidinho! Deixo então uma forte recomendação para os que desejam conhecer a nona arte, garanto que também vão se emocionar com essa história que aperta o coração.

Barbara.Pinheiro 25/03/2021

Perfeito
Faziam anos que eu não lia algo que me despertasse tantas emoções de uma só vez.

Todo o encaixe, a forma de contar a história, as pessoas envolvidas tudo faz com que você imediatamente se ligue às emoções enfrentadas de todos os personagens.

É completamente compreensível a forma de ser de Vladek, tanto que chega um momento que algumas manias, formas de falar chegam a ser fofas.

É completamente compreensível os sentimentos de Artie, a dificuldade de convivência com seu pai, o sentimento de dor pela sua mãe.

É completamente compreensível o que aconteceu com Anja, e a história que se segue com Mala.

E ao mesmo tempo que é compreensível, machuca, incomoda.

Eu acabei de ler e não consegui digerir todo o conteúdo, me faltam palavras, mas senti necessidade de expressar, melhor, tentar expressar essa miscelânea de sentimentos.

Simplemente perfeito.
Laura 25/03/2021minha estante
Eu amei demais esse livro

digguk 11/12/2021

Essa HQ é muito boa. O autor escreveu em duas visões: a do passado, a visão do pai durante a guerra, e a do presente (ou futuro), que mostra o autor entrevistando o pai dele. E isso deixou a história menos pesada, porque tem até cenas entre ele e o pai dele que são engraçadas e dá pra descontrair do tema tão pesado que essa HQ aborda. Achei isso interessante.
E também acredito que o autor possa ter escolhido animais pra desenhar os quadrinhos para que fique menos pesado.
Enfim, foi uma experiência de leitura meio traumatizante (por cenas pesadas) e cheia de informações.
Indico!
Liaaaaaakskddnfibrje 11/12/2021minha estante
li que ele escolheu esses animais pra representar a forma como os nazistas viam os judeus.
(mas tbm ajuda a deixar um pouquinho menos pesado:))

digguk 13/12/2021minha estante
obrigada por dizer isso. ele é bem inteligente em pensar nisso tudo.