Viva Para Contar

Viva Para Contar Lisa Gardner

Resenhas - Viva para contar

Aione 29/05/2020

Viva Para Contar é o quarto volume da série policial D.D. Warren de Lisa Gardner, na qual, em cada livro, é narrado um diferente caso investigado pela sargento que dá nome à coleção. Dessa maneira, os livros podem ser lidos de maneira independente, ainda que haja uma evolução na história pessoal da protagonista. No Brasil, a editora Novo Conceito publicou, além desse, Esconda-se e Sangue na Neve, segundo e quinto volumes, respectivamente.

Danielle foi a única sobrevivente de uma tragédia familiar: seu pai matou a esposa e os dois filhos mais velhos antes de se suicidar. Agora, adulta e enfermeira psiquiátrica em uma ala infantil especializada, convive com o passado obscuro e com a pergunta constante do porquê de ter sido a única poupada. Então, quando duas famílias são assassinadas em condições semelhantes, a sargento D.D. Warren chega ao hospital onde Danielle trabalha, deixando-a com sensação de que a história está se repetindo. Paralelamente, Victoria é uma mãe dedicada cuja vida foi consumida pelos cuidados ao seu filho Evan.

Viva Para Contar é aquele tipo de livro capaz de fisgar na primeira página. A narrativa de Lisa Gardner, além de fluida e recheada de impacto, constrói muito bem a tensão, além de conseguir envolver pela dose certa de detalhes que colocam o leitor dentro da história. Aqui, temos as narrativas em primeira pessoa pela perspectiva de Danielle e Victoria — capazes de contribuir com as cenas mais eletrizantes e chocantes — e em terceira pessoa pela visão de D.D. Warren, o que confere um distanciamento, condizente com sua função, necessário e mais objetivo ao leitor, uma vez que as demais passagens são carregadas de emoção.

Em termos gerais, o caso policial é bem desenvolvido, amarrando as pistas deixadas ao longo do enredo e conseguindo manter o suspense até o fim. Há reviravoltas que tornam a leitura ainda mais ágil ao final e a conclusão é bastante satisfatória, oferecendo, também, uma merecida finalização às protagonistas. Comecei a leitura sedenta por um bom thriller policial e Viva Para Contar atendeu com louvor minhas expectativas.

Contudo, o que mais me fez gostar da obra de Lisa Gardner foi sua forte carga de humanidade. Mais do que a história de crimes, esse é um livro a respeito de transtornos mentais infantis, abordando todas as dificuldades envolvidas nesses casos — para as crianças e para os pais —, além das parcas possibilidades de tratamentos. Há cenas viscerais, que pedem ao leitor que respire fundo para prosseguir, e a autora foi muito feliz pela maneira sensível com que construiu as passagens, personagens e situações. Certamente, finalizei a leitura com uma visão diferente da que eu tinha antes de iniciá-la.

Sem dúvida alguma, Viva Para Contar foi meu livro favorito de Lisa Gardner, seja pela leitura voraz que me proporcionou, seja pelas temáticas abordadas. Um livro que recomendo aos fãs do gênero e aos que desejam conhecê-lo, mas com o lembrete de que há cenas um tanto quanto pesadas — e não me refiro às cenas dos crimes, algo esperado em thrillers policiais — e com potenciais gatilhos para situações de violência e abuso físicos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/05/26/resenha-viva-para-contar-lisa-gardner/

Michela Wakami 28/01/2024

Muito ruim
História mal construída, cheia de furos e com um final ridículo.
Quanto mais a história avançava, pior ia ficando.

Que decepção!
Deise 28/01/2024minha estante
Tbm achei esse péssimo, amiga. Dei 1,5 estrelas kkkk

Michela Wakami 28/01/2024minha estante
Perdi até a vontade de ler os outros. ?

Vanessa 28/01/2024minha estante
Personagens sem carisma nenhum, e a sargento é uma das piores personagens que já vi.

Michela Wakami 28/01/2024minha estante
Ela está muito chata nesse livro! Aff?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Estava ansioso pra ver o que vc ia achar do final. ?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Gleidson, infelizmente não gostei.?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Eu li há muito tempo! Hj em dia não sei como seria minha reação. Mas foi bom ver a sua reação, assim não preciso pegar os outros dela pra ler. ?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Eu gostei do sangue na neve, mas não sei se ele sobreviveria a uma releitura.?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Pois é... Digo o mesmo. Tem um nesse estilo que ainda gosto que é o Lee Child. Conhece?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Não, mas vou pesquisar depois. Obrigada pela dica.?

Pri.Kerche 29/01/2024minha estante
Nossa! Obrigada pelo alerta, Michela, esse nunca vai p minha lista de leitura kk

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Pri, eu estou até agora chocada com esse livro.??

A.Paula.Sz 29/01/2024minha estante
Me recomendaram esse livro tantas vezes e agora estou feliz por não ter lido kkkkk

Paula, sortuda!?

Jackeline 08/05/2020

Veeeei, meus Deus. Acabei de terminar esse livro e MEU DEUS, eu super indico a vocês, ele é perfeito do início ao fim. As histórias do passado e do presente se conectam com uma só pessoa: Danielle. Leiam véi, leiam. Além de relatar histórias de crianças com problemas mentais, hospitais psiquiátricos infantis, mortes, luto, investigação, TUDO PERFEITO. Termino aqui com uma frase de Danielle pra vocês:
"Eu sou a única sobrevivente, e sobrevivi para contar está história."

Jéssica | @jehbreda 02/03/2023

Fatos chocantes é um bom suspense
Nunca havia parado para pensar sobre crianças e problemas psicológicos. Chocada com alguns relatos desse livro.

Em relação ao enredo? que loucura! Danielle é uma personagem confusa e que gosta de se martirizar. D.D. como detetive é uma velha amarga viu? E a mãe Victoria é uma mistura de obcecada e egoista.

Esse é o caldeirão para um suspense gostoso e fluido de ler que te choca e te faz pensar? para minha primeira leitura da autora confesso que me cativou!

Valena.Monteiro 05/04/2022

Me arrependo profundamente de ter dito que a escrita parece com a do Raphael Montes, pra começar Raphael nunca faria isso comigo, jogar um plot fraco bem na minha cara. Tava com tanta expectativa, muito animada com leitura, cheguei a compartilhar o que pensava, discutia com amigos teorias pra no final quebrar a cara. Achei o motivo muito besta pra pessoa fazer o que fez, tão besta que tô com raiva até agora. Claro que o livro tem questões importantes e lições valiosas, mas isso ñ é desculpa pro motivo ser besta.

Lu @disse_umlivro 23/07/2022

Viva para contar
Uma história cheia de mistérios, envolvendo crianças com problemas psiquiátricos, duas famílias inteiras assassinadas e o elo entre eles é uma ala psiquiátrica infantil.

Leitura fluida e boa!

Marcianeysa 06/05/2021

Um livro de suspense bem interessante, somente acho que poderia ser um pouco menor, mais objetivo.

Sueli 22/08/2020

Razoável...
O livro começou de forma muito interessante mas, exatamente por isso, eu fiquei esperando que ele ficasse ótimo no final, porém não foi o que aconteceu...
Sempre digo que gosto é muito pessoal e tenho absoluta certeza que ele deve ter sido uma leitura espetacular para outros leitores.
Acontece que eu detesto o "assassino" que durante a narrativa parece ter poderes incríveis e consegue alcançar seus objetivos de forma espetacular, deixando todos que estão em seu encalço confusos.
Por outro lado, também não gosto de policiais arrogantes que sempre quebram a cara com suas teorias precipitadas. Difícil, não é mesmo? :/
Embora eu tenha apreciado bastante a pesquisa feita pela autora sobre crianças com perturbações psiquiátricas e seus respectivos tratamentos, isso não me ajudou muito a apreciar a leitura.
Para mim não chegou a ser um livro espetacular, mas quem sabe você não adoraria? ;)
Claire Scorzi 22/08/2020minha estante
Tem na biblioteca. Fiz "leitura dinâmica" dele, justo porque suspeitei que não valia uma leitura integral, linha a linha. Só confirmei minha avaliação com a l.d. e com a sua resenha.

Sueli 23/08/2020minha estante
Você poupou um tempo precioso para ótimas leituras. Bom domingo, Claire ?

Claire Scorzi 23/08/2020minha estante
Bom domingo :)

Daniele 31/08/2020minha estante
Li faz um tempão e lembro que também não curti, até apaguei da memória o livro rs não me marcou.

Nina 01/11/2021

Trata-se de um suspense policial que depois dos 30% do livro não conseguia parar de ler. Como eu disse, o início foi um pouco difícil de ler para mim, principalmente os primeiros capítulos que narra uma cena bem violenta, mas depois segue a saga das investigações e fica mais interessante e o envolvimento com a leitura acontece. Vale muito a pena, recomendo.
Cami @leiturizar 02/11/2021minha estante
Doida pra ler esse livro! Amo os livros da Lisa!

Nina 02/11/2021minha estante
Eu gostei, foi o primeiro livro da autora que li, na hora que engrenou, não conseguia mais parar de ler. Espero que vc goste!

Andre.Vieira 07/03/2022

Essa é a história da minha vida
Segundo livro de Lisa Gardner que eu leio e manteve o excelente padrão. E posso até contar que foi até melhor do que "Esconda-se" e olha que "Esconda-se" também é um dos meus livros favoritos, então dois livros dela que eu leio e dois livros favoritos que eu tenho. ??????
"Viva para contar" é um livro extremamente carregado, pesado e apesar de não ser um calhamaço parece que li muitas páginas, pelas quantidades de acontecimentos que houve. Crianças que sofre de doenças mentais, assassinatos de famílias inteiras. Essas cenas muito bem detalhadas, para quem não tem muito estômago já fica o aviso.
Nesses dois livros que da autora que é da série da Sargento D.D. Watson ??? podemos perceber que a narração do livro não é apenas dela, tem alguns personagens que participa das narrações. E eu particularmente amei isso. Lisa Gardner entrou para o meu seleto grupo de autores favoritos que eu vou ler uma porrada de livros até a morte me buscar. Espero que possa ler todos ??.
Bom, é isso aí.
Minha nota? 10

esterivnz 31/05/2020

Pertubadoramente viciante
Primeira experiência com a escrita da autora e o que eu posso dizer é que é impecável,devorei o livro em 3 dias um livro de quase 500 páginas e ainda me sinto empolgada com toda onda de adrenalina que me percorreu.
A escrita dela simplesmente me sugou para dentro do livro no mesmo instante em que comecei a ler,a dinâmica também é bem interessante com capítulos intercalados entre os personagens coisa que eu adoro demais.

Não dei 5 estrelas porque o assassino não foi uma surpresa para mim já desconfiava e não ia com a cara do maldito há muito tempo,mas quanto ao resto do livro não tenho do que reclamar.

Um tema importante como crianças com doenças mentais numa clínica psiquiátrica foi um ponto forte para mim nessa narrativa,pois nunca estive tão a par do assunto e nunca me assustei tanto como a forma que uma criança pode se comportar nesse estado e o quanto seus pais sofrem para criar filhos dessa forma.
O amor dos profissionais de saúde como a personagem principal e seus aliados por essas crianças também me surpreendeu.

Amei amei amei,logo eu que prefiro thrillers com temática psicológica,amei esse policial de um jeito que não tinha amado os outros,primeiro de muitos que vou ler da Lisa com certeza!!

Paloma Viricio 27/09/2012

Lute para viver até o fim
Por Paloma Viricio

Visão Geral

Se você presencia-se sua família ser totalmente destruída por causa de um crime tenebroso que acabasse com a vida dos membros desta... Menos você. Conseguiria seguir em frente? Acredito que é dificil até mesmo imaginar uma tragédia dessas, né? Entretanto é isso que acontece com Daniele, uma menina que sofria abusos sexuais do pai e teve que viver para contar a história de morte, tristeza da família dela. Ela cresce, forma-se em enfermagem e trabalha auxiliando crianças com perturbações mentais.

Do outro lado está D.D. Warren, uma mulher forte, decidida e detetive exemplar que consegue degustar um mega sanduíche em qualquer situação, inclusive diante de corpos dilacerados responsáveis por compor a cena de um crime recente. Na vida profissional está bem resolvida, a não ser pelo fato que esta sempre está no caminho da amorosa. Afinal, até mesmo uma mulher durona e decidida sente-se carente em algum momento da vida.

E ainda contamos com a figura de Victória, ex- esposa de Michel e mãe de Evan e Chelsea. O filho do casal nasce com um sério problema psicológico que gera a separação dos pais, o cansaço emocional da mãe e ainda pode colocar a vida dela em risco.
Assassinatos hediondos envolvendo a morte de famílias inteiras começa acontecer em Boston e D.D entra em ação. Será que ela conseguirá juntar as peças desse quebra-cabeça? Como esses três personagens principais irão se entrelaçar?

Viva para contar é um livro forte, que trata de assassinatos em série e mostra a realidade de crianças com distúrbios mentais e a dor sofrida pelas famílias dessas que acabam integrando um final surpreendente. Você deve estar se perguntando se vale a pena ler. Claro que vale! Porém é melhor reservar uma dose dupla de fôlego e torcer que Viva para contar.

Designer e Diagramação

O livro é grande(479 páginas), mas a história é tão deliciosa e envolvente que você irá ler sem perceber que está chegando ao final. Ele tem um toque sombrio, ótima dica para fãs de segredos assustadores. A capa diz muito sobre a obra e passa sensação de suspense total. O Kit é composto por uma caixinha (que ajuda a proteger o livro), marcador, um quebra-cabeça e o livro... Sensacional.

Sobre a autora
Lisa Gardner é autora best-seller do The New York Times e já escreveu doze romances. Ela mora com sua família na região da Nova Inglaterra e está trabalhando na próxima história da investigadora D. D. Warren.

O trabalho Lute para viver até o fim de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Georgia Bugov 01/10/2012minha estante
muito bom *-* eu adoro um suspense

Cris21 01/10/2012minha estante
Legal esse livro. Adoro o gênero dele e estou doida pra ler!

Escuta Essa 01/10/2012minha estante
Adoro esse tipo de livro que mistura suspense, assassinatos e tudo mais!
Super resenha
Bjs
Renata
Escuta Essa

Gabi Suzart 04/10/2012minha estante
Parece ser bem interessante esse livro, ainda não li nada policial, mas minha irmã tem um livro aqui, e eu acho que vou ler para ver se me interesso pelo gênero...
Livros com três histórias, o torna mais interessante e faz com que a gente tente descobrir como os personagens iram se encontrar, pela resenha deu pra perceber que o livro prende bastante a atenção do leitor, mesmo sendo grande.
Beijoos :*

Jess 06/10/2012minha estante
Ganhei esse livro esta semana, sinceramente só li por cima a resenha, para não perder a emoção na hora em que eu for ler (sim eu tenho um pessimo costume), ms enfim pelo que pude perceber o livro nos deixa 'preso' a ele, adoro o genero policial/suspense!

Mari 08/10/2012minha estante
Eu não tinha me interessado muito pelo livro, mas depois dessa resenha, não vejo a hora de ler.

biiahsl 11/10/2012minha estante
Conheço pessoas que já leram e disseram que é mesmo bem forte e marcante. Fiquei muito curiosa para saber o que acontece no final.
Beijos

12/10/2012minha estante
Nossa... Adorei! Esse eu quero ler :D

Beijinhos!

Maristela 23/10/2012minha estante
Já vi que vou gostar muito desse livro. Vou acrescentá-lo na minha lista de desejados. Gostei da resenha, está ótima

Silvando 26/10/2012minha estante
Parece bom gostaria de ler.

Genilda Silva 26/10/2012minha estante
O livro parece enorme, mas a estória pelo jeito faz jus ao número de páginas.

Saleitura 27/10/2012minha estante
Maravilhosa Resenha! Viva para contar é uma história envolvente e muito emocionante. Realmente é isso que você colocou Paloma "o importante é lutar parta viver até o fim."
Bjs

joão 29/10/2012minha estante
Uma resenha incrível, espero que o livro me mostre tudo isso que você conseguiu transmitir.

Daiane 22/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha! Excelente!!!

Hester1 14/04/2016minha estante
Peguei este livro estes dias, li apenas as primeiras páginas, mas já percebi que terei que ler lentamente para poder absorver o impacto. Está me parecendo tb muito interessante, pois vejo um outro lado de uma estória. Nao é o primeiro livro desta autora, e esta parece ser uma habilidade dela. Nada é o que parece ser.

Cida Zientarski 25/03/2022

Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós
Este livro é o quarto volume da série policial D.D. Warren de Lisa Gardner, na qual, em cada livro, é narrado um diferente caso investigado pela sargento que dá nome à coleção. Dessa maneira, os livros podem ser lidos de maneira independente, ainda que haja uma evolução na história pessoal da protagonista.

Em termos gerais, o livro é bem desenvolvido, amarrando as pistas deixadas ao longo do enredo e conseguindo manter o suspense até o fim. Há reviravoltas que tornam a leitura ainda mais ágil ao final e a conclusão é bastante satisfatória, oferecendo, também, uma merecida finalização às protagonistas. Comecei a leitura sedenta por um bom suspense policial e Viva Para Contar atendeu com louvor minhas expectativas.

Contudo, o que mais me fez gostar da obra de Lisa Gardner foi sua forte carga de humanidade. Mais do que a história de crimes, esse é um livro a respeito de transtornos mentais infantis, abordando todas as dificuldades envolvidas nesses casos — para as crianças e para os pais —, além de outras possibilidades de tratamentos. Há cenas viscerais, que pedem ao leitor que respire fundo para prosseguir, e a autora foi muito feliz pela maneira sensível com que construiu as passagens, personagens e situações. Certamente, finalizei a leitura com uma visão diferente da que eu tinha antes de iniciá-la.

Sem dúvida alguma, Viva Para Contar foi meu livro favorito de Lisa Gardner, seja pela leitura voraz que me proporcionou, seja pelas temáticas abordadas. Um livro que recomendo aos fãs do gênero e aos que desejam conhecê-lo, mas com o lembrete de que há cenas um tanto quanto pesadas — e não só também me refiro às cenas dos crimes, algo esperado em suspenses policiais — e com potenciais gatilhos para situações de violência e abuso físicos.

Helenapessoa 14/07/2021

Demorei, mas finalmente vou escrever a resenha! Estava pensando em que nota daria para esse livro, que ao mesmo tempo que me envolveu tanto, me decepcionou um pouco.
O livro entrelaça a história de três mulheres (DD, Victoria e Danielle) no desenrolar de um crime. Não sei se estava esperando mais, porém achei a conclusão e fechamento da história totalmente previsíveis, e, ao mesmo tempo, sem fechamento algum (??? kkkk a louca).
Tirando isso, o livro é incrível! A maneira como a autora aborda o tema acerca de crianças psicóticas é maravilhosa.
Recomendo o livro pela experiência com esse mundo infantil, o qual nunca tinha lido nada parecido, além da escrita da Lisa ser emocionante.

Cris 01/07/2020

Sem palavras
Esse livro é excelente, mas precisava vir com um alerta sobre seu conteúdo.
Não me impressiono fácil, estou acostumada com temas fortes e cenas brutais, mas nada me preparou para ler sobre crianças... me tirou do eixo algumas vezes. Acho que não saber deu uma maximizada no susto.
Então, aqui fica o alerta ESTE LIVRO É PESADO E TEM CRIANÇA ENVOLVIDA.
É um Thriller com uma pegada bem psicológica também, tem muita coisa para refletir, é excelente, então se você acha que encara um desafio, não deixe de ler.
Recomendo