A Casa das Orquídeas

A Casa das Orquídeas Lucinda Riley

Resenhas - A casa das orquídeas

16/04/2024

O livro é dividido em três narradores: Júlia Forrester, nos dias atuais e o casal, Olivia e Harry Crawford, na década de 40. Todos estão de alguma maneira ligada à propriedade de Wharton Park, o que torna o local quase que um outro personagem.
Somos apresentados primeiro a Júlia, uma pianista super talentosa e reconhecida, que está se recuperando de uma tragédia familiar. Quando criança, a garota passava o seu tempo na estufa da mansão, onde seu avô cultivava diversas flores exóticas, inclusive orquídeas, plantas de outra região e que rapidamente morriam quando plantadas na Inglaterra.
Em busca de um sentido para a sua vida, ela volta para a sua cidade natal e reencontra Wharton Park, agora, recém-herdada por Kit Crawford, um homem gentil que também têm seus problemas e suas histórias tristes.
Enquanto reforma os aposentos para a venda das terras, Kit encontra um antigo diário escrito em 1941 por um antepassado seu que indica em que momento Wharton Park começou a decair. É assim que eles conhecem a história do casal Crawford.
Harry, o futuro herdeiro da família, não tem muito interesse em se casar e muito menos de participar do exército. Tudo o que ele mais quer é tocar o seu piano, mas o futuro não é muito atrativo. Até conhecer Olivia, uma garota que acabou de chegar da Índia e não está conseguindo se entrosar no novo país.
Os dois se aproximam e começam um relacionamento. Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial explodir, eles se casam, mesmo entre brigas e mentiras. Até que Harry é convocado pelo exército britânico e eles são separados.
Durante as batalhas, Harry é capturado e feito refém por três ano e meio na prisão de Changi, em Singapura. Liberto, ele passa um tempo na Tailândia para se recuperar e poder voltar ao seu país. No entanto, o homem conhece uma pessoa que irá mudar todo o seu mundo e deixá-lo de ponta cabeça. Ao voltar para a Inglaterra, a felicidade de todos é afetada.
Bom, enredo introduzido (e haja explicação, mas vocês me entendem, já que o livro é um calhamaço!), agora é possível eu trazer as minhas opiniões.
Como disse no começo da resenha, fui muito surpreendida com a escrita e história da Lucinda Riley. Ela conseguiu me colocar no interior da Inglaterra, mais especificamente em Norfolk, na década de 40 e também na Tailândia da mesma época.
Os personagens são muito bem construídos e é muito fácil nos conectarmos com eles. No meu caso, principalmente com as personagens femininas, Júlia e Olivia, além da avó da primeira, Elsie, que é quem conta a história do casal para ela. Já sobre o Harry, senti um pouco mais de dificuldade para entender todas as suas escolhas.
Kit é um personagem adorável, mesmo que eu ache o relacionamento amoroso dele muito grudento. Mas isso é algo particular meu, que sou muito seca. Um homem super respeitoso e admirável, bem diferente de outro que reaparece mais no final da história e só faltou eu bater nele, se pudesse...
No final, acontece um plot twist atrás de outro, algo que eu não esperava de um livro desse estilo. Curti bastante e não esperava nenhum deles.
Os dramas e suspenses são na medida certa. Há momentos muito tristes e outros mais divertidos, mas o principal é a curiosidade criada para as reviravoltas e justificativas tomadas.
Enfim, A Casa das Orquídeas foi um livro que eu não esperava gostar tanto e que recomendo demais, mesmo para aquelas pessoas que possam ter algum receio como eu tive.

Bookshelles 11/04/2024

Tudo que temos é este instante
Esse livro começou de uma forma que me fez acreditar que seria pacato. Levou quase duzentas páginas para que minha atenção fosse realmente capturada, quando todos os acontecimentos pareceram se tornar uma grande fofoca. Me senti tomando chá com as amigas na Era Vitoriana e compartilhando fofocas quentíssimas enquanto lia, e me apaixonava cada vez mais pela Júlia e pelo Kit.

Não consigo contar quantas vezes esse livro me pegou desprevenida com tanto plot twist, mas foram eles que me fizeram gostar tanto da história. Me apaixonei pelos personagens, até por aqueles que considerei terem um desvio de caráter (menos o narcisista, ele é completamente odiável), e fiquei contente demais com o fim que a obra teve, com uma nova história para os Crawford.

Raquel Araújo 07/04/2024

Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço.
"Em meio a dor e à felicidade da jornada que percorri nos últimos dois anos, eu aprendi a lição mais importante que a vida tem a oferecer e fico feliz por isso. Tudo o que temos é este instante"

Fabiana 06/04/2024

Gostei muito do livro, a trama me pegou e não consegui largar até ter o desfecho. Teve alguns plots bem clichês mas gostei da mesma forma.

Keicy.Sosnowski 06/04/2024

Leitura envolvente
A leitura combina dramas do passado e do presente, com histórias que se conectam. Foi uma leitura de fato muito envolvente. Alguns clichês e um final um pouco acelerado, se comparado ao restante da história, mas nada que comprometesse a qualidade da entrega. Valeu a pena.

Grace1998 30/03/2024

Uma viagem sem sair de casa...
Primeira vez em contato com a escrita da Lucinda, amei a forma narrativa um enrredo famíliar que me encanta.

Sem contar na descrição das orquídeas que me fizeram pesquisar cada uma citada. Quero deixar registrado aqui não a sinopse do livro, mas, fazer com que você que está lendo conheça essa história e viagem aos lugares e se identifique com os personagens. Podendo ser positivo ou negativamento. E é isso que é a beleza da literatura!!!

FabAola54 29/03/2024

História surpreendente!! Eu particularmente NUNCA imaginaria um final desses, ele é um livro grande, mais que prende demais.

Cris Moraes 07/03/2024

Muito bom!
Escolhi a leitura deste livro no momento por ser Lucinda Riley uma autora cujas narrativas me encantam demais. Gosto do seu jeito de criar enredos históricos, alternando passado e presente, com personagens cativantes e, algumas vezes, bem complexos.
Este é um daqueles romances históricos com um pouco de suspense e muito drama. Aliás, do início ao fim, todos os personagens passam por um ou vários momentos de angústia, de dor, de luto, de perdas significativas. No entanto, a maravilhosa escrita de Lucinda acaba nos envolvendo com uma ambientação riquíssima, nos envolve de tal maneira, que ficamos muito juntos de cada personagem e vivenciamos bem de pertinho cada uma de suas emoções. Se concordamos ou não com cada fato ocorrido, se aceitamos ou não as atitudes de cada um, isso já é outra história. A verdade é que não dá para simplesmente ficar na indiferença. Lucinda Riley consegue mesmo trazer toda muito próximo de nós toda a riqueza exuberante e toda a contradição de mundos tão ricos e tão diferentes como Tailândia e Inglaterra.
Eu fiquei apaixonada por essa história! Recomendo!

Aline 02/03/2024

Acabei de ler ?A casa das Orquídeas?, e simplesmente estou apaixonada por esse livro, que história incrível, sem contar que o desenvolvimento da história e os plot twist são maravilhosos!! Fazia tempo que tinha lido um livro tão bom!! 10/10????

Lilian 27/02/2024

Que história sofrida
Quanto sofrimento em um livro... Foi difícil acompanhar a vida do Harry, em alguns momentos suspeitei das atitudes dele, em outros achei o porre, mas curti quando ele se apaixonou.
Fique triste por Olívia e Lídia nenhuma tem culpa, nem mesmo Harry.
Gostei do final, deixou o coração quentinho.

Naiara Heres 21/02/2024

A casa das orquídeas
A descrição dos cenários e dos personagens, juntamente com a bagagem cultural que a autora traz no livro o torna muito bom. Em vários momentos me vi imersa no enredo e muito curiosa para saber o que iria acontecer. Porém um ponto que me incomodou foi o fato de não ter havido um encerramento digno para alguns personagens. Mas, indico a leitura! Lucinda é uma autora excelente e tenho muita vontade de ler outros livros dela.

Rosana 18/02/2024

Este livro é realmente excepcional. Ele apresenta todos os elementos que tornam uma obra memorável. Para começar, não há um personagem principal, mas sim vários, todos eles muito bem desenvolvidos e com descrições magníficas de suas peculiaridades. No entanto, o ponto alto da obra são os sentimentos e emoções que a autora desperta do início ao fim. Eu definitivamente recomendo.

Carol 10/02/2024

Como sempre, a autora escreve com brilhantismo e riqueza de detalhes. Embora já esperemos certas coisas nos livros dela, esse surpreende e agrada!