O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Fernanda 03/01/2013

Resenha: O Clã dos Magos - Trudi Canavan
Confira a resenha aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html

Sempre tive muita vontade de ler esse livro, e posso dizer que a leitura foi surpreendentemente encantadora. A história é tão fantástica que nos faz querer conhecer mais acerca de cada assunto citado no livro. De inicio, fiquei meio confusa pela história em si, mas logo fui me habituando no contexto e não conseguia mais largar.

“O frio percorreu seu corpo ao lembrar-se de como concentrara toda a raiva e ódio na pedra, como acompanhara seu rastro com a mente e desejara que ela atravessasse a barreira. Algo nela se agitou, ávido para que ela repetisse aquelas ações.” Pg. 24

Sonea vive em Irmandin e mora com seus tios. Ela andava junto com uma gangue, porém foi obrigada a se afastar dos amigos para não se meter em maiores encrencas. O Clã dos magos tem por costume, purificar a cidade de ladrões, mendigos e outras pessoas de má influencia, e no dia de uma dessas purificações, a garota reencontra os amigos. Em um momento de revolta, ela consegue ultrapassar a barreira de segurança dos magos e acerta em cheio um deles com uma pedra. Apenas um dos magos – Rothen - viu quem jogou a pedra.

“Uma coisa era certa: a vida ia ficar bastante interessante quando ela fosse encontrada” Pg. 141

Agora todo o clã está atrás de Sonea, e Rothen com seu aliado Dannyl, também querem encontrá-la para ajudar no reconhecimento dos seus poderes, que podem, ou não, a machucar. Nem todos querem que a menina entre para o clã, já que ela tem origem de uma favela. O problema é que, mesmo com toda a ajuda, seus poderes podem passar dos limites e ia ela não terá mais controle sobre si mesma.

“Era óbvio que estivera errada ao pensar que tinha de manter dentro de si um estoque de raiva ao qual recorrer quando quisesse usar magia. Ela agora admirava os magos pelo controle que tinham, mas saber que eram seres sem sentimentos não lhe dava qualquer motivo a mais para gostar deles.” Pg. 228

O livro se divide em duas partes, e particularmente achei a primeira parte meio parada, mas já na segunda, vemos uma narrativa mais intensa e forte. É nessa parte que conhecemos mais a fundo o clã e tudo que o cerca, revelando um mundo misterioso, fantasioso e repleto de magia. O que pude perceber é que esse volume nos revela uma aula de aprendido, paciência, busca e principalmente controle. A história tem seus pontos positivos e negativos, mas por si só, tem um jeito muito envolvente de encantar o leitor e fazer com que leia até o final. Estou ansiosa para ler A Aprendiz.

Marcus 09/10/2020minha estante
Ótima resenha.

Julia 05/01/2022

Universo interessante. Não é complexo ao ponto de precisar racionar eons pra entender como funciona o mundo. É simples e juntando com a questão social torna a história bem rica. Sobre os personagens, Rothen entra como um dos meus favoritos de todas as fantasias. Sonea é uma fofa, mas espero que cresca mais nos outros livros. É um livro muito bom e foi uma ótima escolha ter começado por ele esse ano.

Ique 08/06/2012

O Clã dos Magos - A Trilogia do Mago Negro
O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro e foi lançado este ano no Brasil pela editora Novo Conceito. O livro é do gênero ficção/magia e foi escrito por uma das maiores escritoras do gênero, Trudi Canavan.
A muito tempo, uma montanha explodiu ao norte da cidade de Irmandin, como consequência a fuligem encheu o céu e bloqueou um pouco da passagem de luz do sol, logo depois um longo período de frio muito forte atingiu a cidade. Por toda a Kyralia e Elyne (povos de terras aliadas) as colheitas foram suspendidas e o gado morreu. Com isso, muitas pessoas tiveram que deixar suas terras para procurar abrigo, moradia e alimento na cidade.
A cidade ficou povoada de uma hora para outra, não tinha espaço para todos, o Rei começou a distribuir alimentos e providenciou abrigos para os que passavam fome, para outros mandou voltar para suas casas dando alimento suficiente para o próximo verão. Porém, essas medidas não foram eficazes para acabar com os problemas de todas as pessoas.
Com o frio, muitas pessoas começaram a pensar que o mundo estava acabando, dispensaram toda a decadência e aproveitaram-se dos outros na crença de que ninguém ficaria vivo para puní-las. Sendo assim, gangues começaram a se formar e ficou perigoso andar nas ruas. Quando esse perigo ficou eminente, o rei ordenou que o Clã dos Magos fizesse uma purificação, expulsando essas gangues da cidade, e assim foi feito a cada inverno, virando uma verdadeira tradição.
Após mais de 30 anos desse primeiro incidente, uma jovem favelada chamada Sonea, revoltada com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
Era a primeira vez que isso acontecia, e o maior medo do Clã se tornou realidade, havia uma garota muito poderosa, com os poderes a soltos em Irmandin, e o pior é que ela ainda não conseguia ter poder sobre seus poderes, o que poderia destruí-la e por em risco toda a cidade. Resta agora aos magos encontrá-la para ensina-la a ter controle sobre seus próprios poderes.
Mas isso não agrada a todos os magos, que não querem que uma favelada se associe ao Clã e nem mesmo a Sonea que tem um ódio natural pelos magos. Desesperada, a garota busca proteção dos Ladrões e de seu amigo Cery para escondê-la das buscas que o Clã está realizando pelas favelas.
Após um longo período de fuga, fica cada vez mais difícil para Sonea controlar seus poderes. Com isso, o líder dos ladrões conta o paradeiro da garota para os Magos acreditando ser a melhor opção no momento. A captura é feita com dificuldades, se Sonea continuasse a usar seus poderes, ela poderia destruir a si mesmo e tudo que estivesse a sua volta.
Agora no Clã, resta a garota a tentar acreditar nos magos. O Lorde Rothen passa a ensinar Sonea a ter auto-controle e mostra tudo que a magia pode lhe proporcionar, além de mostrar que o Clã não é tão ruim como ela acredita. Porém, os problemas de Sonea estão apenas começando.

O livro é narrado muito bem em terceira pessoa, a autora consegue descrever muito bem todos os cenários, o contexto histórico da narrativa que foi muito bem elaborado. Os personagens foram bem descritos, assim podemos ter uma maior aproximação com eles e entender melhor o porque e a situação social de cada um, que é explicito através dos costumes e falas. A leitura flui rapidamente e conseguimos ler o livro sem grandes dificuldades. No entanto, o que chega a incomodar um pouco é a enrolação dos acontecimentos que se desenvolvem na primeira parte, (o livro é dividido em duas partes contendo vários capítulos cada) mas isso logo passa e a autora consegue engatar a narrativa de modo que se torna praticamente impossível deixar de ler o livro.
O Clã dos magos é um livro de magia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir.

Série: A Trilogia do Mago Negro:
1 - O Clã dos Magos
2 - A Aprendiz - Sem data definida de lançamento
3 - O Lorde Supremo - Sem data definida de lançamento

Blog Entre Páginas de Livros
Rosa 09/06/2012minha estante
Parabéns pela sua resenha, ficou ótima. Apesar de não gostar muito de magia/ficção, esta resenha instigou a minha curiosidade para saber o destino de Sonea e de saber o que acontece no final, pois se você disse que os problemas da garota estão apenas começando, deve vir muitas coisas interessantes pela frente. Vou tentar comprar o livro e saciar minha curiosidade.

Abraços

Camila 11/06/2012minha estante
Amei a resenha!Muito bem feita, deu até vontade de ler esse livro =)

Lucas Bispo 17/06/2012minha estante
Olá Caíque...
Gostei da resenha e estou louco para ler... Estou com ele aqui na estante me chamando! Que bom que a autora engatou na história, pois tem várias que se perde e não se acha mais! Acho que gostarei da leitura!

Abraços, Lucas

Suellen-san 17/06/2012minha estante
Olha eu queria esse livro pela capa e depois pela sinopse, mas agora o quero pela sua resenha que foi bem escrita e me deixou cm ma vontade de ir a livraria mais próxima e comprar o meu. Muito boa1

William Duarte 17/06/2012minha estante
Estou super ansioso para ler esse livro!
Além de amos o estilo esse parece ser dos melhores. Espero poder ler O Clã dos Magos logo.
Ótima resenha! ;)

StephMunford 17/06/2012minha estante
Amo livro de magia e fiquei curiosa em relação a esse. Pelo que você escreveu o livro parece ser super bem escrito e eu gostei muito da sua descrição da história. Essa trilogia de magos parece ser muito boa! Parabéns pela resenha! Bjos

brendasnb 18/06/2012minha estante
Eu adoro livros nesse estilo! E estou muito ansiosa pelo meu exemplar. Quanto mais magia e aventura melhor a vida é... rsrs... Parabéns pela resenha, gostei bastante! Abraço :D

Tigas 11/05/2013minha estante
Comprei o livro e estou esperando chegar!!!! Dia 23.05 não demore muito.

Albarus Andreos 13/12/2012

Muito papel para pouca história
O Clã dos Magos (Editora Novo Conceito, 2012) me pareceu uma leitura bem juvenil. Algo que inadvertidamente já suspeitava, mas como não tem nenhuma "advertência" quanto a isso nas capas ou orelhas resolvi apostar no livro e ver o que a Novo Conceito anda aprontando por aí e é estranho que "juvenil", aqui, soe como uma insinuação de que livros juvenis são pouco relevantes ou superficiais, mas vamos adiante para que você entenda este meu preconceito velado (e se tornando explícito: apenas acho que "livros juvenis" não deveriam ser sinônimo de "livros para pessoas pouco exigentes").

Definitivamente, o livro da escritora Trudi Canavan não me agradou. Temos o evento que desencadeia toda a trama: Sonea [uma garota (e nunca fica muito evidente se garota aqui é uma menina ou uma moçinha) da cidade de Imardin, atira uma pedra num mago e acaba acertando, coisa que não deveria acontecer, já que os magos são capazes de projetar um "escudo protetor" feito de magia, que deveria ser capaz de deter objetos atirados. Ou seja: Sonea é capaz de fazer sua própria magia (e iria além: ela não é só capaz de criar a própria magia, mas de superar a magia de gente muito mais treinada, já que o escudo protetor é criado pelos magos!), coisa extremamente incomum, no contexto da trama] e depois disso, gastamos todas as duzentas e tantas páginas seguintes (metade do livro) com Sonea se escondendo cada hora num lugar, com a ajuda do amido Cery.

A trama é bem fraca já que não praticamente suspense, reviravoltas ou inserções deixadas no ar que capturem a atenção com a promessa de um desenlace futuro. Não há uma boa caracterização dos personagens, física ou psicológica [com exceção de uma ligeira (ligeiríssima!) descrição de Sonea, a autora não perde uma linha que seja descrevendo ou detalhando suas criações, o que para mim é uma tremenda falha!]. Os locais também são um completo borrão branco em suas páginas já que sabemos apenas que eles estão se escondendo nas favelas, mas isso é o quê? Será que são favelas como no Brasil? Como são as casas e as ruas? Que cheiro têm? Como se vestem as pessoas? É barulhento? Tem funk rolando? Tem "gatos" de TV a cabo nos postes?

Não sabemos muito bem em que tempo se passa a coisa toda, já que a capa do livro e o termo "magos" nos remete a uma fantasia medieval, mas será que é mesmo? Há pouquíssimos elementos que nos levam a dizer que sim. Há uma citação a espadas quando Fergus diz que não queria ser mago, mas espadachim, mas não há armaduras, cavalos, lama... Em vez de tabernas, há a inserção bem-vinda de neologismos como "boleria", uma espécie de taberna onde se bebe bol (acho que é algo como cerveja). Esta indefinição (ou pelo menos uma definição bem fraca) não determina o panorama em que se desenrola a trama, o que é péssimo.

Outra coisa é a pseudo-guilda conhecida como Ladrões... Pela boa educação que um desses ladrões, Gorin, dá ao mago Danyl (sem saber que ele é quem é: um dos magos do Clã, uma espécie de "polícia especial do rei", que realiza a limpeza da cidade), parece que são muito pouco congruentes com o arquétipo de um ladrão como o conhecemos. Será que "Ladrão", no livro, é ladrão? Ficou muito ruim!

Fergus, o vilão da vez, é muuuuito ruim! As consequências devido a descoberta de seus planos e a própria motivação deles é tremendamente fraca! De uma desproporcionalidade ímpar! Medíocre! Nem merece mais comentários.

Enfim, há muitas páginas, pouca história, uma miríade de fantasmas (os personagens são apenas esboços de gente de verdade) e locais escuros (não vemos os detalhes e não conseguimos, como leitores que somos, esboçar ideias que nos localize física e geograficamente, na narrativa).

Parece-me ser uma necessidade inquestionável o bom projeto de um livro, antes dele virar um objeto físico, de papel e tinta. A trama deve ser bem planejada, os fatos bem urdidos, os personagens desenvolvidos de acordo com sua importância e participação no andamento narrativo, etc. A autora ignora tudo isso e vai escrevendo sem se dar conta de que as partes pouco importantes devem ser menos longas que as partes mais importantes (para falar a verdade, não deu para ver onde a autora quer chegar em mais de 400 páginas). Não se deve perder tempo com o que não agrega conteúdo e se deve ater ao que gera interesse (Seguindo este raciocínio, o livro não deveria ter mais de 60 ou 80 páginas, por aí...). Sonea está se escondendo, Sonea está tentando controlar seu poderes, Sonea está treinando no Clã). Resumindo o livro, foi só isso! Nem pensar ler os outros que vem por aí (ao que parece, uma trilogia).
Immer 20/10/2015minha estante
Achei o livro bem fraco também... apesar de o enredo em si ser interessante e te prender em algumas partes, tem várias lacunas na história. A tradução é definitivamente uma das piores que já vi, bem como a edição do livro, que parece ter sido feita as pressas... Há vários erros de concordância. palavras escritas erradas...

Andrea 25/05/2017minha estante
Concordo com tudo que você disse! Estava discutindo esse livro mais cedo com o meu marido e usei quase as mesmas palavras que você. Também acredito que parte do problema seja a tradução, mas isso ainda não desculpa os graves erros cometidos pela autora. Mesmo assim eu pretendo continuar a trilogia, gosto de fazer uma certa crítica mental e entender porque algo é bom ou ruim.

@karma 28/04/2021

C A N S A T I V O
Gente do céu, que sufoco foi concluir essa leitura!!!!!!!

Não tinha expectativa nenhuma, mas me interessei pela sinopse. Ah, que decepção ao iniciar. Achei a escrita extremamente robusta e cansativa, li duas linhas e já tinha me perdido. Toda a empolgação foi pelo ralo, e olha que amo uma fantasia.

O livro é dividido em duas partes, a primeira sendo maçante e cansativa, os acontecimentos eram tão chatos e sem graça que me fez perder todo o interesse na história, não me cativou mesmo. A segunda é melhorzinha, mas continou cansativa.

Sinceramente, o que salvou foram os spoilers que recebi sobre as continuações que me deixaram curiosíssima para ler os outros livros. Ah, e o final também é bom, o que ajudou um pouco.

Fora isso, a personagem principal é chatinha demais. A Sonea é muito sem sal, não fazia nada, deixava os outros resolverem e aceitava tudo. Ela é a protagonista, poxa. Podia ser mais decidida e ativa. O Cery e o Faren foram os mais interessantes durante a primeira parte. O Rothen e o Dannyl (

Luma33 10/01/2024

O livro que me tirou da ressaca literária.
O livro é simplesmente incrível.

Não tenho palavras pra descrever o quanto foi bom ler esse livro, não é cansativo de ler e se desenrola muito bem.

No início ficou meio confuso, mas logo a leitura ficou viciante e exclarecida.

Amei o desenvolvimento de todos os personagens e o plot twist me deixou de queixo caído, com certeza é uma das minhas leituras favoritas.????

P.s: não li ele pq de "O príncipe cruel", eu vou ler "O príncipe cruel" pq dele.
leopr 10/01/2024minha estante
E é um livro tranquilo de ler até, as continuações acabam divertindo bastante. Eu dou uma nota 4/5 pra ele pq eu reservo o 5/5 para livros que realmente estão num nível muito acima dos outros

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

O Clã dos Magos
Fazia muito tempo que eu tinha vontade de iniciar essa trilogia, mas ela acabava sempre diminuindo por não ver as pessoas falando sobre e ver os livros sempre esquecidos. Também não consigo ligar muito a Novo Conceito à fantasia e, apesar de ter “lido” o livro através de um áudio book e não ter tido a experiência direta com a edição física, vejo o pessoal falando que há bastante erros nela.

Acho que a primeira coisa que já quero tirar do caminho é que essa é uma trilogia onde a coisa demora um pouco pra engrenar e que esse primeiro livro é imensamente inferior aos outros dois, principalmente o último. Como estou escrevendo essa resenha depois de ter lido os três, já posso sinalizar pra vocês que a coisa só melhora. Falo isso porque me deparei com vários leitores que desanimaram com o primeiro livro e ainda não seguiram em frente.

“Respirando fundo, Sonea olhou fixamente para o livro e desejou que se movesse. Nada aconteceu.”

O Clã dos Magos é uma apresentação desse mundo, de Imardin, da nossa protagonista e da lógica política do reino. Porém, o que acaba prejudicando é a demorada e desnecessária atenção dada ao primeiro ato da história. A protagonista descobriu que possui um poder e é claro que os magos irão atrás dela, porém não precisávamos acompanhar essa brincadeira de gato e rato por tanto tempo.

50% do livro ou mais consiste em ela fugindo de um lado para o outro, mas eu enquanto leitora ficava apenas me perguntando porque não soava óbvio para ela, como soava para mim, que a escolha mais sábia era ela se entregar e aprender a controlar o poder que corria o risco de matar todo mundo ao seu redor? Mas Sonea simplesmente ia pulando de esconderijo em esconderijo.

Nesse primeiro livro ela se mostra uma menina corajosa, porém muito indecisa, e todo o drama desnecessário desse livro poderia ter sido facilmente condensado em poucas páginas, fazendo dessa trilogia uma duologia.

Ai se você juntar essa enrolação com o fato de que há pouca profundidade na história, fica completamente justificável o fato de os leitores não darem continuidade a trama, principalmente porque os outros volumes são ainda maiores que esse. E, algo que me incomodou muito nesse livro foi a falta de sinônimos, o que é claramente um problema de tradução. As vezes a palavra favela é falada várias vezes na mesma frase ou parágrafo, deixando o texto extremamente pobre.

Meus personagens favoritos nesse livro são o Rothen e Dannyl, gosto muito do papel curioso e protetor do primeiro e da posição indiferente do segundo. Eles são personagens que crescerão muito nos livros, mesmo tendo suas posições mudadas ou fracionadas conforme a história caminha. Sonea só sobe no meu conceito no fim do segundo livro, porque ela ainda tem muito a crescer.

A trilogia do Mago Negro é uma fantasia com um mundo interessante de magos e culturas, mas que é pouco comentada por aqui. Com o primeiro livro sendo um pouco fraco é completamente compreensível, mas posso garantir pra vocês que a história melhorará bastante e se você encarar a leitura, o final virá a valer a pena.

site: http://resenhandosonhos.com/o-cla-dos-magos-trudi-canavan/

huntero 14/01/2023

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

Desnorteada 13/09/2023

O livro me foi bem agradável, não achei arrastado, o único porém foi o final, eu achei corrido e meio esquisito a entrada da cena que a Sonea viu e mostrou para um personagem. Pareceu que jogou lá de "qualquer jeito" porque tinha que entrar no
na história mas a autora não colocou de forma convincente.
Tirando isso foi o 4 estrelas.

Layssa 27/09/2022

Esperava mais
É um livro que tinha bastante potencial, mas enrola demais e não acontece nada de interessante em 300 páginas.
Achei o final bem fraquinho também.

Charles.Santos 02/04/2020

Uma crítica metafórica de um mundo distópico dividido em classes, em ricos e pobres, privilegiados e renegados, escolhidos e rejeitados, magos e ladrões, com detalhes que nos fazem questionar a nossa sociedade e o sistema que está posto.

Lust 11/03/2021

Introdução boa. Porém posso imaginar uma melhor. Espero que nos próximos livros. Isso venha a ficar melhor do que é.

Doufe 27/03/2014

Estava baratinho num sebo...
... e só levei pois, pelas primeiras páginas, a autora parecia ter uma boa narração.

De fato, ela narra bem. Só o restante dos quesitos que tem deixado a desejar até o momento:

Ela escolheu um super clichê - por favor, todo mundo escreve sobre magos - sem trazer nada de muito diferente. As personagens também não são lá muito carismáticas.

O gancho para o enredo foi Ok, uma menina que, "sem querer querendo", fura a cabeça de um mago.

Até onde eu li, as cenas são pra lá de chatas, cheias de informações dispensáveis. Também não há muito o que imaginar do cenário.

O ponto positivo que me fez continuar lendo - em ritmo de lesma, claro - foi ela ter um olhar aparentemente sensível às causas sociais. Apesar de não ser uma novidade tampouco (vide o anime "Magi - labirinto de mágica" para uma abordagem interessante de problemas sociais dentro de um universo de fantasia).