O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Giulia143 21/08/2020

A história e o mundo que a autora nos descreve é muito bacana. A leitura é fluida e, principalte dos 50% em diante, não dá mais vontade de largar.
Duas coisas me fizeram tirar uma estrela desse livro; primeiro, a autora leva metade do livro, literalmente, fazendo a nossa protagonista fugir do que pra nos leitores é óbvio que é o destino dela, coisa que ela poderia ter encurtado pela metade. Tá certo que serviu pra gente entender bem o lado daqueles que são contra os magos e também entender certos pensamentos e atitudes da protagonista mas isso é possível de se fazer em poucos capítulos; segundo, demorei um pouco a me conectar com a protagonista, parando agora pra refletir, acho que me conectei melhor com outros personagens do que com ela. Na minha opinião a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais na história e personalidade da protagonista ao invés de ter feito ela ficar de esconde-esconde com os magos 50% do livro.
Vi pessoas falando sobre a tradução e escrita do livro e tal, mas como não entendo nada sobre isso, não cabe a mim opinar.
Ainda assim é um livro gostoso e que vale a pena a leitura. Já estou ansiosa pelo próximo volume.

carmen.fogaca 09/07/2021

Uma menina estilo Harry porter.
Claro que estou sendo muito amável com a comparação, mas apesar das muitas críticas negativas que ouvi eu gostei do livro e pretendo continuar a estória de Sonea. Uma favelada que descobre a magia e que vai estudar contra todos os paradigmas da sociedade fechada que é o clã dos magos.
Vamos ver qual será a desta trilogia no próximo livro.

Jessiliades 17/07/2021

Um livro sobre magos, mas quase sem magia.
O Clã dos Magos é o primeiro de uma trilogia com uma história promissora, no entanto este volume não é tão incrível quanto supõe-se ser.

A obra apresenta a jovem Sonea e toda sua trajetória até o encontro com os magos. A autora não detalha muita a fisionomia ou personalidade não só dessa personagem como dos demais, deixando o leitor meio cego quanto a aparência, motivações e demais sentimentos.

O livro não é tão fluido quanto poderia ser, embora na metade a obra ganha outro ritmo e uma mudança de cenário brusca..

As motivações dos personagens são um pouco superficiais, com conflitos rasos e sem muita exploração, já que a autora se absteve de trazer mais informações para o leitor afim de criar um mistério maior para o próximo livro.

O livro até certo ponto é um pouco decepcionante, mas não custa dar uma chance para sua continuação.

muffim_triste 08/08/2022

lento, mas cativante
A história demorou a me prender. Na primeira metade do livro não acontece nada de muito interessante, é parado e repetitivo. Na segunda metade é que começa a ficar legal. Sonea, a protagonista, começa a aprender magia e vemos um desenrolar mais rápido de acontecimentos.

O desenvolvimento é fraco. Sonea é muito inteligente, mas as vezes ela era ingênua demais e isso não pareceu muito verdadeiro - autora usou disso pra desenvolver a história. Além disso, o desenrolar dos acontecimentos não é nada especial ou único. É bem previsível, não tem um plot twist muito bom.

Os personagens são bem legais, apesar de uns serem meio rasos. É legal acompanhar a história deles.

levitan 20/10/2022

Preciso continuar essa série, simplesmente não aceito que não continuei até agora e provavelmente não cou continuar esse ano.

Elane.Magre 21/08/2020

E uma história bem escrita e bem desenvolvida, gostei bastante.

sylvis 17/01/2023

aceita um bol??
conheci esse livro por meio de um vídeo no YouTube em 2018 e desde então quis ler ele.
no início da leitura, achei muito parada e lenta porém me acostumei com a escrita, gostei bastante do enredo em si.
o plot não me surpreendeu muito
quero muito ler os próximos livros.
passei ódio com o Fergun, queria muito que Cery e Sonea tive um relacionamento, comecei odiando depois amei o Dannyl!!!!
Rothen tem um lugar especial no coração, Faren também apesar de "proteger" a Sonea e fazendo ela usar magia todos os dias que esteve com os Ladrãos porém ele salvou Sonea!!!

"só um tolo, um mártir ou um gênio para matar um mago!"
duda.daflon. 17/01/2023minha estante
ai como é ícone

umbookaholic 23/10/2014

Massante mas bom! :D
Então, pessoal. Eu sou uma pessoa meio suspeita para falar sobre esse livro! kkk! Se você acompanha a nossa página no Facebook e o perfil no Twitter, sabe que eu só tenho falado sobre isso desde a última semana. É MUITO difícil classificar esse livro, é sério. Tem partes que dá vontade de engolir o livros por que a história de prendeu pra sempre mas de repente começa a ficar massante. Eu virei fã da saga (sou fã do mundo inteiro, mas enfim.. kkk) mas eu não vou mentir: o livro é "chato" até o meio, por que, boa parte do livro a Sonea, que é a personagem principal, está fugindo. Mas isso não é um motivo pra deixar de lê-lo, MUITO pelo contrário!

As parte "chatas" do livro são, literalmente, muito chatas assim como as partes boas são muuuito boas! O Clã dos Magos é o primeiro volume d'A Trilogia do Mago Negro, e, começou muito bem! O fim do livro te deixa com muitas, mas muitas perguntas mesmo, na cabeça. Sua opinião sobre certos personagens muda completamente de uma página pra outra! Nada do que você acha que é, é. É surpreendente como o livro faz vááááárias perguntas que você fica louco pra saber suas respostas mas você não tem as respostas de todas, ou nem tem! kk! Eu só sei que a Trudi, que é a autora do livro, veio pra matar todo mundo!

Eu, infelizmente, peguei vários spoilers do último livro e vi que a chapa vai esquentar! Vi que tem coisas que eu JAMAIS IMAGINAVA acontecer nesses livros! kkk! Valeu MUITO a pena ler o Clã dos Magos pra poder dar continuidade a série. Eu só aviso uma coisa sobre o Lorde Supremo: vai ter derramamento de sangue! (Eu ainda nem li! kk)

Enfim, vale super a pena ler esse livro. Garanto que na página 250 (por aí) ele vai te conquistar e fazer você lê-lo em uma noite! :D

site: http://umbookaholic.blogspot.com

Sil 12/03/2017

Me senti vitoriosa por conseguir terminar.
Olá pessoal,

Recentemente tive o desprazer de ler o livro o Clã dos magos, da trilogia o Mago negro, vamos aos fatos:
Sonea é uma garota pobre e comum, que vive os reflexos de uma sociedade injusta. Ao menos ela achava que era comum, até que consegue fazer uma pedra ultrapassar uma barreira mágica só com a força do pensamento.
Todos os anos, os magos que protegem a cidade dos ladrões e dos miseráveis vão às ruas para o expurgo - tarefa criada pelo rei, para livrar as ruas dos indigentes. O problema é que dentre os mal feitores também existem os necessitados, aqueles que estão na rua por não ter onde ficar, que só querem um prato de comida, uma casa e um emprego. Mas não existe exceção! Todos são expulsos! Sonea e seus tios recentemente tiveram que sair de sua casa e procurar abrigo nas favelas, e por uma infeliz coincidência, ela está presente na praça central no dia do expurgo. Todos os indigentes atiram pedras contra os magos, como forma de protesto, porém devido ás barreiras mágicas destes, eles não se machucam. Sonea resolve protestar também e atira uma pedra contra os magos: reúne toda a sua raiva e indignação, e faz a pedra acertar um mago. É claro que não bastou apenas desejar, Sonea também possui poderes mágicos, e descobre isso naquele momento. E os magos também. Um mago não controlado, não deixa o rei nenhum pouco feliz, por isso inicia-se uma caça á Sonea. A garota obviamente acredita que eles querem matá-la, mas na verdade eles querem que ela se junte ao clã, para aprender a controlar seus poderes. Ela conta com a ajuda de alguns amigos para fugir.
Fugir...
E olha, mais um capítulo de fuga!
Temos então cerca de 200 páginas de fuga! Isso mesmo, a autora conseguiu a proeza de fazer a personagem fugir durante 200 páginas, onde nada mais acontece, á não ser as fugas. Depois disso, temos alguns acontecimentos (que seu contar vira spoiler) e fim.

O livro todo estava muito interessante no início, a autora estava apresentando o cenário muito bem, sinalizando uma história mais madura e diferente. Mas então vieram as tais 200 páginas, que me fizeram desanimar totalmente com a leitura (levei 15 dias pra ler ele, e com isso minhas demais leituras atrasaram). Talvez se o resto da história tivesse valido a pena eu teria me empolgado com a série, mas a coisa ficou tão previsível e infantil, que desisti com gosto dela.
Frustrou-me o fato de que a autora quis dar um ar mais adulto pra série logo no início, mas depois parece que mudou de ideia. Ela também finalizou o livro muito rápido, sem muitos detalhes ou explicações. Acredite você que temos 200 páginas de fuga detalhada, e depois do nada: fim! (Parece que a própria autora tinha cansado de escrever o livro, e ficou com pressa pra terminar ele).

Persisti na leitura, única e exclusivamente para ter certeza de que estava tomando a atitude correta, e para ter certeza de que o livro não melhoraria mesmo, pois às vezes podemos nos enganar ou surpreender (em 2015 li Eugênia Grandet, do Balzac. As primeiras 80 páginas foram um tormento, quis muito desistir do livro. Mas depois de todos os i’s com seus devidos pingos, a leitura se tornou incrível, e o livro ganhou 4 estrelas. Final feliz). Para alguns não é grande coisa – abandonar uma série - mas é a primeira vez que faço isso, então pra mim foi uma grande decisão, e a tomei sem peso na consciência.
Acho que quando temos 100 livros parados na estante para ler (que é o meu caso), não precisamos perder tempo com livro que não casou ne? Até bolei um versinho pra esse caso:
Livro que não agrada, da minha estante não faz morada.
Sim, já troquei eles no sebo (pelo livro O mundo de Sofia do Jostein Gaarder e pelo Passarinho da Crystal Chan) \o/.

Abraços

site: www.revelandosentimentos.com.br
Romullo Randell 06/03/2018minha estante
Descreveu tudo que queria falar do livro, até a parte de atrasar outras leituras. Sempre ficava com peso na consciência de começar outro livro sem ter terminado esse, mas acabou acontecendo de eu começar e terminar uns 12 livros ai pelo meio. Foram quase 8 meses entre a primeira página e a última e quase 3 infelizes meses sem leituras tentando me dedicar só a ele. Felizmente desencanei, o que me fez até ler mais dele intercalando bons livros entre um capítulo e outro dele rsrs

House of Chick 17/11/2012

Confesso que quando peguei esse livro pela primeira vez, não sabia muito bem o que esperar, nem o que pensar. Foi só quando comecei a ler a história e descobrindo esse novo mundo, que fui admirando ele cada vez mais.

Em “O Clã dos Magos” conhecemos o reino de Imardin, um local que há mais de duzentos anos teve a sua área rural devastada pelo inverno, ocasionando consideravelmente no aumento do número de famintos, mendigos e de crimes, fazendo com que o rei tomasse uma providência boa apenas para a classe um pouco mais alta chamada purificação.

Para que seu reino fosse limpo, purificado de tudo que ele considerava ruim, o rei chamou os magos para fazer uma limpeza na cidade tirando todas as pessoas que não tivessem dinheiro suficiente para viver lá, desabrigando inúmeras pessoas e fazendo, assim, com que fossem criadas as favelas. Mesmo com o tempo se passando e com as mudanças dos reis, todos eles mantiveram a tradição da cerimônia de purificação.

O livro conta a história de Sonea, uma menina simples que perdeu a mãe muito cedo e foi abandonada pelo pai, fazendo com que ela fosse criada pelos seus tios, Jonna e Ranet, na favela. Quando o trabalho de sua tia conseguiu sustentar uma pensão dentro dos muros da cidade, eles se mudam da favela para Imardin, porém após uma cerimônia de purificação, eles são novamente expulsos pelos magos, fazendo com que voltem para seu local de origem, a favela.

Nas favelas a fome é a companheira devido à imensa pobreza e as pessoas não tem nem o direito de ir ver um mago que tem poderes de cura (um curador) quando estão doentes. São as pessoas esquecidas e largadas, que foram jogadas em um canto.

Na cerimônia da purificação, os magos se reúnem na praça e são protegidos por um campo de força. Em um momento de muita raiava, Soena acaba por se juntar a um grupo de pessoas que estavam protestando ao invés de ir encontrar os seus tios e, junto deles, atira uma pedra em direção aos magos com toda sua raiva e frustração por toda injustiça e pelo tratamento das autoridades com os mais pobres. O que ela não poderia imaginar é que a pedra que ela havia tacado quebraria o escudo feito pelos magos e acabaria atingindo um deles, que ficou inconsciente.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html
Vanilda 17/11/2012minha estante
Quando li pela primeira vez a sinopse de "O clã dos magos" eu quis muito o livro. Todos esses ingredientes me atraem muito: magia, mistério, aventura e um mundo diferente, com um povo diferente. Pois eu tenho o livro e ainda não li. Fui lendo outros na frente e ainda não conheço a história dos habitantes de Imardin. Eu acho que, além da história "mágica", digamos assim, também tem um lado social, que comenta sobre essa diferença entre as classes e a discriminação de uns em favor de outros. É uma pena que alguns pontos tenham ficado vagos e mal esclarecidos porque podem fazer alguns leitores desistirem da história. Já foi lançado o segundo volume, A Aprendiz, e talvez tenhamos a resposta para alguns desses pontos nesse segundo volume.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Khrys Anjos 17/11/2012minha estante
Também pensava outra coisa ao ver a capa. Gostei de saber que te surpreendeu pois também estou esperando o meu chegar para me aventurar pelo reino de Imardin. Gosto de livros que unam magia, ação, aventura e mistério. Pelo jeito é mais um que irei gostar.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Maya 17/11/2012minha estante
Own magia e aventura! É comigo mesma, adoro estes livros, e até agora não tive a oportunidade de ler o clã dos magos, mas já está na lista com toda certeza, pois espero me surpreender, já que livros assim tem quase um imã para me atrair :)

yarasp71@hotmail.com

Thai 17/11/2012minha estante
eu to esperando o segundo livro,pois me parece uma historia super bacana, gosto desse ar mistico e com essa coisa de magia, da um ar de ilusão e de poder quando leio :)
@thailadesouza
thailikasouza_candy@hotmail.com

Leila 17/11/2012minha estante
A resenha é muito boa. O tipo de livro não me atrai muito, mas, não está descartada a possibilidade de lê-lo.
leilaschmitz@yahoo.com.br

Bruna Costenaro 18/11/2012minha estante
Ahhhh como a Sonea é uma menininha chata hein? Mil vezes o Rothen =]

Resguardado os problemas já comentados no commet do blog, um mundo onde a magia existe de forma livre é um mundo onde vale a pena viver!! Logo um livro que vale a pena ser lido!

Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

Brunna 18/11/2012minha estante
Será que vai ser uma trilogia de "três"? KKKKK Eu gosto quando são! Ainda não li esse livro, mas não é que eu não tenha vontade, apenas ainda não tive oportunidade de comprá-lo, e também nunca tinha lido nada a respeito dele. Agora que conheço pelo menos uma opinião (e de cara ela é positiva), vou procurar conhecer mais um pouco a respeito dele...

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Jéssica 18/11/2012minha estante
Adoro estórias que tenha mistérios,magia.Sempre quando era criança gostava de brincar de magia,de que era uma bruxa,uma feiticeira e tão todo livro que vejo de magia eu gosto de ler, além que gosto de sobrenatural.
E também tem a questão de que as pessoas mais pobres,são jogadas de lado e, que só os ricos tem o direito de morar na cidade.Essa classe social que existe na vida real,de como muitas vezes, que mora na favela é excluído.Um mundo que ainda tem esse preconceito,mesmo ao passar do tempo.
Então , quero muito ler esse livro.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas sempre fui super curiosa.Todos falam muito bem dele e a história é bem diferente.
Essa mistura de mistério e aventura são os ingredientes certos para uma história envolvente que não te deixa largar até acabar.
Adoro trilogias, por mais que fique angustiada pela continuação.

A capa é linda.

Vanessa

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro livros que envolvam Magia e mistérios, sem contar livros de ação. Clã doa Magos conseguiu reunir isso, uma narrativa interessante e divertida.
Eu amei ele e estou muito ansiosa para ler A Aprendiz.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Ainda não conhecia esse livro mas pela resenha gostei bastante da história, parece ser bem interessante por misturar magia, aventura e mistério. Adorei, obrigada pela dica.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Taynah.Cunha 07/02/2020

null
Recomendo, porém muitas partes são arrastadas mas a história é de leitura fácil e fluida

Lucas 24/05/2012

O clã dos Magos - Trudi Canavan
Link para resenha no Blog: (http://ondeviveafantasia.blogspot.com/2012/05/resenha-o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html)

Quando vi na internet o livro pela primeira vez, a principio, não tinha me interessado muito. Talvez a capa não seja uma das melhores que se tem. Mas quando vi ele na livraria, foi uma espécie de amor a primeira vista, apesar daquele friozinho na barriga. Será que é bom? Para mim, o tema magia e seus afluentes é um dos meus gêneros favoritos, porém não se dava para entender muito da história, só pela sinopse da contracapa. Acabei ganhando da mãe.

O clã dos Magos é o primeiro volume da trilogia do Mago Negro, da australiana Trudi Canavan. É seguido de A aprendiz e O lorde Supremo. Caso você não tenha lido o livro ainda, aconselho a não ler a resenha, pois ela contém spoilers. Caso contrário, fique a vontade.

No mundo de Trudi Canavan, há a cidade de Imardin. Nela, o governo está nas mãos do rei, e de alguns conselheiros. Além disso, quem ajuda a cuidar do bom andamento da cidade é o Clã de Magos, que anualmente fazem a Purificação, uma espécie de procissão pelas ruas da cidade com o objetivo de expulsar vagabundos, pedintes e ladrões das ruas, para transformar Imardin numa cidade segura e sem nenhum perigo.

Sonea, uma moradora da favela, não agüenta mais essa situação. Mora com seus tios, já que havia sido expulsa de casa, e guarda ressentimento pelo que os Magos fizeram a ela no passado. Além disso passava pelas avenidas no dia da Purificação. Indignada com o tratamento que os magos davam aquele que para eles não eram de boa índole decide fazer algo para confronta-los. Com toda a raiva que ela possui, atira uma pedra na direção dos magos, e deseja que pudesse passar pela proteção. Porém, a pedra ACABA PASSANDO! Surpresa tanto para ela, quanto para os magos, já que achavam que aquilo nunca poderia acontecer.

Sonea baixou a cabeça e olhou para as mãos. Funcionou. Quebrei a barreira, mas não é possível. A menos que...
A menos que eu tenha usado mágica...

Para os magos, Sonea era um perigo, uma ameaça. Afinal, onde ela treinara? Com quem? E, além disso, se resolvesse se unir à favela contra o governo, poderia ocorrer uma grande revolta.
Porém, para Sonea se torna uma grande descoberta, pois ela não fazia a mínima idéia. A partir dali se vê totalmente diferente, mas também com medo, já que não tinha a mínima vontade de se tornar uma maga.
A partir desse ponto, o livro se torna um jogo de gato e rato. O clã passa a querer Sonea de qualquer jeito, quer queira, quer não. Sonea, por outro lado, foge juntamente com Cery, seu amigo, e se une aos ladrões, como forma de se proteger. Lá conhecem Faren, um ladrão com um caráter um tanto duvidoso.

Já no Clã, há a figura do Lorde Supremo, Akkarin que coordena todos os outros magos (o chefão!). Além dele, os que mais se destacam durante o livro são Rothen, Dannyl e Fergun. Confesso que este último, me dava uma raiva em algumas cenas, enquanto eu lia o livro. Manipulador, frio e maquiavélico, Fergun fez e aprontou de tudo no livro. Mas felizmente ele teve seu final merecido (a cena final é tudo de bom!). Outro personagem muito importante e que aparece bastante durante o livro é o Administrador Lorlen que supervisiona as atividades dos magos, para que ocorra tudo da melhor maneira o possível. O mago mais gente boa e companheiro, na minha opinião era Rothen. Além disso, não podemos deixar de fora o clima que rolou entre ele e Sonea enquanto ela ficou no poder do Clã.

No Clã, os magos podem se comunicar através da mente (tudo de bom, né?), e tem a chance de desenvolver o método da Cura, mas também podem ser Guerreiros. Lá, eles, quando são aprendizes, são obrigados a controlar seus poderes.

“Pense em tudo o que aprendeu sobre magia e controle. Seus poderes desenvolveram-se naturalmente, mas, para a maioria de nós, precisamos ter nossas habilidades despertadas por outro mago. Assim que é feito, ficamos atados pelas exigências de nossos poderes pelo resto de nossas vidas. Temos de aprender a controla-los, e temos de manter esse controle. Se não o fizermos, nossa magia irá eventualmente nos destruir. – Ele fez uma pausa. – Para todos nós, no momento de nossa morte, o controle que temos sobre o poder termina, e a magia que resta dentro de nós é libertada. Somos, literalmente, consumidos por ela.”

Eu gostei bastante do livro. Uma história tranqüila de se ler, sem grandes dificuldades. Sinceramente não sei o porque, mas quando iniciei, ele me lembrou um pouco a Guerra dos Tronos. Apesar de os nomes dos magos serem um tanto diferentes, a história em si é bem contada. Adorei viajar pelo mundo dos magos, o funcionamento para se tornar um mago. Um mundo totalmente novo pronto para ser descoberto. Além do mais, o que não falta no livro é romance e uma pitada de mistério.
Um dos pontos que Trudi levanta no livro é a questão da desigualdade social. Afinal, qual é a necessidade da Purificação? Qual a serventia, se mais da metade da população vive na miséria, enquanto alguns vivem na riqueza, rodeados de luxo e mordomia? Há um trecho no livro, de uma conversa de Sonea e Rothen, muito interessante que expressa a insatisfação dela para com os magos:

“-Você fica dizendo que alguns ajudariam se pudessem, mas a verdade é que, se os magos realmente se importassem, estariam agora nas ruas. Não existe lei que os impeça, então por que não vão? Vou te dizer por que. As favelas são malcheirosas e desagradáveis, e cês preferem fingir que elas não existem. Aqui estão bem mais confortáveis....”

Depois de conhecer tantos mundos, como Panem, Hogwarts, Forks, Monte Olimpo, Nárnia, Imardin foi uma visita fascinante. O livro deixou uma série de questões para serem respondidas no próximo livro da série, A aprendiz, sem previsão de lançamento.

O que o futuro reserva a Sonea, Rothen e Dannyl? Depois da reviravolta no final do livro, só se pode esperar e aguardar ansiosamente.
Nath @biscoito.esperto 08/06/2012minha estante
Resenha fantástica, adorei!
Traduziu o livro muito bem, partilho 100% de sua opinião!

Naila 23/07/2012minha estante
Exatamente o que eu achei =]

iuryssantiago 22/02/2022

#6 DE 2022 pqp que livro bom do caralh*
não sou bom fazendo resenhas, e também são tipo, 2 da manhã então vou fazer uma mini resenha so pra completar o desafio de leitura.

o livro é PERFEITO, a narração é perfeita, história muito, muito boa que te prende de início ao fim. A autora consegue descrever perfeitamente as cenas sem precisar de 85 páginas só pra falar como é uma sala.

você consegue imaginar PERFEITAMENTE as cenas do livro como cenas de filme. O livro te faz se prender MUITO aos personagens, eles são uns piticos.

só não dei 5 estrelas por que não ocorreram muitos eventos incríveis sabe? Tipo, ocorreram eventos muito fodas, mas queria que tivesse mais desses eventos fodas.

Indico MUITO o livro!!!

Mel 10/06/2021minha estante
Oi, é livro único ou série?