O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Isis.Piasson 31/03/2021

O começo do livro é meio lento, mas depois as coisas começam a ficar mais animadas. Empolgada para começar o segundo

Nan ® 15/03/2019

Favoritei no coração e oficializo no Skoob!
Após um infeliz incidente no dia da Purificação, Sonea descobre ter aptidões mágicas e o clã mais poderoso e influente de magos dedica-se a caçá-la. A vida como conhecia deixou de existir, tudo mudará completamente, em todas as estradas há escolhas difíceis pela frente e as sombras dum segredo perigoso demais enterrado na mente. Fato: às vezes estamos no lugar errado e na hora errada, e pagamos o preço da inocência.
Li somente o primeiro volume da trilogia, estreio o próximo logo em seguida. Coloquei, assim, todas as demais leituras de lado, e não foram muitos livros que me levam a isso. A obra é sublime, embora a princípio o intento da autora foi muito sutil e mais saliente nos entremeios. Melhor elucida-se a Trilogia do Mago Negro: um livro, que foi dividido em três e O Clã dos Magos é a introdução. Não se espera, portanto, aventurar nessas páginas com grande expectativa, ou a hemorragia é infinda e deixará o livro no canto a fim de contê-la. Já a autora não precisa nos conscientizar dessa questão, pois os títulos da obra são a conscientização, entende-se o crescimento de Sonea na própria vida e como vem sendo tratado.
Não sei se, agora que fui cativado por O Clã dos Magos, terei outras gratificações e menos desilusões com A Aprendiz ou O Lorde Supremo, mas pelo que notei no primeiro livro, aposto no potencial de quem lapida bem a sua obra.
A narrativa é, em vista disso, serena e parece estender-se; dado que o primeiro volume versa a medula espinhal da história, questões referentes ao mundo fantástico e à sociedade em que estamos situados. Explorados, é claro, sob a perspectiva dos personagens, levando-nos a ligar os pontos e vislumbrar o todo a que nos fomos limitados.
Há uma ênfase, mormente devido à caça de Sonea pelas favelas, das questões sociais, que exploraram o suficiente da questão; há dois lados duma moeda, embora o desprezo “da idade dos favelados” foi raso. O quesito em questão: é compreensível os dramas apresentados em ambos os lados, e mesmo o lado raso salienta profundamente as condições socioeconômicos dos favelados (ou quantos letrados espera encontrar? A formação de opinião das massas nem sempre será a mais articulada).
Toda palavra na obra é proveitosa, não enche linguiça, e eu gosto disso. Tem um sentido e objetivo tátil.
O Clã dos Magos me cativou especialmente nesse princípio, pois são questões que nos levam a entender que haverá, sim, mudanças. Essas mudanças fascinaram meus olhos à medida que imaginei o fim da obra, além de concederem todo um sentido ao que se aguarda desses encontros entre os personagens e as influências resultantes em suas vidas. Algo vai mudar, e a ideia de mudança instiga.
Aprendi, ao longo de minha existência literária, que não se cria expectativas com livros, mas também amo reviver e reaprender como é deleitoso criar essas expectativas. Conforme lemos bastante, tornamo-nos mais resistentes, e as exceções nos preenchem de prazer.
Diferente, portanto, de muitas obras que nos acostumamos, a autora explora com calma questões rapidamente trabalháveis. Essa escolha nunca trará um resultado perfeito, mas também não foi ruim. Graças à toda aquela perseguição nas favelas, quase meio do livro, conhecemos os personagens, mas ninguém ganhou de Cery nesse começo.
Vale dizer que Sonea teve um início de coadjuvante, espectadora da própria vida; tal como nós somos às vezes e outros, a vida inteira. Dado a proposta em si da obra, a construção de Sonea cativa, pois é, apesar de tudo, sensata e inteligente, que nasceu desprovida de recursos e, dado o contexto social, dum futuro. Seu crescimento é gradativo e, quanto à pessoa, advém logo depois dos entremeios da obra. Mas não espere uma deusa nascendo com um clique, ainda temos A Aprendiz! (A mentalidade que temos quando lemos um livro define e muito o que sentimos, acredito que se tivesse outra mentalidade, não teria um coração nesse livro e só uma troca disponível.)
A complemento, Sonea tem personalidade, comprovada em certas questões, mas muito o que crescer.
Dado que Sonea “estava de férias”, Cery foi o personagem principal até os entremeios da obra... não vou discursar muito quanto aos personagens exatamente por conta disso, foram apresentados, gosta-se de alguns, mas não se sabe tanto disso. Cery ganhou nossa simpatia, e tem o seu carisma.
Danny (nessa intimidade toda!) tem um pouco menos, mas vem logo atrás. Agora Rothen (este não “pega” bem diminutivos!) vai além de todos, a relação aprendiz e mestre enleva. Gostei muito de Rothen, da maneira que passou a, brevemente, questionar as questões sociais (o que pode nos agraciar com algum aprofundamento) e de como lapidara Danny (sim, são amigos e antiga relação de mestre e aprendiz; Rothen é de certa forma a causa de gostarmos tanto de Danny, o que aquece nossos corações quanto a Sonea e à A Aprendiz).
Em geral, os personagens trazem uma linha de sensatez humana e não vi os dedos invisíveis do autor na trama. Porque mesmo o "primeiro vilão”, pouco se espera dele; a obra mostra que, através dos seus feitos e personalidade, nada há para esperar dele.
Amei não apenas a obra quanto a autora, muitos livros subestimam a inteligência do leitor ou nota-se uma facilidade na trama, em nome e glória do autor; Trudi Canavan, contudo, é indireta. Um estilo que muito aprecio e identifico. Caso mantenha-se assim, deixarei de controlar o anseio de mostrar o quanto me senti fã dela com esse livro e acessar à sua página no Skoob... nem que seja por conta duma trilogia, estou disposto a clicar no coraçãozinho, porque a sensação que me trouxe vale mais do que isso.
Enfim, foi um livro introdutório. Abordarei mais os personagens depois. O fim da obra foi bom e me fez seguir para o próximo livro, não tive decepções, apenas uma eletricidade de alegria insaciável.
Tais foram as minhas primeiras impressões da obra.
Abraços!

ingridalves 22/05/2020

No começo achei que não ia gostar, mas o livro me impressionou, muito bem escrito, a história te prende muito. Muito ansiosa para ler o segundo

Jenny 19/08/2016

Boa premissa, mal escrito
Finalmente, depois de quatro anos parado na minha estante, consegui dar continuidade nesse livro e terminar de ler.

A premissa dessa história é maravilhosa. Sério, diferente de outros livros de fantasia, que são cheios de reis maus e dragões e tal, esse trata somente de magia que um mago é capaz de realizar. O rei nem aparece. Sem seres estranhos.

Porém, contudo, todavia... É um livro bem mal escrito e desnecessariamente longo. A parte 1, mais da metade do livro, é somente sobre a fuga de Sonea. Isso foi cansativo, repetitivo. Tantos aspectos de personagens e habilidades que a autora poderia ter se aprofundado nesse meio tempo, ela descreveu somente uma fuga e uma caça. Enquanto isso, a Parte 2 é muito corrida, justamente onde ela deveria ter se estendido mais e dado mais informações, principalmente nas ultimas páginas. É um livro enrolado onde não precisa e corrido onde deveria ser explicado.

Eu fiquei confusa com tantos personagens soltos, com nomes estranhos. Eu fiquei decepcionada por não ter se aprofundado na história do Dannyl, que foi de longe meu personagem preferido. Eu fiquei pasma com uma protagonista tão manipulável, que apesar de suas crenças é facilmente persuadida.

Eu estou dando 3 estrelas pra esse livro porque ele tem tudo para ser bom, e eu gostei dele, mas me decepcionei demais. Esperei quatro anos para dar uma chance, e mesmo assim não foi o que eu esperava.
Matheus 19/08/2016minha estante
Os outros dois também decepcionam

Jenny 20/08/2016minha estante
Bom saber!

Amanda Challyne 03/02/2016

Os personagens são muito sem graça, os nomes muito confusos e no geral a parte 1 do livro é muito chata. Só insisti na leitura por ouvir dizer que o restante da trilogia é boa. Mas as primeiras 230 páginas foram bem difíceis de serem lidas, creio que nunca demorei tanto tempo pra ler um livro, como demorei pra ler este. Espero que a história melhore no segundo livro!

Franchesca.Marcon 23/08/2021

Arrependi
Gostei da premissa, porém quando fui ler, me arrependi. Comecei a leitura e logo abandonei, depois retomei.
O início do livro é muito arrastado, não acontece nada nas 50 primeiras páginas, podiam ter economizado verba, porque sinceramente o início foi muita enrolação. Quando acontece algo é previsível e o boom da história não acontece. Tinha tudo para ser um favorito, mas não me conquistou e não teria vontade nem de ler a continuação da triologia.

Sorvetinho 24/05/2020

Um algo a mais
Como muitos livros de fantasia, mas com um algo a mais. Mulher, pobre e sem estudos, a protagonista mostra como se quebra barreiras de preconceito e mostra o valor da família e dos amigos. Nenhum grupo é composto só de pessoas boas (clã dos magos) ou só de pessoas ruins (favelados) e para quebrar os preconceitos temos que conhecê-los. Adorei os personagens Rothen, Dannyl, Ceri, mas reservo-me para a evolução da Sonea e do Lorde Supremo. Ansiosa pelos próximos livros.

Jhonata.Galante 06/12/2020

Um início de história fantástico
Apesar de ter achado o começo do livro com acontecimentos meio lentos, mais especificamente, a parte um. A partir da parte dois, isso tudo muda. O desenvolvimento dos personagens nessa obra são admiráveis de se acompanhar.
Mas em especial, adorei os dois últimos capítulos do livro, a forma como se desenrolaram a conclusão do livro foi de tirar o fôlego, sempre na dúvida de como as coisas poderiam terminar e as surpresas reveladas sobre grandes personagens até mesmo nas últimas páginas do livro.

Rosangela.Chaves 28/09/2021

Empolgada até o último ponto
Gosto dessas histórias que nos prendem mesmo depois que, relutantemente, fechamos suas páginas.
Parecendo que o tempo conspirava para eu não conseguir ler este livro, o fiz com sonora reprimenda a ese companheiro que teima em correr quando deveria me deixar tranquila e em paz.
Me perguntei os motivos porque havia escolhido uma trilogia e não os encontrando aceitei que fora o destino a quererme bem.
Penso em voltar a lê-lo desde o início, logo que termine os três, é muito bom para não querer saboreá-lo mais vezes.
Recomendo para todos que gostam da magia que preenche os espaços e torna a vida um tantinho mais colorida a cada mordida.

SalomaoSalles 01/09/2021

Confesso que essa trilogia já estava na minha estante a quase uma década. Comprei em uma promoção na época e meu único arrependimento foi não ter lido antes. Já adianto que amei demais. Um ponto negativo que achei foi a enrolação. Fica umas trezentas páginas rodando em cima de algo, mas no final acaba por entender o motivo, mesmo assim é algo ruim, quase me fez desistir da leitura. Ainda bem que não o fiz. Outro ponto negativo foi a apresentação dos personagens. Logo no começo já joga tudo na sua cara, vários nome, dos quais fiquei sem saber quem era quem até quase o final do livro.
Fora isso, o enredo é muito bom. Pra quem gosta de fantasia vai amar muito a história. Super recomendo!

Karina 01/02/2013

Trilogia do Mago Negro: Clã dos Magos
Assim que vi, pela primeira vez, O clã dos magos, minha curiosidade ficou atiçada, mas o preço do livro me desanimou um pouco. Qual foi minha surpresa ao entrar em uma livraria há um tempo e dar de cara com ele em promoção! Não pensei duas vezes e comprei. Não preciso dizer que comecei a lê-lo quase instantaneamente e, quase instantaneamente, fui desanimando, página por página.

Não que o livro seja ruim, tem seus pontos positivos, só que mal executados. A história tem certo apelo: uma menina pobre que, de repente, se descobre uma maga poderosa e que começa a ser perseguida pelo clã de magos - que sempre oprimiu seu povo, até ela descobrir a dimensão de seus poderes e ter de se juntar a esse grupo para proteger a si mesma e a todos que ela ama. Mas é nesse apelo que a obra se perde.

Eu, particularmente, não entendo a necessidade que os escritores novos têm de tentar transformar uma história simples e com personagens rasos em uma epopeia. Vide o caso do ex-megassucesso editorial Saga Crepúsculo (sei que fãs xiitas irão chiar), que teve uma história que poderia ser resolvida em, no máximo, dois livros, mas que foi eternizada em quatro exemplares, sendo que dois são pura encheção de linguiça. Mas a narrativa arrastada é apenas um dos poucos pecados do livro. A falta de criatividade em descrever pessoas e lugares é outro, e a autora acaba preenchendo os inúmeros buracos da narrativa com diálogos fracos que não possuem nenhum impacto e que, em nenhum momento, me fizeram reler uma linha por gostar do trecho.

Por falar em personagens, TODOS são extremamente ruins, todos são rasos e não consegui sentir uma real simpatia por nenhum deles. A protagonista é chata e a todo o momento fica claro que ela é apenas um fantoche, seja para os magos, seja para os ladrões que a protegem e, embora a autora tenha tentado dar a ela um ar mais de menina marrenta, a impressão que fica é que ela está mais pra menininha assustada que tem que ser carregada por todos, por não conseguir resolver seus próprios problemas. A falta de um vilão de verdade também tem que ser observada, nas mais de 400 páginas só no final podemos pressupor que ele irá aparecer só no livro seguinte (o tal mago negro que dá nome à trilogia) e, mesmo assim, suas introduções foram tão fracas que não atiçou por nenhum momento minha curiosidade.

Outra coisa que não entendi muito bem, mas não sei se a intenção foi da autora ou do tradutor, foi a utilização de contração de algumas palavras para tentar dar à fala de alguns personagens um aspecto mais popular e diferenciá-los do grupo mais abastado e culto. O problema é que, se não fosse pelo itálico marcando essas contrações (diga-se de passagem, nas duas únicas cê = você e tá = estar), eu pensaria que eram erros de ortografia, que o livro apresenta em várias ocasiões.
Acho que, como início de trilogia, O clã dos magos é muito fraco e espero, sinceramente, que os outros dois outros livros da série empolguem mais que este. Mas, antes de finalizar, tenho que parabenizar tanto o responsável pela capa, que fez um belíssimo trabalho, quanto o diagramador, pois o livro, como produto, é extremamente elegante. Pena que o mesmo elogio não se aplica ao conteúdo.

Essas e outras resenhas de livros no blog: http://clubemeninasleitoras.blogspot.com.br/

Tatiana 22/08/2022

Primeiro volume de uma fantasia, que narra a história de Sonea, uma garota que vive nas favelas descobre que consegue usar magia - algo incomum de se acontecer. A partir daí, a organização formada por magos - únicos detentores de magia - passam a persegui-la para levá-la ao clã. A grande questão é: Sonea pode confiar nos magos? A história passa boa parte nessa perseguição à protagonista, e eu, particularmente, achei que poderia ter sido reduzido. Mas apesar disso, foi possível entender a configuração desse reino, as questões sociais, econômicas e como funciona a hierarquia de poder. Há uma questão bastante forte sobre classes sociais, em como os menos favorecidos são tratados e deixados de lado, além de todo o estigma sofrido por aqueles que moram na favela. Uma coisa que gostei bastante foi da protagonista. Sonea é forte, destemida, esperta e curiosa. Além disso, acompanhamos Cery (seu amigo) e dois magos, Rothen e Dannyl, que deixam a trama interessante. Em relação ao sistema de magia e o entendimento de como tudo funciona, não é tão complicado de entender. De modo geral, gostei muito da leitura e pretendo continuar a trilogia.

Iara.Antunes 28/09/2022

Um livro que foi me cativando conforme me apresenta e explicava sobre o seu reinado, clã, favelados e ladrões. Como funciona a realidade das classes social com as inferiores sofrem pela purificação e como classe superior se beneficiam.

Ali vem baita crítica social quando uma favelada descobre algo que ela nem pensou que poderia ter. Embarcamos nessa corrida de gato e rato por boa parte dessa história, mas que começamos a entender a visão dos dois mundos.

Quando esse dois mundo se encontram aí vem mais pontos de vista diferentes com favelados são julgados e com clã tem pessoas boas, mas também corruptas.

Este primeiro livro é bem introdutório ao universo, mas no final da umas reviravolta importante pra história e deixa aberto para próximo volume.

Bastante curiosa pra ver que irá abordar os próximos livros.

Juliana 08/03/2020

A narrativa conheça um pouco cansativa, mas, à medida que a história ganha tempo, vai ficando mais interessante! As tramas se desenrolam com facilidade e sem perda de tempo.