Ilíada - Odisséia

Carlos Alberto Nunes
Carlos Alberto Nunes

Resenhas - Ilíada / Odisséia

Joyce585 17/06/2023

Clássico é clássico, né, mores!
Enquanto a Íliada é essa narrativa sangrenta e muito gráfica da guerra, a Odisséia vai lidar com a narrativa que mais apreciamos, a narrativa de aventura.

Na Odisséia aparecem vários personagens que viriam a reaparecer em outros momentos da literatura ocidental e por incrível que pareça há muito protagonismo feminino, embora com muitas ressalvas, já que essas personagens ou aparecem no lugar de ?dama indefesa? ou ?vilã diabólica?.

A Íliada foi uma leitura bem desafiadora e demorada, ao passo que a Odisséia fluiu muito mais facilmente.

Se você tiver a curiosidade e a oportunidade, essa é uma super aventura que vale muito a pena.

Italo139 02/06/2023

Cara livro top serio mais meeuu paiii que complicado de entender vei tive q ler cada frase sla 4 vezes?

pamella.yon 30/01/2023

Para aqueles que amam mitologia, ler as obras de Homero é como viajar por um mundo espetacular. Confesso ter demorado tempo até demais para mergulhar nessa leitura, mas não me arrependo em momento nenhum.

Michela Wakami 20/12/2022

Amei demais essas leituras, apesar de não serem simples.
Mas vale muito a pena, se você gosta de mitologia, não pode deixar de ler essas duas obras maravilhosas.
Isabel 21/12/2022minha estante
Vai para minha lista de 2023.

Michela Wakami 21/12/2022minha estante
Ebaaaaaaa.????

Sasa 22/12/2022minha estante
Sou doida pra ler mas sempre fico adiando, vou ter que tomar vergonha e ler logo

Michela Wakami 22/12/2022minha estante
Eu também adiei por muito tempo, até que tomei coragem e encarei, e foi uma grata surpresa, amei.
Embora não seja uma leitura fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. ?
A vários vídeos maravilhosos de professores literários, que ajudam muito o entendimento dessas duas obras.

Adriano 06/09/2022

Mil anos depois
Após anos finalmente consegui concluir, e é incrível como uma história tão antiga ainda é relevante, está tudo lá, amor, inveja, traição...

Lucas Lobo 04/12/2021

Homero Gênio
Como todo clássico, foi uma leitura difícil, mas com o passar do tempo fui me acostumando com a escrita e a leitura foi fluindo.

É necessário ler sempre pesquisando as palavras que você não conhece (que são muitas nesse livro) para entender melhor.

jg4br1el 19/05/2021

Livro certo na hora errada (?)
Eu achei que tinha me preparado, mas ou eu li na hora errada e não entendi nada, ou foram dois livros que realmente não me encheram os olhos. Por tê-los, os guardarei para uma futura releitura, quem sabe eu os entenda ou confirme que esse tipo de história apenas não me fascina tanto.

Carla Verçoza 20/09/2020

Ótima leitura, se tornou um dos clássicos favoritos.
Ilíada 4/5
Odisseia 4.5/5

DeiaMolder 06/02/2019

Não posso dizer que gostei, nem que não gostei. Posso sim é dizer que foi um desafio por te sido uma leitura difícil, que necessita ajuda de outros livros para compreensão dos personagens e situações na obra.
Agora tenho essa obra no currículo, mas não lerei Odisséia

Julio.Argibay 03/09/2018

Pomo da Discordia
Iliada

Pomo da discordia
Essa eh a primeira parte do Grande Épico Literario Grego, que conta com riqueza de detalhes, jamais vista até então a Guerra de Tróia. Se a religião grega sobrevivesse até os dias atuais, esses dois livros seriam a Biblia Sagrada Helenica. A autoria dessa grandiosa obra é dada a Homero, que nesse caso se utilizou de toda uma tradição oral e escrita baseada em contos que relatam o surgimento dessas divindades Olímpicas e Titanicas, eh bom informar que os deuses mais antigas são apenas citados nesse épico. Á estória da guerra entre troianos e gregos envolve o sequestro de Helena, esposa de Menelau, pelo troiano conquistador barato Páris ? o grande sedutor, humilhando a familiar de Heitor... tá tá tá. A partir daí inicia-se o conflito que durou cerca de dez anos. Nessa contenda entre mortais, envolvem-se, também, quase todo o Panteão Grego de deuses, divindades, semideuses, etc. Alguns deles apoiam os gregos, Atena e Hera, por exemplo, e Zeus e outras divindades simpatizam com os troianos. Aqui cabe um parêntese, pois Páris escolheu Afrodite como divindade mais bonita, pois esta ofereceu o amor de Helena para ele como recompensa e, sendo assim, por ciúmes, Hera e Atena apoiaram os Gregos na dita guerra. Peeeense num motivo crucial e banal, mas vamos la. Dito isto, o que mais vemos nesta luta titânica são os interesses de divindades e semideuses na luta entre os mortais. Não faltam os mais básicos dos sentimentos humanos em jogo nesse tabuleiro de xadrez como: ciúmes, intrigas, sexo e Rock and Roll. É uma literatura muito rica e contagiante, não é a toa que pelo menos na artes literarias essas estórias ainda sobrevivem aos dias atuais, talvez devido a sua singularidade e riqueza de personagens, quer seja nos livros, nos cinemas, nas artes em geral. Um fato interessante, é o motivo do desaparecimento da religião que não sobreviveu até nossos tempos. Diferente do que ocorreu com o Hinduísmo e seu panteísmo e que esta ai até hoje. Por que? Bom, é outra estória.

Bom. Terminamos a Odisseia. Achei uma leitura mais fácil do que a Ilíada, a primeira parte da Epopéia Grega. A narrativa é o episódio da volta de Ulisses, após a vitória na Guerra de Tróia, dez anos depois da batalha. Soma-se mais dez anos de percurso até o lar de sua família em Ítaca. Durante esse translado o nosso herói passa por diversos infortúnios e muitas vezes eh ajudado por Atena, sua deusa protetora. Dos contos originados dessa obra, destaca-se a passagem na terra dos ciclopes, criaturas gigantes com um olho no meio da testa, são espécies de Titans, que matam parte da tripulação nave de Ulisses. Algumas tempestades o fazem desviar de sua rota levando-o a terras distantes, além de muitos outros casos, mas não lembro mais agora, infelizmente. Já próximo da sua terra natal, um personagem conhecido do herói grego informa a Ulisses que vários pretendes estão disputando o seu lugar como marido e ele é obrigado a elaborar uma estratégia para resolver essa situação e recuperar o seu reino. Esse eh pra quem tem sangue no olho?.

Pedro Cavalcanti 25/04/2018

Um box que contem uma viagem incrível.
Posso dizer pra vocês que esses são os livros que contam a história dos outros livros. Dentro dessas páginas vocês podem encontrar as bases culturais da civilização ocidental. A Ilíada é o relato do último ano da longa guerra entre os Troianos e os Argivos (ambos os povos eram Gregos). A Ilíada gira em torno da fúria de Aquiles e de suas escolhas, que trazem inúmeros acontecimentos provenientes. É bastante interessante como os Deuses interferem na História e em como cada Deus e suas relações refletem muito da ética e da moral da época. Na Odisseia encontramos um relato de visitas e viajantes. É o retorno de Odisseu (Ulisses para os latinos) para sua casa em Ítaca. Novamente encontramos a relação entre a ética e a moral do povo Grego em seu âmbito familiar. Ambas as histórias são cativantes e apresentam personagens incríveis. A descrição dos personagens é tão interessante que você os imagina de forma clara. Cada frase das duas obras é tão rica quanto livros inteiros. A tradução de Carlos Alberto Nunes buscou manter a métrica da obra original, outro fato que torna ainda mais empolgante a leitura. Se eu fosse escolher um livro para que toda a humanidade lesse, com certeza que seria um desses dois. A grandeza da Ilíada e a aventura da odisseia são mais do que livros. Leitores iniciantes podem ter dificuldades no início, mas não desistam. Esses livros provocam muitas coisas boas, entre elas estão o enriquecimento pessoal.

Helen 10/04/2010

Não creio que seja essa a tradução que eu li, porém isso não importa. Até com a pior das traduções, Ilíada e Odisséia são os melhores épicos que já li.

Ilíada e Odisséia são dois poemas e são os mais antigos textos da literatura ocidental. São belíssimos. A capacidade de Homero para desenvolver tais histórias é simplesmente sensacional. É incrível como, mesmo sendo tão antigo, seja tão melhor que os livros de hoje. Os valores, as batalhas, a astúcia, a ira, os heróis... Tudo isso é tão encantador e tão perfeito que é impossível não amar. Todo fã de mitologia grega deve ler esses poemas. E em forma de poema, viu? Porque, em prosa, perde toda a essência de Homero.

Neto 14/06/2009

Uma edição especial
O leitor brasileiro possui à sua disposição várias versões da Ilíada e da Odisseia, inclusive as primeiras traduções dessas obras fundamentais para o português, feitas pelo maranhense Odorico Mendes em finais do século XVIII e inícios do XIX. Todavia, de longe minhas versões prediletas são as de Carlos Alberto Nunes escritas em verso, colocadas ambas nesse box pela Ediouro. Um texto maravilhoso e dois livros belíssimos.
Carolina 20/03/2012minha estante
Esta edição está esgotada =(
Só encontrei em um sebo no Estante Virtual, mas estão cobrando mais de 500 reais!

Duda Girard 04/05/2009

Mt bom
Um livro que é realmente uma arte.
A linguagem, organização do texto e a forma do mesmo são incríveis.
História épica brilhante e mt bem descrita/escrita.