As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Dara.Naiane 20/07/2021

amo/odeio
Li este livro a poucos dias. É uma daquelas obras que mesmo após a leitura, você fica remoendo o que foi lido.
Ignorando FORTEMENTE a vontade de cancelar a autora, resolvi dar uma chance as obras dela e me surpreendi com tamanha densidade de sentimentos que me acometeu quando eu li.
Adorei que o livro é contado por mulheres. As nossas "protagonistas" são fortes, abraçam seus ideais com unhas e dentes, conduzem a estória de forma sagas.
Gostei muito, muito e muito da Morgana, com certeza é minha personagem Favorita!
Pelo conteudo em si, é só Love, Maaaas odeio o que a autora fez e não consigo passar por cima disso.

Diego Farias 04/07/2021

A proposta
Acho que foi muito interessante e inteligente recontar essa história a partir da vilã mais famosa da mitologia Celta. Morgana, sua mãe e irmãs seguram a trama do primeiro livro que, além de ter um introdução maravilhosa ao universo do rei Arthur, mostra que ele não é importante dentro do seu próprio universo, perdendo fácil para as senhoras do Lago.

Viviane, no primeiro livro, é uma estrategista nata. Viu tudo, previu tudo e está disposta a tudo para defender o patrimônio da deusa. Você a ama, odeia, idolatra e faz pactos para que ela morra. Ela é o maior motivo para se continuar lendo, o que te tira, totalmente, a atenção da pequena Morgana que está aprendendo sorrateiramente a ficar como ela.

Diego Farias 04/07/2021

Meu favorito
De longe, é o meu favorito da franquia.
Guinevere é altamente carismática, por mais que seja chata e irritante, por diversas vezes.
Acho que Brumas é uma obra tão triste, densa, sofrida e radical que Guinevere veio para lembrar que a gente pode dar risadas de vez em quando e também shippar horrores, porque Guinevere é a cara do amor verdadeiro e trás de volta aqueles devaneios adolescentes com príncipe encantados.

Senão fosse por aquele final, não é? Que além de quente e transcendental, ele também é a celebração do amor e suas diversas faces.

Marcia.Santos 28/06/2021

O fim
Um livro que emociona e causa impacto diante de todos os aspectos abordados: Religião, sexualidade, a situação da mulher na sociedade... Dentre outros

Vick 29/04/2021

TW: estupro e pedofilia
A autora era pedófila, ela abusou dos próprios filhos e apoiou o marido a fazer o mesmo. Mesmo morta, nos livros ainda estão essas merdas que ela """acreditava""" e praticava. Se você quiser ler mesmo assim, aí vai da sua escolha, mas lembre que você está apoiando mesmo que indiretamente.

Patricia 24/04/2021

Amei
As Brumas de Avalon nos apresenta a todo o misticismo e grandiosidade da cultura Celta. Morgana, Arthur, Ginevere, Lancelot... São os personagens principais dessa história deliciosa de ler. Com um desenvolvimento ágil, um enredo instigante e personagens que estimulam a curiosidade, essa é uma das melhores sagas de fantasia que li.

Marcia.Santos 21/04/2021

As incertezas
Neste volume é possível observar as incerteza que permeia as relações entre Avolon o Grande Rei.

gabrielleabr_ 14/04/2021

Um mundo inteiramente novo para explorar
Eu já li há alguns meses mas não podia deixar de falar sobre. A saga me surpreendeu mais do que eu poderia imaginar. No começo do primeiro livro me parecia que algo estava errado: eu estranhava essa nova religião que a autora apresentava. A Deusa era diferente demais do Deus cristão que estava acostumada (e foi incrivelmente prazeroso explorar e conhecer essa outra divindade).

A construção das personagens é outro ponto valioso na narrativa. Você ama, odeia e deseja ser Morgana em diferentes momentos da saga. As mulheres como personagens centrais é tão incrível que você quase não nota a presença de Arthur, que em todas as narrativas da lenda é posto no centro.

Eu recomendo a leitura para quem queira ler algo que choque, que encante e também queira refletir sobre religião e crenças. Não é livro para deixar de lado, a menos que seja ao lado da cama.

Manu 29/03/2021

PERFEITO
Meus livros favoritos... a saga é perfeita, n tenho palavras para descrever o tamanho dessa beleza??

Tati Menezes 20/03/2021

Encantada
Ler os 4 volumes da história é se transportar para um mundo além da realidade. É uma narrativa sobre mulheres fortes, destemidas e a frente de seu tempo. Mesmo sendo algo fictício te leva a refletir sobre dogmas e religiões. É o conhecimento da famosa lenda do Rei Arthur aos olhos de grandes mulheres.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Inspiração para o meu TCC
Fantasia nunca foi meu gênero literário... Ou não era, até ler esse livro. Cheio de aventura, com personagens profundos, reais e com muito significado por trás de suas personalidades; As Brumas de Avalon reconta as Lendas do Rei Arthur de uma perspectiva feminina, debate liberdade religiosa, relação com a natureza, e muito mais...

allie 15/03/2021

Não sei se a cada livro acabo gostando mais pelo apego que acabo tendo pela histório e alguns personagens ou se de fato as coisas acabam ficando mais interessantes.
Ainda que não consiga deixar de me contorcer de desgosto pelo quão odiosa Gwen é (não me lembro de detestar tanto uma personagem dessa forma) felizmente temos Morgana das Fadas para balancear com tanta graça e sua construção impecável. E vamos para o próximo e último livro da saga!

Mariguima 05/03/2021

Uma aventura épica que se preze
Em brumas de Avalon, conta-se a história das mulheres da lenda de Arthur, uma perspectiva da famosa lenda muito diferenciada e fascinante. Há paganismo vs cristianismo, mitologia celta, política, guerra, cultura, romance e até mesmo filosofia, um livro completo e muito bem escrito. É um pouco cansativo por causa da diagramação e das páginas brancas, mas não desista, ela vale a pena. Morgana é uma personagem a parte, realmente uma protagonista não só das histórias, mas tbm de nossos corações. Outros famosos personagens são Uther Pendragon, Merlin, Guinevieve, Lancelote, entre outros. E para finalizar, lhes digo que a história é contada antes do nascimento de Arthur, se estende durante sua vida e morte, são 4 volumes que se se passam por toda a vida de seus personagens.

Fabi 13/02/2021

Encantada por essa saga! Adorei! E chocada como esse volume terminou. Artur, Guinevere e Lancelote... sem comentários pra esse triângulo. E Morgana é sensacional!