As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Jaqueline 03/01/2021

Por trás das brumas
Uma história bastante intrigante e interessante, onde acompanhamos a lenda de Artur pelos olhos das mulheres. Cheio de tramas e com um forte envolvimento religioso, vemos os últimos dias de Avalon e da lutas de seus seguidores para manter a religião da deusa ainda viva e cultuada pelos povos. Nessa história Artur é um mero coadjuvante e as mulheres que são as estrelas e fazem a história andar.
Envolto de várias críticas sociais, principalmente religiosas, nos faz pensar quem é o certo ou, se realmente há um lado certo.
Gostei bastante do enredo apesar de achar a narrativa arrastada e repetitiva. Esperava um final mais promissor, principalmente para alguns personagens, que no final não serviram de muita coisa.
Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de todos os livros, principalmente por ser repetitivo, o que me deixava muitas vezes cansada e sem entusiasmo para ler, com seus capítulos gigantes que só me fazia pensar que horas iria acabar. Uma pena, pois, é uma obra de grande relevância e nos faz mergulhar mais uma vez nas lendas arturianas que tanto nos fascina. Se fosse a metade do livro, teria sido mais fluido e menos enrolado, me deixando mais entusiasmada para continuar lendo, pois a história é maravilhoso e muito cativante.

Beatriz 28/11/2020

Incrível
Nunca tinha visto a história do rei Arthur por esse lado. Percebi que nem todos são bons ou ruins, são seres humanos que cometem erros, as vezes erros enormes, um livro que retrata a batalha entre religiões, a luta por domínio, traições, ressentimentos, é incrível

Monica 29/10/2020

"Somos todos em uma historia mal contada"Antonio Prates
Como não amar um livro escrito em 1983 que fala sobre politica,religiao,homossexualidade tanto masculina quanto feminina é maravilhoso!Sem falar e claro sobre a história classica do rei Arthur contando a partir da visão de Morgana,onde ela relata o seu lado da história como era inocente sobre todos os aspectos.Como os personagem que conhecemos são ambíguos fazendo eles mais humanos e não tendo um comportamento impecável como em muitas outras histórias.

Jonas (@castelodepaginas) 24/08/2020

As brumas de Avalon
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado
Instagram: @castelodepaginas
Resenha:

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/08/as-brumas-de-avalon.html

Adriana Jantsch 16/08/2020

Ponto de Vista Feminino
São 4 livros, cada um possui uma personagem feminina que se destaca com suas tramas pessoais. Do nascimento à morte do rei Arthur, tendo como protagonista sua irmã/amante/inimiga Morgana, quem apresenta a sua versão desta história já muito explorada. Depois da leitura iniciada, o término chega rápido, deixando mais um órfão, abrindo assim espaço para tentar reencontrar o mesmo universo nos outros livros do Ciclo de Avalon (grande maioria escrita por outra autora), porém nenhum supre a expectativa.

Amanda 28/07/2020

Fiz a resenha pela primeira vez e ficou uma sequência embolada e confusa de opiniões e pensamentos. Tentei de novo e ficou com cara de palestrinha. Comecei outra e empaquei no meio... E lá fui eu para mais um rascunho, acho que agora estou feliz com o resultado.

Se esse livro tivesse sido escrito hoje, aposto que ele teria bem mais páginas, senti que ele foi bem curtinho e não narrou tudo o que eu gostaria de ver e saber. São menos de 300 páginas para abordar um período de quase 20 anos de muitas reviravoltas, aprendizados e mudanças para os personagens. Ao longo da leitura perecebi dois pilares que caracterizam a narração e servem de base para o desenvolvimento da história, o papel da mulher e a crítica religiosa, e é isso que quero comentar na minha resenha, porque foi também o que mais me chamou atenção dentro do livro.

Pode ser complicado abordar e opinar sobre esses temas. Eu, pelo menos, passo longe de ser expert, sou uma pessoa em 2020 lendo um livro escrito em 1982 sobre uma história do século V, a gente perde um pouco de contexto e esbarra na distorção que a liberdade poética traz para a representação de uma sociedade 'real' dentro de uma história fictícia (fictícia?). Mas ler é uma via dupla, o livro vai ser interpretado diferente dependendo de quem ler e quando ler.

O grande trunfo de As Brumas de Avalon é recontar a já conhecida lenda arturiana do ponto de vista feminino. Poxa, que incrível né, dar voz às mulheres, colocá-las em destaque, fazer com que elas sejam as grandes protagonistas e propulsoras de todo o enredo, até que eu chego no capítulo de apresentação da autora e leio que Marion Bradley Zimmer "não se considera adepta do feminismo". Seja o que quiser, mas achei bem irônico ela se dar ao trabalho de enfatizar que não é feminista depois de criar uma história que se esbalda no feminismo.

Ainda mais que ela começou sua carreira tendo escrever com um pseudônimo masculino, se tivesse ficado quieta eu não teria me incomodado. Essa informação ficou martelando na minha mente durante toda a leitura, não sei se interferiu mais do que deveria na minha experiência.

"Não diga dessa água nunca bebereis, porque vai que bebereis"

Nesse primeiro livro, 'A Senhora da Magia', a história é contada pelo ponto de vista de três mulheres, Igraine, Viviane e Morgana.

Num olhar rápido a gente pode até pensar "mas essas mulheres não tem nada de feministas", só que precisamos lembrar do contexto histórico em que elas estão inseridas, uma sociedade patriarcal, cristã e com grande influência romana. Em vários momentos a mulher é relacionada com o mal, com o pecado e com o demônio, como era na época. Seria fácil repetir na narração esse recorte da realidade, mulheres fracas que são as culpadas pelas mazelas dos esposos e bruxas estereotipadas que desvirtuam os homens bons. Mas as protagonistas são maduras e muito bem construídas e são elas que fazem a roda da história girar. A autora aborda a lógica das linhagens hereditárias femininas em vez das masculinas, a liberdade que a mulher tem de escolher seus parceiros e os pais de seus filhos, a naturalidade em não se casar...

Igraine começa com muito mais presença do que quando termina. Ela representa bem o poder da escolha da mulher, mesmo que a gente não concorde com as escolhas dela e dê vontade de sacudir ela pelos ombros e gritar "o que você está fazendo com a sua vida, mulher?" Quando quis e precisou ela enfrentou o marido e não deixou que Gorlois fizesse menos dela, tá que foi por outro homem, tá que ela abriu mão de suas crenças por esse outro homem, tá que ela deixou os filhos de lado por esse outro homem, mas ela escolheu seu caminho e a Igraine do final do livro é resultado de suas próprias escolhas.

Viviene carrega muito mais simbolismos, ela não só é uma mulher com direito a escolhas como tem o poder de escolher pelos outros. Ela está num contexto social e político onde ela é o ápice da estrutura, ela comanda o país (Avalon), a magia e o destino de todos. Ela é a personificação da Deusa na terra, ela não se curva para outros reis e homens. Todas essas características dão um peso enorme para a figura da mulher e mesmo assim, fora de Avalon ou longe das pessoas que partilham as mesmas crenças, ela é olhada com desconfiança e como alguém comum sem méritos dentro da sociedade 'civilizada'.

E por fim, Morgana que parece ser um meio termo entre as duas, talvez com o equilíbrio venha a perfeição. Morgana foi forte o bastante para obedecer aos comandos da tia e mais forte ainda ao desafiá-la. Embora seja uma filha de Avalon, ela parece ser o elo entre os dois mundos, é uma sacerdotisa, mas escolheu fugir de lá, além de ter um vínculo forte com o irmão.

"pois eu lhe mostrarei que uma filha da Ilha Sagrada não é escrava nem serva de homem algum!" (curioso que quem disse essa frase foi a Igraine, e olha como ela acabou)

Sobre a abordagem religiosa, eu achei de uma precisão incrível as metáforas, comparações e descrições que a autora usou ao longo do livro, afinal não é sendo cristã, evangélica, ateísta, druida que vai me dar argumento sobre o que eu acho que está certo ou errado na abordagem do tema, é a História. E o que a História mostra é que o cristianismo foi avassalor e sanguinário com crenças diferentes.

"Os cristãos procuraram acabar com toda a sabedoria que não fosse a sua"

Por diversas vezes a narração cria momentos que ressaltam a hipocrisia de padres e fiéis e usa afirmações que te fazem pensar e relembrar vários fatos históricos que possam corroborar com as passagens do texto e te fazem perceber como alguns conceitos permanecem presentes em nossas vidas até hoje.

"É assim que pensam. E o mundo é a projeção daquilo em que os homens acreditam. Portanto os mundos que antes eram um só estão se separando."

O saldo da leitura foi super positivo, como disse no começo da resenha, o livro foi curtinho, queria ter lido sobre os estudos da Morgana, mas acho que aqueles ensinamentos são um dos mistérios que não estão disponíveis para olhos mortais. Mas espero que o conjunto dos 4 livros venha para agregar mais o que só começamos a descobrir.

OBS: Descobri, quando já estava no meio do livro 2, que a autora dessa saga está envolvida em sérias acusações de estupro e pedofilia (feitas pela própria filha). Ainda estou pensando sobre o tópico de separar ou não a obra do autor, mas enquanto não chego à conclusão alguma, fica o alerta para futuros leitores. Acho que se eu soubesse disso antes, teria repensado a escolha desse livro para ler e não sei quanto isso influenciou minha percepção sobre a obra.

Mari 10/07/2020

Guardarei pra sempre em meu coração
E após concluir essa história eu não me sinto preparada pra me despedir de Avalon, é como se despedir da sua casa, da sua família, mas sei que essa história fará parte de mim pra sempre!

Eu gostaria de agradecer a uma moça desconhecida que vi no trem lendo um calhamaço e aquilo me deixou tão curiosa, mas que não conseguia ver a capa do livro, quando o rapaz que a acompanhava fez uma pergunta e ela apenas disse "Já estou com saudades da Morgana" e bastou apenas isso para que eu buscasse pelo livro, e após 1 ano eu finalmente comprei e comecei a ler e agora estou aqui, perdida sem saber o que farei da minha vida

Eu amei cada capítulo, cada página, é um livro que causa incômodo, não é um conto de fadas, é cruel, é agressivo, mas ao mesmo tempo é apaixonante, é mágico é perfeito!
Mayara 16/07/2020minha estante
e vamos de quero ler aaaaaaaaaaaaa

Mari 18/07/2020minha estante
por favor dona mayara

Mila.Soraia 10/07/2020

Uma viagem ao passado para debate de temas atuais
Que série incrível: drama, intriga, conspiração, lealdade, vingança, sexo, conflitos religiosos. Tem todos os ingredientes de uma grande narrativa, transportando-nos para a Bretanha da Idade Média, com seus castelos, dragões, fadas e feiticeiras.
A história do Rei Artur é contada pela perspectiva das mulheres que o rodeavam, e que lideraram o curso dos acontecimentos. Apesar de ter sido escrito na década de 80, a narrativa é atualíssima, pois debate temas da pauta feminista que estão fervilhando nas redes sociais, tais como representatividade feminina nos espaços de poder, papel da mulher no âmbito doméstico, sexualidade feminina, direitos reprodutivos etc.
Além disso, outro elemento importante da série é conflito religioso que permeia toda a trama, colocando em lados opostos os povos antigos, que habitavam a ilha desde tempos imemoriais, e os cristãos, que ali passaram a habitar após o período de ocupação romana.
Da série, o primeiro livro talvez seja o menos dinâmico. O segundo e o terceiro, especialmente, são cheios de ação e reviravoltas.
Gostei muito da leitura, e recomendo. O filme certamente não faz justiça aos livros.

Kelly @leitora_assidua_ 08/07/2020

Um livro que fala de mulheres fortes!
Nesse primeiro livro das Brumas de Avalon, vemos a história do rei Arthur contada pelas vozes das mulheres e dos acontecimentos vividos por elas.

É um livro forte, cercado de críticas ao cristianismo que dominou a Bretania e lançou Avalon nas sombras.

Temos um mundo incrível dentro dessas páginas!

Confesso que a única coisa que me atrapalhou na leitura foi essa edição.

As folhas brancas e letras pequenas me fizeram diminuir o ritmo da leitura.

Você já leu As Brumas de Avalon? Porque eu li e me apaixonei!

(Fiquei sabendo por alto a história que tem envolta do autor depois que comecei a ler, mas separei uma coisa da outra?)

juliana.ost 08/07/2020

Quanta reviravolta! Uma trama bem construída. Hora vc ama, hora vc odeia certos personagens. E isso é muito interessante no livro. Eu gostei muito.

Mika | @mikaela.gaelzer 19/06/2020

Esperava mais
No geral é uma boa leitura, mas da metade do terceiro livro para frente me senti decaindo junto com a história.
Para mim, o segundo livro foi o melhor, me senti empolgada do inicio ao fim.
Josy Rodrigues 19/06/2020minha estante
Tô com esse box desde 2015 criando ânimo pra ler

Mika | @mikaela.gaelzer 19/06/2020minha estante
Eu fiquei super feliz quando ganhei, mas existem diversas situações desnecessárias a partir do terceiro que fazem a qualidade cair muito

juliana.ost 18/06/2020

Prende a atenção
O livro continuou com uma ótima trama, que manteve minha atenção. Terminei o livro em menos de 1 semana.

Tatiane.Melo 11/06/2020

Este é último de 4 livros. Conta a história do Rei Arthur na visão das mulheres. Muito bom

Everton 10/06/2020

Um livro que fazia anos que estava na minha lista, resolvi ler e ele me manteve interessado por mais de um mês.

Uma leitura bem legal, com fantasia e coisas mística s e também com guerras e heróis, em sua maioria contada pela visão das mulheres, bem legal, gostei