As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

juliana.ost 07/06/2020

Devorei o livro
Ansiosa pelo próximo livro. A hiprocrisia da rainha não tem fim.

Tatiane.Melo 07/06/2020

Este é o terceiro livro de 4, onde contava história do Rei Arthur na visão de mulheres. Muito boa a história.

Tatiane.Melo 07/06/2020

Este é o segundo de 4 livros que conta a história do Rei Arthur na visão de mulheres. Muito bom.

Bia 31/05/2020

Uma história muito bem elaborada, traições, paixões, repreensão, abdicação, guerras...
s Brumas de Avalon conta a história do grande Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda e como ela foi interpretada pelo ponto de vista das mulheres que rodearam sua vida. Sua mãe (Igrane), tias (Margouse e a grande Senhora do Lago Viviane), sua irmã (a temida Morgana das fadas) e esposa (Guinevere).

OBS: É muito difícil aguentar as partes que a Guinevere fala, da vontade de entrar dentro do livro e tirar ela da história a força, ela é muito chata!!!!!!

Maria.Luiza 30/05/2020

Épico!
As Brumas de Avalon era uma daquelas histórias clássicas que eu já conhecia, mas nunca tive curiosidade de ler. Até que um dia o fiz - e não me arrependo por um segundo! Que leitura boa, a de Marion Zimmer Bradley. A saga de Morgana é imperdível e fala muito mais do que o conto lendário - fala de respeito às tradições, o papel das mulheres ao longo do tempo e de conflitos morais. Vale a pena cada linha!

Andrea 08/04/2020

Ávalon
Segue a trama.... adoràvel!!!

Dominique.Auler 02/03/2020

Uma perspectiva feminina da lenda arturiana, este primeiro volume da história de Morgana fala do seu crescimento, começando pela narração de sua mãe e seguindo seu aprendizado como sacerdotisa na ilha de Avalon.

O livro explora muito o tratamento das religiões antigas da Bretanha, numa época cada vez mais dominada pela igreja cristã. Também trata muito sobre maternidade, inclusive começando sob a perspectiva da mãe da protagonista, mostrando sua própria história antes de mostrar a percepção que a filha tem dela.

Bia Mazzucchelli 19/02/2020

Maravilhoso!
Não sei como passei tantos anos da minha vida sem ter lido

Carol 20/01/2020

É interessante notar como as personagens são retratadas de forma tão diversa pela autora. Morgana é normalmente a vilã das histórias de Artur. Na obra, é uma vítima, uma heroína, às vezes vilã. Guinevere (ou, na escrita do livro, Gwenhwyfar), sempre a rainha bondosa e amada, é retratada como uma moça fanática e manipuladora, deixando o leitor muitas vezes com raiva da personagem, embora seja possível entender as razões que a levaram a agir de tal modo.

O livro mostra bastante o contraste entre as religiões presentes nas ilhas naquele período, sendo o Cristianismo muitas vezes retratado como o invasor que oprimiu o povo nativo e a cultura local. Isso deixou muitas pessoas religiosas irritadas, mas, convenhamos, foi isso mesmo o que aconteceu. É claro que as coisas mudaram nesses muitos séculos (pelo menos um pouco) e que também não podemos generalizar, mas é inegável que muitas culturas foram extintas por meio da força dos conquistadores, em nome de uma fé. Isso não significa uma defesa unilateral das religiões pagãs, visto que há vários pontos em que as coisas parecem absurdas para pessoas de nosso tempo.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/06/14/as-brumas-de-avalon/

Danusa 13/01/2020

Para começar, iniciei essa saga separando a vida pessoal da autora e sua obra. O que, na minha opinião, permitiu-me uma leitura mais livre e focada.

Li os quatro livros em 15 dias! Fiquei enfeitiçada por Morgana! rs

O livro traz uma ótima reflexão quanto ao cristianismo e seus dogmas. E também ao valor do sagrado feminino que é tão mal compreendido.

Como uma boa ficção, a trama traz reviravoltas envolvendo os protagonistas, o que te deixa mais "presa" ao livro, amando e odiando alguns personagens.

O livro é excelente!!!

Iara 02/11/2019

Nunca vou superar estes livros. Nunca vou esquecer. Ficaram tatuados em minha alma. É isso.

livrodebolso 14/10/2019

Estou plantando uma discórdia consciente aqui, calma. Fato é que, ao ler obra bastante consagrada no meio literário, ter-se-á sempre a responsabilidade do bem dizer. Infelizmente para #MarionZimmerBradley, meu primeiro contato com a tentativa de uma organização histórica da lenda de Arthur foi com Cornwell (literatura é comparação, não me venham com churumelas): o cara foi um monstro na reconstrução dos possíveis acontecimentos e, sem tomar partido de nenhuma personagem, acabou criando uma mitologia confortável. Não posso dizer o mesmo da autora de As Brumas de Avalon, que de tanto justificar as motivações de Morgana, acabou perdendo o foco e, quase todo o livro tornou-se um "meio", sem demonstrar um final interessante. .
A protagonista Morgana é, de longe, o único motivo que me fez terminar a leitura, sendo a primeira e a terceira parte as melhores, por justamente focarem nela. Por outro lado, a grande companheira de Artur, Guinevere (Gwenhwyfar), tornou-se uma cristã fanática absurdamente chata, capaz de criar grandes problemas políticos APENAS por frescura (bem legal admito, atentando ao perigo de uma fé cega e tals, mas a interpretação de Cornwell da mulher que governa através do rei, para mim, é muito mais feminista que colocar o livro todo no ponto de vista da personagem mais prejudicada ao longo dos tempos, sinto muito!). Contudo, houve algo que me deixou perplexa por nunca ter-me ocorrido: sempre soubemos da proximidade de Arthur e Lancelote, porém, não de maneira homoafetiva; Bradley o fez e foi maravilhoso, convincente, ou mesmo, esclarecedor.
Não posso dizer que a leitura foi desinteressante, ao contrário, enquanto fantasia, entretém; enquanto ficção histórica, acrescenta; e enquanto divertimento, bem, foi show de bola!

Café Literário 03/09/2019

Magia e romance
Romance que reconta a lenda de Artur e Morgana. Ele sobe ao trono da Bretanha com a influência da mística Ilha de Avalon e suas mulheres e sacerdotisas. Envolve magia, luta pelo poder, traição e amor.
"Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. A intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.".

M@g@ 30/08/2019

Adorável