As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Renata_ Pandora 03/11/2023

Perdi as contas de quantas vezes eu li, é um favorito da vida e no próximo ano irei reler novamente.

Bia 31/05/2020

Uma história muito bem elaborada, traições, paixões, repreensão, abdicação, guerras...
s Brumas de Avalon conta a história do grande Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda e como ela foi interpretada pelo ponto de vista das mulheres que rodearam sua vida. Sua mãe (Igrane), tias (Margouse e a grande Senhora do Lago Viviane), sua irmã (a temida Morgana das fadas) e esposa (Guinevere).

OBS: É muito difícil aguentar as partes que a Guinevere fala, da vontade de entrar dentro do livro e tirar ela da história a força, ela é muito chata!!!!!!

Patricia 24/04/2021

Amei
As Brumas de Avalon nos apresenta a todo o misticismo e grandiosidade da cultura Celta. Morgana, Arthur, Ginevere, Lancelot... São os personagens principais dessa história deliciosa de ler. Com um desenvolvimento ágil, um enredo instigante e personagens que estimulam a curiosidade, essa é uma das melhores sagas de fantasia que li.

Evie 04/06/2022

Melhor livro que ja li
Quando me falaram que a escrita e renomada historia desse livro realmente valia a pena, eu nao esperava pela maravilhosa obra que me entregram.

Amal0 13/08/2022

A Senhora da Magia
Mais uma versão da lenda de Arthur, ninguém sabe o que realmente aconteceu ou se ele realmente existiu.
Me pegou de surpresa em vários momentos embora eu já conheça os personagens envolvidos. Bem, esses personagens em uma outra visão e características.

Recomendo essa versão dessa lenda.

Livro muito bem escrito.

* Alê * 15/03/2013

Os 4 volumes que compõem As Brumas de Avalon são: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore. É a grande obra de Marion Zimmer Bradley, que reconta a lenda do rei Artur através dos olhos das heroínas da saga. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

Trata-se, antes de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Mas, o mais interessante do livro é que Marion Zimmer Bradley constrói essa nova visão, sem destruir a lenda.

Ragana 16/12/2009

Total de acordo
Kheyla escreveu exatamente o que eu precisava sobre esta obra.

Kheylinha 27/11/2009

"...O que me impediu de adorar esse livro foi a Gwenhwyfar.Nunca tive tanta antipatia por um personagem como tenho por ela.Uma carola nata e infértil que enquanto tece mantos para a virgem se consome de desejo pelo Lancelote.Consegue ver o demonio em todos menos em si mesma."

Eu tirei 2 estrelas só por causa da chatice da Gwenhwyfar. Queria muito que ela se deparasse com um portal dimensional e fosse atropelada por um trem bala em um futuro distante.

Mas para quem consegue engolir em seco e ser imparcial...é uma leitura perfeita!
Lucas Nog 12/02/2010minha estante
Mas Ragana, isso é mais um ponto que dá à obra o caráter de ter sido bem escrita. É difícil um autor nos causar tamanho sentimento por alguém, ainda mais um sentimento de ódio, de "nojo". Acho que a raiva que senti pela "Guinevere" (prefiro esse modo de escrever o nome dela) me fez apreciar ainda mais a obra.

Tainá Antunes 08/11/2015minha estante
Você tirou duas estrelas do livro por odiar uma personagem que foi criada pra ser odiada. Nossa, qual a lógica disso?

Tati Menezes 20/03/2021

Encantada
Ler os 4 volumes da história é se transportar para um mundo além da realidade. É uma narrativa sobre mulheres fortes, destemidas e a frente de seu tempo. Mesmo sendo algo fictício te leva a refletir sobre dogmas e religiões. É o conhecimento da famosa lenda do Rei Arthur aos olhos de grandes mulheres.

Ralph 20/10/2022

Autora a própria Chernobyl.
Até hoje essa coleção é uma das minhas favoritas, amo demais.

Mas, o desgosto que me da hoje por causa da autora, simplesmente doei minha coleção pra biblioteca.

Marion Zimmer Bradley foi acusada pela própria filha de abuso sexual, o marido dela foi condenado por abuso sexual contra menores e essa mulher ainda apoiou ele.
Ela defendeu a pedofilia diversas vezes.
Dêem um Google.

Os livros continuam sendo sensacionais, mas acho importante saber quem os escreveu.

Não sei hoje quem recebe os money pela venda dos livros, então difícil falar sobre o consumo dos livros dela.

adriane 28/05/2015

Mundo em transição
No começo, pensei que seria apenas a estória do embate cristianismo versus paganismo...Mas não, a longa discussão sobre o assunto serve apenas para ambientar a época e os personagens e fornecer o pano de fundo explicativo para as ações/atitudes de cada um deles. Na verdade, trata-se da luta entre velhos e novos costumes e idéias, numa época em que o mundo estava em transição. A série toda foi muito boa, mas achei que no volume 4 a autora poderia ter explorado melhor os acontecimentos finais, discorrido por mais páginas sobre a morte de Artur e o declínio de tudo pelo que ele lutou durante sua vida.

juliana.ost 08/07/2020

Quanta reviravolta! Uma trama bem construída. Hora vc ama, hora vc odeia certos personagens. E isso é muito interessante no livro. Eu gostei muito.

juliana.ost 18/06/2020

Prende a atenção
O livro continuou com uma ótima trama, que manteve minha atenção. Terminei o livro em menos de 1 semana.

Luan Poppe 08/06/2015

Peguei este livro emprestado de uma amiga minha, que ficou insistindo uma vida para que eu lesse essa série Brumas de Avalon, kkk. Por fim, digo que gostei muito de ter seguido a indicação dela. Achei a forma como a autora aborda esta história sensacional e muito inovadora, por se passar em grande parte no ponto de vista de mulheres numa época em que, em geral, elas não tinham poder nenhum nem direitos. Não conheço quase nada sobre as lendas do Rei Artur, então não tenho como comparar e dizer se a autora segue fielmente ou não as lendas. O livro é interessante também por haver nele um debate e reflexões sobre as religiões, cristã ou não, e as ideias e pensamentos apresentados são interessantes, mesmo para quem não concorde, pois é um ponto de vista que leva à reflexão de algumas coisas. Por fim, indico o livro pra quem quiser conhecer a história do Rei Artur sob uma óptica diferente, com personagens mulheres fortes em um momento histórico em que elas não tinham voz na sociedade.

Tatiane.Melo 07/06/2020

Este é o segundo de 4 livros que conta a história do Rei Arthur na visão de mulheres. Muito bom.