As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Glaucia 26/07/2019

Maravilhoso
Esse e o livro que aparentemente não damos nada por ele,eu mesma comprei e os mantive no armário por anos sem dar a chance que ele merecia,até q resolvi ler o primeiro capítulo ,foi apenas começar para eu ficar totalmente viciada ,só sabia me perguntar pq eu demorei tanto para começa,li todos em uma semana,leitura gostosa,q foge muito dos livros q já li sobre rei Artur,esse e simplesmente o melhor,pq e contado pelo ponto de vista das mulheres da época,só tenho mais uma coisa dizer,ele se tornou um dos melhores livros da minha vida.

Gabriela 10/05/2022

Um bom final para uma excelente história
O último livro da série das Brumas foi bom, mas não perfeito como o segundo e o terceiro. Ele continua cheio da mesma aura mística e da escrita bonita da Bradley, porém com muito foco para as bobagens da cabeça da Gwenhwyfar... Toda essa parte religiosa me desagradou muito. A Morgana demonstra estar cansada de tudo, mas não age. O único personagem que realmente faz o que diz é o Mordred, senti falta de ter mais capítulos focados nele.
Infelizmente não temos um grande conflito, ou uma antecipação bem construída pra isso. É tudo feito sem muita introdução.
O final é bom, SPOILER ALERT, com a morte do Artur nas linhas finais da última página. Uma cena bonita, emocionante, escrita com cuidado. O final da Morgana também é interessante.
No fim, acho que minhas expectativas fizeram eu acreditar que esse livro seria mais do que é. Talvez um dia eu releia e mude de ideia. Por enquanto a nota é 4.

Diego Farias 04/07/2021

Meu favorito
De longe, é o meu favorito da franquia.
Guinevere é altamente carismática, por mais que seja chata e irritante, por diversas vezes.
Acho que Brumas é uma obra tão triste, densa, sofrida e radical que Guinevere veio para lembrar que a gente pode dar risadas de vez em quando e também shippar horrores, porque Guinevere é a cara do amor verdadeiro e trás de volta aqueles devaneios adolescentes com príncipe encantados.

Senão fosse por aquele final, não é? Que além de quente e transcendental, ele também é a celebração do amor e suas diversas faces.

Joviana 18/01/2014

As Crônicas de Artur... ou de Morgana das Fadas!
As Brumas de Avalon, coleção de 4 volumes escritos primorosamente pela talentosa Marion Zimmer Bradley, constituem um relato intenso, criativo e envolvente das crônicas do Rei Artur e os seus Cavaleiros da Távola Redonda por uma ótica ainda não explorada de suas mulheres.
Morgana , Guinevere (que aqui se torna Gwenhwyfar), Morgause e mesmo Igraine e Viviane ganham vida de fato, e se apresentam de forma multidimensionada e profunda.

Um relato tão palpável que durante a leitura temos a real impressão de que o mundo criado por Bradley está ao alcance das mãos.

Podemos destacar a evolução de seus personagens como um ponto extremamente positivo da série. A autora nos leva a conhecer os posicionamentos mais infantis de seus personagens, fazendo-os evoluírem e se modificarem a medida que os anos implacáveis forma rugas em torno dos olhos de cada um deles. Podemos aceitar que as decisões mais dolorosas de Morgana são apenas desígnios incontestáveis da Grande Deusa, ou apenas eco de sua própria convicção e orgulho. Não há respostas prontas ou fatos indiscutíveis em "As Brumas de Avalon".

Feitiçarias, fé cega (ou não), paixões avassaladoras, amizade e ambição misturam-se para formar uma trama construída de forma muito natural e crível.Terminar de lê-lo gera uma certa saudade e melancolia, como as brumas se fechando em torno da esquecida cidade de Avalon.

Recomendo!

Joviana Marques
Clube do Livro JF

Tatiane.Melo 07/06/2020

Este é o terceiro livro de 4, onde contava história do Rei Arthur na visão de mulheres. Muito boa a história.

Maria.Luiza 30/05/2020

Épico!
As Brumas de Avalon era uma daquelas histórias clássicas que eu já conhecia, mas nunca tive curiosidade de ler. Até que um dia o fiz - e não me arrependo por um segundo! Que leitura boa, a de Marion Zimmer Bradley. A saga de Morgana é imperdível e fala muito mais do que o conto lendário - fala de respeito às tradições, o papel das mulheres ao longo do tempo e de conflitos morais. Vale a pena cada linha!

Bia 25/05/2013

Marion Zimmer Bradley conseguiu com As Brumas de Avalon, recontar a historia do Rei Arthur como se fosse nova. Sendo lido do ponto de vista das mulheres da lenda, a história ganha novas visões e uma luta entre o paganismo v.s cristianismo representados por Morgana e Guineviere. O grande triunfo do livro é mesclar a fantasia com a realidade da Bretanha daquela época, e nos oferecer uma historia que não é ''preta e branca'' mas sim muitas verdades.

Danielly188 04/09/2015

Melhor saga
Numa saga bem escrita, e de fácil leitura, eu recomendo estes livros a todos, pricipalmente as mulheres, e não só as que gostam das lendas arturianas. A saga é apresentada no ponto de vista feminino, todos os acontecimentos em Camelot e Avalon.

Adriana Jantsch 16/08/2020

Ponto de Vista Feminino
São 4 livros, cada um possui uma personagem feminina que se destaca com suas tramas pessoais. Do nascimento à morte do rei Arthur, tendo como protagonista sua irmã/amante/inimiga Morgana, quem apresenta a sua versão desta história já muito explorada. Depois da leitura iniciada, o término chega rápido, deixando mais um órfão, abrindo assim espaço para tentar reencontrar o mesmo universo nos outros livros do Ciclo de Avalon (grande maioria escrita por outra autora), porém nenhum supre a expectativa.

AlineV 07/11/2015

Feminino e forte
Não sei quanto aos homens, mas não acho que uma mulher consiga terminar de ler esses livros e não se sentir mais poderosa.
Camile Carvalho 07/11/2015minha estante
Concordo!!

Juliana 25/10/2016minha estante
Concordo também

Beatriz 28/11/2020

Incrível
Nunca tinha visto a história do rei Arthur por esse lado. Percebi que nem todos são bons ou ruins, são seres humanos que cometem erros, as vezes erros enormes, um livro que retrata a batalha entre religiões, a luta por domínio, traições, ressentimentos, é incrível

Jack.Rosa 20/12/2015

Já vou avisando: os livros se passam numa época que a Igreja Católica ainda tinha que enfrentar dia a dia o culto a Deusa Ceridwen, portanto as seguidoras da deusa frequentemente "atacam" a Igreja e o Cristianismo. Se você tiver problemas com isso, não inicie a leitura.
O livro conta a história do Rei Arthur à partir de uma perspectiva feminina. É a história dele, mas o livro gira basicamente em torno das quatro mulheres mais importantes e que terão mais influência em sua vida: Igraine, Viviane, Morgana e Guinevere. Aqui, as lutas em defesa da Bretanha ficam e segundo plano. O foco principal é a luta dessas mulheres entre si, os costumes, as ainda enraizadas tradições em torno da deusa, a luta entre paganismo e Cristianismo.
Cheio de traições, manipulações, incestos, sexo, magia.
Gostei muito dos livros e recomendaria a leitura àquelas pessoas que tem uma mente aberta e que não se incomodaria em "ouvir" opiniões tão incisivas que muitas vezes vão contra nossos valores morais e contra princípios cristãos.