As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Dara.Naiane 20/07/2021

amo/odeio
Li este livro a poucos dias. É uma daquelas obras que mesmo após a leitura, você fica remoendo o que foi lido.
Ignorando FORTEMENTE a vontade de cancelar a autora, resolvi dar uma chance as obras dela e me surpreendi com tamanha densidade de sentimentos que me acometeu quando eu li.
Adorei que o livro é contado por mulheres. As nossas "protagonistas" são fortes, abraçam seus ideais com unhas e dentes, conduzem a estória de forma sagas.
Gostei muito, muito e muito da Morgana, com certeza é minha personagem Favorita!
Pelo conteudo em si, é só Love, Maaaas odeio o que a autora fez e não consigo passar por cima disso.

Lidianyab 02/04/2012

O inicio é ate bom ... mais com o decorrer da história a trama vai ficando muito chata ... e você percebe que perdeu um bom tempo com essa literatura ... Mais só podemos criticar quando conhecemos (lemos).

Breno 04/04/2012

Romance, cultura e historia
Essa coletânea narra a lendária e/ou real historia do rei Arthur, melhor dizendo sobre as mulheres de sua vida. Morgana, Guinevere, Viviane e outras ...
Alem de ser um ótimo romance, que nos fascina com seus ricos detalhes, mostra boa parte da arte e cultura dos Druidas da antiga civilização celta. Servindo de aprendizagem, nos trazendo o conhecimento de uma antiga religião pagã, muito rica por seus conceitos e tradições. Também nos da uma ideia de como foi o começo do domínio cristão no mundo.
Marion Zimmer Bradley, conseguiu misturar ficção e realidade em 4 livros que nos leva para o mundo antigo, onde existiam bruxas e magos, onde a magia e o respeito a sexo feminino dominava e já estava começando a perder sua força.

Bia 25/05/2013

Marion Zimmer Bradley conseguiu com As Brumas de Avalon, recontar a historia do Rei Arthur como se fosse nova. Sendo lido do ponto de vista das mulheres da lenda, a história ganha novas visões e uma luta entre o paganismo v.s cristianismo representados por Morgana e Guineviere. O grande triunfo do livro é mesclar a fantasia com a realidade da Bretanha daquela época, e nos oferecer uma historia que não é ''preta e branca'' mas sim muitas verdades.

Leo Augusto 21/07/2013

Enfim, mas um mito que cai!
Quando li os livros, lá pelos anos 80, do século passado, achei a história muito legal!
A lenda do Rei Arthur contada na visão das poderosas mulheres! Viviane, Morgana, Igrane, Morgause, Gwenhwyfar e várias outras que mandaram e desmandaram no 'pobre' Rei Arthur.
Morgana das fadas é a personagem que conduz a história, aliás, é ela quem faz a narrativa dos fatos. Narrando a vitória de Viviane, a Senhora de Avalon, que colocou no trono da Grã-Bretanha uma pessoa que iria respeitar os valores dos antigos povos. Até a derrocada final de Arthur, que trai os valores sagrados de Avalon, fazendo a vontade da sua esposa - Gwenhwyfar - uma cristã que não aceitava os ritos pagãos.
A história é movimentada, cheia de intrigas, guerras, vitórias e derrotas.
Seria uma excelente história!
Seria, mas não é!
Relendo, agora, os livros, me pergunto o que aconteceu com todo o encanto das histórias e das lendas. O que mudou nestes vinte anos? Certamente não foi a história... Eu quem mudou!!!!!
O que eu achei fabuloso, se perder nesses anos. Hoje, achei uma boa história, sem grandes encantos, e uma escrita até ruim... Pouco estudo da época que se passa a narrativa. Muitos personagens, o que acaba confundido o leitor e vários personagens com nomes impronunciáveis. Histórias paralelas que não se soma a narrativa principal.
Enfim, mas um mito que cai!

Tainara.Rebelo 11/03/2022

Amo pra sempre
?Mas que tipo de Deus é esse seu, Artur, que castiga tudo o que vc faz? ?

Minha coleção favorita. Foi lendo sobre a história da Morgana e Artur que eu questionei e encontrei a minha relógio. Uma só minha, a minha fé e o que eu acredito.

Pra sempre no meu coração ?
Tainara.Rebelo 11/03/2022minha estante
Encontrei a minha religião *

João 06/02/2014

As Brumas Avalon narra pela visão das mulheres de Avalon e Camelot
a saga do rei Arthur.Até a leitura dessa saga eu só conhecia da história do rei Arthur o clássico filme da Disney(A Espada era a Lei) onde o jovem Arthur se torna rei ao tirar a espada cravada na bigorna.
A saga descrita em As Brumas é completamente diferente e nada tem da inocência do desenho.
Intrigas,,mortes e manipulações e uma guerra entre o cristianismo e o paganismo compõe o enredo dos livros.
Todos os personagens são bem estruturados e você vai aos poucos se apegando a cada um deles.Apesar de ser o rei Arthur o mais conhecido não há dúvida que quem realmente nos toca é Morgana.
Morgana é tão humana,cheia de contradições.
Ela é ao mesmo tempo boa e má,mas não tem como não gostar dela.Ao contrário de Morgana, Gwenhwyfar(que nome!!) é uma personagem sem sal,chatinha mesmo.Manipuladora,que não sabe o que quer;ama Lancelote mas também ama Arthur,tem ciúmes da amizade de Arthur e Lancelot,é uma fanática religiosa que odeia Avalon e tudo que a ilha representa mas que quando lhe é conveniente pede ajuda da magia de Morgana.Não senti nenhuma simpatia por ela em nenhum momento.
São muitos personagens e todos eles são marcantes,desde o Merlin Taliesin até a sensual Morgause.
Apesar dos livros falarem da saga do rei Arthur as guerras que o lendário rei participou são apenas citadas,então quem espera guerras e ação pode se decepcionar um pouco.
O que realmente chama a atenção na saga é a maneira como a religião
manipula as pessoas.Seja o cristianismo ou o paganismo tudo e todos são manipulados.
Seja mortes,intrigas,traições os personagens passam por cima de tudo e todos para que o seu credo seja mantido.Seja pelas mãos de Viviane
ou Morgana,Gwenhwyfar e os padres tudo acaba se tornando manipulação e fanatismo.
A palavra manipulação rima perfeitamente com religião.
É muita coisa em jogo;muito sofrimento,muito sacrifício que os personagens vivem em função da sua crença,para que o seu Deus ou Deusa prevaleça.A autora soube conduzir isso muito bem.
Uma saga excelente que vale a pena ler!Gostei muito de conhecer essa outra história do rei Arthur.

AlineV 07/11/2015

Feminino e forte
Não sei quanto aos homens, mas não acho que uma mulher consiga terminar de ler esses livros e não se sentir mais poderosa.
Camile Carvalho 07/11/2015minha estante
Concordo!!

Juliana 25/10/2016minha estante
Concordo também

Adriana Jantsch 16/08/2020

Ponto de Vista Feminino
São 4 livros, cada um possui uma personagem feminina que se destaca com suas tramas pessoais. Do nascimento à morte do rei Arthur, tendo como protagonista sua irmã/amante/inimiga Morgana, quem apresenta a sua versão desta história já muito explorada. Depois da leitura iniciada, o término chega rápido, deixando mais um órfão, abrindo assim espaço para tentar reencontrar o mesmo universo nos outros livros do Ciclo de Avalon (grande maioria escrita por outra autora), porém nenhum supre a expectativa.

Luiza 29/05/2014

Os livros são pequenos e de leitura rápida, não levei mais de 3 dias para ler nenhum deles, mesto tendo estágio e faculdade, exceto quando eu me senti meio doente demais para conseguir ler. A linguagem é simples, se comparada a outros livros do meu acervo (Silmarillion, oi), então para mim foi fácil de entender e acompanhar tudo. Nele, você acompanha a história, não do rei em si, mas de como ele chegou ao trono e de todas as políticas, principalmente culturais e religiosas, que envolviam o reino naquela época, mas tudo isso do ponto de vista das mulheres ligadas a ele: Igraine (a mãe de Artur e Morgana), Viviane (a senhora do Lago), Morgause (a irmã de Igraine), Morgana e Gwenhwyfar (ou Guinevere), viram o reino e seus acontecimentos cada uma com olhos diferentes, corações diferentes, e esse livro é extremamente envolvente por não se ater tanto aos cavaleiros, guerras e esse tipo de coisa, mas sim a toda a politica de dentro dos castelos, daquelas que realmente controlavam o reino, por mais subestimadas que fossem por ser "apenas" mulheres.
A história em si não é INCRÍVEL, devo admitir, mas ela me envolveu de uma forma intensa. A constante luta para que os cultos pagãos antigos não sejam completamente dizimados pelos cristãos é algo que me fascina, principalmente pela atração e amor que sinto pelas religiões antigas, e esse é o plano de fundo para as histórias contadas na série. Além de me identificar profundamente com várias personagens, e olhar para algumas delas e simplesmente pensar: "I know that feel, sis".
O livro é bem realista, e muitas vezes você vai levar socos no estômago da narrativa, e você provavelmente vai amar e odiar ao mesmo tempo boa parte dos personagens, inclusive o próprio Artur (alguns você só vai odiar mesmo (҂⌣̀_⌣́)ᕤ). Porém ele consegue te envolver numa aura de magia, sem nada muito fantasioso: é aquela magia quase toda real que tem sido praticamente esquecida nos dias de hoje.
Garotas que não conseguem aceitar o machismo, principalmente no cristianismo E nas histórias de fantasia, vão amar esses livros, disso eu tenho certeza, mas isso não faz dele um livro que um rapaz não iria gostar de ler (a menos que seja um rapaz muuuito chato, hihih), e tenho certeza que esse será um material fascinante para os amantes das lendas do Rei Artur.
Caso queira ver a resenha com fotos, acesse o link.

site: http://aleatoriedadesdeluiza.blogspot.com.br/2014/05/as-brumas-de-avalon.html

Beatriz 28/11/2020

Incrível
Nunca tinha visto a história do rei Arthur por esse lado. Percebi que nem todos são bons ou ruins, são seres humanos que cometem erros, as vezes erros enormes, um livro que retrata a batalha entre religiões, a luta por domínio, traições, ressentimentos, é incrível

Madame Min 09/12/2014

Reviravoltas, magia e compulsão
Levei vários meses para ler a saga por completo. Parte foi preguiça, admito (perdi a prática em leituras extensas, mas estou domando isso aos poucos). Porém a outra foi de não me conformar com algumas passagens - sendo mais específica, com algumas das várias mortes e reviravoltas que ocorrem na trama.
Quando eu era criança, li uma das inúmeras versões da lenda do rei Artur. Não me recordo o autor. Gostei bastante, mas nunca imaginava que, um dia, leria uma versão que me cativaria tanto a ponto de me dar uma grande ressaca literária.
A escrita de Marion Z. Bradley é única. Ela descreveu todo o contexto do livro - desde a parte histórica até os detalhes do cotidiano dos personagens - com esmero. Tantas vezes parei a leitura e me senti como se estivesse entre as brumas que circundam a ilha sagrada.
Até mesmo os personagens coadjuvantes têm seus quês de personalidade.
Antes de ler As Brumas de Avalon, imaginava que não era possível amar e odiar um personagem ao mesmo tempo. Realmente estava errada: senti fúria e compaixão de Gwenhyfar por inúmeras vezes tanto quanto por Viviane, por exemplo.
Um livro que pode ser visto como apenas ficção, mas que carrega um conteúdo espiritual e reflexivo muito forte como plano de fundo. Uma frase que me marcou muito é que "todos os deuses são um só, e todas as deusas são uma". Particularmente, refletiu um pouco de como enxergo o mundo.
Apesar de minha preguiça (diga-se de passagem), foi uma leitura cativante, que me deixava com um comichão no corpo, quase em crise com os problemas que os personagens enfrentavam ou causavam.
Chorei em inúmeras passagens e xinguei também. Foi uma verdadeira experiência como se eu estivesse inserida na história como Morgana ou, até mesmo, como Lancelote.
Foi um dos poucos livros que me cativou por toda a vida, certamente. Super recomendo.

Andrea 08/04/2020

Ávalon
Segue a trama.... adoràvel!!!

Danielly188 04/09/2015

Melhor saga
Numa saga bem escrita, e de fácil leitura, eu recomendo estes livros a todos, pricipalmente as mulheres, e não só as que gostam das lendas arturianas. A saga é apresentada no ponto de vista feminino, todos os acontecimentos em Camelot e Avalon.