A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo Machado de Assis

Resenhas - A igreja do diabo

m.dalri 21/04/2024

Luan.NietzsChe 14/04/2024

"Que queres tu? É a eterna contradição humana."
"Olhai bem. Muitos corpos que ajoelham aos vossos pés, nos templos do mundo, trazem as anquinhas da sala e da rua, os rostos tingem-se do mesmo pó, os lenços cheiram os mesmos cheiros, as pupilas centelham de curiosidade e devoção entre o livro santo e o bigode do pecado.", disse o Diabo, numa tentativa de convencer Deus de que seus fiéis não são tão fiéis assim.

Cansado da desordem em seu reino, tem a, até então, genial ideia de fundar uma igreja na Terra e, assim, puxar os infiéis do Senhor para o seu ministério. Crédulo de que seu plano daria certo e que o céu seria como uma casa vazia, pediu permissão d'Ele e Ele assentiu.
Já na Terra, não negou que era o Diabo e, com suas palavras bem pensadas, conseguiu, de fato, puxar a galera para suas doutrinas e regras.
Mas algo que o Diabo não esperava é percebido pelo próprio: a intrínseca contradição humana. Imponha-nos regras que caminharemos noutro caminho. Nostalgia.

Machado deixou-nos uma belíssima reflexão, seja lá qual for a regra imposta sobre o povo, há de sempre haver certa nostalgia, uma contradição intrínseca, que os faz repetir regras antigas ou simplesmente não obedecer. Embora estejamos a todo instante em busca de Novidades, somos impelidos pela própria por, contraditória consigo mesma, tornar-se, em pouco tempo, ultrapassada, superada. Faz-nos, então, voltar ao que nos é conveniente e onde estamos acomodados. Claro que outros se convém e se habituam com novas doutrinas, afinal o inatual já fora atual. Mas percebem que é mais fácil e preferível voltar ao que já está acomodado do que acomodar-se n'algo novo?
Sara.Goncalves 15/04/2024minha estante
muito bem redijida sua resenha??????

Luan.NietzsChe 16/04/2024minha estante
redijei?????

Clara1924 12/04/2024

Sem dúvidas, Machado de Assis é um dos melhores escritores brasileiros da história
é um conto incrível sobre como o homem não se contenta com nada
e adoro o fato do diabo ter humor ácido em absolutamente qualquer obra

Alexandra 17/03/2024

Capaz de algodão com franjas de seda
O conto é maravilhoso. Abre um caminho maduro para a leitura do acervo que compõe o pacto faustico. Recomendo fortemente a leitura.

totyy 16/03/2024

A Igreja do Diabo
?a eterna contradição humana?

genial, comecei um novo hobby de ler contos e esse foi fantástico! é muito interessante como podemos interpretar a história de diferentes formas. é minha primeira leitura do autor e achei ela bem inteligente, não existe ser mais complexo que o humano.

Samuel1056 04/03/2024

Um breve comentario sobre a obra igreja do diabo
Meu mano machado mandou como sempre uma baita crítica social com muita ironia e humor acido, ótimo conto poderia ser maior na minha nada humilde opinião.

Maria19407 20/01/2024

Alugou um triplex na minha cabeça sobre a contradição humana! meu primeiro contato com as palavras do Assis.

Isabelly 17/01/2024

A humanidade é cinza
Um Conto inteligente para refletir.
Para mim, ele não fala apenas sobre a desobediência humana com as regras impostas, mas que a humanidade não vive de extremos, bem e mal, e sim que temos nossos momentos.

Charlles2 17/01/2024

Ironia machadiana.
- Que queres tu? É a eterna contradição humana.

Machado, Aquiles! A tragédia que nunca se apagará.

?A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: "Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu..."

Michele Camejo 12/01/2024

Um conto divertido
Neste conto, Machado de Assis se utiliza de uma narrativa fluída e irônica, com muitos momentos engraçados para trazer uma crítica ao sistema religioso de sua época (embora eu tenha achado o conto bem atual).

gabi :) 03/01/2024

Legal
é um conto rapidinho de ler e que nos leva a muita reflexão, é bem legal mas realmente não é o tipo de literatura que costumo ler

Gabrielly 31/12/2023

Uma sátira muito real
Esse breve conto apresenta uma sátira muito interessante sobre os ideais e os comportamentos humanos, especialmente os ligados à crenças. A construção é muito rápida e fluida, somos apresentados um frenesi de acontecimentos satíricos e, em certo nível, comicos. A ironia machadiana brinca conosco.

Leitura maravilhosa