A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo Machado de Assis

Resenhas - A igreja do diabo

Elielson.Goulart 19/10/2023

Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
O que este livro tem de pequeno têm-se elevado à décima potência em qualidade! Um pequeno grande livro ?

Camille Padilha 16/10/2023

A igreja do Diabo
O melhor que li até agora dele, dentre os contos.

"Não tarda muito o céu fique semelhante a uma casa vazia, por causa do preço, que é alto."

Hey_Guga 15/10/2023

O melhor conto que li de Machado até agora. (De longe).
A tempo da humanidade perecer, sua contradição permanece imortal.

Este conto me foi tão caro tanto pelo interessantíssimo tema, como pelo rigor fantasioso que encandeia a mente do leitor com imagens e reflexões vivas.

Não seria absurdo idealizar esta contradição humana tão irreverente na obra, tendo eu já a contemplado tantas vezes e muitos inúmeros outros comigo. Contudo Machado não o seria senão para fazer transbordar a identidade cognitiva e autoconsciente do leitor, ao reconhecer a própria hipocrisia diante de seus olhos, quase que umectando-se da mesma fonte que bebem as vítimas do Diabo. Provoca incômodo ser tão relacionável.

Temo então dizer que o prazer de ver um Diabo tão convencido esganar-se pelo ser tão mortal que ele tão menospreza, ao passo de testemunhar o supremo Senhor não apenas padecer da insistência inerte daquele mas também identificar-se com o mesmo. Subjugados todos pela irracionalidade humana. ISSO SIM foi genial.

Beatriz 09/10/2023

Que queres tu?
Maravilhoso. Leitura bem rapidinha e fácil na minha opnião para quem não gosta de uma ortografia dificil. O diabo chocado que as vezes os males vem pro bem ai como eu me mijo de rir kkkkkkk

Sophia 01/10/2023

Conto curto, mas interesante. A leitura foi fluída e rápida a escrita cansa um pouquinho, mas nada que impessa uma leitura rápida.

Iasmin 01/10/2023

"É a eterna contradição humana."
Que conto maravilhoso do Machado. Ele exemplifica bem como nós, seres humanos, somos contraditórios de uma forma nada convencional, e ainda possui um excesso de sabedoria que fascina.

Tainá 29/09/2023

?Que queres tu??
Bom, é Machado de Assis, né?! Quase sempre difícil, mas realmente perspicaz. Inclusive achei esse aqui um dos poucos dele que é de fácil compreensão. É um conto rápido e irônico. É difícil, talvez até utópico, pensar em moralidade sem uma certa dualidade inerente à complexidade humana. Pode haver limites, doses, ou até inclinações, mas o ser humano não está interinamente para o bem, assim como também não está inteiramente para o mal. As pessoas podem ser muito boas e muito ruins, em diferentes aspectos, ao mesmo tempo. Enfim, a contradição humana. Ao meu ver, o conto quis mais refletir isso do que a desobediência e o descontentamento de preceitos estabelecidos. No caso, a transgressão de ?regras? é a consequência.

?Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu?
É a eterna contradição humana.?

Alana Paola 19/09/2023

Reflexão
Este conto é muito bem escrito e traz uma reflexão muito boa. Machado de Assis é um gênio da literatura mundial e este é somente mais uma prova da sua genialidade.

SaBCouto 14/09/2023

Continho rápido
Mas com uma grande questão: a contradição humana. O ser humano tem uma grande tendência de nunca se ter satisfeito no que é permitido. Quando o diabo abre uma igreja e os pecados passam a ser os "dogmas", nesse momento todo mundo resolve ser um bom cristão, ainda que por debaixo dos panos.

Julia 11/09/2023

Diabismo
A história é rápida, porém achei muito chata de ler, a escrita em si é linda e muito boa, porem ai, sabe?

theluvslie 09/09/2023

O melhor que eu já li dele (e olha que eu nem gst dos livros do Machado de Assis).
tem uma reflexão mt foda, gostei.

Duda 08/09/2023

Li na escola, mas como sou viciada em marca as coisas como lido no skoob, marquei ele aqui. Não gostei muito apesar de achar a escrita do machado de assis muuuito boa. Só achei um pouco debochado o que não me agradou muito :(

Michela Wakami 08/09/2023

Explendido
Um conto maravilhoso, que desnuda o ser humano.
Somos ou não somos contraditórios?
A nossa luta conosco mesmo é grande.
Helô 08/09/2023minha estante
Machado escrevia muito bem ?

Michela Wakami 08/09/2023minha estante
Sim, Helô. Ele é meu autor brasileiro favorito.???????

Helô 09/09/2023minha estante
Eu até tento ler mais obras dele, além de dom carrusmo, mas sofro com o português kkkkkk tô tentando acabar a coleção "o espelho e outros contos" até fim do ano! Só não curto a parte dele amar traição ? quase todo conto tem uma traição kkkk mas não deixa de ser magnífica a obra ?

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Helô, eu nunca reparei nisso, vou começar a observar.

Safadinho esse Machado!????