A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo Machado de Assis

Resenhas - A igreja do diabo

Janaina Edwiges 02/09/2020

A Igreja do Diabo é um conto extremamente inteligente e que nos inspira uma importante reflexão: em quaisquer regimes que as pessoas vivam e estejam submetidas a determinadas normas, regras e restrições, a eterna contradição humana fará com que haja transgressão, desobediência e descumprimento dos preceitos estabelecidos.
Fabricio268 03/09/2020minha estante
Não conheço esse conto. Vou procurar.

Janaina Edwiges 03/09/2020minha estante
Oi Fabrício, é do Machado de Assis! Curtinho é muito interessante.

Lipe 11/01/2022minha estante
Realmente adorei o livro. Não só faz com que possamos refletir sobre a realidade e suas normas, valores, tradições, como também sobre o valor humano, pois o Diabo comprovou que por mais maldade que possa haver em nossa raça, sempre buscamos certa salvação e temos uma pitada de bondade. Acredito que o ponto principal seja dizer que nenhuma moeda tem apenas dois lados, nunca somos uma só coisa.

Michela Wakami 08/09/2023

Explendido
Um conto maravilhoso, que desnuda o ser humano.
Somos ou não somos contraditórios?
A nossa luta conosco mesmo é grande.
Helô 08/09/2023minha estante
Machado escrevia muito bem ?

Michela Wakami 08/09/2023minha estante
Sim, Helô. Ele é meu autor brasileiro favorito.???????

Helô 09/09/2023minha estante
Eu até tento ler mais obras dele, além de dom carrusmo, mas sofro com o português kkkkkk tô tentando acabar a coleção "o espelho e outros contos" até fim do ano! Só não curto a parte dele amar traição ? quase todo conto tem uma traição kkkk mas não deixa de ser magnífica a obra ?

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Helô, eu nunca reparei nisso, vou começar a observar.

Safadinho esse Machado!????

Iasmin 01/10/2023

"É a eterna contradição humana."
Que conto maravilhoso do Machado. Ele exemplifica bem como nós, seres humanos, somos contraditórios de uma forma nada convencional, e ainda possui um excesso de sabedoria que fascina.

Jenni 02/11/2023

"Que queres tu? É a eterna contradição humana."
Eu simplesmente amei a analogia que esse conto tem.
Certo dia o Diabo pensa em construir uma igreja para si , dessa forma ele pode espalhar sua doutrina e conseguir muitos seguidores com promessas de uma vida boa e fácil. Após comunicar a Deus sua ideia e conseguir permissão, ele cria sua igreja que se espalha por todo mundo e consegue diversos fiéis, espalha sua doutrina, onde devemos fazer exatamente o que era proibido e sua ideia principal é não amar o próximo e ele fica satisfeito com seus resultados.
Entretanto, ele logo percebe que muitos fiéis são contra os seus ensinamentos por suas costas , doam aos pobres, praticam caridade, continuam praticando sua antiga religião, são caridosos . Irado, ele vai até os céus para reclamar com Deus e esse o responde : " Que queres tu? É a eterna contradição humana. "
Com uma narração simples, mas com muitas metáforas, o autor evidencia algo que normalmente passa despercebido, não existem pessoas que seguem isso ou aquilo, em diferentes situações elas podem praticar ações diferentes. Indo no caminho da religião, mostra que enquanto o Diabo ficava perplexo com essa descoberta, ela já era conhecida por Deus , que não se importava, por conhecer de verdade a natureza humana.

va 31/05/2020

demasiado humano
Nesse conto, Machado traz a inata contradição humana em seus valores.
Esheley 19/06/2020minha estante
Como lê?;-;

Esheley 19/06/2020minha estante
Não consigo ??

joana 11/10/2022

tem um monte dessas por aí
o que é que eu vou escrever aqui? Já nem lembro mais o que foi que eu li.
Leitura de minutos e essa edição tá um espetáculo.

Dani 19/09/2020

Contradição humana
Esse conto demonstra uma importante reflexão:

Em quaisquer regimes que as pessoas vivam e estejam submetidas a determinadas normas, regras e restrições, a eterna contradição humana fará com que haja transgressão, desobediência e descumprimento dos preceitos estabelecidos.

Albuquerque14 27/03/2021

Bom, vamos la...
Estou lendo obras machadianas e confesso que me surpreendi porque achei que não iria entender nada kkkk
Muitas coisas realmente eu não entendi, mas faz parte... Eu sai da minha zona de conforto.
Este livro/conto foi interessante, ver a interação entre deus e o diabo para mim foi bem irônico e humorado kkkkk O livro trata-se de como o ser humano é contraditório e que quando estamos restritos a seguir apenas um caminho, sempre vamos descumprir regras..e essa é a verdadeira contradição humana.Na história ninguém é 100% bondoso ou 100% pecador... (Minha interpretação)

Raquel Silva 18/06/2021

Conto breve e cômico!
A escrita desse conto é de fácil compreensão, além de ser bem breve os versos.

A escrita do autor trás um alívio cômico, o que também facilita a leitura.

Conto breve indicado para se ler em minutos

Elton.Oliveira 28/12/2023

As contradições humanas
Peguei por curiosidade, o título é bem chamativo!

Um conto curtinho , bem elaborado e fala sobre as vicissitudes humanas , o contraditório, o homem não segue nada direito e na primeira brecha , consegue trair ou escapar do prometido!

Os adeptos da doutrina do diabo traíram ele e começaram a praticar boas ações , às escondidas ???...

Recomendo !
Rodolfo.Barbosa 28/12/2023minha estante
Tô com um de M.A pra ler mês que vem. Dom casmurro. Dizem ser um autor de uma escrita muito culta e às vezes difícil de ler. Vou ler pra exercitar minha leitura.

Elton.Oliveira 29/12/2023minha estante
Realmente, ele tem uma linguagem bem carregada , nesse pequeno conto eu tive que recorrer ao dicionário algumas vezes .... Outras nem com o dicionário resolveu porque ele utiliza expressões com significados abstratos .... Mas a ideia geral, deu pra captar .... Eu já li alguns livros dele, mas fazem muitos anos, negócio de colégio ainda ? !

Marina 27/04/2021

?Machado retrata o homem como ele é em sua essência: metade do bem, metade do mal, o que não nos permite definir seus personagens em bons ou maus, mas em simplesmente humanos?. Achei extremamente genial quando, no conto, o Diabo diz a Deus que em breve o ?céu fique semelhante a uma casa vazia, por causa do preço, que é alto?, Machado aqui faz duas críticas em uma frase: às regras impostas pela Igreja (dado o momento histórico que o conto foi escrito ele estava criticando a igreja católica, hoje valeria para todas) e à cobrança de dinheiro aos fiéis que se faz em nome de Deus, e ouvindo isso Deus permanece inabalavelmente sereno, afinal, igreja nenhuma e contradição humana nenhuma, fala por Ele.
Anne.Grasiele 20/09/2021minha estante
Amei! Eu li esse livro e é maravilhoso, mas não percebi essas críticas. Achei muito interessante sua resenha.

Mel Rabelo 21/10/2021

Machado sendo, como sempre, sensacional
Incrível como ele consegue abordar de forma tão simples e acessível um tema que rende uma longa reflexão, a contradição humana. Ler qualquer obra de Machado é não terminar sendo o mesmo que lia as primeiras palavras. O famoso ''livro pão'' que cresce na nossa mente com o tempo.
Foi um dos contos que mais ri, nele o Diabo cria sua igreja e começa a deturpar ensinamentos divinos como o ''amar ao próximo'' que só seria aceito se fosse ''amar a dama alheia'', ressignificar os pecados...
Porém, assim como aqueles que pregam os ensinamentos de Deus e praticam atos desumanos em benefício próprio, os seguidores do Diabo o surpreendem pois ainda praticam atitudes benevolentes.

Rogerio.Flores 15/03/2023

Igreja do Diabo
Machado de Assis, realmente um gênio da literatura, apresenta sua sagacidade neste curto, mas belíssimo conto.
Sua análise da natureza humana e da vida em sociedade é feita, como habitual, de forma indireta, nas entrelinhas, com nuances que fazem refletir ao mesmo tempo em que cutucam o íntimo do leitor.
A ironia é, sem dúvida, uma das ferramentas mais fortes e contundentes para esbofetear alguém com classe. E Machado é um mestre na ironia.
Como é muito curto e, ao mesmo tempo, profundo, um conto atemporal e para ser acessado mais de uma vez.