Tex Willer - A História Da Minha Vida

Tex Willer - A História Da Minha Vida Mauro Boselli

Resenhas - Tex Willer - A História da Minha Vida

Lisvaldo César 18/05/2023

A história maior Ranger do planeta
Uma resenha biográfica do maior Ranger da história..amado .. detestado... Desejado...Homem da Lei...Homem de família..Um assassino ? Tex ..Vale ter ...Vale Ler ...Vale ver

Edu4rd0 14/04/2012

Tex Willer - A História da Minha Vida
Resenha Originalmente publicada em catalisecritica.wordpress.com

Tex é um personagem mítico. Na minha infância li apenas 4 ou 5 gibis do Tex, mas com eles já conhecia o destemido Ranger, o grande Kit Carlson, o gigante Gros-Jean e Kit Willer, filho de Tex com a sua esposa, a índia Lylith. Quando soube que seria publicada no Brasil a sua auto-biografia, em forma de romance, me interessei, e vim acompanhando as novidades, esperando o lançamento.

O livro é bem simples. Não tem grandes descrições, e muitas vezes dá uma impressão de que o escritor teve preguiça de se estender mais nos episódios. Por exemplo: O livro começa com um jornalista que vai atrás de Tex na reserva indígena para conseguir um entrevista. Em uma página Tex disse que não tinha nenhum interesse, na seguinte já começa a contar tudo do começo… Claro que isso só é um defeito em parte; olhando por outro ângulo, esse tipo de corte proporciona mais espaço para descrever cenas mais importantes, para a história em si.

Para quem já leu O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss, vai perceber várias semelhanças entre os livros. Tex é um tipo de Kvothe do velho oeste. Ele é muito esperto, o melhor pistoleiro, o melhor em brigas corpo a corpo, destemido e famoso, e além disso o livro também é sobre um jornalista que decide contar a história do herói lendário. Mas a forma de escrever dos dois autores é totalmente diferente. Patrick é bastante detalhista, e se preocupa mais em descrever a vida de kvothe por um prisma mais real. Já Boselli faz com Tex uma coisa diferente. Através da linguagem simples, sem descrições e sem se prolongar muito em nada, nesse livro o que importa mesmo é a aventura. É quase como uma história contada em volta de uma fogueira, e realmente dá para ler todas as 200 páginas em uma noite.

O livro é bom. Divertido, mas não empolgante. Vale como uma boa leitura para quem gosta de Westerns, ou de quadrinhos em geral. Para quem é fã do personagem é mesmo um livro obrigatório (apesar de que o personagem renderia facilmente umas 600 páginas).

Nota Final: 3 de 5 (Por Tex Willer, por me lembrar os antigos bolsilivros de Western que lia na infância, e por que foi uma leitura rápida e divertida)

Eros 14/07/2022

A Saga do Herói de HQ Tex Willer.
A criação dos italianos Bonelli e Gallepini (1948) tem o poder de se manter atual ininterruptamente no Brasil desde o ano de 1971. Neste livro um dos roteirista de Tex, Mauro Boselli, deixa o mundo dos quadrinhos e apresenta o ranger texano nas páginas de um livro. Para nós, a Editora Mythos, atual detentora do título em terras tupiniquins, lançou esta obra com tradução do conceituado Júlio Schneider (tradutor oficial das HQ de Tex no Brasil) nos brindando também com essa mágica produção literária da Sergio Bonelli Editore. O livro é surpreendente! Nesta ficção, narrativas da vida de Tex Willer são contadas por ele mesmo ao jornalista estadunidense Jack Granger, vindas à público diretamente das páginas de seu diário (Jack), transcritas na data de 15 de junho de 1899. O grande atrativo do livro é exatamente "ouvir" Tex narrando aventuras vividas (e já lidas por muitos) em suas HQs, dando a oportunidade ao leitor de, ao "ouvir" a narrativa, lembrar-se do "acontecimento" por meio das imagens dos quadrinhos, como se realmente estivesse tido lá! O efeito é de uma espécie de confirmação da realidade da aventura! Narrando desde o início de sua vida, cujas imagens foram recentemente publicadas no HQ "Tex Anual" nº 19 (Dez de 2017), Tex avança por inúmeras aventuras conhecidas e eletrizantes como seu casamento ("Pacto de Sangue, Tex Mensal nº 94, Dez de 1978), a vingança pelo assassinato da esposa (iniciada em "Juramento de Vingança", Tex Mensal nº 43, Set de 1974), a participação de Tex na Guerra do Secessão (iniciada em "Entre Duas Bandeiras", Tex Mensal nº 53, Jul de 1975), sua luta contra Mefisto (iniciada em "O Desfiladeiro da Morte", Tex Mensal nº 48, Fev de 1975) ou ainda seu enfrentamento com a "Rainha da Noite" (iniciado em "Diablero", Tex Mensal nº 92, Out de 1978). Mais um belo atrativo são as gravuras de Fabio Civitelli, um dos mais aclamados desenhistas do ranger. Por tudo isso, "Tex Willer, A História da Minha Vida" é um livro indispensável para os fãs do implacável ranger texano.

Rodrigo.Facco 07/03/2022

Linha do tempo do Tex
"Falar não adiantava nada. Os nossos colts saíram sozinhos do coldre. Caímos fora atirando."

Que livro! A história do Tex é contada do início ao fim, mas só as mais marcantes, aquelas que definem o rumo do Tex.

Começa falando da juventude, a morte do pai e dos irmãos. Depois, trata de alguns trechos do seu período de fora da lei e o seu perdão. Mostra o ingresso dele nos Texas Rangers, como ele se tornou chefe dos índios Navajos, seu casamento e o nascimento do seu filho. Finaliza com uma vingança, com o Tex velho e algumas pessoas queridas já mortas.

Esse livro é de arrepiar. Vc sente muito forte as perdas do Tex e, até mesmo, a velhice, que deixa um sentimento de fim de jornada inevitável bem triste.

Algumas virtudes são muito marcantes no livro, como a honestidade, a valentia, o companheirismo, senso de justiça e a bravura. São virtudes que moldam caráter de uma pessoa de valor e isso faz vc se apegar muito ao personagem.

É a melhor porta de entrada pra começar a ler as HQs do Tex. Muito bom mesmo!!

Sandro 23/02/2023

"PESTE ! tem um monte de gente por aí que faz de tudo para não morrer de velhice"
...........................................................................................................................................TEX

Marcelly 16/04/2015

Para quem gosta de um bom faroeste
A obra conta a história de Tex Wiiler narrada por ele mesmo a um jornalista no final do XIX que vai entrevistá-lo devido a sua grande fama no EUA.
Recheada de aventuras, a narrativa é simples e empolgante. Vale e muito para os fanáticos dos quadrinhos, pois explica o homem por trás da estrela de ranger e quais as peripécias do destino que fizeram dele o ranger mais temido do Oeste.

J. B. 23/11/2023

O MELHOR LIVRO SOBRE O RANGER TEX WILLER
"Tex Willer: A História da Minha Vida" é uma autobiografia ficcional ditada pelo próprio Willer para um jornalista. Antes de falar do livro vou tecer uma breve descrição do personagem principal, o Texas Ranger Tex Willer, é um dos principais personagens de HQs do território italiano, criado no dia 30 de setembro de 1948, pela dupla Aurelio Gallepini e Giovanni Luigi Bonelli, na história "Il Totem Misterioso" (no Brasil batizada de O Totem Misterioso).

Atualmente Tex vem sendo publicado, com sucesso, em diversos países do mundo. No prefácio do livro Sérgio Bonelli, filho de Giovanni Luigi Bonelli e que até o seu falecimento, no dia 26 de setembro de 2011, trabalhou como roteirista e editor de Tex, disse que essa obra era quase um retorno aos tempos mais ingênuos da década de 1950, onde crianças escreviam para a editora achando que estavam escrevendo para o próprio Tex. Com a decisão de realizar o projeto desde livro a editora queria voltar a esse tempo, imaginando que o Ranger realmente tivesse existido e que houvesse feito um relato escrito sobre sua vida e aventuras.

Escrito pelo autor Mauro Boselli, que já vem escrevendo HQs do Ranger há vários anos, essa autobiografia ficcional nos mostra o jornalista Jack Granger procurando o famoso Willer, para isso ele se dirige até os Montes Navajos, onde na aldeia central da reserva, finalmente encontra Tex, que além de ser o agente indígena da nação Navajo, é também seu chefe, sob a alcunha de Águia da Noite.

Inicialmente ele se mostra-se relutante em contar sua vida ao jornalista e, principalmente, em deixa-lo escrever sobre ela, no entanto, por ter simpatizado com o Jack, volta atrás em sua decisão e começa a narrar suas aventuras.

Boa parte do livro cobre momentos que hoje, passados muitos anos nas histórias em quadrinhos, não são tão comentados ou relembrados, como por exemplo sua juventude e o início de sua vida como um dos mais perigosos Texas Ranger. Nesse livro vemos o personagem principal narrando suas primeiras andanças pelo oeste americano, começando por sua juventude trágica, a partir do momento em que o jovem Willer, vingando a morte do seu pai e irmão, foi forçado a viver às margens da lei, tendo sua cabeça posta a premio em vários territórios, passando pelo período onde se tornou um herói no México, seu ingresso nos Texas Rangers e o benéfico encontro com Kit Carson, do qual nasceu uma amizade e parceira de longa data.

Passamos pela Guerra Civil Americana e pelo aventuroso casamento com a doce Lilyth, com quem teve seu único filho, chamado pelos brancos de Kit Willer e pelo povo indígena de Pequeno Falcão, cujo padrinho foi o Carson, sem esquecer os fatos que mais influenciaram a sua vida, como a morte trágica da sua esposa índia, os encontros com Montales e Jim Brandon, além de contar sua primeira aventura com seu irmão de sangue, o navajo Jack Tigre.

Vemos também como ele se torna chefe da aldeia e finaliza com a vingança de um dos momentos mais marcantes de sua vida, o assassinato da sua amada. Grandes vilões das HQs do herói não ficaram de fora, tais como o inescrupuloso Steve Dickart, que passaria a usar o nome de Mefisto e Mitla a diablera, uma feiticeira capaz de transformar homens em monstros.

O inicio de sua amizade com o cientista, químico, historiador e apaixonado por qualquer coisa que tenha a ver com o oculto, o paranormal e a magia, conhecido como El Morisco e seu fiel mordomo de origem asteca, Eusébio, responsável por recepcionar os Pards, com uma generosa porção de batatas fritas, acompanhadas por um bife de um palmo de espessura e muita cerveja, sempre que eles precisam da ajuda de Morisco.

Porém, não espere no livro a descrição de belas paisagens, análises profundas de personagens. Nele Tex narra sua vida tão rápido quanto sacava seus colts.

Além de ter uma bela história esse livro nos trás lindas ilustrações inéditas que trazem para a obra um clima ainda maior do western americano, que podem ser vistas em cada capítulo, elas retratam alguns acontecimentos da vida de Tex, e foram desenhadas pelo ilustrador e quadrinista italiano Fabio Civitelli.

Civitelli é o responsável pela arte de algumas das melhores HQs do personagem, que se disponibilizou em desenha-las como se tivessem sido feitas por um ilustrador do final do século XIX, tal empreitada acabou por nos oferecer um conjunto de reproduções muito agradável e encantador, como se pode constatar nas ilustrações utilizadas nesse review.

A única falha nessa obra é o fato dela ser curta, na minha opinião esse livro comportaria, facilmente, o triplo das 208 páginas que possui.

Enfim Tex Willer: A História da Minha Vida se mostra uma leitura que, ao mesmo tempo que é divertida, é também empolgante, ela consegui causar, principalmente para os fãs de longa data do personagem, uma sensação de saudosa nostalgia, nos remetendo a um tempo em que brincávamos de cowboys e índios, passávamos as tardes de sábado assistindo western e nos deliciávamos com as aventuras de Tex e seus Pards.