Son

Son Lois Lowry

Resenhas - Son

Lili Machado 17/05/2013

A conclusão da saga, através da batalha entre o bem e o mal.
Son é o quarto e último livro juvenil de Lois Lowry, da série que inclui O doador, Gathering Blue, e Messenger.
A conclusão da saga, através da batalha entre o bem e o mal.
Son é a estória de Claire, a mãe de Gabe, o menino de O Doador.
É escrito em 3 partes, vividas em 3 comunidades diferentes: Antes, Durante e Depois.
Antes, acontece no mesmo local e tempo de O Doador, onde Claire é uma mãe doadora, cuja responsabilidade principal é gerar bebês. O livro conta a estória de um ponto de vista diferente: o de Claire. Claire foi destinada a ser mãe, aos 12 anos; e no começo do livro, está grávida. Ela dá a luz a seu primeiro filho, aos 14 anos, mas alguma coisa dá errada e ela tem de fazer uma cesariana. Por conta das complicações do parto, muda de função, para trabalhar com criação de peixes. Ela, porém, continua a tentar conseguir informações sobre seu bebê, e descobre que seu filho era um menino, chamado 36. Ninguém da comunidade oferece ajuda nem compartilha de sua tristeza (ou de qualquer outra emoção). Claire descobre que a creche é perto de onde ela trabalha vai até lá e acha o 36. Ela começa a trabalhar como voluntária na creche, onde lida com o menino e estreita seus laços de amor materno ela nunca tinha tomado as tais pílulas que eliminam as emoções, para todos os habitantes da sociedade porque ficara grávida muito cedo. 36 é Gabriel (Gabe), e não consegue dormir bem. Fica mais tempo que as outras crianças na creche, em contato constante com Claire. O cuidador que o leva para casa, é o pai de Jonas (também de o Doador), pois como a criança não se adaptou bem, será sacrificada. Sabendo disso, quando Jonas foge, levando Gabe com ele, ela se desespera e sai á sua procura, num barco, durante uma tempestade.
Durante, é a parte em que Claire é resgatada das águas, quando chega numa pequena vila. Ela não se lembra de nada, e só recupera a memória, quando vê uma amiga dar a luz a uma criança, descobrindo que tinha um filho e que tem de encontrá-lo. Para sair da vila, ela aprende a escalar as montanhas, para fugir e cair no oceano perigoso. Passa anos se exercitando e fortalecendo seu corpo, com a ajuda de Einar, por quem ela se apaixona. Ela aceita trocar sua juventude pela possibilidade de encontrar seu filho, com um acordo com o Mercador (de Messenger) um elemento sobrenatural.
Depois, no fim do livro, Gabe está crescendo na mesma vila onde se passa Messenger. Kira e Jonas estão casados e Jonas lidera a comunidade. Gabe descobre que uma mulher idosa o olha com atenção (é Claire). Ele tem o dom da empatia, de entender a perspectiva do outro. Quando Claire está para morrer, ela conta a verdade para Jonas, que, a principio, não acredita em Claire, mas se convence quando ela começa a falar sobre suas memórias compartilhadas, e entende a malignidade dessa verdade. Claire está morrendo, e Jonas conta a Gabe que ela era sua mãe. Gabe compreende que o Mercador deve ser morto, pois se alimenta de sofrimento.
Então, ... agora só lendo o livro...
O tema principal de Son, é a escolha entre fazer o que é certo e o que é fácil, porém errado. Como qualquer leitor de contos de fadas já sabe, seguir os desejos do coração é sempre um caminho para o sofrimento, seja qual for a beleza das intenções.
Nas 3 sociedades, porém, descobrimos que o amor é o que define o ser humano.

Carlos.Henrique 30/05/2021

Son
Finalmente, terminai a série The Giver. Quatro livros fantástico só que com pouco desenvolvimento.
Mas, falando de Son, foi o melhor livro da série. Teve desenvolvimento, cada parte detalhadamente, com situação surpreendentes e respostas das perguntas que ficaram em aberto nos volumes anteriores.
Particularmente, foi um grande desafio pra mim pq foi meu primeiro livro em inglês e, mesmo sentindo um pouco de dificuldade, consegui entender a história e me envolver na mesma.

Tai Lang 31/03/2021

Então...
Assim como os outros livros, foi uma leitura boa e fácil e respondeu a maioria das perguntas deixadas pelos livros anteriores.
Aline ig @escape.abacharel 31/03/2021minha estante
Queria a tradução desse livro pra português :(

Tai Lang 31/03/2021minha estante
Eu também queria. Acabei lendo em inglês mas preferia ter lido em português.

Aline ig @escape.abacharel 31/03/2021minha estante
Eu comecei a ler em inglês e desisti, tinha uns termos que eu não entendia, por exemplo a mãe do Gabriel, as "Mães biológicas", que são as mulheres escolhidas... tinha um termo estranho em inglês eu acho, pelo que me lembro, mas faz muito tempo aí desisti kkk

Tai Lang 31/03/2021minha estante
Ah, tem mesmo uns termos estranhos mas a maioria fui entendendo conforme eu fui lendo porque de primeira era bem confuso.

Aline ig @escape.abacharel 31/03/2021minha estante
Obrigada pela dica, quem sabe eu pego esse livro pra terminar em inglês. Eu já entrei em contato com a Arqueiro uns anos atrás e eles mentiram pra mim falando que ia trazer esse livro, mas já tem anos isso kkkkkkkkkkk

Tai Lang 31/03/2021minha estante
meu deus kkkkkk aqui no skoob tem cadastrado a versão em português e eu fui atrás achando que tinha mas é mentira então kkkkkkkk

Aline ig @escape.abacharel 31/03/2021minha estante
acho que é viu kkkk vi aqui agora kkkkkkkkk e fala que é da arqueiro mesmo

Tai Lang 31/03/2021minha estante
mas no site da arqueiro não consta esse livro, então só resta ler em inglês mesmo kkkkkk

sim =( kkkkk

Camilla.Cavalher 19/05/2021minha estante
Também acabei lendo em inglês. Queria que tivesse explicado porque que a comunidade de onde veio o Jonas e a Claire era a única que tinham conhecimentos e tecnologia. E queria que essas tecnologias fossem transmitidas a outras comunidades, além de permitir acesso entre elas....

Luzz 07/06/2021

Uma boa construção de história
O livro conta a história de Claire, uma personagem que não aparece nos outros livros, e essa construção dela foi o que mais me prendeu, quando estava ficando maçante algo acontecia mas confesso que em algumas partes nada acontecia e isso me irritava.
Apresenta também uma boa conclusão de toda saga com direito a uma revisitada a alguns antigos acontecimentos. Mesmo assim a última parte (final) me decepcionou, criei expectativas...

brendasnb 18/02/2020

Profundo e essencial
Em toda a saga "O Doador", Lowry expõe diversos assuntos polêmicos como parte das comunidades existentes em sua distopia. Mas, ela o faz com tanta destreza e delicadeza que nos provoca sentimentos mistos de dor e gratidão por alguém ter decidido tocar no assunto. Na finalização da série temos uma história tocante de uma jovem mãe que luta com todas as forças para encontrar seu filho perdido. Durante a jornada, ela sofre, amadurece, cresce e ensina. Recomendo a leitura de toda a série para todos que amam distopias e livros com profundidade.

Hein! Rique 21/07/2020

A editora não ajuda, vamos de ler em inglês.
Já que não trouxeram o último e mais importante livro da série para o Brasil, resolvi ler em inglês mesmo e não me arrependi. Nesse último volume, podemos encontrar resposta para muitas perguntas, mesmo que boa parte do livro seja uma confusão que só e acabe trazendo maiores questionamentos. Eu acrescentaria alguns muitos detalhes a vida da personagem principal, mas quem sou eu né 'LOIS LOWRY'. De qualquer forma, um forma brilhante e emociante de se encerrar uma série pra lá de diferente.

aninha 18/05/2022

quanta tristeza
meu deus tudo que eu pedi foi a claire feliz ela sofreu mais que a juliette a bichinha não teve um segundo de paz.

achei muito melhor que todos os três primeiros juntos e culpo a tradução porque a prosa da lois em inglês é muito singular e teve vários momentos que realmente me impressionaram.

acho que se eu tivesse lido todos os livros em inglês teria gostado infinitamente mais, mas enfim.

Noeli.Almeida 06/03/2024

O quarto é último livro conta a história de Claire. Foi designada a ser uma Birthmother, e logo no seu primeiro produto foi dispensada da função.
Diferente das outras Birthmothers, ela sente algo pelo bebê, e pretende se aproximar dele, apesar de ser contra as regras. Após aproximadamente dois anos do nascimento de seu filho, ele é levado para longe da comunidade. Sem saber para inde ir, ela parte em busca de seu bebê, no entanto um acidente a faz perder a memória. Numa ilha desconhecida e sem saber o próprio nome, Claire precisa lembrar de seu passado e retornar a sua missão.
Mais uma sem spoiler. Esses livros são muito bons, e bem tranquilos de ler. A pesar de não ter o último em português, recomendo a leitura. Quem sabe não traduzem o último? :D
Títulos em português:
O doador de memórias
A escolhida
O Mensageiro

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 04/07/2014

Livro super bem escrito, leitura rápida e fácil.
O final é surpreendente e perfeito.

Bruna Chaves 11/07/2018

conclusão mais ou menos
O último livro da série O Doador tem 400 páginas enquanto os outros têm um pouco mais de cem. Acho que teria sido melhor se mantivesse esse padrão porque a autora acabou enrolando a história pra justificar uma situação e me deixou sem paciência pro resto da história. O final apesar de tudo foi bom.

Elaine Messias 17/02/2022

Encerramento da série Doador de memórias
Primeiro livro que leio em inglês - antes tinha me arriscado apenas em contos. Ainda não tem tradução para português. Segue o aspecto reprodutivo da cidade distópica imaginada pela autora. Tudo o mais seria spoiler.