Cisnes selvagens

Cisnes selvagens Jung Chang

Resenhas - Cisnes selvagens

1 | 2 | 3 | 4 | 5

luana_lourenço 05/03/2024

Ainda estou meio dividida sobre o que achei desse livro. Em parte, achei muito interessante me aprofundar sobre a história recente da China, e ainda em primeira pessoa, por alguém que viveu tudo aquilo. Por outro lado, talvez por ser em primeira pessoa, deve-se tomar cuidado com algumas descrições - tendo em vista certo exagero e um tom meio reacionário. Em mãos erradas, pode se tornar material fortalecedor da sinofobia. Também achei o vocabulário estranho em alguns trechos, mas não há como dizer se foi por causa da tradução. Por fim, a leitura desse livro é recomendada para quem já tem certo conhecimento prévio da história chinesa, sobretudo do século 20.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/11/2023

Dos costumes ancestrais às violentas reviravoltas do comunismo, a China passou, em algumas décadas, por uma das mais radicais e amplas transformações já vistas na história da humanidade. Mergulhando nas memórias familiares de três gerações de mulheres, Cisnes selvagens é o relato verdadeiro, com todos os acentos do drama épico, de uma família que tenta preservar a própria humanidade em meio à vertigem e ao horror da trajetória da China neste século.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535908626

Claudio.Berlin 01/04/2023

Livro Maravilhoso
Um livro inteiro dedicado a história da China no século XX, iniciando pela queda da monarquia, e encerrando após a revolução cultural chinesa.
Desde as tradições ancestrais até o período comunista pós Mao Tse Tung.
Como não é romanceado, vai ficar difícil e maçante para quem não tem identificação com o assunto.
Extremamente detalhada , a obra é narrada por uma mulher que nasceu em 1952 , sobrevivendo ao terror da revolução cultural, e emigrando em 1978 para a Inglaterra.
Grande parte do material foi obtido após 60 horas de gravação .
( O relato da mãe da autora , talvez a principal personagem do livro ) .
Um senhor livro
Adorei e recomendo

Paula 16/01/2023

Comecei a ler essa livro devido a uma indicação. Não sabia muito o que esperar no início e acabei simplesmente encantada com Cisnes Selvagens.

A forma que Jung nos conta a história de sua família em meio a toda turbulenta história político-militar da China é de tirar o fôlego. Uma história que emociona, revolta e algumas vezes chega a embrulhar o estômago (o período da fome e o sofrimento causado por ela é de cortar o coração).

Sem exageros, se tornou um dos meus livros favoritos.

rafinha_ 21/12/2022

Resenha de Cisnes Selvagens: Três filhas da China
Que livro meus amigos. A história tanto da autora quanto da China parece ter saído dos filmes, nunca pensei que tantas tragédias pudessem acontecer por conta de um pequeno grupo com muito poder nas mãos. O final do livro me deixou menos angustiada, já que a autora conseguiu o que queria e a China, com suas condições, virou um lugar melhor para se viver. 100/10, com certeza é um livro que eu indicaria para aqueles que gostam de histórias reais.

Thamara 24/08/2022

Conhecer uma nova cultura, a história de um pedaço do mundo é sempre algo emocionante e curioso... e muito complicado, porque sempre há lutas.

Samir 15/08/2022

Santo deus, as atrocidades contadas aqui
O livro todo detém muuuuuuita informação absurda, que faz você ficar boquiaberto, tanto sobre o choque de cultura, quanto os relatos familiares e a ditadura maoísta

LuOli 10/06/2022

Incrível!
Livro perfeito. A distopia real e inacreditável... só que ao contrário dos grandes clássicos da distopia - que fui instigada a ler no percurso - são fatos reais que aconteceram e ainda acontecem nesse mundo enorme e sem limites. Me sinto uma pessoa menos alienada após a leitura desse livro... recomendo a todos!

Reccanello 15/03/2022

Proibida na China, e mesmo assim sendo um best seller internacional, a obra é uma biografia de três gerações de mulheres chinesas no Século XX na China - a avó, a mãe, e a própria autora. Através de suas próprias vidas, a autora retrata a história político-militar da China, desde o casamento de sua avó com um guerreiro, passando pela experiência de sua mãe com a ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, e chegando às suas próprias experiências com as políticas comunistas de Mao Tsé Tung nos anos 1950 e 1960.
===
Desde seus costumes ancestrais até as violentas reviravoltas comunistas, em poucas décadas a China passou por transformações radicais e amplas, como poucas vezes se viu na história da humanidade. Em meio ao turbilhão de horrores que foram os períodos do "feudalismo" chinês, da Segunda Guerra Mundial, da Grande Fome, da Revolução Cultural e do Grande Salto Adiante, e sem poupar o leitor de detalhes acerca das crueldades vividas, a autora nos mergulha em suas memórias familiares, relatando com todos os tons do drama épico a saga de sua família (e, por via indireta, do povo chinês) tentando sobreviver e preservar sua humanidade. Três mulheres fortes que representam muito bem a força do povo chinês! Um livro altamente recomendado para quem, além do que é ensinado nas faculdades de história, quer conhecer a China real e os horrores do comunismo.

site: https://www.instagram.com/p/CV6JVxWl2sM/

Duda 26/01/2022

Cisnes Selvagens
Meu deus depois de meses, eu finalmente terminei esse livro que com certeza virou um dos meus favoritos. O tanto que eu aprendi sobre a China?

Lusia.Nicolino 22/01/2022

Conhecer o passado para proteger o futuro
Ler nos permite revisitar a história, conhecer outras culturas, desvendar alguns pontos obscuros do passado. Yung nos ajuda a fazer tudo isso com o seu Cisnes selvagens, sem que tenhamos que viver toda a dor e martírio que nos relata, mas não sem que possamos sentir uma angústia, uma tristeza por tantas vidas que se perderam, por futuros que foram negados, por verdades que foram distorcidas. Vamos acompanhar a saga da família de Chang, retrocedendo ao início do século XX, quando sua avó foi oferecida como concubina a um poderoso militar. Depois a história de sua mãe, que viveu a ocupação japonesa na Manchúria, o governo Kuomintang, até a guerra civil e a vitória de Mao. Seus pais eram comunistas com dedicação total, mas também enfrentaram as agruras de tempos incertos. Incrível como a narrativa é envolvente e a autora, inquebrantável, não deixou que a realidade lhe escapasse, que o entendimento de sua trajetória fosse suplantado, resgatando a sua e nos dando como um presente. Imperdível.

Quote: "Quando voltei para casa nessa tarde, encontrei meu pai na cozinha. Acendera um fogo na pia de cimento, e jogava os livros nas chamas. Foi a primeira vez em minha vida que o vi chorar. Era agônico, entrecortado e louco, o choro de um homem não acostumado a derramar lágrimas. De vez em quando, em violentos ataques de soluços, ele batia os pés no chão e a cabeça na parede."

Maiara.Alves 26/11/2021

Uma leitura dolorosa
"Cisnes Selvagens" é, acima de tudo, uma narrativa fascinante e um modelo de pesquisa histórica.

A autora, Jung Chang, chegou a pertencer à "Guarda Vermelha" enquanto seu pai, dirigente comunista, era levado à loucura pela Revolução Cultural. Com uma bolsa de estudos na Inglaterra, Jung Chang decidiu passar suas ideias a limpo, pesquisando a história de sua família como parte da história da própria China.

O "Grande Salto Para Frente" marcou o início da derrocada da família de Chang. Mao ordenou que todos começassem a produzir aço para acelerar o crescimento do país. No entanto, estava esquecendo que havia milhões de pessoas a serem alimentadas e que sem os campos a economia do país não andaria. O resultado foi uma fome generalizada, o que enfraqueceu o poder de Mao. A "Revolução Cultural" mergulharia a China em um caos que durou até, praticamente, a saída de Chang do país, em meados dos anos 60.

A Revolução Cultural foi uma tentativa de Mao de recuperar o poder que ele acreditava estar perdendo, já que não era ele quem de fato governava a China. Começou primeiro condenando intelectuais, pintores e escritores. Esta "Revolução" deu munição para que pessoas fossem denunciadas e condenadas com base em inimizades. Ressentimentos antigos fizeram com que autoridades do Partido fossem denunciadas, pois havia uma inveja muito grande de quem havia ascendido ali dentro. Mais do que isso, a brutalidade sem precedentes marcou esse evento. Chang conta que seus colegas prenderam professores suspeitos nas salas de aula, além de agredi-los. Todo mundo, de repente, era inimigo.

Muito mais do que nos revelar um lado desconhecido da China, a escrita de Jung Chang tem a função de curar o trauma e restaurar a memória.
Cisnes Selvagens é um livro que eu facilmente recomendaria a qualquer pessoa que deseja ter uma experiência visceral sobre memória e história. Você vai sair transformado dessa leitura, não só porque se deparará com uma China um pouco desconhecida, mas porque ela nos coloca frente a frente com a nossa própria existência.

Alê | @alexandrejjr 27/11/2021minha estante
Baita texto, Maiara! Parabéns!

1 | 2 | 3 | 4 | 5