A doce vida na Úmbria

A doce vida na Úmbria Marlena de Blasi

Resenhas - A Doce Vida Na Úmbria

Renata Céli 15/08/2014

Encontro marcado
Tenho uma história muito interessante e linda para contar sobre o que aconteceu na minha vida após ler esse livro.

Primeiramente, tenho que dizer que sou uma fã do casal Marlena e Fernando. Fico maravilhada com a vida livre que eles construíram juntos. Acompanho o casal desde o livro "Mil dias em Veneza". Acho incrível esse ir e vir deles pelo mundo, a hora que quiserem, quando bem entenderem.

Adorei o livro "A Doce Vida na Úmbria", que descreve como é a vida num vilarejo medieval da Itália, os costumes, as belezas da cidade, enfim, nos instiga a visitar esse lugar. E foi exatamente o que eu fiz. Após ler esse livro, viajei para a Itália e, além das cidades famosas que todo mundo acaba conhecendo quando vai pra lá, incluí no meu roteiro Orvieto, só por causa do livro. Queria conhecer onde Marlena e Fernando viviam, ver de perto essa linda pequena cidade. E lá fui eu. Eu estava indo de Roma para Florença de carro e paramos para passar uma manhã em Orvieto. Não preciso nem dizer que é tão encantadora quanto Marlena descreveu. Casinhas de pedras, muitas flores na rua, diversas ruas em que carros não passam e o único meio de transporte é a pé mesmo. Lindo demais! E então aconteceu. Estava eu andando pela cidade quando vejo um casal passando e cismei que eram eles, Marlena e Fernando. Comentei com meu marido e ele disse: vai lá falar com eles. Eu fiquei tímida, sem coragem. Além do mais, não sabia se eram eles mesmo. Deixei passar. Fui num mirante ver a vista linda, fui numa igreja enorme que tem lá, mas com aquilo martelando na minha cabeça. Será que eram eles e deixei passar a oportunidade? Enfim, voltando para o carro para ir embora da cidade, eis que passo novamente pelo casal. Meu marido não se aguentou e foi falar com eles. Perguntou se o nome dela era Marlena. Ela respondeu que sim. Ele fez sinal positivo para mim e lá fui eu conhecer essa escritora que tanto gosto. Foi maravilhoso. Conversamos, disse para ela que eu era brasileira e que só coloquei Orvieto no meu roteiro porque ela me despertou esse interesse. Falei que amo os livros dela e que fazem sucesso no Brasil. Conheci o famoso veneziano, o Fernando. Sim, eles ainda estão morando no mesmo salão de baile do livro. Estão lá há bastante tempo. Peguei autógrafo, tiramos foto, nos emocionamos. Foi um momento mágico. Esse encontro já estava marcado. Como é possível eu ter passado não mais que duas horas naquela cidade e termos passado na mesma rua exatamente no mesmo horário?!?! Sim, o encontro estava marcado. O universo conspirou a favor e eu só tenho a agradecer a oportunidade ter caído do céu para mim.
Ed 14/09/2015minha estante

Que lindoooo

Renata Céli 11/08/2020minha estante
Foi mágico!

Lyta 16/10/2020minha estante
Que maravilha de história!

Carol 13/11/2020minha estante
Nossa, que sonho! Gostaria muito de conhecer a Marlena e o Fernando. Sou muito fã dos dois e a Marlena é uma das minhas escritoras favoritas. Adoro tudo o que ela escreve e a forma como o faz. Espero um dia realizar esse sonho.

Renata Céli 13/11/2020minha estante
Foi um dia mágico e inesquecível! Espero que realize seu sonho também!

Carol 13/11/2020minha estante
Muito obrigada ??

Luciana.Barcelos 18/10/2021minha estante
Vcs sabem dizer se após A doce vida na Umbria existe continuaçoes?

Renata Céli 19/10/2021minha estante
Olá, acho que não tem continuação não.

Lisa.carena 13/12/2021minha estante
Que amor ??

Renata Céli 14/12/2021minha estante
Um amor mesmo! :)

Andrea.Cavinato 09/02/2023minha estante
Obrigada pelo relato emocionante. A literatura promove esses encontros maravilhosos, escritor, leitor e espaço. Eu estava muito curiosa para saber como eles estão.

Renata Céli 09/02/2023minha estante
Foi um encontro especial e um dia inesquecível!

jo 15/04/2012

ADORÁVEL!!!!!
Simplesmente mais um livro da Marlena que nos toca profundamente ao relatar a ternura dos relacionamentos humanos e usando a gastronomia como forma de reunir pessoas tão diferentes em torno de uma farta mesa.
Sissi 10/07/2012minha estante
Puxa, tenho que dizer que ao contrário dos demais livros dela (que fiquei absolutamente encantada) esta me deu tédio! Achei enfadonho, sem muito conteúdo, os personagens não são tão interessantes e a cidade não me interessou, ao contrário. Serviu apenas para completar a coleção mas perdi investimento!!!!

Erika 21/08/2014minha estante
Faço minhas as palavras da Sissi...

Renata CCS 19/07/2016

Un luogo dove le cose accadono nel tempo.
“De polenta em polenta, a vida passa!” (Márcia Signor)

Quem nunca pensou em ir morar em outro país, mudar totalmente de hábitos, ficar longe de pessoas e culturas a que já estamos habituados e nos aventurarmos por novos ares? Uma visão bastante romântica da ideia pode influenciar, mas nem tudo é a alegria vendida pelos corretores de imóveis. Em todos os países há costumes quase intocáveis e tradições que são respeitadas desde sempre. São muitos os lugares onde estrangeiros não são bem vindos – a não ser que sejam apenas turistas – e passam a ser vistos como seres indesejáveis que nunca irão de adaptar e pertencer ao lugar. Foi este o cenário que Marlena de Blasi se deparou ao mudar para Orvieto, uma charmosa cidade medieval da Úmbria.

Antes residente em uma cidade na Toscana, Marlena e seu marido, Fernando chegaram a Úmbria a procura de uma nova moradia. Depois de muitas buscas – e já muito desanimados – deparam-se com um apartamento que fica em um antigo salão de baile de um palácio medieval. Enquanto aguarda o término da reforma do local para mudar-se, aluga uma pequena casa no vilarejo próximo, e muitas lições importantes sobre a vida naquele local vão sendo adquiridas: é que este é um lugar onde as coisas acontecem a seu tempo (a reforma de anos de seu apartamento é a prova definitiva), que trata-se de uma região muito resistente aos estrangeiros e definitivamente, apegadíssima as suas tradições. Entre as suas tentativas de conquistar a vizinhança, Marlena recorre ao seu dom de cozinhar, e acaba conquistando pessoas das mais variadas classes sociais - inclusive as que não dividiriam um mesmo espaço com outros considerados de classe inferior – mas, na mesa, território considerado neutro por Marlena, até as diferenças de uma vida inteira acabam sendo superadas.

Sendo apaixonada pela Itália, o livro nos conduz a cenários belíssimos e acabamos nos vendo caminhar com Marlena pelas charmosas ruas de Orvieto. Não é uma leitura imperdível, mas é agradável, leve e me ajudou a conhecer um pouquinho dos encantos da vida na Úmbria e me apaixonar ainda mais pela Itália.
Penélope 19/07/2016minha estante
Adoro estórias passadas na Itália.

15/12/2020

Literalmente delicioso
Ao ler esse livro dá pra sentir todos os odores das receitas que a personagem faz, assim como as demais. Deu vontade de ir morar na Úmbria. Livro delicioso...do começo ao fim.

Vanessa 06/03/2013

Interessante
O livro conta a estória de uma americana que junto com seu marido veneziano vai pra uma pequena cidade da Itália em busca de uma casa, um lar. No livro ele descreve a Úmbria e os modos de ser dos italianos da região, as feiras, a culinária. Ela passa pela experiência de ser rejeitada pelo povo local. O casal encontra a casa dos sonhos e tem que esperar algum tempo até que possam mudar. O livro é interessante e bem "colorido". O que mais gostei foi do modo como ela descreveu as personagens locais, cada uma com sua história de vida, seu modo de ser.

Babih Bolseiro 29/07/2012

A Doce Vida Na Úmbria
"Uma História de Amor e da Construção de Um Lar Numa Terra Estrangeira".

A comodidade pode ser maléfica. A última morada. Pensar em sua atual casa como a última morada soa assustadoramente trágico, como se todos os objetivos do indivíduo fossem morrer ali, em uma comodidade estarrecedora.

Após muitas reflexões sobre o assunto e "tomados novamente pelo espírito itinerante", Marlena e Fernando estão a procura de um novo lar. Neste contexto, com o passar das semanas, a busca torna-se longa e pautada por uma sequência de decepções, chegando ao ponto da descrença invadir os pensamentos do casal.

Porém, como quando menos se espera a solução aparece, Marlena e Fernando acabam encontrando a "casa" tão desejada, localizada na Úmbria: um antigo salão de baile na cidade de Orvieto. Todavia, como todo lugar medieval precisa de uma reforma, o palazzi de Fernando e Marlena, também precisa e de forma urgente.

A partir deste momento, começa a convivência do casal com os orvietani e, diga-se de passagem, não é nada simpática.

"Dizem que os orvietani que seria melhor que os Ubaldini, como todos os que herdaram palazzi de que não precisam ou que não conseguem bancar, os deixassem para os morcegos e os fantasmas. Sim, morcegos e fantasmas são melhores que estrangeiros, sob todos os aspectos" (p. 74).

Frieza e rejeição são palavras que na "medieval" cidade italiana tornam-se uma realidade ainda mais angustiante quando o casal recebe uma infeliz notícia: a reforma do palazzi vai ser adiada, sem previsão de sua finalização. Neste momento, Marlena não consegue evitar as perguntas que atormentam sua mente: Por que não escolhemos uma outra casa em ruínas, em outro lugar? Por que nos deixamos levar pelas promessas de uma corretor italiano?

E, para contrariar aquele ditado "Pior do que está não fica", o livro que Marlena escreveu foi rejeitado e os clientes de excursões do casal cancelam o programa marcado.

O que fazer nesta situação? Desistir? Jamais! Com o apoio de seu marido e do querido amigo Barlozzo, Marlena encontrará meios de solucionar todos os seus problemas com glória e destreza.

"- O que realmente me assusta sobre suas ideias é que são quase tão brilhantes como insolentes. A maioria delas provavelmente funcionaria" (p.38).

Rivoluzionari! Quem já não pensou em ir morar em outro país, mudar totalmente de hábitos? Entretanto, nem sempre é tudo e amor e alegria como demostram as agências de viagens e os corretores de imóveis. Em cada lugar, existem tradições que são respeitadas desde sempre.

Em muitos lugares, estrangeiros não são bem vindos e, a não ser que venham e fiquem apenas por poucos dias, passam a ser vistos como algo indesejado e que nunca irá pertencer ao lugar.

Foi com este cenário e recepção que Marlena se deparou ao passar a residir em Orvieto. Sua busca, não por aceitação, mas sim por boas relações e o desejo de ser reconhecida, fazem parte de um enredo rico e bem elaborado.

Ao apreciar a leitura desta obra, cheguei a praticamente degustar as deliciosas receitas italianas, a sentir os aromas dos mais simples temperos , a visualizar as belas paisagens da Úmbria e conhecer mais acerca de suas tradições.

"Misturar a polenta no sentido anti-horário é flertar com a calamidade. Qualquer pessoa na Úmbria pode lhe garantir isso" (p. 12).

Leitura deliciosa que super recomendo, ainda mais para quem gosta de explorar novos lugares, tradições e novas receitas já que nas páginas finais do livro podemos encontrar as receitas feitas por Marlena no... Ah! Vão ler! Hehehehe não vou contar.

Gabriela 24/01/2013

O livro é realmente doce, a autora é romântica até descrevendo pedaços de pão e cartas de baralho.

Natalia 26/08/2014

A doce vida na Úmbria – Marlena de Blasi
O livro “A doce vida na Úmbria” mostra a vida de Marlena de Blasi, autora do livro, e de Fernando, um casal apaixonado que está em busca de um lar.

Depois de procurar, procurar e procurar e de chegar até a descrença de que encontrariam uma casa que de fato agradasse a eles, finalmente eles se apaixonam por um local, um antigo salão de baile de um palácio em Orvieto, uma cidade da província italiana da Úmbria.

Eles resolvem negociar o aluguel e por fim, ficam com o apartamento, porém, como vocês podem imaginar, por ser um lugar medieval, o local necessita de algumas reformas, o que acaba demorando muito mais do que eles podiam imaginar e os deixa um pouco chateados, e como o que está ruim sempre pode piorar, o lugar que eles resolvem ficar para aguardar o fim da reforma não tem uma cozinha do jeito que Marlena sonhava e o livro de Marlena é rejeitado pela editora.

Durante esse tempo, Marlena resolve explorar a cidade, conhecer seus moradores, pessoas inesquecíveis e com ótimas histórias, e a freqüentar o restaurante de Miranda, pessoa que a ajuda muito nesta fase difícil.

Marlena de Blasi consegue envolver o leitor neste livro e nos mostra que com uma boa comida e dialogo é possível conviver com harmonia mesmo quando somos diferentes um dos outros, e o mais legal, no fim do livro tem algumas receitas que aparentemente são deliciosas.

site: http://natalia.blog.br/2014/08/25/21o-livro-do-ano-a-doce-vida-na-umbria/

isa.dantas 03/08/2015

Uma viagem pela vida na Úmbria
Como não amar Marlena de Blasi e a forma como ela escreve? Ela simplesmente faz você viajar com ela pelos campos da Úmbria e seus prédios medievais, além de fazer você degustar cada coisa que ela menciona. Um livro delicioso de se ler, como os seus antecessores. Para quem é apaixonado pela Itália, não deve deixar de ler por nada!

Ana Teresa 05/09/2015

doce e ativa
A Doce Vida na Úmbria retrata a vida de um casal mais maduro que estão á procura de um lugar para fixarem residência. Descobrem um casarão/palacete que precisa de uma reforma.
Encarando essa situação, a história demonstra a espera dessa conclusão, através das receitas, comidas, idas e vindas, amigos e inimigos...
A magia da cozinha acontece traduzindo sentimentos, emoções, amizades e parcerias!

Cris Paiva 29/03/2017

Eu comprei esse livro tão baratinho na internet que nem me importei em saber direito do que ele tratava, mas não me decepcionei.
Marlene di Blasi é uma escritora de livros de culinária e vai contar sobre a sua vida na região da Úmbria, sem preocupação de inventar uma historinha para tornar o livro emocionante.
O livro é um diário de viagens, e vai contando o dia a dia da mudança dela e do marido para Orvietto, na região da Umbria. A romaria que eles fizeram para conseguir alugar uma casa, e a demora que foi para conseguir o contrato e a reforma. Enquanto tudo isso acontecia, Marlena tentava conseguir um lugar para conseguir cozinhar e testar as receitas do proximo livro.
É uma história sem grandes pretensões, dramas e reviravoltas, mas eu achei tão gostoso que fui até procurar a cidade no Google Maps e fiquei passeando virtualmente pelas ruas da cidade e consegui identificar o prédio que ela alugou, a igreja e até achei no youtube um vídeo com a procissão que ela descreve em uma passagem do livro. Isso me fez sentir realmente viajando pela Umbria, deu uma vontadezinha de arrumar as malas e encontrar um lugarzinho desses para passar um dias.

Gabriely 02/10/2018

Um livro encantador como os anteriores, onde desde o começo tu se sente conectado com o lugar e com as pessoas ao modo em que são sitados. A Doce Vida Na Úmbria nos traz personagens curiosos e que se mostram bem mais interessantes do que nossa imaginaçâo pudesse sugerir, nos deslumbrando com a história de renovação quando mais uma vez Marlena e Fernando decidem se mudar em busca de um lugar que seja somente o lar acolhedor e aconchegante deles, mesmo no começo parecendo que vai ser um longo caminho até desenrolar esse lar, o tempo é algo que te prende e quando vê já esta no lugar que jurava estar longe. A autora nos apresenta mais uma vez, a sensatez e as emoçoes vividas da mesma, que nos acolhe a medida que a história se desenrola, não nos fazendo esquecer os personagens passados mas sim ama-los ainda mais, adorando receber de braços abertos os novos personagens.