Dias de Mel

Dias de Mel Annia Ciezadlo

Resenhas - Dias de Mel

regifreitas 20/03/2023

DIAS DE MEL: UMA HISTÓRIA DE AMOR, GUERRA E PRATOS DELICIOSOS (Day of Honey, 2011), de Annia Ciezadlo; tradução Alessandra Cavalli Esteche.

Escrito pela jornalista estadunidense Annia Ciezadlo, DIAS DE MEL relata a sua experiência vivendo no Iraque e no Líbano entre os anos de 2003 e 2009, período marcado por grandes turbulências e instabilidades na região.

Em 2003, recém-casada com o também jornalista Mohamad, descendente de libaneses, eles decidem passar a lua de mel no Iraque, onde o marido cobriria a invasão daquele país e o período de ocupação das forças de coalizão comandadas pelos EUA. Já em 2004 mudam-se para Beirute, a terra natal do marido. O Líbano é um país marcado pelas consequências de uma longa guerra civil, que ainda se faz sentir com a presença de grupos armados e frequentes atentados nas ruas do país.

Trabalhando como freelancer no Iraque, Ciezadlo conheceu e travou contato com pessoas diversas, de ativistas políticos, a artistas e pessoas comuns do povo. Apaixonada por comida, ela procurou entender qual a relação dessas pessoas, em tempos de guerra, com a alimentação e a gastronomia. Em meio ao conflito, ela tentava descobrir a verdadeira cozinha iraquiana, que muitos diziam não existir. É a parte mais interessante da obra, pois creio que a autora consegue dosar muito bem as duas questões: guerra e comida.

Já na segunda parte, quando o casal se muda para o Líbano, esse equilíbrio destoa bastante. A autora se foca mais na parte do conflito e em como ele acabou se tornando algo crônico naquela sociedade. Principalmente nos capítulos finais, há um distanciamento maior da proposta inicial, o que não me agradou tanto.

Apesar das ressalvas à parte final, foi uma leitura muito boa. Ciezadlo é uma excelente escritora, e suas descrições detalhadas de lugares e pessoas fazem com que o leitor sinta que está vivendo as experiências ao lado dela. Além disso, trata-se de uma obra importante, por trazer uma visão sem estereótipos de dentro de uma região fascinante e ainda cercada de desinformações e preconceitos, como é o caso do Oriente Médio.

Leitura de março para o Desafio Livros & Sabores: Iraque e Líbano.

Marta Skoober 15/07/2020

Faz bastante tempo que não tenho oportunidade de fazer uma leitura tão envolvente. Desses livros que você adquire de forma despretensiosa e no fim revelam-se leituras prazerosas, confesso que fui atraída pela capa, não me recordo de ter lido a sinopse ou qualquer trecho quando o comprei. Sou dessas, se tiver oportunidade leio sinopse, capa e contra-capa e o que mais puder. Meu dinheiro é fruto de muito trabalho e eu procuro valorizar esse esforço.
Mas vamos ao livro: Annia é uma jornalista americana, casada com um jornalista libanês que vai nos contar de uma forma bastante singular sobre o período em que viveu no Oriente Médio. Conflitos, medo, preconceito, guerra está tudo ali. E Annia encontra conforto na culinária, nos amigos. Para mim foi uma leitura deliciosa que confesso já sinto saudades.
Ressalto que não se trata de um romance. Pode ser visto como diário de viagem, relato de guerra, biografia, antropologia gastronômica (?), mas não como romance, ainda que a leitura tenha sido tão prazerosa quanto.
Ao final Annia nos brinda com receitas um convite a aventuras nesse universo gastronômico.
- - -
4,75 de 5 mais por um ou outro erro de digitação do que pela leitura em si.
13/07/2020 às 22:42
Leitura de quarentena
- - -
Grifos:

'As construções antigas cheiravam a alecrim selvagem e camomila.'

'Porém, por mais poderoso que seja o gosto do ódio, não nos lembramos dele com tanta vivacidade quanto das outras coisas. Quando pensava em Bagdá, pensava em como as pessoas de lá valorizavam os livros; do senso de humor, da história, de como alguém sempre trazia à tona a epopeia de Gilgamesh. Os cafés retrô. O cheiro de masquf.'

'Sempre que batia a saudade de Beirute ou Bagdá, eu ia a uma feira. Encontrava algo conhecido, ou algo desconhecido, e preparava algo com aquilo. Ligava para amigos (os que não estavam "lotados") e convidava- os para jantar.'
Keila Cavalcante 16/07/2020minha estante
Oi Marta, gosto muito de livros como esse, sua resenha me instigou a leitura.Tive a grata surpresa de encontrá-lo disponível no Kindle Unlimited.

Marta Skoober 16/07/2020minha estante
Depois me conta o que achou?