Fragmentos

Fragmentos Ricardo Guilherme dos Santos

Resenhas - Fragmentos

Vanessa Vieira 20/04/2013

Fragmentos_Ricardo Guilherme dos Santos
O livro Fragmentos, de Ricardo Guilherme dos Santos, é uma reunião de textos de diversos gêneros, dentre eles contos, poemas e a transcrição de um trabalho que o autor apresentou na faculdade, referente a narrativa e os seus variados ritmos em uma escrita. Fica evidente o quanto o autor é apaixonado pelas palavras e também pela literatura, de uma forma bastante abrangente e clara.

Ele nos narra fatos do cotidiano, como a sua admiração por J. K. Rowling, no qual Ricardo faz praticamente uma ode à Harry Potter, tanto nos livros quanto em suas adaptações cinematográficas. Fica evidente a sua admiração pela autora e pelos personagens criados pela mesma.

Um texto que me chamou bastante atenção no livro foi "A Pequena Xamã". Aqui, o autor emprega alguns elementos do folclore brasileiro paralelo com a fauna do nosso país, deixando claro o quanto a preservação das espécies é importante e o quanto a ação do homem contra a natureza tem causado danos irreversíveis.

Nos demais textos, percebemos o toque da literatura fantástica e também da ficção científica, tema já abordado antes por Ricardo em sua obra anterior, O Espaço Inexplorado. O autor nos proporciona um passeio a um universo fantástico, onde bonecos ganham vida e podem até mesmo se tornar assassinos; onde criaturas belíssimas e exóticas como as amazonas, demonstram do que se constitui a sua dieta alimentar, dentre outros aspectos do gênero.

No conto "Um Povo que Caminha Sozinho," o autor frisa a importância da leitura no nosso cotidiano, e também ressalta o quanto esse cenário está mudando no Brasil e quanto o jovem está sedento pelo mundo da literatura, fazendo até mesmo menções aos blogs literários e também a rede social Skoob. Ricardo nos fala na esperança que nutre pela geração atual e o quanto acredita que o seu futuro será belo e magnânimo.

Por último, temos a transcrição do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) apresentado pelo autor na faculdade sobre as narrativas e suas diversas características - descritiva, simples, rápida, abrangente, fluída, dentre outras modalidades - de uma forma bem lúcida, exemplificando sua tese com obras de autores consagrados do nosso cenário nacional, como Machado de Assis e Clarice Lispector. Confesso que ainda não conhecia o romance A Maçã no Escuro da Clarice e fiquei encantada com o teor das suas palavras:

"Esta história começa numa noite de março tão escura quanto é a noite enquanto se dorme. O modo como, tranquilo, o tempo decorria era a lua altíssima passando pelo céu. Até que mais profundamente tarde também a lua desapareceu.
Nada agora diferenciava o sono de Martim do lento jardim sem lua: quando um homem dormia tão no fundo passava a não ser mais do que aquela árvore de pé ou o pulo do sapo no escuro.
Algumas árvores haviam ali crescido com enraizado vagar até atingir o alto das próprias copas e o limite do seu destino. Outras já haviam saído da terra em bruscos tufos. Os canteiros tinham uma ordem que procurava concentradamente servir a uma simetria. Se esta era discernível do alto da sacada do grande hotel, uma pessoa estando ao nível dos canteiros não descobria essa ordem; entre os canteiros o caminho se pormenorizava em pequenas pedras talhadas.
Sobretudo numa das alamedas o Ford estava parado há tanto tempo que já fazia parte do grande jardim entrelaçado e de seu silêncio."
(A Maçã no Escuro - Clarice Lispector)

Ricardo, como disse anteriormente, mostra a importância das palavras em sua vida, e claro sua aptidão em declará-las, tanto em textos escritos como em poemas. Gostei do livro, e além de desfrutar das belas concepções do autor, também tive a oportunidade de me aprofundar um pouco mais nas vertentes da narrativa, abordada de uma forma bastante técnica e ao mesmo tempo, fluente, em sua obra. Esse livro é indicado tanto para leitores vorazes como para blogueiros, assim como eu, já que nos auxilia bastante na construção de textos e opiniões, e claro, também para autores, já que também os ajuda a como enriquecer a sua escrita. Recomendo.

Literatura 10/10/2012

As lendas não envelhecem
O livro Fragmentos (Vésper, 147 páginas) é um daqueles livros em que todos os que ministram Literatura ou Redação ficam com a pulga atrás da orelha, doidos pra ler. Isso não quer dizer que não seja feito para um leitor comum, longe disso, mas é que no prefácio do autor somos provocados por suas palavras a ver além do texto, ou melhor, a sentir o ritmo da narrativa.

O autor Ricardo Guilherme dos Santos também é professor, pós-graduado em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos, portanto bagagem é o que não lhe falta. O livro é dividido em duas partes: a primeira é uma coletânea de textos esparsos, em prosa e poesia; a segunda é um trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

Fiquei um pouco desmotivado quando se misturaram prosa e poesia. Tenho certa dificuldade com poemas, não que eu não goste, mas tenho minhas preferências e acabo saindo de sintonia, tenho o mesmo problema quando estou ao telefone, a pessoa fica falando comigo e eu estou em outra galáxia, completamente desligado.

Os contos são deliciosos, cheio de lendas (umas conhecidas, outras nem tanto, tive até que fazer algumas pesquisas – Cobra Norato, mapinguari, cabra-cabriola); alienígenas e outras personagens. Facilmente entraria para o rol de contos a serem discutidos e ensinados nas escolas para trabalhar o resgate de nosso folclore, respeito aos animais, ética e tantos outros assuntos.

Existem trechos absolutamente poéticos, contidos nos diálogos. Por exemplo, sobre como se imortalizam as lendas do conto “A pequena xamã”. Fez-me lembrar da canção que diz que “sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, deixam de existir” (Admito que perdi – Moska)...

Veja resenha completa no site:

Euflauzino 09/10/2012

As lendas não envelhecem

Existem trechos absolutamente poéticos, contidos nos diálogos. Por exemplo, sobre como se imortalizam as lendas do conto “A pequena xamã”. Fez-me lembrar da canção que diz que “sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, deixam de existir” (Admito que perdi – Moska):

“—Mas você morreu! —bradou Carlinhos...
— Sim, há centenas de anos. No entanto, as lendas que foram criadas sobre minha imortalidade trouxeram-me a este lugar, do qual me tornei guardião...”

Leia mais em:

@apilhadathay 25/07/2012

Fragmentos
Hoje, a resenha é dedicada ao Cenário Nacional.
Recebi o livro "Fragmentos" em parceria com o querido Ricardo Guilherme, autor de O Espaço Inexplorado. O novo livro foi publicado pelo selo Esper, da Giz Editorial, em 2012, e mostra a paixão do autor pela leitura e pela escrita, na sua seleção de contos e poemas que compõem, junto a um texto técnico da área de Letras, a coletânea Fragmentos.

- Por que insistes em julgar-te pequeno?
Não percebes que tens luz própria?
(Além do horizonte, p. 19)

Dividi a leitura em três partes: as poesias, os textos em prosa [contos de diferentes extensões] e, finalmente, o "Ritmo das Narrativas", que corresponde a 20% do livro e é voltado para a área de Letras, além de fornecer boas dicas para escritores. O título reflete bem o significado de cada produção para o autor: cada uma delas é parte significativa de sua experiência de vida e criação literária.

É assim que somos todos nós, humanos deste planeta: diferentes na aparência, mas essencialmente iguais.
(P. 69)

Cada texto traz um pouco das características de Ricardo que ficaram claras durante a leitura da trilogia O Espaço Inexplorado: a sensibilidade acerca do meio ambiente, fauna e flora; a sutil porém perceptível preocupação com o destino da raça humana e o toque da Ficção Científica, que nos faz viajar entre a Terra e mundos estranhos.

Haverá um dia
Em que todos se respeitarão
E, de mãos dadas, caminharão juntos?
(P. 71)

Viajei e sonhei com a também sonhadora Euterpe e seu surpreendente Axaxá, com o Cavaleiro Solitário e a homenagem a Kaori [Giulia Moon]; emocionei-me com Ísis, que foi certamente meu texto em prosa favorito; arrepiei-me com Sansão e com o meu poema preferido, "Haverá um dia", também presente na trilogia O Espaço Inexplorado.

O que me deixou um pouco dividida foi a quebra entre as Partes 1 e 2, a ficção e a realidade, apesar da relevância do TCC sobre Ritmo das Narrativas - que vou reler, provavelmente este ano ainda. Gostaria de ver o livro ter mais espaço para as produções literárias de Ricardo, e o seu texto sobre Narrativas publicado em separado ou, quem sabe, abordado sem a diagramação de TCC.

Fica a dica para quem curte um bom nacional! Infelizmente, não há mais exemplares com o autor, mas a boa notícia é que podem encontrá-lo no site da Giz Editorial [por R$ 24,90] e no estande da editora na Bienal de São Paulo, com um bom desconto! Ele também está à venda no site da Livraria Cultura.

Obrigada, querido Ricardo, pela chance de ler mais uma obra sua o/

No blog: