Doce Perseguição

Doce Perseguição J. F. Soram

Resenhas - Doce Perseguição

Brendinha 29/12/2014

Este livro foi disponibilizado pela autora Janethe Fontes, que é parceira do blog.

A capa chama bastante atenção, pelas descrições do livro realmente lembra a Grazi e o Felipe. O livro é dividido em quatro partes, e na primeira página de cada uma das partes, tem esta mesma imagem da capa só que em preto em branco, e também uma frase de efeito, a que mais gostei é a seguinte:

"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de colhê-la à beira de um precipício aterrador".
(Henri Beyle - Sthendal)

Gostei bastante da diagramação, pois ela é simples, mas sútil. O livro conta com 248 páginas, foi escrito nas normas da nova ortografia, e não encontrei erros gramaticais durante a obra.

Conta à história de Helena e Grazi, duas irmãs que perderam seus pais e seu irmão em um terrível acidente de carro, Helena por ser a mais velha, fica responsável em tomar conta de Grazi. Helena conhece Felipe e começa a namorar com ele, o leva em casa para apresenta-lo a sua irmã. Há primeira vista Grazi sente algo estranho, mas por ser muito nova e nunca ter namorado não sabe o que realmente está sentindo. Um dia se descobre apaixonada pelo namorado da irmã!

O tempo passa e ela começa a se culpar, até que um dia, ao estarem Grazi e Felipe sozinhos em casa, eles acabam se beijando, e sua culpa aumenta, mas não tem coragem de contar a Helena o que aconteceu. Então descobre que sua irmã está traindo Felipe com seu primo Rodrigo, e com isso briga com Helena, tentando mostrar pra ela, o tanto que está errada, mas por sua irmã não ouvir acaba desistindo. Então após dormir, tem vontade de ir à cozinha durante a noite, e vê sua irmã morta, foi brutalmente assassinada, e quem era o maior suspeito??? Felipe é claro, mas será que realmente foi ele??? Para saber vai ter que ler!!!

Gostei muito do livro, ele é viciante e prende o leitor. Fiquei muito curiosa para saber quem tinha assassinado Helena, se realmente foi o Felipe ou não. Então me surpreendi no final, pois é completamente diferente do que eu imaginava durante a leitura, despertou uma enorme curiosidade em mim, e por isso não consegui mais parar de ler. E a Grazi, mesmo com a dúvida, mesmo com o medo, seu amor por Felipe era maior. Felipe foi preso, e após sair da cadeia, Grazi não conseguiu segurar seus sentimentos por ele, e o mais difícil era a culpa que sentia, por estar apaixonada pelo suposto assassino de sua irmã. Mas como sempre o amor fala mais alto!!!

Recomendadíssimo!!!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/10/resenha-28.html

Fernanda 28/07/2014

Ainda não conhecia nenhuma obra dessa autora.
E como trata-se de um nacional,coloquei-o logo na frente.Afinal,temos de instigar as nossas autoras.
Janethe vem nos contar a história de Graziela, que ainda criança,vê sua vida desmoronar ao perder seus pais e seu irmão mais novo num acidente de carro, restando-lhe apenas sua irmã Helena, seu unico parente sanguineo com vida.
Desde então, uma viveu para cuidar da outra.
Não demora muito e Helena começa a namorar Felipe, também modelo. Bonito, chamativo, e sexy, o moço transborda em encantos para com a nossa protagonista.
Grazi, já na primeira vez que se encontram, quando ela tinha apenas treze anos de idade e ele já passava dos vinte. Mas com a maior timidez e um sentimento de traição à irmã, Grazi tenta ao máximo se afastar de Felipe.Chega a ser até engraçado rsrsr.
Movido a suspense,numa noite considerada normal, Helena é brutalmente assassinada, tendo sido esfaqueada pelas costas, e seu namorado se torna o principal suspeito. Graziela ignora seus sintomas de o amor dentro do peito e jura vingança,para o consolo de seu inquieto coração juvenil.
Mais que isso não posso revelar,caso contrário tiraria a graça de quem esta lendo a resenha e pretende ler o livro.
Devo confessar,que esperava mais erotismo,mais hot.Trata-se apenas de sensualidade,tensão sexual.A narrativa flui deliciosamente,e fica a dica leitor.leia cada frase atentamente,isso fara diferença.
Gostei bastante,mas não entrará para os favoritos.Pode parecer besteira,mas o fato do romance ter surgido na adolescência da protagonista, nme pareceu um tanto infantil.Fiquei me segurando para não abandonar o livro.Sei lá,me senti incomodada lendo.
E outra coisa que me deixou um bocadinho desatenta foi essa coisa de dividi-lo em 4 partes.Embora a quarta e ultima parte,tenha sido a minha favorita.
Enfim,esse é um livro carregado em emoções,suspense nesse quesito ele segurou bem a trama.Somente a questão romance que não me convenceu.

Paula Juliana 21/03/2014

Resenha: Doce Perseguição - Janethe Fontes
A Paixão é um sentimento forte, intenso e inebriante. Um sentimento tão difícil de definir quanto o amor. Em um misto de paixão, obsessão e dominação, me pergunto o que as pessoas são capazes de fazer. Passei essa madrugada em companhia de um alucinante romance policial. Traição, amor, sexo, paixão. Intensidade. Doce Perseguição da autora Janethe Fontes me deixou sem ar, vidrada, sem dormir - literalmente - e com o coração e a razão combinando uma guerra de sentimentos dentro de mim.

Grazi é uma menina quando perde os pais e seu irmãozinho mais novo em um acidente de carro. Aos treze anos tudo que tem na vida é sua maravilhosa irmã Helena. A Irmã cria Grazi como se fosse sua filha; por ser linda e extrovertida, Helena chama muita atenção no mundo da moda e entre os homens. Ela começa a namorar o gato também modelo Felipe. Quando Grazi e Felipe se conhecem ela é uma criança. Ao se encantar com ele, ela começa a pensar em coisas que antes não pensava. Felipe começa a despertar o lado mulher de Grazi, que é muito, muito tímida. Claro que ela luta contra esse sentimento, essa atração, no seu coração isso é uma traição para com sua irmã, mas mesmo lutando e reprimindo esse sentimento Grazi se vê apaixonada pelo namorado da irmã. Helena por sua vez se vê divida entro o amor de dois homens. Felipe, seu namorado, e Rodrigo, seu primo, divida entre a paixão e o desejo Helena brinca com fogo e acaba se queimando.
Helena é brutalmente assassinada e o principal suspeito é Felipe.
Helena morre. Felipe vai preso. Grazi se muda para Paris.

Após oito anos Grazi volta para sua terra em busca de vingança. Acredita com todo o seu ser que Felipe é o assassino de sua irmã e não suporta saber que ele foi solto, após pouco tempo de prisão. Ela quer ouvir da sua própria boca que ele matou sua irmã. Ela precisa disso. Ela precisa saber o porquê para assim conseguir seguir em frente. Ela precisa vê-lo e ter certeza que aquela paixão adolescente virou odeio. Ela quer ter certeza que superou o seu amor pelo assassino de sua irmã. E ela vai ser capaz de tudo para conseguir o que quer nessa Doce Perseguição.

Em alguns momentos fiquei assustada com a intensidade dessa história. A forma como te prende, te faz querer gritar e sacudir determinados personagens. A forma que fiquei desesperada e ansiosa em alguns momentos. Mesmo não sabendo ao certo, não tendo nenhuma prova concreta da inocência ou culpa de uma certa pessoa. A forma que fui conquistada foi uma mistura rápida, gostosa e doce de adrenalina e paixão.

Em algumas vezes senti como se torcendo para o bandido. Pensava ''Como pode ter sido ele? Um homem tão doce! Tão maravilhoso!''. Grazi acredita que ele é o culpado e ela o ama e odeia. Eu amei Grazi, queria projete-la e queria que ela estivesse errada, torci por essa paixão que ela sentia por Felipe. Culpado ou não - sem saber - me vi torcendo e querendo essa relação. Não é novidade para ninguém que tenho uma queda pelos vilões, anti-heróis, os politicamente incorretos, mas Felipe é uma grande incógnita. Poderia ele ser o Assassino? Um homem que parece tão cuidadoso, tão sexy, tão sedutor, apaixonante ser um ser frio e perigoso?

A Autora trata de um tema pesado como os crimes passionais, os que são movidos por ciúme, traição, dominação com maestria e delicadeza. Eu amei. Um dos melhores livros do gênero romance policial que li na minha vida com toda a certeza. Comecei a ler a obra e ela me pegou, me conquistou, mexeu com minha cabeça, com os meus sentimentos, percepções. Me envolveu em mistério, desejo e sedução.

Em alguns momentos, analisando o perfil de cada personagem, criei teorias e mais teorias. Com o Felipe como mocinho, outras como vilão. Vi a Grazi como uma menina mimada e infantil, mas logo me coloquei no seu lugar e me imaginei perdendo minha família tão cedo e me vendo no meio de um crime tão brutal, por mais que a tenha xingado, xingado ele, observado todos em volta, me peguei totalmente envolvida com essa história. Simplesmente não conseguia largar a obra, precisava desvendar essa história. Li no quarto, na cama, no sofá, na cozinha, na sacada e quando vi tinha terminado o livro em menos de seis horas. Irresistíveis e maravilhosas horas.

Eu espero com essa resenha, passar um pouco do quão bom foi essa livro para mim. Tem vezes que pegamos um livro para ler e tem vezes que o livro te pega.
Te pega, te seduz, te prende e brinca com seu coração e sua mente! Esse foi um deles.
Apaixonante, sedutor, intrigante, com um tema forte e intenso, com um enredo e uma escrita que vai te fazer ver e rever suas concepções, seus sentimentos e seus desejos. Em uma busca pela verdade e uma Doce Perseguição!

site: https://overdoselite.blogspot.com/2020/07/resenha-doce-perseguicao-janethe-fontes.html

Letícia Kartalian 22/09/2013

Vingança, paixão, ciúmes...
Graziela morava com a irmã mais velha, Helena – ou Hélen –, após a morte de seus pais e do irmão mais novo num acidente de carro.
As duas, totalmente opostas em personalidade, porém com a mesma impetuosidade, Grazi toda tímida, ainda não havia entrado na fase de querer “agradar” ou se sentir mais feminina para os garotos, sempre na sua, apesar de sempre ter sido tinhosa, arredia e, ainda assim, amedrontada, insegura. Helena, no entanto, era bonita, cheia de vida e muito atraente, e apesar de cuidar da irmã, gostava de aproveitar o que a vida tinha de melhor.

Com os hormônios em ebulição no início da adolescência, Grazi acaba sentindo uma tração puramente física por Felipe, o lindo e encantador namorado de sua irmã, que, por sua vez, era bem mais velho que a menina, o que não o impedira de se aproximar dela, ganhando sua confiança.
Isso vai se aprofundando à medida que ela vai descobrindo os conceitos primários de uma relação amorosa, observando a irmã com Felipe e ao se dar conta de que ele também se sentia atraído por ela. E é claro, tudo se complica quando Grazi descobre que Helena está tendo um caso com o primo, Rodrigo, e que não sabe bem com qual dos dois irá ficar.

Tudo, porém, desaparece num piscar de olhos quando ela encontra sua irmã caída no meio da sala toda ensanguentada, morta aos vinte e um anos.
O principal suspeito? Felipe, o namorado que fora o último a ver Helena na manhã do assassinato.
Após Felipe ter sido condenado pelo crime, a pequena adolescente de apenas 14 anos descobrira que seu primeiro amor havia tirado tudo o que ainda restava em sua vida.

Com o passar dos anos, crescendo na casa da tia em Paris e longe da casa onde continha as lembranças não só dos pais, mas também da irmã, Grazi cresceu amargurada, desacreditada no amor e com um ódio mortal daquele que um dia acreditou amar. Mas quando descobre que ele havia sido solto, não pensa duas vezes antes de voltar para sua cidade final e fazer justiça, com suas próprias mãos se necessário fosse, não se conformando em nenhum momento que apenas oito anos depois o assassino de sua irmã estivesse solto.

Ela só não esperava que aquela paixão, aquela chama da paixão ainda não tivesse completamente apagada e ela se descobre indo até as últimas consequências para descobrir se tudo aquilo era verdade.

Para quem gosta de um bom suspense, com cenas dramáticas, romance proibido e muita tensão sexual, esse é um excelente livro!

Confira a resenha completa, com quotes e a minha opinião pessoal no blog!

site: http://literaturediary.blogspot.com.br/2013/08/resenha-doce-perseguicao-janethe-fontes.html

Rose 25/06/2013

Fazia muito, mas muito tempo que eu queria conhecer o trabalho da autora. Qual não foi minha felicidade quando soube que ganhei "Doce Perseguição" em um sorteio? Resolvi colocá-lo então no DL deste ano e não me arrependi.
Graziela perdeu os pais e seu irmão em um acidente de carro. Agora ela tinha apenas Helena. Helena era uma moça muito bonita e extrovertida. Ela tinha completa ciência de seu poder de sedução e fazia os homens beijarem seus pés.
Grazie estava naquela fase de descobrimento tão típica da adolescência. Não se achava tão bonita e atraente como a irmã, e ainda era tímida e séria.
Mas estas duas irmãs tinham o amor uma pela outra e a certeza de poderem contar uma com a outra um elo muito forte entre elas.
Quando Helena começa a namorar o TDB Felipe, ele passou a ser mais um denominador comum entre elas.
Grazie acabou se apaixonando pelo namorado da irmã. Ciente de que nunca trairia sua irmã, tentou de todas as forças para afastar este amor de seu coração. Helena e Felipe nem tinham ideia do sofrimento que Grazie estava passando.
Helena não era nem uma santa, e gostava de brincar com seu poder de sedução. Acabou se envolvendo com Felipe e Rodrigo ao mesmo tempo para revolta de Grazie. E de tanto brincar com fogo, acabou se queimando. Agora Grazie estava sozinha e jurou vingança contra o assassino de sua irmã.
Acontece que seu teimoso coração insistia em bater desesperadamente cada vez que ficava na frente de Felipe.
Mais uma vez ela não poderia trair sua irmã. Ela faria de tudo para descobrir toda a verdade daquela trágica noite. Mesmo que chorasse sangue e sua vida corresse perigo, ela colocaria o assassino atrás das grades.
Um romance que prende logo nas primeiras páginas. Eu ia querendo ir para o final para descobrir tudo. Aliás, em nenhum momento imaginei este final apresentado, e acho que ninguém que já tenha lido este livro imaginou.
Só achei as atitudes da Grazie infantis e tolas em determinados momentos. Era como se ela não quisesse enxergar a verdade e preferisse pegar o caminho mais fácil. Mas acho que ela também não poderia ser retratada de outra forma.
Só mais uma coisa para falar para vocês: quem ainda não leu, corra para ler!
Beth 02/07/2013minha estante
Nossa. Não fazia ideia que o livro fosse tão bom, Fico feliz pela resenha,ela me deu mais motivos pra ler. Beijos.

Driely Meira 12/05/2013

Doce perseguição
Já parou para pensar quais seriam os motivos dos assassinatos passivos do Brasil? Raiva? Ciúmes? Inveja? Neste livro temos uma trama bem forte de um caso como esses: Graziela perdeu seus pais e seu irmãozinho num acidente de carro há muito tempo quando estava entrando na adolescência, e só lhe restava sua irmã mais velha, Helena. Helena namorava Felipe, mas tinha um caso com seu primo, Rodrigo, e Grazi sabia disso. Logo que viu Felipe, Grazi acabou se apaixonando pelo rapaz. Felipe também sentia uma atração muito forte por Grazi, mesmo sabendo que era errado, já que namorava a irmã dela.

Algum tempo depois, ao acordar, Graziela vê que sua irmã foi brutalmente assassinada dentro de casa.
Foi declarado então, que o assassino de Helena era Felipe, mesmo que não tivessem provas do crime. E assim que Felipe foi preso, Grazi se mudou para Paris, onde viveu durante muito tempo, até que decidiu voltar para o Brasil, e descobriu que Felipe estava solto. Grazi tinha certeza de que Felipe havia assassinado sua irmã, e prometera a si mesma fazer de tudo para que ele pagasse o crime.

Recebi esse livro diretamente da autora, e agradeço muito a oportunidade de ler um livro tão bom, que me deu horas de entretenimento. Não sei como explicar o quanto gostei desse livro, foi bem difícil fazer essa resenha, principalmente porque não tinha palavras para expressar o que achei do livro. Já tinha lido Vitimas do silêncio, também escrito por Janethe Fontes (link da resenha aqui) e havia gostado muito, mas gostei ainda mais de Doce perseguição.

A história é super envolvente e em momento algum ficou cansativa. Me vi presa dentro do livro, acompanhando os passos de Grazi e sentindo o sofrimento dela ao perder a irmã. É impossível não se emocionar ao ler o livro, e assim que o terminei, fiquei imaginando a dor das pessoas que perdem um ente querido por ciúmes, assim como Grazi perdeu sua irmã.

Grazi é uma personagem maravilhosa, e mesmo que aja como criança muitas vezes, ela tem um bom coração, e só quer que a morte de sua irmã seja vingada. Em momento algum achei que Felipe era o assassino, mesmo que as poucas provas apontassem para ele. A autora coloca vários personagens como suspeitos, e cabe ao leitor decidir quem vai apoiar. Doce perseguição é uma caixinha de surpresas, e eu fiquei super surpresa ao ler o final do livro, que é ao mesmo tempo surpreendente e emocionante.

O livro beira entre romance e investigações, e acho que a autora fez bem em juntar esses dois temas, pois a história ficou maravilhosa com a mistura dos gêneros. Nunca havia parado para pensar nos motivos que levavam as pessoas a fazerem besteiras como assassinar alguém por ciúmes, mas agora que li Doce perseguição vi que o pior monstro é o ser humano, que faz de tudo para ter o que quer... E quando não consegue, faz de tudo para que ninguém mais tenha.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/05/2013

Simplesmente cativante
Doce Perseguição é o terceiro livro da escritora Janethe Fontes que também escreveu Vítimas do Silêncio (Resenha AQUI) e Sentimento Fatal.
No livro somos apresentados a trágica história de Graziela que após perder os pais e o irmão mais novo resta-lhe apenas sua irmã mais velha Helena. Helena por ser modelo e muito bonita conquista vários homens e os fascina loucamente, além disso, ela gosta de jogar com o amor e nesses joguetes da vida ela acaba sendo brutalmente assassinada e tudo leva a crer que o assassino é Felipe seu namorado e por quem Grazi nutria um sentimento que tentava esconder já que o lindo rapaz era namorado de sua irmã.
Felipe é preso, mas após alguns anos é solto e quando Grazi descobre que o assassino de sua irmã está solto decide fazer de tudo para que ele volte para a cadeia, pois não considera que a justiça tenha sido feita. Contudo Grazi não contava que o sentimento que ela supunha ter se transformado em ódio continuava sendo amor e é impossível permanecer longe de Felipe, que sempre se defendeu afirmando inocência, mas Grazi não supera a dúvida e para conseguir ficar com seu amado terá que ter certeza de que ele é realmente inocente e, nesse ínterim, fatos e segredos do passado vêm à tona.
O livro é dividido em quatro partes, Parte I: Helena e Felipe... e Graziela; Parte II: Felipe e Graziela; Parte III: Felipe e Graziela... e Rodrigo; e Parte IV: O Assassino. Tais partes separam de uma maneira bem interessante o desenrolar dos fatos.
Aparentemente Doce Perseguição pode parecer um livro clichê, mas o leitor tem algumas surpresas durante a leitura. Além do mais, no decorrer da história, temos o tema de violência contra a mulher e a realização de crimes passionais, temas que a autora costuma trabalhar em seus livros, deparamo-nos com cenas picantes e uma paixão avassaladora e descontrolada.
Doce Perseguição é um livro muito bom que faz qualquer leitor refletir e, claro, descontrair bastante, os personagens são divertidos e a narrativa fluída e envolvente. Indicadíssimo!

Camila Márcia

Joyce 04/03/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
O livro tem uma história forte e que mexe com o leitor porque trata sobre crimes passionais de uma maneira séria e leve ao mesmo tempo. A Janethe soube retratar esse universo com uma história cativante e original.

Como eu já li "Vítimas do Silêncio" da autora que trata sobre o estupro, eu já virei fã pela forma como ela sabe contar com delicadeza uma história com assuntos pesados.

A história é sobre Graziela, uma jovem de 21 anos que volta para Florianópolis depois de passar 8 anos na França e querer vingança pelo assassinato de jovem irmã, mas nada é tão simples porque Grazi é apaixonada desde criança pelo acusado do assassinato, Felipe. E nessa volta ao passado ela terá que tirar sua dúvida de uma vez por todas de quem é o verdadeiro assassino enquanto sua vida também corre perigo e o amor por Felipe só aumenta deixando-a completamente confusa.

O livro é dividido em quatro partes:

1ª) Narra quando Grazi conhece Felipe, modelo e namorado de Helena quase 10 anos mais velho que ela. Os dois começam a sentir algum sentimento mais forte pelo outro mas deixam para lá. Helena era modelo e tinha vários homens aos seus pés, porém o ciúmes de um provocou seu assassinato na própria casa com Grazi dormindo.

2ª) Narra a volta de Grazi depois de 8 anos do crime e seu contato com Felipe para fazê-lo confessar de seu crime (ele estava livre da prisão há 1 ano). Grazi não consegue acreditar que Felipe é inocente (muitas vezes fiquei com raiva dela por isso mas é compreensível por ela tê-lo visto na noite do crime).

3ª) Narra quando Grazi começa a se aproximar de seu primo Rodrigo para tentar esquecer Felipe que também era apaixonado por Helena. Aí começa os problemas, pois Rodrigo morre de ciúmes de Grazi que continua amando Felipe.

4ª) Narra a parte mais emocionante do livro que é o desfecho final. Achei perfeito, pois tem ação, romance e muito suspense. Adorei mesmo a resolução do caso.

O livro tem algumas cenas mais apimentadas. Achei a história impressionante: Uma garota que perde os pais e o irmão mais novo num acidente de carro e sua irmã mais velha, Helena, passa a ser sua família até que é assassinada e ainda por cima é apaixonada pelo acusado do crime. Não deve ser fácil, não.

A narrativa flui muito bem, é bem envolvente e tem um final bem surpreendente. Está em terceira pessoa, a diagramação é elaborada com a foto da capa em cada parte, com folhas amareladas e com uma capa bem bonita.

Recomendadíssimo!!!!

Nº Pag.: 247
FORMATO: 16cm x 23cm
CATEGORIA: Literatura nacional – romance
PREÇO: R$ 42,00
SINOPSE – Uma jovem brutalmente assassinada…
Um homem frio e perigoso…
Uma promessa de vingança
Graziela tinha apenas 14 anos de idade quando a irmã fora violentamente assassinada, e ela jurou vingança ao assassino. Essa, porém, seria a missão mais difícil de sua vida, pois, por mais que renegasse seus sentimentos, ela amava o principal suspeito do assassinato.
SOBRE A AUTORA – Eternamente apaixonada pelas letras e sensível às causas que envolvem violência, Janette Fontes aponta no cenário nacional, em 2008, como uma das principais promessas da nova geração de autores. Em meio a textos romanceados, a autora consegue abordar temáticas sérias que rendem a atenção do leitor do começo ao final do livro.
Sinopse do Skoob.
Loja da Autora - Buscapé

A irmã da mocinha morreu, e oito anos depois a morte da Helena ainda balançava as estruturas da irmã.
O "culpado" era o namorado de Helena, ou seja, o amor de sua vida.
Com treze anos, ela ainda não sabia o que era amor, porém sabia que ele tinha algo a ver com isso.
Depois do aniversário de catorze anos,e do primeiro beijo ela foge dele. Com o primeiro beijo, ela começa a fugir dele. Com a morte da irmã, ela tem um motivo tinha um motivo para odiá-lo. Ele matou Helena.
Oito anos depois ela volta de Paris, atrás de vingança, e ele sofreria tudo, após ser solto pena policia.
A guerra entre o amor e a vingança começa. Será que o amor dela, é maior que a vingança? Será que ele matou mesmo Helena?

PS: IAAAAAAAAAAAAAHOOOOOOOOOOOOOOOOO, tudo via Santa e Bela Catarina. :D

Participe do TOP comentarista.

Samira Chasez 20/02/2013

Doce Perseguição
O livro aborda o tema violência contra a mulher que a autora Janethe Fontes é um dos ícones da Literatura Brasileira nesse tema, tanto que esse é o terceiro livro dela que leio sobre esse tema e só fico meio decepcionada que não tenho um quarto para ler, pois, infelizmente a autora só têm três livros publicados que são: Vítimas do Silêncio, Sentimento Fatal e Doce Perseguição.

Nesse livro nos depararmos com a meiga e tímida Graziela que se vê numa situação meio inusitada, pois, se descobre completamente apaixonada pelo o namorado da sua irmã. E esse amor continua mesmo todas as evidencias apontando que o Felipe é o assassino da sua irmã.

Comecei a ler o livro e foi inevitável que eu ficasse completamente atraída e louca pelo o Felipe e na minha concepção não via e não queria acreditar que ele pudesse ser o assassino. E aí fiquei pensando, isso enquanto eu trabalhava, será que mesmo ele sendo o assassino a Grazi conseguiria passar por cima dessa barreira ou o amor deles estava fadado a nunca se concretizar.

Tenho que confessar que li o livro em menos de um dia, pois, assim que comecei a ler não consegui parar de ler nem ser surpreendida pela a minha chefe lendo me parou (kkk). E posso dizer que ele ajudou a passar tranquilamente as minhas 8h de serviço numa recepção vazia.

Como disse antes, o meu sexto sentido me dizia que o Felipe não era o assassino, mas tenho que confessar que o final do livro me surpreendeu muito porque não esperava as reviravoltas do final.

Não tem como ler e não se apaixonar pelos personagens e pelo o livro.. Depois, desse livro já tenho uma autora nacional favorita e desejo do fundo do meu coração que ela escreva mais livros para que eu possa me apaixonar pelos seus maravilhosos personagens. O livro acabou, mas me deixou com um gostinho de quero mais, pois, queria que a história fosse infinita.

Fernanda 13/02/2013

Confira a resenha completa aqui:

Doce Perseguição é um livro que aborda um tema forte e polêmico, como um crime passional, vingança, possessão, violência e várias revelações intensas. Apresenta uma história envolvente e angustiante, e faz o leitor ficar absorto na leitura e ansioso pelo desfecho.
A trama se passa entre Florianópolis e Urubici, ambas cidades de Santa Catarina, e logo no inicio, conhecemos Helena, Felipe e Graziela. Muito cedo, as duas perderam os pais em um acidente de carro e desde então, só podem contar uma com a outra. Quando Helena começa a namorar Felipe, Grazi começa a sentir emoções inexplicáveis, que até o momento ela não sabia que existiam. Com o tempo, os dois começaram a sentir a mesma coisa, apesar de saberem que era algo totalmente errado e proibido. Apesar de tudo, Grazi respeitava muito a irmã, mesmo que estava quase impossível ignorar seus sentimentos. Até que ela descobre que Helena estava se envolvendo com um primo delas e achou muito errado o que a irmã estava fazendo com os dois, já que ela não sabia realmente com quem queria ficar e por fim das contas, estaria brincando com o sentimento de ambos. Rodrigo parecia gostar muito dela, mas ela ainda estava muito confusa.

Até que num dia acontece algo terrível que mudaria o rumo e a vida de todos. Helena foi brutalmente assassinada e todos os indícios apontavam para Felipe. É aquele tipo de história em que você pensa que só pode ser um ou outro personagem, porém ao longo da narrativa se surpreende com os acontecimentos surpreendentes. Logo que achou sua irmã morta, Grazi já imaginou que fosse mesmo Felipe e jurou que ele ia se vingar por ter cometido esse crime bárbaro.

Confira a resenha completa aqui:

Leandro | @obibliofilo_ 04/12/2012

Primeiramente devo dizer que adoro a capa desse livro; acho-a muito linda mesmo. Sobre a história, eu esperava um bom suspense, com uma boa dose de romance. O grande problema é que o romance não foi tão bom como eu esperava, e nem o suspense. Mas o que mais me incomodou durante a leitura foi apenas uma personagem: Graziela.

[SINOPSE] Uma jovem brutalmente assassinada... Um homem frio e perigoso... Uma promessa de vingança... Graziela tinha apenas quatorze anos de idade quando a irmã fora violentamente assassinada, e ela jurou vingança ao assassino. Essa, porém, seria a missão mais difícil de sua vida, pois, por mais que renegasse seus sentimentos, ela amava o principal suspeito do assassinato... Mas Graziela está disposta a ir até as últimas conseqüências para descobrir a verdade e cumprir sua promessa. Afinal, a paz de seu coração depende exclusivamente disso...

Graziela e Helena são irmãs e moram sozinhas. Seus pais morreram em um acidente e ambas só tem uma à outra. Helena vive um relacionamento aparentemente normal com Felipe — que além de muito bonito, é modelo. As duas irmãs têm o apoio dos tios, já que ambas vivem sozinhas. Helena vive um caso amoroso com seu primo Rodrigo, o que leva Graziela a ser irritar com ela diversas vezes por isso. Graziela sente algo por Felipe; um sentimento forte. Porém, ela não tem coragem de expor esse sentimento, por medo de criar conflitos principalmente com a sua irmã.

Inesperadamente, em uma noite comum, Helena é brutalmente assassinada e o principal suspeito é Felipe. Ele é preso sem provas concretas de que fosse de fato o assassino, apenas porque ele esteve com a Helena naquela noite; fora a última pessoa que aparentemente esteve com ela.

Com o passar dos anos, Graziela começa a nutrir um sentimento de vingança contra Felipe, querendo a todo custo vingar a morte da irmã. Então, assim que descobre que ele está sob liberdade condicional, não se contém e tenta fazer de tudo para que ele volte para a prisão. Porém, esse reencontro mexe totalmente com os sentimentos dela e com os dele também, até porque ele também sentia algo por ela; algo parecido com paixão.

E à partir desse ponto, Graziela começa à se indagar: Felipe matou mesmo a Helena? Será que naquela fatídica noite a Helena se encontrou com outro alguém?

"— Eu também não estou brincando. Tudo isso é muito sério para mim, Grazi. Será que ainda não percebeu isso? — e aproximou a boca da dela, fixando o olhar provocantemente. — Precisa entender que nossos destinos se cruzaram há muito tempo atrás. E que não estou confundido nada, porque tudo já foi suficientemente confuso para nós dois. Mas não precisa ser assim. Eu amo você e você me ama. E o amor é muito simples e autossuficiente."
Pág.: 222

Eu gostei muito da escrita da autora. Precisava deixar bem claro isso. Porém, a história deixou a desejar. Eu acreditei que o suspense seria bem trabalhado, levando o leitor a criar suas principais suspeitas. Mas isso não aconteceu e a maneira como foi revelado o assassino foi muito rápida.

A Graziela me irritou durante quase toda a leitura. Personagens como ela sempre me irritam demais e me incomodam bastante. Não havia razões para ela querer se mostrar forte o suficiente diante do Felipe, sabendo que isso nunca acontecia. Ela também é muito imatura e algumas vezes eu a achei parecida com a Nina da novela "Avenida Brasil". Claro que só é uma mera semelhança. E sinceramente, não gostei mesmo dela.

As únicas personagens que me conquistaram foram: Felipe e Raquel — amiga da Graziela. Elas são interessantes e me conquistaram desde o início do livro. Esse foi o grande positivo da história — pelo menos para mim.

Contudo, o livro é razoável. Poderia ter sido bem melhor, mas infelizmente não foi. Como eu citei anteriormente, a autora escreve muito bem, sabe usar bem as palavras no momento certo, porém cometeu alguns deslizes, principalmente na construção da história. Caso tenha ficado interessado, leia e tire suas próprias conclusões. Espero ler outros livros da autora, até porque acredito no potencial dela.

Fica a dica!

Ednelson 04/12/2012

Análise:

“[...] ela não podia resistir às carícias dele e ao próprio desejo. Por isso, não ofereceu qualquer resistência quando ele segurou o seu rosto entre as mãos, fitou seus lábios por longos segundos e a beijou intensamente.”
—Pág. 143.

Saudações, caros leitores! O livro de hoje é muito especial, não que os anteriores não foram importantes, mas por esse tenho um carinho maior porque vejo a autora como uma grande e especial amiga por três fatores: O seu talento em escrever tramas que envolvem questões sociais, a simpatia ao dialogar com os seus leitores e fãs (estou incluso aqui) e também porque foi a primeira escritora a apoiar o extinto Policial da Biblioteca, após ler uma resenha feita por mim e dar-me elogios tão generosos, isso me incentivou ainda mais a me dedicar na hora de escrever uma resenha. Contudo, não pensem que as palavras a seguir foram frutos de uma mera amizade, pois ao ler “Doce Perseguição” deixei de lado um pouco o aspecto fã e conduzi meus passos como um leitor o mais critico possível, pois antes de qualquer coisa, meu objetivo é auxiliar os autores a conseguirem o melhor de si mesmos.

O primeiro componente da obra que desejo comentar é a capa. É muito interessante como algumas cores, dependendo do tom, conseguem nos remeter à emoções específicas e é justamente à paixão que o fundo negro com uma “película” vermelha por cima, deixando as peles dos personagens da foto nesta cor, me remeteu. Os lábios prestes a se tocar passam uma sensação forte, pois deixa no ar uma expectativa sobre como será quando o beijo acontecer, assim como os olhos fechados retrata uma entrega completa ao sentimento, afinal não enxergar abre as portas para uma variedade enorme de riscos. Achei a capa excelente, visto que se alia perfeitamente à história.

É notável a maneira como a Janethe evoluiu a cada novo livro, sua narração está mais lapidada e consegui ver em “Doce Perseguição” ainda mais traços que o distinguem de seus dois livros anteriores, algo que mostra amadurecimento e capacidade de sempre se reinventar como escritora. Nesse livro o foco da história e como ela acontece é totalmente diferente dos seus primeiros trabalhos e digo com convicção que é o seu melhor até o momento, mas percebo que ela ainda pode nos presentear com textos mais fascinantes.

O cerne dessa obra é Graziela, uma jovem cujo ódio pelo assassino de sua irmã é tão poderoso que ela acaba sabotando a sua própria vida, pois sem resolver esta questão de seu passado, avança muito precariamente para o futuro, isso quando não permanece “paralisada” emocionalmente, não conseguindo perdurar em outros sentimentos se não a raiva. Ela é um ser humano e como qualquer outro está passível de cometer erros, dos mais grosseiros até os mais sutis, mas os leitores com olhar mais aguçado vão perceber o quanto a Ira dela é perniciosa, turvando seus julgamentos e sendo espinhos em suas ações, causando aflições de fácil solução, mas que ganham proporções ampliadas graças à sua fragilidade emotiva. Esse ponto, com certeza, nos faz pensar em quantas ocasiões sucumbimos a um impulsivo destrutivo, tornando as coisas ainda mais complicadas e no final das contas não resolvemos nada e provavelmente só fizemos aquilo que alguns podem condenar na personagem, enfim, esse é um aspecto empolgante, visto que convida o leitor a refletir sobre si mesmo.

Como notaram, a causa de toda a angústia da personagem é ela mesma, pois ela opta em alimentar um sentimento que aumenta a ferida e não elucida nada, diferente dos livros anteriores em que as protagonistas eram vítimas de um agente externo e opressor e buscavam romper com isto. Antes, os inimigos eram menos perigosos, uma vez que eram agentes dos quais era possível se afastar fisicamente, mesmo que não psicologicamente, mas agora o adversário oferece um desafio maior, o adversário de Graziela é sua própria mente, seus medos. Como fugir de si mesmo? Não há como e qualquer coisa que der essa impressão é somente uma trilha para a autodestruição.

Para conceder ao enredo um tempero ainda mais saboroso, a Janethe colocou um romance na obra, mas acreditem, na mesma proporção em que ele é ardente, com cenas que não vão decepcionar os fãs de romances adultos, constantemente solta algumas faíscas que ameaçam destruir tudo, mais uma vez a negatividade sentimental de Graziela a impede de viver várias vezes a intensidade de algo belo.

No começo o romance que Graziela iniciou na adolescência é evidentemente baseado em uma atração puramente física, ebulição dos hormônios, natural para essa fase da vida, mas isso acaba se estendendo ainda um pouco para a fase adulta. As primeiras cenas do enlace amoroso são bem elaboradas, mas deixa a desejar no quesito profundidade de sentimentos, alguma coisa para me cativar mais, ainda bem que isso não foi algo que tomou muitas páginas e o sentimento aumenta de complexidade e não se prende unicamente ao contorno mais erótico da relação. Não que erotismo seja defeito em um texto, mas quando usado em demasia, sem uma base de ideias que instiguem a reflexão, acaba empobrecendo a escrita.

A obra também contém elementos de suspense, um mistério que ora fica sob os holofotes, ora cede espaço para questões diversas, mas sempre está por perto nos fazendo olhar pelos cantos dos olhos a cada nova informação obtida. O que era óbvio vai crescendo e se insinua como uma conspiração para preservar alguns indivíduos, mas no desfecho surpreende bem mais do que eu esperava. A autora conseguiu fazer uma virada na história quando nada mais parecia possível de ser mudado, mas sem deixar lacunas.

A Janethe me surpreendeu mais uma vez com a sua renovação literária, mudando os ares de sua escrita, mas sem perder a característica de denúncia social que tanto está presente em cada uma de suas letras e que me cativou desde que a conheci. Nesse caso, o tema foram os crimes passionais. Com certeza posso afirmar que seus próximos livros tem tudo para serem leituras obrigatórias para muitas pessoas, mais do que os já lançados são, visto que a sua ascensão está sendo muito bem construída e cada degrau está mais firme que o anterior. Parabenizo a autora, desejo muito sucesso e dou quatro selos cabulosos e meio para o livro! Leitura recomendada para refletir sobre as nuanças do amor e da paixão.

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Bia Rodrigues 27/10/2012

Quando li uma resenha de Doce Perseguição eu fiquei super interessada em ler o livro, gostei do tema que o livro tratava, e desse caso de amor e ódio coisa que sempre me prende. Eu achei que o livro seria bom, e apos ter a chance de ler ele, eu tive uma grande surpresa, ele não é simplesmente bom, é espetacular.

O livro chegou para mim em uma segunda-feira apos o almoço, como estava lendo outro livro, não comecei a ler ele na hora, porem na madrugada de terça perdi o sono e não estava com vontade de continuar lendo o outro livro que estava lendo, então olhei pra ele e pensei: Vou começar a ler. Foi uma leitura extremamente rápida entre três e seis da manhã eu já tinha lido, li ele sem uma pausa se quer, virando cada pagina como uma louca porque precisava saber o que iria acontecer. Tenho que compartilhar esse sentimento que tive ao ler ele, para que assim possam compreender, pelo menos um pouco, do porque esse livro é simplesmente divino.

Com sua escrita simples a autora conseguiu criar uma historia tão envolvente, rica em detalhes e rápida. Abordando um tema polemico como “Crimes Passionais” que me fez pensar, refletir e me enganar, sim, tenho que dizer, a autora conseguiu me enganar direitinho, quando eu tinha certeza de um fato ela vai e me surpreende de novo, o que é ótimo.

“Aquilo era quase enlouquecedor, e ela pensou que não fosse sobreviver àquela sensação intensa. Agarrou-se aos lençóis da cama enquanto uma flecha de prazer atravessava o corpo de Felipe ao ouvir seus gemidos. E ela ficou quente e úmida em segundos, mas Felipe queria mais… muito mais… queria saborear centímetro por centímetro do corpo da mulher em seus braços.”

A Trama é muito bem elaborada, mantendo o suspense e o mistério durante toda a narrativa. Eu diria que foi um livro muito bem pesquisado, porque a ambientação é perfeita, me fazendo imaginar realmente cada lugar que a historia se passou, é que historia.

O Romance do livro acontece aos poucos, primeiro conhecemos Graziela aos quatorze anos começando a descobrir o amor ao conhecer Felipe, o namorado da irma, e vemos esse sonho ser destruído quando a irma dela é assassinada e o maior suspeito é o Felipe. Gostei disso no livro, do sentimento ir aparecendo aos poucos, e não simplesmente de uma hora para outra se encontrarem apaixonados, isso vez o sentimento parecer real pra mim.

O livro trás algumas cenas "calientes" como todo bom romance, porem é escrito de uma forma tão doce e bonita que não incomoda ao ler, na verdade e bonito e singelo, vemos a beleza do amor sendo descoberto.

A Janethe me surpreendeu muito com esse livro, como já disse não esperava que fosse tão bom, não vejo a hora de ler os outros títulos da autora que com certeza já se tornou uma das minhas preferidas.

Vanessa Meiser 26/10/2012

Doce Perseguição nos conta a história de Graziela, Helena e Felipe.
Graziela tem 13 anos no início da história, Helena sua irmã tem 21 e namora Felipe, um jovem modelo e que aparenta ser muito gente boa.
As duas irmãs são órfãs de pai e mãe desde que um acidente vitimou os pais das meninas há cerca de dois anos. Desde então elas moram juntas e sozinhas, porém apoiadas pelos tios e pelo primo Rodrigo que mantém um caso amoroso e secreto com Helena.
Grazi e Helena são muito amigas porém, Graziela não concorda com a irmã quando fica sabendo que Helena mantém dois relacionamentos ao mesmo tempo, principalmente por achar que Felipe não merece ser traído pela namorada.
Grazi nutre uma admiração secreta por Felipe e, mesmo sendo ainda tão novinha fica muito impressionada e incomodada com a beleza do namorado da irmã principalmente por perceber que o mesmo ocorre com ele mesmo que não intencionalmente, parecendo mais com uma atração fatal e inevitável, mas claro que ela nunca se atreveria a roubar Felipe de Helena.
Com o passar do tempo, o namoro dos dois torna-se muito tumultuado e as brigas são constantes inclusive com objetos quebrados e agressões verbais dos dois lados, Graziela fica muito preocupada mas nunca passaria pela cabeça dela que uma tragédia poderia ocorrer.
Porém numa manhã comum como todas as outras, Graziela sai do quarto e descobre a irmã morta na sala da casa delas. No auge do desespero a única coisa que ela lembra é que na noite passada ela e Helena se desentenderam por causa do comportamento desregrado de Helena e que Graziela foi dormir muito chateada com a irmã. Com os fones de ouvido no volume máximo Graziela tem uma vaga lembrança de ouvir gritos por socorro mas pensa que era apenas um sonho e não dá maior importância ao fato até levantar pela manhã e descobrir que era sua irmã que a chamava e que ela nada fez para ajudá-la.
Claro que o maior suspeito só poderia ser Felipe que ao que tudo indicava teria descoberto a traição da namorada e no auge de mais uma briga do casal teria se excedido e matado Helena.
Felipe inevitavelmente foi preso mesmo alegando inocência.
Graziela se vê então completamente sozinha no mundo. sem os pais e sem a irmã. Seus tios a enviam para Paris e lá ela permanece pelos próximos 08 anos até que retorna ao Brasil jurando vingança pela morte de Helena. Quando Grazi chega ao Brasil descobre que Felipe esta em liberdade condicional.
Grazi vai atrás dele no interior de Florianópolis e assim que vê Felipe descobre que todo o sentimento que esteve adormecido por quase 10 anos desperta com força total mesmo com a certeza de que ele é o responsável pela morte de Helena.
Bem, este é basicamente o resumo da história até o ponto que eu poderia contar sem soltar nenhum spoiller. Este é o terceiro livro da autora que eu tenho o prazer de ler. Janethe sabe como poucas escrever sobre crimes cometidos contra mulheres, o diferencial desta história é que ela é repleta de sensibilidade e emoções a flor da pele. A trama vai se desenrolando naturalmente e o leitor tem a impressão de saber o rumo que ela irá levar porém, quando menos esperamos uma grande surpresa aparece e nos deixa impressionados com a capacidade da autora de nos surpreender positivamente, fiquei muito feliz com o desfecho da história principalmente por não ter sido óbvio.
Tenho certeza de que já disse isto aqui no blog, mas gosto muito da forma como a autora escreve e sei que qualquer livro que for criado por Janethe Fontes será sucesso.
Enfim, recomendado de olhos fechados como sempre!