Fullmetal Alchemist #01

Fullmetal Alchemist #01 Hiromu Arakawa

Resenhas - Fullmetal Alchemist #1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thaisa 14/03/2024

Alphonse e Edward Elric são dois jovens irmãos que são excelentes alquimistas. Quando mais novos, perderam a mãe e, em uma tentativa frustrada de trazê-la de volta à vida, Edward perdeu sua perna esquerda e, ao perceber que o corpo de seu irmão havia sido atingido completamente, ofereceu seu braço direito e conseguiu transferir a alma de Alphonse para uma armadura autômata. Desde então, os dois se tornaram alquimistas nacionais, trabalhando para o exército, lutando contra aqueles que usam a alquimia de maneira incorreta e indo de cidade em cidade na busca incessante da Pedra Filosofal para restaurar seus corpos.
"Fullmetal Alchemist" foi a série de mangás escolhida para que eu lesse, do início ao fim, no projeto #1Ano1Mangá de 2024 - e confesso que conhecia muito pouco da história: lembro de ter assistido aos primeiros episódios de algum dos animes, mas não me recordava tanto, então foi como embarcar em uma nova experiência.
Gostei bastante do traço da mangaká e de como, desde o começo, ela é clara em suas intenções: ela sabe exatamente o que quer desenhar (vemos isso em seus traços fortes e decididos), quem são os personagens que criou, que caminho a trama seguirá...
Além de já ter um carinho pelas notas cômicas da história e pela exposição de como a alquimia funciona, também adorei o dinamismo do enredo, pois diferente de muitas séries de mangás, em que cada arco é mais longo e leva um tempo até os personagens saírem de determinada situação e se movimentarem rumo à outra, aqui cada capítulo é realmente um novo capítulo na história de Alphonse e Edward - tudo segue uma ordem cronológica, mas os irmãos nunca se demoram muito em um só lugar, mostrando a necessidade de ambos em encontrar o que tanto procuram. No entanto, sinto que, por ser o primeiro volume, tivemos mais uma grande introdução aos protagonistas e seus enredos, mesmo que isso seja encoberto por ação, drama e comédia. Por isso, logicamente o volume cumpre o seu papel de nos apresentar os irmãos Elric, mas adoraria se já me deparasse com questões mais profundas e reflexivas sobre a trama, acreditando que isso me cativaria bastante em um primeiro momento.
No geral, estou intrigada para o que me aguarda nessa saga!

.emii ;) 05/01/2024

Fullmetal alchemist #01
Eu já tinha ouvido falar nessa história mas nunca criei coragem o suficiente para assistir o anime ou ler o mangá. Porém, após a recomendação de um amigo, decidi começar a ler, e que bom que fiz isso. Não achei que fosse me agradar tanto!

A arte é bem bonita e caprichada, trazendo momentos de luta belíssimos, e ao mesmo tempo, tem quadros super simples que criam à algumas cenas a atmosfera leve e engraçada. A narrativa tá me prendendo bastante e estou muito curiosa para prosseguir.

Nataly 31/12/2023

O melhor mangá de todos os tempos
Hiromu Arakawa não sabia, mas estava prestes a criar o melhor mangá de todos os tempos.
No mangá, acompanhamos a história de dois irmãos: Edward e Alphonse Elric. Ao tentarem reviver sua mãe usando alquimia, Edward perde seu braço e sua perna e Alphonse perde todo seu corpo.
O que difere Fullmetal Alchemist dos demais mángas shonen é sua história mais adulta, se aproximando de um seinen. A relação fraternal entre Edward e Alphonse é encantadora, onde ambos fariam de tudo pelo outro. Os personagens secundários tem diversas nuances e todos apresentam um papel importante na obra, sendo esse um outro ponto positivo da obra de Hiromu Arakawa.

Isadora 03/12/2023

Início de tudo
Mangá finalizado!! Acabei lendo os mangás de Fullmetal bem fora de ordem, tô lendo os que faltaram para completar a saga toda. Achei que essa leitura fluiria mais.

A história começa com os irmãos Elric combatendo um falso profeta que utiliza a pedra filosofal. Com isso, conseguimos ver como funciona a alquimia e o porquê da alcunha de Ed ser alquimista de aço.

Entendemos o quê houve na transmutação humana realizada por Ed e Al e percebemos o quão pesado e triste foi, o que as pessoas estão dispostas a fazer para trazer alguém de volta a vida.

Recomendo demais esse volume e a saga toda! Nesse primeiro mangá, não aconteceu nada tão impactante pois estão apenas dando algumas explicações e apresentando os personagens, o caos é mais para frente ??

mb.galdino 06/11/2023

Maravilhoso!
De longe meu anime favorito, então se eu gostei da animação era quase certeza que eu iria gostar da obra original, e eu estava certa.
O traço é absurdamente lindo, a história não tem enrolação, lutas interessantes e a as partes engraçadas cumprem com seu papel.

obs: concordo com o roy e a partir de agora deveria ser flame alchemist hahaha

Carol 14/10/2023

Fullmetal Alchemist é, provavelmente, meu anime favorito. Agora é hora de me aventurar pelo mangá.

É uma das minhas histórias favoritas pelo fato que desde o começo as reflexões são maravilhosas. Algumas muito sutis, outras nem tanto.

Nesse primeiro capítulo vemos os irmãos Elric no começo de sua jornada atrás da Pedra Filosofal com o objetivo de recuperarem seus corpos. Aqui somos apresentados ao conceito de "troca-equivalente", e aos princípios da Alquimia deste universo. Somos também apresentados ao passado dos irmãos, ao que eles fizeram para perder seus corpos e ao crime máximo da alquimia: a transmutação humana.

Além dessa introdução, também nos é mostrado o que nos espera pela frente: desde a personalidade estressadinha do Edward, até discussões filosóficas sobre ética e moral.

Nesse primeiro capítulo já temos a discussão acerca de pessoas que usam da fé e dos momentos de fragilidade do povo para ganhar fama e poder e esse tipo de discussão vai acompanhar a história toda.

É um ótimo primeiro capítulo para uma história que, apesar de eu ser suspeita, é digna demais de ser lida.

Jon 13/10/2023

Que arco maravilhoso
É uma história bem elaborada, com um ponto de virada original. Apesar de ser um típico mangá de super-poderes não torna isso uma barreira psra o drama intenso vivido pelas personagens. Assim quem gosta de porrada e poder vai achar e quem quer algo dramático também. Só não esperem muito romance, o foco aqui é a alquimia.

alchemyfreak 12/09/2023

É quase impossível ler sem fazer comparações ao anime (Brotherhood). As introduções são bem diferentes mas isso não é algo negativo. Gostei de saber mais sobre o Yoki, já que ele fica meio jogado no anime.

A personalidade do Ed é ainda melhor, pelo menos por agora. Ele age mais como alguém da idade dele. O contraste dele e do Al no combate também é bem legal. Um ponto bem positivo é que de cara podemos sacar a índole do Ed, sinto que no anime eu só entendi o quão sério ele é depois do arco da Nina. Animada pra ler os outros volumes!

Antonia 10/09/2023

Alquimistas modernos
Fullmetal Alchemist era um mangá que eu já queria dar continuidade fazia algum tempo, mesmo sem ter assistido ao anime. Seu sistema de magia extremamente aclamado e o desenvolvimento interpessoal dos personagens sempre foram pontos que me atraíram, e, de fato, são realmente muito bons.

É mais uma introdução a todo o universo dos irmãos Elric e seus objetivos principais, mas já traz alguns questionamentos bem legais sobre religião e o preconceito internalizado da sociedade. O humor tem um timing muito bom, ao mesmo tempo que não estraga a fluidez da história. Edward e Alric são dois protagonistas realmente divertidos de acompanhar, seu contraste de personalidades funcionando muito bem em sua dinâmica fraterna e todo o fluxo da história. São personagens que se sustentariam sozinhos na maioria dos cenários aonde fossem inseridos.

Eu realmente gostei da Alquimia e da Troca Equivalente, também, e gostaria vê-la mais explorada ao longo dos próximos volumes. É um sistema com potencial para ser hard e complexo, e vemos o preconceito e as limitações dele de maneira bem sutil ao longo dos arcos deste volume. Os vilões também tiveram uma aparição bem breve, mas é possível ter um vislumbre de sua personalidade e do que podem vir a representar para nossos protagonistas futuramente.

Espero que tenha uma boa leitura ?

Franciele 28/08/2023

Preguiça de escrever resenha
Tão feliz por poder rever essa história depois de anos! Eu sempre fico encantada com o amor que eles tem um pelo outro.

Hayana4 14/08/2023

Eu fui a criança que tinha crushes nos personagens de animes e Edward Elric foi meu segundo amor, acompanhei a o anime muitissimos anos atrás e reler hoje está sendo uma experiencia muito boa. Historia bem construida, personagens engraçados. Não vejo a hora de terminar.

Bibis8 08/08/2023

Com o pé direito e mão de ferro
Tem um tempo que eu estou na peleja, fazendo um pente fino na minha estante, e como minha lógica sempre foi "do pior ao melhor", logo precisei priorizar os que eu achava que não valiam tanto a pena mas agora isso não importa mais pois finalmente cheguei nos refrescos.

E olha! que primeiro volume refrescante, viu.

Arakawa exala uma firmeza que presenciei em pouquíssimos autores até então, ela consegue entregar um mundo inteiramente novo, mitologia e protagonistas de uma forma excepcional, temos carisma, fluidez e tensão na medida certa para um inicio marcante. Não poderia esperar menos.

Juliaaaaah 04/07/2023

Asmei
Gostei bastante, nunca tinha visto nada de fullmetal e esse primeiro contato foi incrível!! provavelmente vou ler os próximos nessas férias

ps.: queria muito a coleção física, se alguém tiver vendendo me avisa kkjhkkk

readwith.bi 05/06/2023

Cura onde dói
Um dos meus animes favoritos da vida

Finalmente dando início a leitura de FMA e amando muito, na minha opinião, a trama é impecável do começo ao fim, por ter originalidade e seus protagonistas únicos. Ed é simplesmente o MELHOR. Eu amo que ele é o rei do drama e como ele é exagerado. Ele é impulsivo e muito intenso, mas tem um coração de ouro e sua determinação é inspiradora. O amor dos irmãos Elric é lindo ??

Duda1340 04/06/2023

Legall
Um mangá/quadrinho/sla legal.
Personagens interessantes e poderosos, leitura fluída, envolvente e instigante. Poderes interessantes, etc, etc, só esperava um pouco mais de profundidades tanto para os personagens quanto para o universo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6