A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Daniel Miguel 06/09/2020

Conspirações, Segredos, Revelaçõe
" - O que essa cabecinha está pensando? - perguntou Brenda.
- Absolutamente nada. Parei de pensar por algum tempo. - Estava sendo sincero. Pela primeira vez na vida, sentia-se livre e seguro, por mais difícil que fora chegar até ali."

Gostei gente! Acredito que o James Dashner soube fechar bem a história(mais ou menos) . O final eu particularmente estava esperando em partes que acabasse assim então não me surpreendeu tanto. Queria deixar bem claro o meu ódio pelo James por ter matado um dos meus personagens favoritos nessa história, foi uma cena bem pesada na minha opinião, que me fez quase chorar junto com o personagem que o mata.

Mas no geral a história tem um desfecho legal, eu só estava meio que estressado nas partes em que parecia que ia dar tudo certo mas no final dava tudo errado, tinha luta, tiro, porrada, bomba e isso acontece tanto no livro que as vezes dava uma vontade de passar essas partes, mas eu li todas e foram bem importantes e me fizeram entender que não foi nada fácil tudo que eles tiveram que passar até chegar nesse final.

Tem a questão do Epílogo também que o James faz questão de deixar um fio solto sempre, aquela dúvida que te faz coçar a cabeça, que vc relê mas ainda precisa de mais pra entender. Ai gente eu quero mais, quero saber uma coisa que não falo aqui porque é spoiler e eu não quero dar mas com certeza vou ler os outros.

A adaptação eu adorei, infelizmente eles mudaram muita coisa e isso eu nem perco tempo discutindo porque o filme ficou realmente daora, foi muito bom assistir ele, a produção, tudo muito bem construído. Indico sim a série e as adaptações, tudo muito show, adorei mesmo.

marcellinha 28/06/2022

maze runner - a cura mortal
gente, que leitura!!

no terceiro livro dessa trilogia, segui super imersa no universo e conectada com os personagens.

gostei mto da maneira que se desenrolaram os acontecimentos, de como explicaram as coisas. enfim, achei mto bom.

agora sobre maze runner no geral: essa trilogia conseguiu prender uma pessoa q tem uma preguiça surreal de séries e de distopias, ent tá de parabéns KKKKK

seriao, eu gostei demais, agr to doida pra ver os filmes!! e sem dúvida fiquei com um gostinho de quero mais, uma vontade de continuar com esses personagens?

4,5??

Rose 06/04/2021

Surpreendente
Para mim, o terceiro ligo da saga retornou ao ritmo de narrativa do primeiro volume e me conquistou.

Ver finalmente o mundo devastado e a perspectiva das pessoas, o Fulgor sem controle, como vivem as pessoas comuns, a resistência da organização Braço Direito, a visão das pessoas com relação ao CRUEL e as reviravoltas ao longo do livro foram emocionantes e cativantes.

lu!za 19/07/2021

A Cura Mortal
Pensa num livro triste.
Depois do segundo livro da saga eu fiquei meio desanimada para continuar mas valeu a pena!
A história vira uma montanha-russa, tombo atrás de tombo e altas reviravoltas do jeito que a gente gosta.
As respostas finalmente apareceram e a leitura flui muito bem, principalmente por que os capítulos são bem curtinhos.
O desenvolvimento dos personagens é incrível e acho que nesse livro o Thomas tem um choque de realidade e finalmente entende o que deve fazer.
Já o final em si não foi muito satisfatório não, com todo o potencial que tinha desde o primeiro livro o autor não conseguiu aproveitar tudo, mas amei conhecer o universo.

"É um clichê, eu sei, mas você não acredita que o fim justifica os meios quando não há outra escolha?"
elisarss 19/07/2021minha estante
esse livro acabou cmg, mas amo amo

lu!za 19/07/2021minha estante
simm, causa raiva, stress, tristeza mas é tudo pra mim

diangelo 19/07/2021minha estante
devastador, nos últimos livros eu fiquei entre entender e não entender a Tereza

lu!za 20/07/2021minha estante
simmm

Lala Silva 16/01/2024

Finalizando minha trilogia?
?Não conseguia impedir o pensamento de que dali em diante as coisas iriam melhorar. Que a partir daquele momento assumiria o controle da própria vida.?

Eu gosto muito da história do James Dashner, sou muito apaixonada nesses livros. Apesar de muitas reviravoltas, mortes de personagens queridos e o quanto eles sofrem, eu amo reler sobre a história do CRUEL. Recomendo muito a leitura!!!?

Ana 26/10/2014minha estante
Concordo com absolutamente tudo que você disse!

beccaalvesf 06/01/2015minha estante
Concordo contigo. E ainda tem mais um aspecto pra adicionar na sua lista.
Por que a Teresa mudou de opinião sobre a CRUEL? Sendo que mesmo antes de perder a memoria ela ainda acreditava que cruel era bom. Faltaram muitas explicações, e os personagens ficaram bem rasos.

Reinaldo.Souza 02/08/2021

CHEGOU A HORA DAS REVELAÇÕES E DEPOIS DE DOIS LIVROS NO ESCURO, ISSO É TUDO O QUE A GENTE MERECE!
"O terceiro volume de Maze Runner tem a missão de finalizar o tão trabalhoso experimento que o CRUEL está realizando em um grupo seleto de jovens para encontrar uma cura para o vírus que destruiu o mundo. Thomas e seu grupo descobrem que alguns deles são imunes e que outros podem sucumbir ao vírus. Um mundo totalmente diferente os aguarda. CRUEL é mesmo capaz de encontrar a cura? O que falta? O mundo está condenado? Será a hora de destruir tudo e seguir em frente?"

Então vamos lá. Vou dizer que Maze Runner é uma trilogia ruim e que me arrependi de ler? Não vou dizer isso.
Eu amo a história, ela me prendeu do começo ao fim e não fiquei de saco cheio em nenhum momento. Me deu uma mistura de emoções, boas e ruins. Os personagens me ganharam logo de cara e torci muito por eles e eu acho que só por isso, já vale muito.

Mas é uma trilogia perfeita? Tá longe, viu? Primeiro que o Thomas é o personagem mais irritante que eu já li na minha vida. Ele já me irritou em outros livros, mas nesse... nossa. É cada burrice que esse menino faz que eu tive que fechar o livro no meio da leitura e fazer uma oração, porque foi difícil.

E o que eu mais senti falta foi o desenvolvimento dos personagens secundários. Embora carismáticos e bem melhores que o Thomas em tudo, nenhum teve destaque, plot, só estavam lá para correrem junto com o protagonista. Até mesmo a Teresa, que era a obsessão do personagem, é deixada de escanteio.

Eu terminei a leitura com um sentimento de que eles tinham uma ótima história na mão, bons personagens, mas que não sabiam muito bem distribuir as histórias entre eles. Mas não sei, mesmo com um final não tão satisfatório, eu me apeguei. Fazer o que, né? hahahahah Bora seguir o baile.

Yago Lemos 26/08/2012

Mil batidas por minuto
São 2h da manhã, e aqui estou eu fazendo essa resenha, tendo acabado de terminar o livro. A Cura Mortal, último livro da série Maze Runner, do autor James Dashner, acreditem ou não, superou os seus predecessores. Um livro completo, sem deixar pontas soltas na história, termina a trilogia magnificamente.

Não sei a razão certa, mas o livro inteiro me lembrou de um poema do escritor John Cale. Um trecho, especificamente:

"Não entres tão depressa nessa noite escura,
A velhice queima e estressa ao fim do dia,
Revolta-te, revolta-te contra o desvanecer da luz."

O desvanecer da luz, em A Cura Mortal, é constante. O livro tem um tom sombrio, assustador até. A responsabilidade de Thomas pesa cada vez mais em seus ombros, o levando a tomar decisões importantes em nome de um todo. "Não entres tão depressa nessa noite escura", diz o poema, e também a consciência de Thomas. Não sucumba, não desista. A luz desvanece, mas é necessário revoltar-se contra ela.

O livro inicia com Thomas em uma sala branca e escura, à beira da loucura, trancado há semanas sem contato com o lado de fora, a não ser pelas mãos que aparecerem pela janela para oferecerem as refeições diárias.

A organização CRUEL resolve mostrar sua cara e apresentar a Thomas o processo final para a Cura. E Thomas, relutantemente, entra depressa na noite escura. A organização clama não ter mais nada a esconder, mas será que o CRUEL merece a confiança de Thomas e seus amigos?

Com uma pegada forte, rápida (e bota rápida nisso!), James Dashner coloca o leitor numa corrida pela vida, pela cura, pela humanidade. Não seria um livro do Dashner sem a morte de alguém importante, então vou dar um mini-spoiler aqui: esperem uma morte triste. Uma "morte" que se arrasta ao longo de cerca de 200 páginas, mas ao longo dessas páginas, sabemos que ela será inevitável.

Senti como se 400 páginas não foram sucificientes. O livro é uma correria sem pausa pra respirar, Thomas e seus amigos estão em constante movimento, levando o leitor a mil batidas por minuto. É impossível não se sentir angustiado depois de uma leitura longa, e sentir a necessidade de parar um pouco pra respirar.

Somos apresentados finalmente ao mundo "de fora", longe do CRUEL, do labirinto. E o que nós vemos não é bonito. Um mundo controlado pela doença, pela loucura, pela fome. De um jeito meio distorcido, lembra Jogos Vorazes. Os "pacificadores" do mundo de A Cura Mortal são semelhantes aos de Panem. Alegam ter uma boa intenção, mas por trás há apenas sujeira.

E é aí que você se pergunta: "Afinal, o CRUEL é bom ou não?" Isso você só vai descobrir no final do livro, mas tenho que admitir, essa pergunta me perseguiu por dias após eu terminar o livro.

Um livro que merece ser aplaudido em pé. Recomendadíssimo! Impossível terminar a trilogia de um jeito melhor. Agora é só esperar pra saber se a V&R vai traduzir "The Kill Order", a prequel da trilogia.

Mas lembre-se: Não entres tão depressa nessa noite escura.
Marise 31/08/2012minha estante
Comecei ontem e você me animou a continuar.

Diego de Luca 20/07/2015minha estante
vc não leu o mesmo livro que eu....hahahahaha

Calebe 31/10/2015minha estante
Como assim jovem???????? Esse livro é muito ruim. E as respostas??? E todos os furos e erros???

Bela 22/04/2021

A cura mortal
Foi uma leitura difícil e bem empurrada, mas não é um livro ruim, pelo contrário é um livro muito bom, mas eu não devia ter lido os três de uma vez, para não ficar saturado. É um dos livros mais tristes, na minha opinião. Pretendo reler ele mais pra frente também, igual vou fazer com o segundo, para tentar ver de uma forma diferente. Quem sabe minha classificação até mude.

Lauana.Rorigues 25/06/2022

Essas mortes acabaram cmg...
Mazze Runner é puro caos pqp, o tanto de acontecimentos que teve nesse livro foi surreal!!! Achei o final muito bom e sensato, tanto que acho desnecessário ter um quarto livro, os três tem muito do msm, Thomas lutando pela sua vida e pela vida de seus amigos e acho que depois de tanta reviravolta, já tava o suficiente, mas veremos oq o quarto livro trará.

sgwbane 24/01/2021

The Cure - Little Mix

Mila 30/12/2014

...
CONTÉM SPOILERS!

Saiba o leitor que essa resenha contém apenas críticas negativas. Mas espero que considerem que elas têm fundamento. Bem, pelo menos para mim, elas têm.
Correr ou Morrer foi um dos melhores livros que já li. Essa triologia começou incrivelmente bem, e não pude esperar para ter os próximos livros. Não gostei do segundo, mas o considero um bom livro. Mas este terceiro... veio para nos ensinar que escrever uma triologia decente é para poucos.
Já deixo minha maior insatisfação bem clara: minha maior frustração, de longe, é o destino de Teresa, minha personagem favorita. Todos a odeiam, todos falam mal dela, mas não posso ver como qualquer pessoa faria de modo diferente quase tudo que ela fez, levando em conta que ela estava tentando salvar o bendito do protagonista. Tudo o que ela fez foi para salvar a pele dele. Como ela mesma disse, ela abriu mão do relacionamento que eles tinham para salvá-lo, e sofreu com isso. Não sei como isso a transforma num monstro. Depois as opiniões dela em relação a "que lado está" fica confusa porque Thomas não lhe dá a menor chance de se explicar e porque nosso autor não nos esclarece nada. (Sinceramente, porque ele não explicou aquela confusão sobre quem fugiu primeiro do CRUEL?!) Matá-la só para fazer Tom ficar com Brenda (que é a personagem mais sem graça que já vi na vida) foi simplesmente ridículo. Brenda também mentiu, também o enganou porque CRUEL mandou que ela fizesse assim, mas nem por um segundo sequer ele se irrita com ela. Isso me pareceu imaturidade literária do autor, sinto admitir. Ficou bem contraditório, para não dizer pior.
Ao contrário de muitos, achei o fim de Newt interessante, embora triste, e acho que esse é meu único elogio para esse livro. Sim, eu gostava muito dele, mas achei seu fim emocionante e bem mais tocante do que de muitos. E a gente sabe que um queridinho sempre tem que morrer, né?
A volta de Gally conseguiu ser mais inútil do que o bilhete de Newt.
Eu realmente me enjoei de Thomas, principalmente por não concordar com muitos de seus pensamentos e atitudes. Senti muita vontade de saber a história pelo ponto de vista de outro personagem, em certo ponto. Ele ter recusado se lembrar de seu passado foi broxante, e mais uma vez tive a sensação de que o autor fez isso só por preguiça mesmo de não ter de dar mais explicações.
Gosto muito de Minho, mas no segundo e terceiro livro ele nos é apresentado de modo diferente do Minho que conhecemos em Correr ou Morrer. Newt também. Há diferenças em suas personalidades que não fazem o menor sentido. Newt era mais irritadiço e se tornou um anjo, Minho era super camarada antes, e depois, e em vários momentos, disse e falou como um verdadeiro idiota. Minha conclusão é que James não é muito bom com construção de personagens, ele se perde facilmente.
Um grande problema em A Cura Mortal, também, foi a explosão exagerada de ação, do começo ao fim. Sabemos que a intenção disso é prender o leitor e criar uma "leitura frenética", mas o efeito foi o contrário em mim. Em dado ponto o corre corre sem fim, e sem nenhum embasamento, ficou maçante, sem explicação, um tanto de ruídos sem nenhum significado.
Enfim, não recomendo a triologia, mas definitivamente recomendo Correr ou Morrer. E só. Mas, como cada um tem um gosto, reconheço e compreendo que muitos também gostarão de A Cura Mortal.
Nathan 01/01/2015minha estante
Pensei a mesma coisa! Fizeram de Teresa uma "pseudo-vilã", donde todos a odeiam por ter salvado Thomas!!!

beccaalvesf 06/01/2015minha estante
Gostei muito de correr ou morrer, e isso fez com que eu comprasse o box completo. O que foi bem frustrante na realidade. Concordo com cada palavra sua. Acredito que se o livro trouxesse a perspectiva da Teresa no lugar do Thomas poderia ter sido melhor, a Teresa era minha personagem preferida, mas essa tentativa falha do autor em canonizar o Thomas só fez com que ele se tornasse chato e entediante. A perspectiva de algum outro clareano também poderia ter sido interessante por dar elementos dos anos anteriores na clareira. Esperava muitas respostas no terceiro livro que não aconteceram, ouvi falar que a prequela o livro "Ordem de extermínio" tem mais respostas, inclusive ouvi muitas criticas boas a respeito. Não acho que o autor tenha tido preguiça porque em todos os livros ele se estendeu demais nas partes de ação do livro, deixando de dar informações imprescindíveis a respeito da história por trás do que acontece. Acredito que ele se perdeu e não soube como construir os personagens, apesar de ter gostado bastante do primeiro livro é perceptível que os personagens são rasos, não dá pra entender muito bem o que fermenta a raiva de quem passa pela transformação. Os personagens mudaram, as personalidades se alteraram, acredito que o autor tinha muitas ideias e acabou colocando informação demais, como por exemplo eles voltarem ao labirinto e resgatar os imunes, o que foi confuso e raso também. O final do Newt fez bastante sentido, apesar de ter sido triste. A impressão que tive foi que no último livro o autor se estendeu demais na ação e em detalhes desnecessários, e depois tentou correr e deixar detalhes importantes de lado pra finalizar o livro. O autor poderia ter se aprofundado mais no grupo B também, e ele o tratou quase como desnecessário, poderia ter dado mais informações a respeito da chanceler Ava e do Jason, mas ele se perdeu, ele simplesmente se perdeu. Ele colocou informações demais e não conseguiu lidar com todas elas. Não recomendo essa trilogia e existem outras distopias bem melhores, e melhores construídas também.

Mila 10/01/2015minha estante
Concordo plenamente com vocês!
=D

Lillian 29/10/2020

Eu amei esse livro, li um pouco mais devagar, mas amei do mesmo jeito. Embora em alguns momentos achei que os ganchos feitos entre os capítulos não estavam me deixando com vontade de ler mais, porém isso mudou quando eu estava perto do finalzinho.
Maze runner é sempre um misto de sensações e nesse não poderia ser diferente. Tivemos perdas significativas que me deixaram com o coração apertado e tivemos muita ação também. Sobre o final, não tem muito o que falar, foi apenas ok.