A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Anna Grandchamp 17/11/2022

acabou completamente com o meu senso de lealdade, e provavelmente com uma parte da minha infância - exagerando bem.
mas foi divertido

spider 28/05/2023

No fim de tudo o CRUEL é bom, mas mds??
O final desse livro até que é bonito, mas traz uma decepção abundante. A trama é sonolenta e reciclada dos anteriores. O que se salva são as cenas que possui o Newt, tocantes, e poderia ser ainda mais se tivesse a carta do filme. O governo é o próprio lobo querendo mudar tudo em nome dos seus próprios interesses egoístas, e no final mete um felizes pra sempre. A volta ao labirinto poderia impactar esse fechamento, mas os personagens passaram por situações tão fáceis. Esse conseguiu ser o mais fraco e merecia muito um desfecho épico, até porque consegue ser bem explícito. Diferente da bomba do filme.?

Rebeca Dccv 04/02/2021

Excelsior!
Quando comecei a ler esse livro já haviam lançado mais três depois deste e achei que era uma sequência e não uma trilogia. Sendo assim fiquei surpresa que ela acabou de forma tão abrupta, eu queria mais. Não quero dizer que o final me desagradou, pelo contrário, deu um fim muito bom. Chorei por Newt e torci por todos os outros esperando que possam superar o passado. Queria uma continuação para saber que fim levaram.

Sofis 25/05/2021

Maze Runner: Cura Mortal
Novamente, EU AMEI! Eu quase engoli esse livro de tanto que eu fiquei vidrada nele. Me fez amar alguns personagens, odiar outros, chorar, gritar... foi uma montanha russa emocional. Nesse último livro (tecnicamente) Thomas que fugir do CRUEL e leva todos os seus amigos com ele. Mas afinal, todos são imunes? Como eu disse foram muitos surtos. Recomendo muito!

heleven 01/06/2021

"Eu to passada chocada"
O livro começa muito instigante com muita tensão e me empolgou bastante na leitura, porém, continuo preferindo o 2º da saga. Esse fechamento foi bastante coeso, com acontecimentos bem entristecedores (meu deus, as cenas com Newt foram muito mais tristes no livro do que no filme), mas faz parte.
Bom, eu poderia falar aqui por horas sobre o quanto a adaptação dos filmes pecou em relação ao enredo do livro, mas esse não é o objetivo. Porém, é difícil pra quem viu os filmes primeiro e leu depois, como eu, porque não consegue odiar nem um nem outro kkkkkkkkkk apenas ver os pontos positivos de cada um. Por exemplo, a Teresa nos livros em geral foi bem bostinha, mas nos filmes esse papel foi transferido para Brenda, alguém que na verdade se mostra muito mais importante e complexa na saga literária.
Uma das coisas que senti falta na Cura Mortal foi a ausência da Chanceler Paige, já que é alguém tão importante e crucial em todo o processo do CRUEL, mas que só vem a aparecer realmente no final e logo garante a confiança de Thomas, algo bem estranho, na verdade, por conta de toda a relação de desconfiança entre a organização e os clareanos. Vale ressaltar também, que o resultado final me deixou um tanto decepcionada, não ao ponto de condenar a saga, mas só acho que pelo menos essa coisa boa eles poderiam ter conseguido, depois de tanta tour. No mais, só tenho a agradecer a essa saga por me proporcionar um universo tão louco e cheio de adrenalina, apesar de se assemelhar com o momento que estamos passando. Foi muito reconfortante acompanhar todos esses personagens maravilhosos por esses 2 anos (3, se contar com os filmes) que desenvolveram amizades muito lindas e verdadeiramente honráveis que fazem qualquer um chorar, além da evolução pessoal de cada um, é claro.
Eu fiquei tão apegada a saga que quero ler os livros adicionais mesmo que não tenham boas avaliações, porque apesar desse livro fechar a maioria das pontas, ainda existem dúvidas na mente, principalmente, em relação ao início de tudo isso. Apenas leiam essa série, vocês não vão se arrepender!!! Tem ação,aventura, romance e um puta universo de ficção científica que tem muito a oferecer

*ps: para quem gosta de escutar trilhas sonoras enquanto lê, eu ouvi a trilha de jogos vorazes [q traz essa ideia de mundo distópico]
*Recomendaria para um amigo: com certeza!!

Nayih 24/05/2020

Este foi o fim da trilogia de Thomas e gente, me deixou uma saudade! Essa de longe é a saga distópica mais amada por mim! Quando deixei de lado o preconceito com o hype da série dois anos antes e li a primeira linha de Correr ou Morrer eu soube que aquela ia ser a saga dona do meu coração! Todo mundo tem uma né? Creio que a mais escolhida é HP, mas não sou lá de ir com a maré kkk
E imediatamente ao iniciar a série fiquei apaixonada pelo trio Newt, Minho e Tomie... Então apartir de um certo momento deste volume meu coração se partiu dolorosamente, e a cada aumento da próximidade com o final ia ficando mais nostalgica com tudo que os clareanos tinham passado para chegar até aqui, na tão esperada "cura".
O tanto que haviam crescido e amadurecido, sejam as relações mais próximas a cada desafio ou consigos mesmo!
Esta série foi grandiosa! Épica!
E devorei todos os livros com uma tristeza e euforia desmedida, pois a cada leitura eu sabia que o fim se aproximava porém estava apaixonada demais por tudo para parar kkk
Creio que esta é a única série distópica mais focada em um personagem masculino e isso me chamou a atenção (também tô lendo Os Legados de Lorien uma série também ótima por sinal que é narrada e é focada em um personagem também masculino

Mands 07/10/2020

NUNCA, mas nunca mesmo, achei que ia dizer isso MAS... Eu prefiro o filme

Anna Laitano 04/04/2020

Anticlimático
Sinto que o autor poderia ter concluído a história em dois livros bons, mas alguém do marketing ou algo assim decidiu que trilogias são mais fáceis de vender e, obviamente, mais lucráveis.

O que temos, então, é uma história que se arrasta do começo ao fim, com bastante mais do mesmo e muita coisa que poderia ser cortada, enxugando a história até restar menos da metade do livro, talvez. Parece que em algum momento virou enrolação para cumprir uma meta de palavras, com um enredo que simplesmente não sustenta um livro inteiro.

O final não é empolgante — pelo contrário, além de anticlimático, ainda deixa algumas coisas com uma sensação de "não resolvido". Sinceramente, embora tenha gostado dos outros dois livros (especialmente o primeiro), este foi uma grande decepção. Senti que todo o tempo e interesse que investi na história não compensou.

(E, Céus, eu estou escrevendo essa resenha em 2020, sendo que li em 2017, e ainda estou indignada com o quanto o final deixou a desejar)

site: http://linktr.ee/laitanoanna
Paulino | @maatheus.paulino 04/04/2020minha estante
Eu tomei coragem para ler o primeiro livro apenas semana passada, anos depois de ter assistido o primeiro filme. Então essa semana assisti os outros dois filmes, pq não aguentaria de ansiedade pra descobrir o que acontece. E aí pensei: será que devo comprar os outros dois livros?
Não gosto de deixar uma trilogia interminada, mas as resenhas não estão sendo inspiradoras kkkk

Anna Laitano 04/04/2020minha estante
Eu li porque também não gosto de deixar. Fico pensando "e se no próximo melhora?", aí depois, como já li dois, fico "bom, só tem mais um mesmo, vamos lá". Mas, olha... Achei tempo perdido. O primeiro é o mais interessante, na minha opinião, e a conclusão da série eu ODIEI. Não sei nos filmes, porque só vi o primeiro, mas tenta tirar uma base pelo que achou deles, talvez? Boa sorte, hahahaha

Paulino | @maatheus.paulino 05/04/2020minha estante
Acho que vou dispensar a série viu kkkkkk segundo e terceiro filmes bem fracos. Já tenho muitos outros livros na lista que sei que são bons, então vou investir neles kkk obrigado viu

Ruas 06/05/2020minha estante
Ótima resenha!
Que livro cansativo e enrolado. Os dois primeiros livros vieram tão bem, e o no último o autor pareceu sem criatividade para finalizar a história.

Tiago 19/02/2020

Cruel é ou não bom?
O livro é bom e a historia também, mas admito que queria um final diferente. Acreditava de fato que o cruel era bom e que no fim teríamos uma cura. Além disso acredito que o fato de o Thomas não ter recordado sua memoria total prejudicou todo o desenvolvimento do cruel. Talvez no livro extra de para entender mais esse lado...

Ayan 26/03/2021

Chorando???
Essa saga fez e ainda faz parte da minha vida..o tanto q eu me envolvi com cada um dos personagens..???????

Lucas.Wijk 10/01/2015

Infelizmente, um desastre.
Ao escrever minha primeira resenha sobre Maze Runner, deixei claro que o autor se arriscava em um estilo perigoso: criou uma série cheia de mistérios e, ao longo dos dois primeiros livros, trouxe mais perguntas do que respostas. Toda esperança de que Maze Runner se destacasse como uma série excepcional ficou concentrada para este último volume, que supostamente responderia todos os mistérios apresentados.

Conforme previ, já adianto que James Dashner falhou nessa tarefa.

“A Cura Mortal”, último volume da série (considerando que o volume 4 é uma prequel) também se inicia no mesmo ponto onde termina o livro anterior e mantem a narração centrada na personagem de Thomas.

Ao contrário dos dois volumes anteriores, a trama deste terceiro livro não é mais focada em um teste realizado pela CRUEL. Ao que tudo indica, os testes terminaram e agora os clareanos poderão ter suas memórias recuperadas e entender tudo que lhes aconteceu, bem como o motivo de todos os testes realizados. Obviamente, certos incidentes acontecem, fazendo a história tomar outro rumo, deixando as personagens principais livres pelo mundo, sob a constante sombra da CRUEL os perseguindo.

Logo no início do livro, fiquei muito incomodado com as decisões tomadas por algumas personagens, principalmente Thomas que, como destaquei nas resenhas anteriores, sempre considerei uma personagem inteligente e madura, ao contrário dos típicos clichês de “herói burro e teimoso”. Neste livro, porém, todos os elogios que teci em relação a ele foram por água abaixo, e esse clichê (que eu tanto critico) se materializou.
Thomas, um dos únicos capaz de salvar a série, se apresenta desprovido de qualquer senso lógico em “A Cura Mortal”. Logo no início do livro, se recusa a ter a memória restaurada, ficando em total contradição com tudo que foi apresentado nos volumes anteriores. Isso sem contar com as outras várias decisões sem sentido que ele toma durante o resto do livro. Talvez Dashner tenha se encontrado perdido no labirinto de confusões criadas durante a série, sendo que a melhor saída que encontrou foi manter a perda de memória da personagem principal, como forma de evitar explicações acerca do inexplicável.

Essa falta de lógica em relação a Thomas e algumas outras personagens foi o que mais me incomodou neste livro. Além disso, temos o fato de que pouquíssimas respostas foram apresentadas, sendo que nenhuma delas faz o menor sentido. O autor, como eu disse anteriormente, teve boas ideias para um livro, mas não soube aproveita-las e muito menos desenvolvê-las. Na empolgação de querer criar algo novo, acabou escrevendo muita baboseira sem sentido.

Encerrando os pontos negativos do livro, destaco as mesmas coisas que me incomodaram nos volumes anteriores: uma péssima tentativa de trio amoroso entre Thomas, Brenda e Teresa, com uma narrativa muito fraca; palavras “bobas” no lugar de xingamentos; por fim, personagens e relações pouco desenvolvidas (quase nenhuma personagem conseguiu me cativar. Pelo contrário, me fizeram apenas ter preguiça de continuar lendo).

No momento em que escrevo essa resenha, estou pensando “apesar de tudo isso, este livro não é de todo ruim”, mas não consigo me lembrar de alguma característica positiva para citar aqui. É claro que é possível se entreter ao lê-lo, afinal, continua sendo um livro intrigante, com algumas passagens interessantes. Mas, infelizmente, tenho que dizer que Maze Runner se encerra com um fracasso: a história é fraca, mal desenvolvida e o final é péssimo e sem sentido algum.

Mas, afinal, vale a pena lê-lo, ou não? Bom, considerando o início da série e a curiosidade instigada, digo que sim, vale a pena. Deixo, porém, um alerta: é muito difícil ficar satisfeito com o desfecho apresentado.

James Dashner não é um bom escritor, mas possui boas ideias. Talvez, no futuro, possa nos surpreender com uma história melhor. Fico triste em dizer que Maze Runner não conseguiu cumprir as expectativas apresentadas: iniciou com um suspense fantástico, mas foi piorando ao longo da série, terminando no fundo do poço, deixando-nos com um gosto amargo de insatisfação.

Resta saber se o quarto volume da série, que se passa antes do primeiro, conseguirá redimir o autor. Apesar de já tê-lo lido, deixarei essa resposta para a próxima resenha.

site: https://pausandoblog.wordpress.com/2015/03/11/maze-runner-a-cura-mortal-james-dashner/
Mila 10/01/2015minha estante
Concordo com cada palavra! A recusa de Thomas em se lembrar do passado foi a decepção inicial, e a suposta 'explicação' para isso foi patética, na minha opinião: "não quero me lembrar de quem eu era, porque não gosto do antigo Thomas", o personagem disse mais de uma vez. E tive a impressão de que nosso protagonista era, repentinamente, uma criança mimada que não tem muito senso da realidade.
Várias coisas ficaram sem explicação, muitas pontas soltas... fiquei chocada com a facilidade em fugir do CRUEL, e muito mais quando o "Sr. Rato" encontrou Thomas na cidade e o deixou livre, coisa que definitivamente não é do feitio da CRUEL... Fiquei bem encabulada com o fato de o autor não ter explicado aquela confusão sobre quem ter fugido primeiro da CRUEL, e porque o pessoal que recuperou a memória resolveu fugir, afinal. Enfim, a impressão que deixou foi de um autor ainda bem imaturo.
Não me deu vontade nenhuma de ler A Ordem de Extermínio depois desse terceiro volume. Essa ótima classificação atual do site, de A Cura Mortal, me surpreende bastante.

Lucas.Wijk 24/02/2015minha estante
Mila, exatamente! Essa nota alta do skoob também me surpreende.
Mas te digo uma coisa: pode ler o quarto volume sim! Por incrível que pareça, Dashner conseguiu se redimir do fiasco que foi Maze Runner.

Diego 22/01/2015

Não James Dashner!
Título: A Cura Mortal
Título Oriinal: The Death Cure

Terceiro livro da saga The Maze Runner onde mais uma vez acompanhamos os clareanos em busca da tão sonhada cura para o fulgor, que eventualmente os impedirá de se tornarem Cranks.

Depois de um final tenso do segundo livro do qual ansiava pelo momento de ler essa obra que me deixava cada vez mais curioso pelo seu desfecho, o autor começa o livro de uma maneira empolgante, mas...

*[Spoilers Alert]*

Neste livro eu esperava respostas para todo excelente mistério que o autor cria nos dois primeiros livros, e quando chego ao final da leitura acabo com sentimento de frustração, o sentimento tipo "então era só isso!".

Este último livro é extremamente mal desenvolvido onde esperamos o confronto entre o passado e o presente dos personagens principais e o autor decide simplesmente que eles não querem suas memórias porque não confiam no cruel, mas depois quando eles novamente tem a chance de recuperar as memórias por outros meios eles novamente frustam o leitor, pow James Dashner perdeu a chance de aprofundar seus personagens só pra ficar repetindo a mesa coisa repetidamente*!

Percebemos então que a maior organização do mundo com o maior capital da história não pode controlar 30 adolescentes dentro de seu prédio, e ainda portam as armas mais idiotas já criadas no mundo da ficção, com balas que utilizam desde raio, fogo, água, terra, coração...

James Dashner uma dica quando você resolver matar um personagem faça o leitor ama-lo para que ele sinta aquela morte quase como se ele estivesse presente no momento, como você fez com Chuck no primeiro livro ou como a morte de Newt, que foi até bem elaborada, teve uma boa pegada emocional, mas Teresa morre após mal aparecer no terceiro livro e no segundo livro, e ainda morre depois que toda a ação acaba, isso foi muito desnecessário, e após a morte de 300 pessoas o que vemos? as outras 200 pessoas comemorando porque é óbvio que todo mundo quer fazer uma festa após presenciar a morte de outras 300.

A repentina mudança de Newt também me deixou muito frustado, ele está em sua perfeita normalidade mental, quando de repente Jason fala que ele não é imune e na mesma hora ele começa a apresentar sintomas do Fulgor!? O autor também trás de volta o Gally o personagem mais odiado por todos menos por Thomas que o trata como melhor amigo enquanto trata Teresa como traidora, é vai entender! Vamos falar da mudança de Brenda agora, então ela termina em um lugar paradisíaco com Thomas com a missão de repovoar a Terra, mas na última página você descobre que ela sabia que tudo ocorreria daquela maneira, que estava apenas infiltrada a mando da chanceler Paige da qual o autor não faz questão nem de nos apresentar a ela no livro...

Então quer dizer que o CRUEL soltou o vírus com o intuito de controlar o número populacional, mas clarões solares que transformarão metade do mundo em desertos não mataram ninguém queimado? como assim? Então é assim que o CRUEL inicia um apocalipse zumbi que como em todas as outras histórias não podem ser chamadas de zumbis e sim de Cranks!

Descobrimos no final que o maior inimigo então era Jason mais conhecido como Homem-Rato, um simples porta-voz do CRUEL que havia entrado na corporação pouco antes dos testes no labirinto terem início, e você descobre que este inimigo subitamente tosco era na verdade um não Imune em uma empresa que havia juntado as maiores mentes "imunes" de todo o mundo...

Bem o livro tem uma capa bonita quase nenhum erro de digitação, é uma leitura fluida, e recomendaria a saga a amigos que gostam do gênero, mas este último livro me deixou desmotivado até mesmo para ler outras obras do autor.
Fernanda Rocha 01/02/2015minha estante
Acabei de postar uma resenha desse livro, antes de ler a sua. E vc resumiu exatamente tudo que eu queria dizer, com a diferença que falou "na lata"!!! Rs!! Eu fui um pouco mais contida na minha resenha, mas concordo em gênero, número e grau com a sua! Perfeita!! Também me desmotivou demais, não vou ler os outros dois livros.
Abraços!