Caio 3D: O Essencial da Década de 1980

Caio 3D: O Essencial da Década de 1980 Caio Fernando Abreu

Resenhas - Caio 3D: O Essencial da Década de 1980

Anna Duzzi 17/05/2011

A época mais conturbada na vida do autor rendeu as linhas mais sinceras e penetrantes de sua obra. "O Essencial da Década de 80" contém o que há de mais confessional, puro e avassalador nos escritos de Caio.

Verdades cortantes ditas num tom confessional gritado, o palavreado despreocupado e a boca suja que ilustram o coração enlouquecido de um homem cujos medos são nada menos que universais.

Leitura obrigatória para os amantes de literatura contemporânea e definitivamente uma de minhas obras favoritas.

Lucelly 02/08/2021

?Detesto ficar repetindo essas coisas, mas acontece que eu não sei pensar antes de falar, como a maioria das pessoas, então eu vou falando e só penso depois e às vezes eu só me dou conta que falei alguma coisa que não devia depois de já ter falado, compreendem??

Robson.Abrantes 07/06/2021

ranking dos contos em os dragões não conhecem o paraíso:

1 - A beira do Mar aberto (melhor conto que já li na vida).
2 - Sem Ana sem Blues (quem nunca passou por isso na vida).
3 - Os sapatinhos vermelhos
4 - Dama da Noite
5 - Mel e Girassois
6 - O destino desfolhou (último dos quesitos excelentes)
7 - Uma praiazinha de areia bem vermelha
8 - Pequeno Monstro (essa aqui representou bem a fase descoberta sexual com um primo)
9 - O rapaz mais triste do mundo
10 - Linda uma historia terrivel
11- Os dragões não conhecem o paraíso
12 - A outra voz
13 - Saudade de audrey Hepburn (totalmente esquecivel.)

Rafael.Dardes 25/07/2022

Minuciosamente melancólico (e genial)
A escrita de Caio Fernando Abreu definitivamente não é para todos. Mas bem que deveria ser. Ele esmiuça elementos que nos parecem dos mais cotidianos e banais e os eleva à potência do que significa ser humano na época e localidade em que viveu. Traz violentas sensibilidades sobre o existir, o observar, o agir, o coexistir, o ser, o parecer.
A obra em questão se trata de um catado de diversos trabalhos escritos durante a década de 1980 e essa curadoria é extremamente importante para trazer um abrangente entendimento sobre o estilo de escrita do autor. Uma verdadeira imersão em seu universo, uma vez que inclusive cartas pessoais ali estão inseridas.
Trata-se, enfim, de algo para ser lido (e sentido) com muita vagareza, ainda que com muita voracidade.