A Arte da Imperfeição

A Arte da Imperfeição Brené Brown

Resenhas - A Arte da Imperfeição

RUDY 24/06/2012

RESUMO SINÓPTICO:
"Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown ensina o leitor a lidar com a vergonha, aceitar seus defeitos e ser autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.”

Relato de como as pesquisas feitas pela autora, ‘abriram seus olhos’ para uma vida plena e feliz, e, de como pode perceber quem era realmente. Ela foi em busca de crescimento espiritual, pois não estava ‘vivendo e amando’ com todo seu coração.

Para ler a resenha completa e avaliação, visite e comente no blog:
soniacarmo 28/07/2012minha estante
Queremos sempre nos apresentar como os outros(sociedade) querem. Lógico, temos que respeitar as regras de convívio comum, mas nem sempre temos que ser as pessoas perfeitas que os outros querem.
Adoro livros de auto-ajuda, eles nos fazem refletir como podemos ser mais felizes. Agora, colocar em prática considero bem difícil, mas é uma questão de crescimento pessoal. Se soubermos aproveitar as leituras, e selecionarmos o que nos serve podemos aplicar em nossas vidas.
soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Jeniffer Viana 13/08/2012minha estante
Cara, não sei porque, mas esse livro vai me surpreender. Espero lê-lo em breve. Achei a capa tão bonitinha! E, de uma forma humorística, o título combina comigo, que costumo dizer que sou imperfeita. Aí que vem a parte do "arte". Hahahaha. :B

Maristela 03/11/2012minha estante
Como eu disse na resenha no blog, eu não me preocupo muito com o que os outros pensam ou falam de mim. Vivo dentro dos limites que julgo certo, não transgredindo leis nem tirando a liberdade dos outros. O livro é de auto-ajuda e para quem precisa é perfeito. Gostei da resenha. Está ótima.

NESSA 25/11/2012minha estante
Muito interessante a o livro realmente,mas o importante é sermos nós mesmos, e não querer ser como os outros ou a mídia querem.
Devemos viver de acordo com o que achamos certo,e não ficar vivendo a vida dos outros,esquecendo da nossa essência,vontades,personalidade,escolhas,vidas...
Não devemos ter medo de amar,arriscar,buscar nossa felicidade...
Muito bom o livro da Brené Brown assim aprenderemos a lidar com a vergonha, aceitar nossos defeitos e sermos autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.

carli 26/11/2012minha estante
FIQUEI APAIXONADA POR ESSE LIVRO DESDE A PRIMEIRA RESENHA Q LI DELE,A Q VC POSTOU NO BLOG É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA.VC DETALHOU BM A ESSENCIA DO LIVRO!QRO MUITO LE-LO.

Michelle 04/02/2023minha estante
uma leitura incrível

clebersan 05/10/2020

Esperava um pouco mais
Um livro rápido de ler. Esperava algo um pouco mais profundo, talvez pela grande autoridade da autora.

Adriano Schiessl 11/11/2023

O livro me surpreendeu positivamente e me fez refletir sobre vários temas
Livros de desenvolvimento pessoal não trazem fórmulas mágicas para mudar de vida, mas nos fornecem um direcionamento para que possamos nos conhecer melhor e encontrar soluções para diversas situações.
Nós somos responsáveis por cada mudança, se a gente não der passos nada vai acontecer. E é justamente isso que a autora fala nesse livro, que não podemos pular a parte difícil, temos que encarar e resolver.

Luana.Rosario 17/05/2022

Esclarecedor
Ótima leitura que foca nos vários gatilhos da vergonha, do medo e do ato de fracassar. Faz a gente pensar em Como sabotamos nosso próprio desenvolvimento. A Leitura é esclarecedora e muito fluida. Super recomendo para os que gostam de autoajuda.

Geisalanis 29/12/2020

Gosto muito da Brene mas ela tem um jeito meio doido de escrever. Confesso que em todos os livros dela tem umas partes que me dão sono e eu leio muito "en passant" mas aí chega uma parte, um capítulo, uma frase, um trecho que me encantam e fazem a pena o livro todo. Digamos sempre uns 20% dos livros dela eu acho meio chatos. Neste me Encantei pelo capítulo 10.

Samira 25/07/2021

Maravilhoso!
Este livro me ajudou muito, é o segundo da autora que leio. Acho que virei uma discípula da Brene Brown

Yasmim 07/05/2021

Vida Plena?
?Aceitar nossas imperfeições, cultivar autenticidade e encarar o mundo para dizer: ?Eu sou suficiente?.

Poucas palavras, porém um enorme desafio, sem essas ações é possível conquistar uma vida plena?

Brené Brown é uma pesquisadora americana, que estuda a vergonha... definiria ela mais como uma contadora de histórias. Antes mesmo de ler essa obra recomendo uma palestra feita por ela no canal TED (o poder da vulnerabilidade).

Típico livro de autoajuda, muito bom por sinal. A narrativa aborda temas como coragem, compaixão, amor, pertencimento, gratidão, escassez, medo, calma, fé, intuição e diversos outros assuntos. Todo esse conjunto de ideias é capaz de promover uma enorme reflexão.

Ser corajoso ou ser vulnerável? ser vulnerável é relacionado a incertezas, riscos ou exposições emocionais. Pergunto se existe coragem sem isso? Essa e outras questões são levantadas e muito bem desenvolvidas na obra.

Hannah Monise 17/11/2021

Um livro para reflexão
Vou confessar que não sou muito fã de livros autoajuda. Ok, vou ser mais sincera e dizer que não sou fã, sem o "muito" mesmo. Mas também confesso que já li outros títulos que me disseram ser interessantes, como Nunca Desista de Seus Sonhos do Augusto Cury e Faça a Vida Valer a Pena de Max Lucado. Não são leituras que me agradam muito, mas gostei de lê-los. Talvez mudem o pensar e o jeito de viver de algumas pessoas, mas não os meus, pelo menos não com tanta influência.

Porém, A Arte da Imperfeição foi uma leitura diferente deste gênero de livro. Ele é intitulado como autoajuda até pela própria autora, mas o jeito com que ela fala sobre como viver a Vida Plena é um pouco mais suave, mesmo sendo instrutora.

É claro que temos defeitos, responsabilidades e deixamos a raiva, o estresse e cansaço influenciarem nossa vida e nosso jeito de viver. É claro que muitas vezes, mesmo tentando evitar esses sentimentos, acabamos deixando-os invadirem nosso dia-a-dia. O que Brené Brown quer passar através de sua pesquisa não é "o que fazer" para ter a Vida Plena (assim mesmo, com letra maiúscula), mas, como ela mesma cita ao começo do livro, "o que não fazer".

A autora nos apresenta dez orientadores, sempre dando-nos exemplos de momentos de sua própria vida, com títulos como Cultivando Autocompaixão: Abandonar o Perfeccionismo. O principal objetivo é mostrar as coisas que atrapalham e impedem de sermos felizes, fazendo-nos prestar um pouco mais de atenção a isso e evitar cometê-las.

Achei interessante o fato de ela abordar os dons da imperfeição: coragem, compaixão e sintonia. Afinal de contas, ninguém é perfeito, e qual seria a graça se fôssemos? É claro que viver uma Vida Plena, amando a si mesmo e, assim, expressando amor pelas pessoas ao redor, também não é fácil, e até a autora se vê numa difícil missão, mas é prazeroso tentar.

A sinceridade na escrita, a abordagem da imperfeição de cada ser humano, sabendo que erramos e que, mesmo que tentemos, é difícil fazer as coisas sempre da maneira correta, o estudo sobre vergonha, perfeccionismo, e muitos outros defeitos contidos em nós, foram o que me chamaram a atenção e me fizeram apreciar o livro.

Um livro autoajuda não serve para dizer o que devemos fazer para melhorar isso ou aquilo em nossas vidas, nem para ensinar como devemos ser, mas para fazer-nos refletir sobre nossas atitudes e maneira de viver. A Arte da Imperfeição é simplesmente uma dessas ótimas leituras para reflexão.

"Autenticidade é a prática diária de abandonar quem nós pensamos que devemos ser e assumir quem somos." (Página 78)

site: http://secretsofbook.blogspot.com/2012/12/resenha-arte-da-imperfeicao-brene-brown.html

Katita 30/01/2021

Uma terapia
Muito oportuna, positiva e inspiradora as palavras da autora que com um tom divertido, suaviza as dificuldades da vida real e seus sentimentos diários.

Evidenciando a teoria de sua autoria, Vida Plena, ela sugere pequenos questionamentos que provocam ótimos encontros internos na busca das respostas.

É um livro pra ler todo ano.

Miriam172 12/06/2020

Um dia melhores livros da minha vida
Iniciei esse livro três vezes até dar conta de ler ele inteiro, porque às ideias que a Brené apresenta mexeram muito comigo, realmente mudaram minha vida.
Parece bem clichê, mas eu coloquei em prática o que ela fala e eu realmente comecei a ver minha vida mudar em termos de conexão com as pessoas!
Maravilhoso!

Kamila.Rodrigues 16/09/2020

O livro é ótimo para quem se vê enfrentando conflitos internos. Com uma linguagem clara, a autora define a vergonha, a vulnerabilidade, a coragem e nos aponta caminhos para lidar com a autocobrança, com ideia de que precisamos ser perfeitos a todo momento.

Natalia.Tamaio 17/01/2021

Para todos os perfeccionistas em recuperação!
Não é possível começar essa resenha sem citar a palestra TED maravilhosa da autora Brené Brown - e inclusive uma das mais famosas entre todos os TEDs do mundo - que está no YouTube e chama "O Poder da Vulnerabilidade". Então, se você não a conhece, antes de ler a resenha, corre rapidinho no YouTube e dedica 20min a ver esse TED.
Viu? Como vocês perceberam Brené Brown é uma estudiosa de temas como Vulnerabilidade, Coragem, Vergonha e Perfeccionismo. O livro mais famoso dela talvez seja o "A Coragem de Ser Imperfeito", mas para explicarmos melhor a diferença deste que vou falar hoje para o "A Coragem...", podemos dizer que no "A Coragem..." Brené aborda muito a questão da Vulnerabilidade em si - de como aceitarmos nossa vulnerabilidade e imperfeições tendo coragem inclusive para abraçar e não mais fugir delas - e no "A Arte" ela dá dicas para você viver uma Vida Plena (e sim, imperfeita). Está na dúvida se você é super feliz, se poderia alcançar mais coisas e enfim, como poderia seguir esse caminho de mais plenitude? Então esse é o livro. Ele traz dicas práticas e passo a passo - em forma de Diretrizes - de como Viver de forma Plena aceitando sua imperfeição.
Sim, invariavelmente os livros são parecidos e algumas histórias se repetem. Mas vejo no "A Coragem" mais uma introdução sobre o que é a Vulnerabilidade e por que ela é boa e devemos abracá-la, enquanto vejo no "A Arte" mais exercícios e ideias de todos os pilares que devemos olhar para uma Vida Plena e imperfeitamente equilibrada, hehehe.
Eu falo sempre que vivemos na era do conhecimento e somos muito abençoados de termos tantos bons conteúdos DE GRAÇA - no YouTube, redes sociais, onde for - esfregados na nossa cara. Apesar desse livro não ser algo gratuito, considero um valor baixo pagar por ele e conseguir através dessa leitura empreender uma jornada que já nos ajuda em nosso autoconhecimento e em sugestões para refletirmos e partir para a ação sobre como melhorarmos nossa vida. Então, se você não consegue bancar uma terapia,ou mesmo faz mas quer seguir em reflexões importantes para melhorar varios aspectos da vida, esse livro é uma ótima pedida.

Leandro | @obibliofilo_ 29/05/2012

Eu detesto livros autoajuda. E sinceramente, não estava entusiasmado para ler "A arte da imperfeição". Então, como eu recebi de cortesia, da grande Novo Conceito, resolvi lê-lo logo, para não atrasar muito a leitura. E agora, posso resumir o livro em apenas uma palavra: Surpreendente. Foi uma surpresa maravilhosa, ler este livro.

"Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente."

Se você é como eu e detesta livros autoajuda, deixe seu preconceito de lado e leia "A arte da imperfeição". O livro é completamente interessante e revelador. A autora esclarece determinados assuntos, de uma maneira tão clara e objetiva, que é impossível não gostar do livro. Em determinados momentos, é como se ela conversasse com o leitor, de uma maneira tão gostosa, que eu fiquei impressionado.

"... Um sentimento profundo de amor e pertencimento é uma necessidade irredutível de todos os homens, mulheres e crianças, Nós somos biológica, cognitiva, física e espiritualmente programados para amar, ser amados e pertencer. Quando essas necessidades não são atendidas, não funcionamos como deveríamos. Entramos em colapso. Entorpecemos. Sofremos. Machucamos os outros. Adoecemos. Certamente existem outras causas para doenças, entorpecimento e mágoa, mas a ausência de amor e pertencimento sempre levará ao sofrimento."

Um dos pontos que mais me chamou a atenção no livro foi o Perfeccionismo. Eu sou uma pessoa completamente perfeccionista. E quando a autora descreveu como uma pessoa perfeccionista age, eu me senti completamente vulnerável. Porque ela realmente conseguiu descrever corretamente — pelo menos eu ajo daquela forma — os comportamentos de um perfeccionista. E eu percebi que preciso mudar, por que ser assim é horrível. Só quem sabe e entende, é quem sofre com este mesmo problema.

A autora também aborda outros assuntos. Porque tudo que ela explica no livro, foi coletado de uma pesquisa que fez, com várias pessoas. E em alguns momentos, ela descreve situações que aconteceram consigo mesma e que serve para analisarmos melhor o que está sendo explicado.

"É fácil atacar ou criticar alguém quando essa pessoa está assumindo riscos, expressando uma opinião impopular, ou compartilhando uma nova criação com o mundo, ou tentando algo novo que ela ainda não dominou. Crueldade é barata, fácil e abundante. E também não vale nada, especialmente quando se ataca e critica anonimamente, o que a tecnologia permite que tanta gente faça em nossos dias."

Há uma parte do livro, em que a autora diz que todo ano ler pelo menos uma vez o livro "O Alquimista", do Paulo Coelho. Eu achei bem interessante ela ter citado o livro. E ela sempre ressalta que o intuito de ela ter escrito o livro, é para que todos que o leem, possam viver plenamente e intensamente.

Concluindo, eu recomendo com toda certeza o livro. É um livro completamente diferente. E a autora sempre mostra soluções para encarar alguns dos problemas citados durante a leitura. Soluções para o seu dia-a-dia. Leia sem medo e busque viver plenamente e intensamente.

Recomendo!