Um Mundo Chamado Timidez

Um Mundo Chamado Timidez Leanne Hall

Resenhas - Um Mundo Chamado Timidez

Leitor Cabuloso 26/08/2012

Olá Ouvintes Leitores! Quando eu escolhi “UM MUNDO CHAMANDO TIMIDEZ” da escritora Leanne Hall como livro de parceria do mês de Junho da Editora LeYa, tinha uma ideia fixa de como era o enredo deste livro. Talvez, isto tenha se dado por culpa da capa que transmitia a impressão que se tratava de um livro infanto-juvenil com um enredo sobre dois jovens tímidos que teriam de enfrentar juntos, em um mundo fantástico, uma aventura para superar seus problemas.

Isso era um conceito tão fixo em minha mente que comecei a ler aquela inusitada história, e várias vezes precisei retornar a ler a sinopse, pois eu não acreditava que tinha sido enganada tão facilmente por uma capa. Mas a verdade leitores, fui completamente iludida pela capa do livro.

No entanto, isto não foi algo negativo, de maneira alguma, foi sim, algo muito positivo. Confesso que nunca li nada parecido com o enredo de “UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ”, pois tudo foi tão novo e inusitado nesta dita, fantasia urbana, que não consegui largar a leitura quando comecei.

Mais o que realmente conta a história deste livro?

Com um título que parece retratar uma timidez abstrata, mas que na verdade traz uma timidez bastante concreta, pois existe realmente um lugar chamado Timidez, e é neste lugar que mora, ou se esconde, o nosso protagonista e guitarrista MeninoLobo, que costuma misteriosamente uivar pela noite. E num bar fora dos limites da quase deserta Timidez, ele encontra, MeninaSelvagem, uma garota que quer a todo custo fugir de seus problemas e embarcar na misteriosa cidade onde o sol nunca nasce. A solidão que envolve ambos, junto com a vontade de extingui-la, juntarão estes dois personagens que enfrentarão sua própria escuridão, além de meninos de rua viciados em açúcar e claro, a perigosa e obscura, Timidez.

O enredo ainda pode parecer infantil, principalmente pelos personagens que não possuem nomes ou até pelos vândalos viciados em doces, no entanto, os problemas pessoas que envolvem tanto a cidade quanto os protagonistas, fazem a história tomar um rumo mais maduro, já que MeninoLobo e MeninaSelvagem, escondem traumas do passados que precisam ser resolvidos e Timidez forçam eles a encarar isto de frente.

Curiosamente, a cidade, é o único elemento, até o momento, que traz algo de sobrenatural à trama, visto que não aparece ao decorrer da história, mais nenhum artifício que indique isto. Não sei se ao decorrer dos dois últimos volumes da trilogia, a autora vai incorporar mais alguns elementos fantásticos a sua história. Quem sabe o uivo do MeninoLobo pode ser um indício.

Também não posso deixar de citar que o grande charme deste livro, além da narrativa alternar entre MeninoLobo e GarotaSelvagem, é uso do suspense e do inusitado, artifício este, que a autora recorre para seduzir o leitor a não desgrudar das páginas do livro.

Por isso, “UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ” foi uma das maiores surpresas do ano e por que não, uma das leituras mais surreais. Recomendo a todos os leitores que estão lendo esta resenha, para confirmar com seus próprios olhos uma deliciosa fantasia urbana, que tenho certeza, muitos não vão se arrepender em descobrir os mistérios que envolvem a obscura Timidez.

E então leitores, vão arriscar?

Alycia18 10/10/2022

QUE LIVRO DOIDO E BOM AO MESMO TEMPO
Muito doido esse livro mds , mas ao mesmo tempo muito bom ...primeira fantasia que eu li e amei muito... é um livro doido no começo mas quando tu entende fica mais fácil e tu começa a amar ksksksksks...ganhei de um amigo
Alycia18 10/10/2022minha estante
Vale apena ler ...a sinopse é bem doida ,e o começo do livro também mas vale apena demais ?? é muito engraçado kskskskksksks

thay 08/09/2021

O livro é bom, mas carece de respostas
O livro é jovial e bem escrito, mas carece de muitos esclarecimentos da trama, além de uma real conclusão. Se o objetivo é lançar uma continuação, ok... Serve de incentivo a curiosidade... Mas se esse não é o caso, então deixou a desejar. Como leitora, eu, simplesmente, preciso de mais informações sobre eles, sobre a história, sobre o que já aconteceu, não apenas sobre o que aconteceria a seguir.

Elaine 11/07/2021

Um episódio
Essa leitura é como se você assistisse a um episódio de uma série.
O livro inteiro fica preso em um único acontecimento, e fica por isso mesmo.

Veneella 19/08/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha no blog: http://www.bookpetit.com/2012/08/um-mundo-chamado-timidez-this-is.html

Eu tive uma ideia completamente diferente do livro. Imaginei que os protagonistas seriam bem mais jovens, e que o livro seria bem mais fantasioso. E o fato de não ser bem assim só me surpreendeu e me fez apaixonar ainda mais.

Acontece que Timidez é um bairro onde, por alguma razão desconhecida, o Sol deixou de nascer. Tudo o que você precisa fazer é atravessar a Rua Cinza, de Panwood para Timidez, e abraçar a noite sem fim. Porém, as sombras ocultam diversos tipos de estabelecimentos e pessoas - como os Moleques e os Sonhadores - com os quais é melhor ter cuidado.

É nessas ruas escuras, sob a ameaça dos társios e dos Moleques, que um garoto se torna MeninoLobo e uiva para espantar seus medos, e uma garota se transforma em MeninaSelvagem numa tentativa de esquecer. Juntos eles exploram Timidez, encontrando perigos e, quem sabe, um ao outro na escuridão.

Como eu disse, o livro foi uma completa surpresa para mim. Em Timidez, a fantasia e o real se cruzam, e você já não sabe dizer qual é qual. Temos dois adolescentes perdidos, que se juntam em uma noite sem fim para esquecer os fantasmas que os assombram, e acabam encontrando muito mais. MeninoLobo, assim como Timidez, veio mudando aos poucos, tornando-se algo solitário e também selvagem e sedutor. Paciente, carinhoso e perturbado por seu passado, ele foi completamente irresistível, tanto para mim quanto para MeninaSelvagem.

MeninaSelvagem é um poço de excessos; opiniões demais, faladeira demais, curiosa demais, impulsiva demais... Mas ainda assim é uma personagem ótima, forte e realista. Ela não mora em Timidez, mas isso não significa que ela não tenha seus própios fantasmas e sua própria escuridão. Eu adorei a personagem, pois apesar de todos os seus excessos, ela é bem construída e balanceada, sente medo e é corajosa na medida certa - como eu disse, realista.

A narrativa alterna entre os dois personagens mais ou menos a cada dois capítulos, mas sem nenhum aviso no mesmo. Isso foi uma coisa que me incomodou um pouco, pois não conseguia identificar quem estava narrando até que o outro fosse citado em terceira pessoa, mas após a confusão ser esclarecida, a narrativa fluía sem problemas.

O passado dos personagens também fica ali, espreitando e às vezes te dando um vislumbre, mas nunca sendo realmente explorado. Não que a história deles seja rasa, é possível sentir a profundida dos acontecimentos nos personagens, mas ficaram ainda muitas incógnitas. Não sei se tudo será esclarecido no próximo - e último - livro, Queen of the Night, mas fiquei muito curiosa nesse quesito e espero ansiosa pela continuação.

Gabi 30/04/2012

www.livrosecitacoes.com
www.livrosecitacoes.com

Romance de estreia de Leanne Hall, Um Mundo Chamado Timidez é o primeiro volume da saga homônimo, um bestseller no exterior e espero que, logo, um sucesso de vendas nacionais também. Antes de explicar melhor o livro, vale destacar o trabalho feito na capa nacional, que é linda. Se não me engano, uma cópia modificada da germânica com um corte diferente.

"Então, você uiva para todas as mulheres?"

A história: conheça um mundo chamado Timidez, onde o sol nunca nasce e as ruas são dominada por pessoas estranhas, desde crianças viciadas em açúcar à macacos bandidos e trolls, além de personagens curiosos como Lupe, uma leitora de peles e Elfo, líder dos moleques Seis-Setes. E é nesse mundo que encontram-se MeninoLobo e MeninaSelvagem, ele um local, ela querendo conhecer seu mundo. Separados, ambos possuem histórias completamente diferentes. MeninaSelvagem entrou em Timidez em busca de uma noite diferente, onde ela não seria a chacota da escola, onde não teria que esperar para ver sua mãe chegar em casa de madrugada com outro cara, onde ela poderia se perder e, logo, esquecer. Já MeninoLobo não saberia viver em outro lugar que não Timidez. Com seu próprio drama familiar, MeninoLobo está acostumado a viver um dia de cada vez, tentando não pensar, e fracassando, no passado e em tudo que envolve o mesmo, como seu irmão, sua cunhada e seus pais. Juntos, eles vão mudar a vida um do outro.

"Você pode viajar meio mundo e a dor ainda continuará dentro de você."

Nesse primeiro volume, quem roubou a cena, sem dúvidas, foi MeninaSelvagem, uma garota nada previsível e, com sua visão totalmente cínica do mundo, vou confessar que ela também roubou meu coração. Foi um livro de descobertas, não só sobre Timidez, mas também entre os protagonistas, que conheceram um ao outro e, ao mesmo tempo, a si mesmos.

Para quem gosta da leitura jovem adulta, perder esse lançamento não é uma opção. O livro é curto e a leitura é rápida, não em razão da quantidade de páginas e sim porque a autora realmente escreve de forma fácil e gostosa. O sentimento que prevalece é o de espera e mesmo finalizando o livro, o sentimento continuou, o que não deixa de ser um pouco frustante.

"Nossas palavras machucaram um ao outro, mas não fora nossa intenção. A verdade dói, mas não saber a verdade dói mais."

Agora que aprendemos sobre Timidez, é aguardar para conferir se no próximo volume, Queen of the Night, lançado em fevereiro nos Estados Unidos e ainda sem previsão no Brasil, Hall completará buracos que deixou em aberto, escrevendo mais sobre alguns personagens secundários como o Doutor G, Mike, Gram, Elfo e, claro, nos dizer o que Lupe disse para MeninaSelvagem e o que, ou quem, MeninoLobo realmente é.

#Lee . 18/06/2012

Quando o tédio acaba... Esta é Timidez
Estava eu na minha livraria preferida,vejo esse livro e ajo impulsivamente,mesmo que eu sempre duvide de capas bonitas e qualquer resumo da contracapa,eu pensei "esse livro... eu quero!"
Acho que esse livro é especial de muitas maneiras,você geralmente quer um livro pra mergulhar de cabeça e esquecer quem você é e como sua vida está,esse livro fez ao contrário,me lembrou como eu sou e como a minha vida está. As pessoas anseiam por aventuras fantásticas e ficam frustradas por não te-las,é por isso que eu gostei desse livro,ele me mostra que no imaginário obscuro da cidade que é sempre noite,pode haver um carinha incrivel (e NORMAL) que pode mudar o rumo das coisas. Sinto os pesonagens vivos e palpáveis,tão humanos quanto você e eu,e simplesmente fico louca em como eu posso viver realmente uma história dessas. É tudo tão simples e suave,com o certo tom de obscuridade que todo o ser humano tem,que foi fácil ler e dificil terminar,eu geralmente detesto acabar algo tão bom,alias,eu nem tinha percebido que tinha acabado até ver que a proxima página tinha os agradecimentos.
Me sinto bem,com dinheiro bem gasto e super anciosa pro próximo,preciso de mais de vocês MeninoLobo e MeninaSelvagem!
Marcos 10/04/2015minha estante
Acabei de ver ele aqui nas minhas pesquisas para leituras futuras, mas depois de ler sua resenha cheguei à conclusão que é leitura pra agora ^^

@livros_no_quintal 21/07/2021

Cura ressaca literária
Timidez é um lugar onde o sol desistiu de brilhar e ninguém sabe o porquê. Encoberta 24h por completa escuridão, os moradores de Timidez possuem características próprias que o ajudam a viver nesse lugar. A narrativa do livro se passa em apenas uma noite, onde MeninaSelvagem e MeninoLobo se conhecem e vivem uma aventura que muitas pessoas não vivem em uma vida inteira.
É um cheio de diálogos, narrado em primeira pessoa com capítulos que de intercalam entre o ponto de vista dos protagonistas.

Daiane251 04/05/2012

Resenha publicada em meu blog
O livro "Um Mundo Chamado Timidez" da autora Leanne Hall é uma ficção australiana. A estória começa com um capítulo narrado por uma garota, que em uma noite bar com dois amigos, conhece um misterioso rapaz, que uivava, apenas com um olhar os dois percebem que há uma ligação diferente entre eles. O nome dele, isso é mistério, mas o chamam e pede para ser chamado de MeninoLobo (sim, no livro estava assim juntinho as duas palavras) e a garota pediu para ser chamada de MeninaSelvagem.
Os dois se conhecem, e então MeninaSelvagem pede para o MeninoLobo ser seu guia e lhe mostrar o misterioso subúrbio chamado Timidez. O grande diferencial desse subúrbio é que nele o sol nunca nasce, é sempre noite. Então toda a estória se passa no período "noturno". Juntos eles saem desvendar os segredos, medos, em meio a essa escuridão e se deparam com crianças viciadas em açúcar, um médico muito perigoso, ciganos e piratas. Dois personagens com estórias de vidas diferentes, que enfrentam problemas pessoais, procuram juntos sentidos para as palavras liberdade, compreensão e aceitação, e por que não amor?
Cada capítulo é sob o ponto de vista de um dos personagens, alternando então entre a primeira voz da garota e a primeira voz do menino. Isso foi algo que considerei riquíssimo, já que o leitor pode saber o que pensa os dois personagens principais dessa maravilhosa obra, e os sentimentos que cada um tem em determinadas situações, e como um vê o outro. O livro me prendeu já na primeira página. A autora elaborou uma narrativa que permite ao leitor ter uma leitura muito mais prazerosa e leve. Embora não seja muito detalhista, nós podemos mergulhar na estória e imaginar o cenário que a constitui.
Os dois personagens principais são cativantes, MeninoLobo não é um herói, não é perfeito, ele é como qualquer garoto adolescente, com seus medos, dúvidas e desejos. Também se sente inseguro em algumas situações e tem dificuldades para expressar o que sente. E é isso que me cativou, o fato dele mesmo parecendo não ser normal, ter sentimentos que todo menino normal tem. MeninaSelvagem também é assim, é uma adolescente como qualquer outra, tem seus medos, briga com a mãe, se sente insegura com seus sentimentos, é adorável e ao mesmo tempo corajosa.
O fato desse subúrbio se chamar Timidez e o sol nunca nascer me chamaram muito a atenção, os personagens secundários também criados pela autora, embora possa parecer as nossas vistas como fantasiosos demais, ao terminar a leitura percebemos que eles tem uma ligação muito forte com o que vemos em nossa sociedade atualmente. No livro as crianças são viciadas em açúcar, se organizam em gangues, tendo seus respectivos líderes e locais para gerenciarem esse negócio. E em nosso dia a dia? Será que não existem crianças já vítimas das drogas, sendo ameaçadas, escravas do seu próprio vício e entrando em gangues? É algo para se pensar não? O livro me levou a refletir a todo o momento sobre o assunto.
O livro é uma fantasia, se você não gosta de sobrenatural, não se preocupe o livro não é assim. Pode até passa a impressão de ter muita fantasia, mas acredito que não, lendo você vai perceber que as ligações ali encontradas e os fatos narrados têm uma lógica e um motivo.
A forma como MeninaSelvagem e MeninoLobo vão se conhecendo e se aventurando, faz com que o leitor se prenda as páginas, você fica dependente da estória, de conhecer Timidez, de saber como que eles lidarão com os sentimentos, como um vai descobrindo melhor o outro. Quando você chega na última página, da vontade de começar tudo de novo.
O final ao meu ver, foi bom e eu gostei. Percebi que a autora tem os pés no chão, e embora seja para um público juvenil, ela não focou muito nos velhos clichês que estamos acostumados. Leanne Hall criou uma estória diferente e bem construída ao meu ver. Não há aquele amor idealizado, mas sim o amor real, o que acontece com dois adolescentes reais.
Em relação a diagramação, a capa é simplesmente linda e tem tudo a ver com a estória, as páginas são amareladas, com uma fonte em bom tamanho, você consegue ler o livro em poucas horas.
Recomendo a leitura, mergulhem na estória e se aventurem em cada página. Gostei muito do livro, lendo a orelha da capa vi que a autora está se preparando para lançar a sequência que será Queen of Night.

Essa resenha foi publicada em meu blog no dia 04/05 nouniversodaliteratura.blogspot.com.br/2012/05/resenha-um-mundo-chamado-timidez.html

Anna 23/05/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Terminei esse livro me perguntando: “Quando será que sai sua continuação?”. Um livro apesar de mediano nos cativa cutucando nossos pontos fracos.
Um Mundo Chamado Timidez não é comum é doce. É bonito e tem seu charme.
O livro conta a história da MeninaSelvagem e do MeninoLobo durante uma noite na cidade chama Timidez onte a alguns anos o sol parou de nascer.
“Não quero saber se ele é confiável. Não se pode acreditar em ninguém neste mundo. Estamos todos aqui para cuidar de nós mesmos e nada mais.” Pag:28
Em um mundo escuro ontem você deve aprender a se defender mesmo passando poucas hora ali Nia e Jehtro aprendem o valor da amizade e da companhia. Duas almas perdidas que se encontram na escuridão (huuuum, que clichê não é mesmo?)
Mas é exatamente esse que é o ponto x da história. Em vez de jogar as coisas com seus sinônimos, Leanne criou um mundo escuro e realmente fez essas duas almas fugitivas se encontrarem ali.
Ela criou uma mitologia nova. Com viciados em um tipo de droga totalmente diferente, pessoas se aproveitando de suas fraquezas e meninos que podem ir ao mais fundo do poço para apenas conseguir m pouco da sua suposta “droga”.
“- Você precisa tomar cuidado para não se isolar – ela disse – Não se aprofunde demais em você mesmo.” Pag:67
Mas apesar de toda sua fantasia e da história fascinante de Leanne o livro é lente. Leve, e leve até demais. Um livro que se passa em 24 horas com 220 páginas que as vezes parece 400. Por mais que você goste e se encante com os personagens eu não me vi querendo devorar o livro. Até mesmo não me preocupando se deixasse um dia de ler (como fiquei por causa de uma prova na faculdade).
Mas o livro é salvo por toda sua história e seus quotes maravilhosos que quem lê o Macchiato da Aymée deve ter lido em sua resenha que ela escreveria o livro inteiro.
A autora escreve realmente bem.
“Posso ver cada detalhe de seu rosto. Ela tem um cílio caído e uma bochecha, mas se eu passar a mão vai parecer o pior tipo de clichê. Acho que ela quer dizer mais coisas, mas posso estar enganado. Talvez seja minha vez de dizer alguma coisa.” Pag:76
** O livro é laçamento do mês da Editora Leya!
Além disso a Leya fez um projeto gráfico bem interessante com a capa, reparem nos detalhes *-*

- Resumo final: Livro é interessante mas não prende ao todo a atenção. Mediano. 4 estrelas no máximo.

Ana Ferreira 19/05/2012

Surreal, urbano e com ares de Neil Gaiman
"Não acredito como ela é engraçada. Tirei a sorte grande aqui. Se eu fosse uma pessoa diferente, se minha vida fosse menos complicada, se tivesse mais a lhe oferecer do que apenas tristeza, se não me sentisse tão cansado do peso do mundo todo me pressionando, então este seria o momento em que eu tentaria beijá-la. - MeninoLobo"

Em Um Mundo Chamado Timidez, tudo é diferente daquilo que se espera. Para começar, eu nem sequer sei classificá-lo corretamente em gênero, além do comum rótulo de juvenil que muitos outros recebem. Aos leitores que eventualmente se interessarem, indico que comecem a leitura sem julgamentos prévios. O livro de Leanne Hall, de uma forma ou de outra, veio para surpreender.

MeninoLobo e MeninaSelvagem se encontram e se reconhecem na madrugada, numa boate agitada em Panwood. Ele, um jovem misterioso e de beleza exótica que carrega um fardo de dor e solidão e que uiva espontaneamente para o luar; ela, uma moça corajosa e rebelde, cheia de problemas e disposta a viver momentos inesquecíveis. Juntos, na noite infinita e perigosa de Timidez, eles compartilham seus medos e segredos mais ocultos da alma, vivendo aventuras inimagináveis e criando um forte elo que os une de maneira doce e sincera.

Em meu primeiro contato com este livro tão distinto, não pude deixar de lembrar de um autor muito consagrado na literatura mundial que carrega traços de estilo semelhantes. Um Mundo Chamado Timidez remete, em vários aspectos, à escrita de Neil Gaiman, autor da série Sandman, Coraline e Lugar Nenhum (já resenhado aqui), por exemplo, cheia de elementos góticos, obscuros e fantásticos em meio ao mundo humano comum, o que muitos críticos caracterizam como fantasias urbanas.

A narrativa aqui oscila entre a perspectiva das duas personagens principais, MeninoLobo e MeninaSelvagem, o que nos ajuda a compreender os sentimentos curiosos e repentinos que surgem entre os dois desconhecidos, tão próximos em tão pouco tempo. Ele, que na verdade se chama Jehro, contudo prefere seu codinome, sempre introspectivo, acaba se deixando encantar pela maneira descomplicada com que ela, Nia, leva a vida tão miserável e sem perspectiva do distrito de Panwood.

"Nunca entendi toda essa merda de esses-são-os-melhores-anos-da-sua-vida. Se isso é o melhor que dá pra ficar, então, talvez eu queira desistir já. Deixe-me ir para o oásis tremeluzente do mundo adulto. - MeninaSelvagem"

Uma característica admirável na obra da autora e também surreal, às vezes, é o fato de que, em apenas algumas horas, o tempo em que transcorre o enredo deste primeiro livro, o casal compartilha lembranças que os marcam provavelmente por toda a vida. Nas 220 páginas de Um Mundo Chamado Timidez reside a história de apenas uma madrugada eletrizante e obscura, externa e interna na qual as personagens se deparam com crianças viciadas em açúcar, piratas, ciganos e um médico extravagante e assustador que se interessa pelas estranhas habilidades que MeninoLobo desenvolve juntamente com seu uivo gutural. O ritmo do livro, em geral, é muito bom, rápido, bem próprio para jovens, além de alguns elementos característicos de uma rebeldia típica, como a presença notável de alguns palavrões e também o lado ruim, dos vícios em drogas, bebidas e cigarro.

Provavelmente por ser o volume introdutório de uma série, o que eventualmente pode vir a causar problemas é o espaço em que cabe a fantasia do livro em meio ao mundo comum. Nessa parte, por seu estilo intimista e metafórico, a autora não soube situar o leitor sobre as origens daquele mundo estranho na nossa realidade. Timidez é uma cidade na qual o sol não nasce mais e que carrega criaturas próprias da escuridão, além de estabelecimentos típicos do sobrenatural. Em seus limites, todavia, ficam cidades humanas comuns e as duas parecem conviver pacificamente, sem que nada seja explicado, além do próprio mistério que envolve MeninoLobo, o que faz, entre outras coisas, com que eu não saiba caracterizar a obra de Leanne Hall. Nesse ritmo de surpresas, não sei o que esperar do próximo volume, mas é inegável que há um bom gancho para a continuação, tantas as lacunas que ficaram incompletas.

Numa história que mistura, no negrume da noite, sonhos, desilusões, medos e certezas, Um Mundo Chamado Timidez encontra, ao lado de suas personagens, lições de libertação e aceitação que as tornam mais fortes e destemidas mas, essencialmente, acabam lhes dando esperanças de luz nas incertezas de um amor meio estranho, fantástico e todo particular.

"Existem mudanças que se insinuam lentamente em você e mudanças que o dilaceram, de modo que você nem mesmo saiba mais quem é."

Mais resenhas em http://naparededoquarto.blogspot.com.br

Lory fada 14/02/2023

Houve um equívoco
Eu li esse Um mundo Chamado Timidez jurando graças as vozes da minha cabeça que esse livro falava sobre pessoas introspectivas e tímidas mesmo.
Óbvio que eu não demorei para perceber a verdade kkkkkkk. Viajei.
Quis continuar a leitura para ver onde isso ia dar e até que gostei do livro. Menina Selvagem e Menino lobo vão se meter em cada uma viu.
Chama o conselho tutelar.

Lorena Oliveira 29/07/2015

Diferente
É um livro muito diferente do que estamos habituados a ver, bem, pelo menos eu achei. A história é hilária e o final instigante. Fiz várias suposições e não vejo a hora de lançarem o próximo. Aguardando ansiosamente!

zoni 19/06/2017

OPINIÃO
Eu posso considerar que esse livro está ali batendo de frente com todos os clichês, e acaba sendo um grande clichê. A autora e os editores fizeram um bom trabalho, porque no final eles conseguem nos deixar com um sorrisinho nos lábios quando o acabamos de ler, mas é só isso, eles nos obrigam a acreditar que valeu a pena e que foi muito bom, mas é só isso. Esse livro estava na minha lista desde 2012, mas eu nunca tive o tempo, ou sendo sincero, acabei deixando de lado para ler outras coisas que me pareciam melhor, e só agora pude pegar pra ler. Eu estou confuso não sei se gosto, não sei se não gosto. É, li, valeu a pena, e é isso. Talvez eu escreva mais sobre depois.

zoni 19/06/2017

OPINIÃO