Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

mechamedenath 23/04/2024

A escrita é legal, os pedaços de história são bons, mas como conjunto, como um todo, é muito chato, é confuso e diria até que sem graça.

Leandra Luz 21/04/2024

Tudo em um dia só
Que história pesada e EXTREMAMENTE RICA, Virgina Woof conseguiu manter um ritmo de pensamento de uma forma e evolutiva, mostrando pensamentos, lembrando o passado e trocando de personagens.
É um livro curto, que se passa em um dia, mas tem tanta informação e tantos fatos importantes que você pensa que leu mais de um!

RayLima 19/04/2024

Viver é muito perigoso
Tudo começa com Clarissa Dalloway, que sai para comprar flores para sua festa que acontecerá naquela noite de Junho. Durante o trajeto ela cruza seu caminho com o de Septimus e sua esposa Rezia, ele, um homem atormentado pela guerra, está a caminho de uma consulta com seu novo psiquiatra, ela uma mulher triste e aflita com a condição de seu marido. Outro personagem de destaque é Peter Walsh, um antigo namorado de Clarissa, com quem talvez ela tivesse se casado se não houvesse conhecido Richard Dalloway. Peter retorna de um longo período na Índia e vai visitar Clarissa, esse reencontro traz à tona pensamentos de ?e se? nos dois. Clarissa relembra com carinho e imagina como seria sua vida se fosse esposa de Peter. Peter relembra também com carinho, mas com certa amargura, pois foi rejeitado por Clarissa, por quem era apaixonado.

A história se desenvolve como uma grande teia de aranha que une todas essas pessoas. Não somente esses três personagens principais citados, mas também as pessoas ao redor. Somos inundados pelo fluxo de pensamento de todos, mesmo que pareçam insignificantes para o enredo. Enquanto os personagens passeiam pelas ruas do centro de Londres, nós percorremos no íntimo desses personagens. Virgínia narra cenas do passado e do presente, explorando o coração e o cérebro dos personagens, seus pensamentos, visões, sonhos, angústias, arrependimentos, lembranças, alegrias. Misturando o real e o ilusório.

?A beleza estava por toda parte.?

Ler ?Mrs Dalloway? é uma experiência única. Desde que li pela primeira vez, em 2017, assim que terminei sabia que era um livro ao qual eu queria retornar um dia. Muitas vezes, como leitora assídua, sinto que os livros se tornam um pouco repetitivos, seja em sua narrativa ou em suas reflexões. Aqui não. Pessoalmente, nenhuma leitura me fez sentir/pensar o mesmo que esse livro. A genialidade de Virgínia Woolf em tornar uma história tão banal em algo incrível.

?Quando somos jovens, disse Peter, estamos demasiadamente agitados para poder conhecer as pessoas. [?] agora que somos maduros, então, podemos observar, podemos compreender, e sem ter perdido a capacidade de sentir, disse.?

Esse livro me faz pensar como passamos pela vida sem nos dar conta que as coisas mais incríveis acontecem em dias comuns. Assim como na narrativa de Virgínia, em que tudo acontece ao mesmo tempo, pessoas caminham debaixo do mesmo sol, elas se cruzam, e mesmo sem trocar uma palavra, estão conectadas por esse fio invisível que é a vida, cada uma com a cabeça cheia de alguma preocupação ou alegria diferente. Ao mesmo tempo há pessoas morrendo e nascendo, chorando e sorrindo, casando e separando. E mesmo que tenhamos realidades diferentes, em algum momento iremos sentir as mesmas coisas. Todos temos dias bons e ruins, dias em que nos sentimos invisíveis, infelizes, inseguros, livres, apaixonados, etc. Como quando Clarissa sabe que um homem se matou; ela estava feliz, estava em sua festa, mas pensou que mesmo assim ela conseguia entender esse homem. É por isso que livros como esse se tornam clássicos. Mesmo tendo sido escrito há mais de 100 anos, continua sendo relevante, pois fala de situações e sentimentos inerentes à natureza humana.

??Que importância tem o cérebro?, disse Lady Rosseter, levantando-se, ?comparado ao coração???
Fabio 19/04/2024minha estante
Uau, que resenha maravilhosa, minha querida!!!
Se eu já estava com altas expectativas, depois da sua resenha, foi parar na estratosfera!!
Parabéns!!???

RayLima 20/04/2024minha estante
Obrigadaaa ?

Tha.guedes 15/04/2024

Andanças
Mrs Dalloway anda por um dia e divaga e vamos juntos nesse fluxo de consciência conhecendo um pouco mais sobre ela, sobre as pessoas sobre a vida e sobre a não vida. Concordo quando ela diz que apesar de ser triste, saber que quando você morre a vida dos outros continua é bem reconfortante.

Monica Quintal 13/04/2024

"Ninguém vive somente para si."
"Mrs. Dalloway caminha pelas ruas de Londres em busca de flores para decorar sua festa, enquanto o ex-combatente Septimus Warren Smith é levado, a contragosto, para seu passeio diário.
Durante um dia inteiro, os pensamentos desses personagens, e daqueles à sua volta, com seus sonhos, angústias e paixões, são expostos ao leitor, que tem a experiência única de um vislumbre íntimo da mente humana. Ao visitar o lugar, um viajante estrangeiro fica impressionado com o método. Enquanto assiste à máquina em atuação, se pergunta se poderia intervir na execução da lei naquela terra.
Uma das obras-primas de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway foi publicado pela primeira vez em 1925 e se manteve relevante na literatura britânica e mundial ao tratar de assuntos que abrangem desde as nuances dos relacionamentos em nosso dia a dia até transtornos decorrentes de traumas de guerra."

Mais uma leitura em dupla concluída com sucesso!
A leitura de Mrs. Dalloway foi uma experiência totalmente única. O livro é narrado de forma inovadora, acompanhamos o fluxo de consciência dos personagens, acessando pensamentos e percepções íntimas de cada um deles. A estrutura do romance é complexa, alterna entre diferentes pontos de vista e períodos de tempo, a traz um retrato da vida urbana em Londres após a Primeira Guerra.
De início, foi meio caótico acompanhar, é um livro que precisamos nos atentar a cada linha, a cada palavra, para não se perder nas mudanças de "narrador" (eu tenho astigmatismo, bastava uma bobeada na linha pra eu me perder, tive que aumentar a fonte do kindle pra não ter problemas na leitura)! Senti que, em muitos momentos, eu não ligava pra quem estava pensando, e em outros eu queria mais daquela reflexão ou do ponto de vista, mas o raciocínio era cortado pra outra pessoa. O que mais me fascinou nesse livro, de longe, foi a abordagem de diversos transtornos mentais, como transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade. Gostei da questão de dois personagens principais que não se encontram, mas esperava mais, talvez mais reviravoltas (principalmente no final, e especialmente na vida da Clarissa), o que talvez seja meio que um erro meu, por colocar expectativas... mas enfim, no saldo, foi uma boa experiência! Acredito que vai ser um daqueles clássicos que vou gostar mais com o passar do tempo!

"Sentia-se um tanto jovem; ao mesmo tempo, indescritivelmente velha. Ela dissecava tudo feito lâmina afiada; ao mesmo tempo, estava ali fora, contemplando. Tinha a perpétua sensação, enquanto observava os táxis, de estar longe, longínqua, em alto-mar, sozinha."

"Como somos uma raça condenada, acorrentada a um navio naufragando, como a coisa toda não passa de uma piada de mau gosto, façamos, de todo modo, a nossa parte; mitiguemos o sofrimento de nossos companheiros de cárcere; decoremos a masmorra com ramalhetes de flores e almofadas infláveis; sejamos as pessoas mais decentes que pudermos ser."

"Por que ansiar pelo topo só pra lá ficar, embebida em fogo? Tinha mais era de se consumir! Queimar até as cinzas! Qualquer coisa era melhor, melhor brandir sua própria tocha e atirá-la na terra."

"A morte era uma ato de rebeldia. A morte era uma tentativa de comunicar, era sentir a impossibilidade de alcanças o âmago que, misticamente, evade-se de nós; a proximidade cindia; o arrebatamento se evanescia; ficamos sozinhos. Havia um enlace na morte."

oilanazu 09/04/2024

A escrita da virginia é simplesmente genial!!! tô muito feliz por esse ter sido o meu primeiro contato com ela, espero ler mais em breve :)

sobre o livro em si, eu achei a narrativa muito boa, toda a construção do fluxo de consciência foi magnífica, mesmo sendo um pouco confusa as vezes.

adorei os personagens, me vi mais em uns do que em outros, mas a escrita me fez me identificar com o todo. tudo me encantou, desde o uso das flores para complementar a narrativa até as analogias e metáforas presentes aqui.

a mrs dalloway é uma mulher que só queria ser amada e compreendida por inteiro, mas ela não se via inteira, e também não sabia muito bem quem era, então fica a questão: como ela vai ser amada se ela não se ama de certa forma? como será vista se é invisível para si mesma? é algo que não só ela lida, como outros personagens também, mas de formas diferentes, e isso foi muito perspicaz!

Lyne.Pacomio 07/04/2024

Confuso
Minha primeira experiência lendo um clássico e fui pegar logo um difícil. Achei complicado entender as passagens de tempo a cabeça da autora é muito complexa pra mim , imagino que seja uma ótima história pra quem já gosta e esta acostumado mas pra mim não rolou infelizmente.

Lennon.Durval 05/04/2024

Eu tinha altas expectativas para com esse livro. Minha primeira leitura Woolf, e foi uma experiência.

Pra quem luta contra a falta de concentração, ou se perde com muita facilidade esse com certeza é um desafio.
Tive que voltar às páginas várias e várias vezes, anotar, e fazer novamente, e mesmo assim acredito que não consegui absorver tudo como eu gostaria.

Eu me comprometo comigo mesmo em reler ainda esse ano, espero que com outra mentalidade e com melhor proveito!
Luíz.almeiddaleituras 06/04/2024minha estante
Quero muito ler ?

angela 04/04/2024

Nao sei se entendi. se entendi, foi ok. se nao entendi, deve ter sido bem melhor. bonito, acho, e me fez passar o tempo no metro.

Bru 03/04/2024

Clássico porém chato
Esse com certeza foi um dos maiores desafios meu como leitora, lutei muito pra acabar não abandonando o livro, e consegui...

Por se tratar de um clássico, aborda diversos temas importantes a serem discutidos na época, Virgínia retrata um posicionamento bem crítico a burguesia britânica

Porém, me incomoda muito o estilo de escrita em fluxo contínuo, a divisão de capítulos é importante para minha melhor adequação, outra coisa que me incomodou, é que a troca de narrador é realizada de forma abrupta e confusa..

maria 03/04/2024

Mrs. Dalloway em bond street
?O que importa o cérebro comparado ao coração??

?Que terror é este? Que êxtase é este? Que entusiasmo extraordinário é este que me preenche?
É Clarissa, disse Peter.
Pois ali estava ela.?

Alice1720 02/04/2024

A realidade (?)
O estranhamento acontece, mas acho que o estranhamento é necessário em toda leitura. Quando se deixa levar pelo fluxo dos pensamentos múltiplos e inesperados, a sensação é a de que é possível compreender parte de um mistério insondável, isto é, a mente dos outros, através de palavras, mas não só palavras; através do movimento das ondas, da natureza, das pessoas; através de fios invisíveis que atam as pessoas por interesses e paixões; através de sensações identificáveis ao leitor ou inteiramente novas. Tudo em Mrs. Dalloway é a realidade, uma forma própria de retratá-la e criticá-la, provida de uma beleza própria, dessa assinatura de Virgínia.

Michele Rayane 01/04/2024

Sinto que não consegui entender tudo o que a história pode oferecer
A história do livro é boa mas eu não entendi nada kkkkk

A autora intercala os personagens entre o desenrolar da história e me senti no devaneio junto com ela, achei tudo muito confuso.

Eu sinto que não estava focada tanto quanto a história merecia.

Vanessa 31/03/2024

A história do livro é boa mas o desenrolar muito confuso. A autora intercala personagens entre os textos o que achei bem difícil de entender.

Felipe 30/03/2024

Muitas reflexões
Sinceramente, gostei do livro, mas senti que eu não estava preparado ou focado o bastante pra apreender todos os detalhes e personalidades dessa história incrível.