Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Gabrielle 08/03/2024

Um livro muito lindo e profundo mas sem muitas divisões de parágrafos o que tornou a leitura cansativa, os fluxos de consciência eram muito longos e cheio de parênteses. Amei a história mas foi um dos livros mais cansativos que li.

morgsoo_velour 07/03/2024

Sei que é um livro bom, mas não era o momento, simplesmente isso. Não consegui manter o foco, não entendi absolutamente nada mas reconheço que foi pessoal e não culpa da obra. Com certeza haverá uma releitura no futuro, não aceito esse gostinho amargo no final!

Maria <3 01/03/2024

Ler 'mrs dalloway' pra escola foi uma das piores coisas que eu já tive que fazer, pq apesar de entender toda a profundidade desse livro, não foi uma experiência nada agradável.

com o fluxo de consciência a autora consegue criar uma trama social perfeita. um livro onde lembranças e pensamentos são muito mais importantes do que qualquer outra coisa.

acompanhar um dia comum na vida de pessoas comuns, seja de uma mulher de meia idade esnobe e fútil ou de um ex-soldado traumatizado, mostra o quão profunda é a mente humana.

realmente acho que o momento de ler esse livro não era agora, daqui alguns anos espero reler e quem sabe, ter uma experiência um pouco mais agradável.
Ester507 01/03/2024minha estante
achei legal você pontuar "não era o momento", me senti da mesma forma quando li Clarice a primeira vez no ensino médio, simplesmente detestei. Agora reli na universidade e tem sido até então um prazer! despertou grandemente meu interesse pela escrita de fluxo de consciência, algo que antes eu não entendia.

Luciane 29/02/2024

Mrs. Dalloway
Romance gostoso e fácil de ler, nada muito impactante, mas profundo e bem escrito, com linguagem rebuscada, porém, de fácil entendimento. Virgínia Woolf escrevia muito parecido com James Joyce, com muito fluxo de consciência e com narrativa contínua, não há separação nos capítulos, que pode confundir o leitor.
A trama se passa em um único dia de junho de 1923. Clarissa Dalloway é casada com Richard Dalloway, um político bem sucedido. Clarissa sai para comprar flores para a festa que dará à noite. Durante seu percurso, ela encontra vários personagens que compõem a trama. Recebe a visita de seu antigo namorado Peter Walsh que estava morando na Índia e resolve retornar para a Inglaterra. Após fazer a visita para Clarissa, Peter sai pela cidade e o livro se desenvolve através do pensamento de Peter. Nessa parte da história conhecemos o romance da trama, um amor mal resolvido, escolhas feitas no passado que hoje vem à tona, arrependimentos e frustrações.
Gostei muito de fazer essa leitura, não entrou para os favoritos da vida, mas é uma boa indicação pra quem gosta de ler os clássicos.

carlosmanoelt 28/02/2024

?Mrs. Dalloway disse que ela mesma compraria as flores.?
Quem tem medo de Virginia Woolf? Bom, eu não tenho mais. Adiava diversas vezes essa leitura, receando não compreender a grandeza da obra. Porém, resolvi enfrentar o gigante e o derrubei. "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf é uma obra-prima da literatura modernista que mergulha nas complexidades da mente humana e da sociedade pós-Primeira Guerra Mundial. Numa Londres dos anos 1923, em um único dia, a narrativa intrincada e fragmentada espelha os pensamentos e experiências dos personagens, especialmente Clarissa Dalloway - enquanto ela se prepara para uma festa - e Septimus. Através de técnicas como o fluxo de consciência e o discurso indireto livre, Woolf oferece uma visão penetrante das emoções, memórias e dilemas existenciais de seus personagens, explorando temas como identidade, solidão, envelhecimento e o impacto da guerra na psique humana. Sua prosa habilmente construída e sua exploração da interioridade fazem de "Mrs. Dalloway" uma leitura desafiadora e profundamente envolvente, deixando uma marca duradoura na literatura moderna.
Kleilson.Torquatto 28/02/2024minha estante
Nunca li nda dela. Tenho curiosidade.

carlosmanoelt 29/02/2024minha estante
foi meu primeiro contato, já quero ler outras obras dela

Marquinhos28 03/03/2024minha estante
Peguei ele pra ler semana passada, mas infelizmente não consegui... Não me adaptei a escrita... Mas planejo tentar de novo daqui a uns meses.

carlosmanoelt 03/03/2024minha estante
pode ser bem difícil, mas vale a pena tentar novamente. aconselho buscar entender um pouco sobre o fluxo da consciência, acredito que ajuda a adaptar-se à escrita.

Maria 29/02/2024minha estante
um parêntesis de que ainda assim achei as partes do Septimus massante e só queria que voltasse pra Clarissa!!

maria 27/02/2024

Extasiante tem aquela questão bem cotidiana mas a maneira como o fluxo de consciência dos vários personagens da cena é apresentada achei sensacional colocou em letra a complexidade dis pensamentos acho q isso deixa mais sensível gosteii muito

Lorena.Almeida 26/02/2024

Entediante
Esse livro é muito interessante e o primeiro que leio da autora. Faz anos que procrastino ler esse livro, mesmo que seja tão curto, porque nunca me interessei pelo enredo. A leitura é muito densa e lenta, eu só queria que ele acabasse. Não gostei muito do final.

maria 24/02/2024

A prosa eh tão inacreditável eu precisooo ler mais coisas da virginia woolf. eu adoro quando eu leio um livro que literalmente todo mundo diz que eh incrível e realmente eh incrível
dora73 24/02/2024minha estante
aiiii q bom q vc gostou!!! certeza q vc vai amar orlando tambemmm?

Letícia 23/02/2024

Genial. Uma obra-prima!
Eu estou em êxtase, eu nunca imaginei que daria 5 estrelas pra um livro que me confundiu e me fez quebrar tanto a cabeça quanto esse, foi a primeira vez na minha vida de leitora que eu fui desafiada, e olha eu tenho experiência com grandes autores da literatura russa, e nenhum deles me preparou pra o que apenas Virginia Woolf fez aqui.

Eu não sei nem começar essa resenha, visto que é um clássico que se trata de inúmeros assuntos, inclusive esses que você tem que ser muito atento para se dar conta. Trata sobre a Primeira Guerra Mundial, sobre depressão, estresse pós traumático, suicídio, a nata da sociedade londrina e principalmente sobre como as histórias dos seres humanos se entrelaçam.

Esse livro é genial por vários fatores, mas se eu fosse listar o primeiro seria o fato de como a Virginia revolucionou a literatura com sua escrita focando no insconsciente humano, a forma como os personagens vão se encontrando nas ruas de Londres e inconscientemente vão criando opiniões uns sobre os outros, como eles transparecem uma coisa completamente diferente do que eles estão pensando naquele momento, e principalmente como ela conseguiu cativar a essência humana.

Meu ponto favorito desse livro é a Clarissa Dalloway e o Septimus, a história deles são mais interligadas do que parece, já que no livro eles só se encontram ocasionalmente na rua se nem saber quem é o outro, mas a forma com que os dois vão ter mais coisas semelhantes juntos é incrível. Septimus é muito doente mentalmente, e infelizmente acha que a única solução em sua vida é justamente retirar sua vida, e o paralelo dele e o desespero de sua mulher é transmitido de alguma forma pra Clarissa. Se eu for discorrer aqui sobre o tanto de simbolismos presentes na relação dos dois eu irei passar anos escrevendo.

Só digo uma coisa: leia! E resista, porque esse é um livro curto mas imensamente denso, teve momentos que eu só queria ele acabasse logo e momentos que fiquei muito entediada. Mas logo a leitura voltava a ser desafiadora e me fez buscar mais informações sobre o contexto histórico. Literalmente uma obra prima, um livro que vai elevar o patamar de literatura que você lê, sinto que sou outra pessoa após ele, com certeza lerei outros da Virginia, que mulher genial.

Ana Parisi 22/02/2024

Mrs. Dalloway
"Ela se sentia muito jovem, ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo com uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, contemplando.  Tinha uma sensação permanente, olhando os táxis, de estar longe, longe, bem longe no mar e sozinha; sempre era invadida por essa sensação de que era muito perigoso viver, ainda que por um dia."

Ao ler um livro dela, acho que todos nós nos tornarmos um pouco obcecados por Virginia Woolf. Que livro maravilhoso! Quanta sensibilidade! Que mente magnífica a dela!
Um dos meus favoritos entre os clássicos.

v de vanisse 21/02/2024

Amei
QUE LIVRO BOOOOM! Entendi tudo? Não. Mas que livro bom. Vale sim uma releitura? futuramente. Que escrita bonita. Estou obcecada por dona Virginia. Perfeita, maravilhosa!

Dilso 19/02/2024

Perfeito
Agradeço à vida por ter me feito esperar a hora certa para ler esse livro. Se jovem, não o entenderia do jeito que deveria, não me tocaria do mesmo modo que tocou... Uma das melhores leituras que fiz.

Laisinhaa_aa 19/02/2024

Ótimo livro, me senti numa novela mexicana
É um livro escrito em fluxo de consciência de forma muito brilhante, integrando os personagens por pensamentos e o final faz vc querer uma continuação ( e essa é a intenção).