Kaique.Nunes 11/04/2019
O Filtro Invisivel é um livro que explica os mecanismos de personalização de busca utilizada por ferramentas modernas de pesquisa como o Google, Facebook e Yahoo, nos mostrando como esses mecanismos nos colocam em “bolhas”, como o título original sugere, The Filter Bubble (O Filtro Bolha). Escrito por Eli Pariser, que é co-fundador e chefe executivo da Upworthy, presidente da MoveOn.org, co-fundador da Avaaz.org. Publicado pela @editorazahar
.
Imagine um mundo onde todas as notícias que você vê são definidas pelo seu salário, onde você mora e quem são seus amigos. Imagine um mundo onde você nunca descubra novas ideias. Não estamos muito longe disso, pois já temos problemas graves com relação a informação por nós mesmos. Temos diversos vieses cognitivos, erros de raciocínio indutivo, como por exemplo o “viés confirmatório”, que é a tendência de nos lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar nossas crenças iniciais.
.
O autor aponta para o perigo de como as ferramentas de personalização de busca na internet como um todo está potencializando nossos vieses, ao ponto de construirmos ilhas ou bolhar interpretativas do mundo. O algoritmo de personalização entrou em ação em 2009 e cada vez mais várias áreas estão usando do mesmo princípio, como sites de compras, de informação e de entretenimento.
.
Cada ser está se tornando uma ilha intransponível, Google e Facebook te alimentando apenas com o que você quer ver. Os anunciantes estão acompanhando cada clique. O monitor do seu computador está se tornando um espelho que reflete seus interesses e reforçando seus preconceitos.
.
Porém as consequências podem ser maiores do que imaginamos, o autor nos alerta sobre as consequências disso em um governo por exemplo, pois falsifica a democracia. Segundo Pariser: “A democracia exige que nos baseemos em fatos compartilhados; no entanto, estão nos oferecendo universos distintos e paralelos”.
site: https://www.instagram.com/leredespertar/