O Filtro Invisível

O Filtro Invisível Eli Pariser




Resenhas - O Filtro Invisível


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Carol851 28/10/2023

Um livro muito necessário sobre as plataformas da Internet
O Filtro Invisível de Eli Pariser é um livro de 2012 que aborda sobre os filtros e os algoritmos que as plataformas da Internet utilizam para personalizar o conteúdo para os usuários.

Mesmo o livro já tendo 11 anos, as ações explicadas se tornaram ainda mais atuais. Muitas previsões de Pariser realmente se concretizaram.

O livro é muito importante para entendermos como a personalização do conteúdo das plataformas pode moldar nossa visão do mundo, por isso recomendo o livro a todos.
comentários(0)comente



Fabricio.SantAna 18/08/2021

O FILTRO INVISÍVEL explica como funciona o sistema de filtros do Google, Facebook e da internet em geral e como isso acaba influenciando q forma que consumimos informação e como vemos o mundo. Benefícios e prejuízos do sistema.
comentários(0)comente



Eduardo 19/06/2021

O autor nos apresenta de forma leve e de fácil compreensão a face obscura do algoritmos por trás do Google e do Facebook e como eles tem o potencial de afetar nossa vida em sociedade de formas que nem sequer poderíamos prever a apenas alguns anos atrás.
comentários(0)comente



Edson Camara 16/06/2021

Não deixarei de usar a internet, mas passarei a observar melhor como quem ou o que interajo
Embora tenha sido escrito e publicado a primeira vez em 2010 e ter alguns dados já datados, o tema é super atual e vale a penas ser lido.
O autor mostra, com dados confiáveis de fontes seguras, sobre como as grandes redes sociais e os algoritmos da internet de uma maneira geral dominaram a nossa vida e interferem, ou influenciam nosso pensamento, tomada de decisões e comportamento de compra, só para ficar no básico. Mas tem muito mais.
Não é assustador, no meu ponto de vista, mas requer um pouco mais de atenção para quando fornecermos dados a torto e a direito pela internet. Tudo que digitamos, publicamos e interagimos, podem (e vão) se voltar contra nós um dia.
Não deixarei de usar a internet nem a mídia social depois da leitura deste livro, mas certamente passarei a observar melhor como quem ou o que interajo.
comentários(0)comente



Cortina 30/01/2021

Muito bom
Muito bom, nos faz pensar como a internet trata nossos dados
comentários(0)comente



Ana 04/05/2020

Livro excelente e reflexivo que nos ajuda a compreender os rumos que a internet está tomando e como isto afeta nossas vidas e pode afetar como nos relacionaremos no futuro. Por fazer parte de praticamente toda fase e instante de nosso cotidiano, não paramos para refletir em como as grandes empresas da internet interferem no modo que as utilizamos, e menos ainda em como nossa visão do mundo é moldada literalmente por filtros que não vemos nem dos quais temos conhecimento. Desta forma, se munir de conhecimento nesse assunto pode determinar se no futuro utilizaremos os filtros em nosso benefício ou se seremos subjugados por eles.
comentários(0)comente



Kaique.Nunes 11/04/2019

O Filtro Invisivel é um livro que explica os mecanismos de personalização de busca utilizada por ferramentas modernas de pesquisa como o Google, Facebook e Yahoo, nos mostrando como esses mecanismos nos colocam em “bolhas”, como o título original sugere, The Filter Bubble (O Filtro Bolha). Escrito por Eli Pariser, que é co-fundador e chefe executivo da Upworthy, presidente da MoveOn.org, co-fundador da Avaaz.org. Publicado pela @editorazahar
.
Imagine um mundo onde todas as notícias que você vê são definidas pelo seu salário, onde você mora e quem são seus amigos. Imagine um mundo onde você nunca descubra novas ideias. Não estamos muito longe disso, pois já temos problemas graves com relação a informação por nós mesmos. Temos diversos vieses cognitivos, erros de raciocínio indutivo, como por exemplo o “viés confirmatório”, que é a tendência de nos lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar nossas crenças iniciais.
.
O autor aponta para o perigo de como as ferramentas de personalização de busca na internet como um todo está potencializando nossos vieses, ao ponto de construirmos ilhas ou bolhar interpretativas do mundo. O algoritmo de personalização entrou em ação em 2009 e cada vez mais várias áreas estão usando do mesmo princípio, como sites de compras, de informação e de entretenimento.
.
Cada ser está se tornando uma ilha intransponível, Google e Facebook te alimentando apenas com o que você quer ver. Os anunciantes estão acompanhando cada clique. O monitor do seu computador está se tornando um espelho que reflete seus interesses e reforçando seus preconceitos.
.
Porém as consequências podem ser maiores do que imaginamos, o autor nos alerta sobre as consequências disso em um governo por exemplo, pois falsifica a democracia. Segundo Pariser: “A democracia exige que nos baseemos em fatos compartilhados; no entanto, estão nos oferecendo universos distintos e paralelos”.


site: https://www.instagram.com/leredespertar/
comentários(0)comente



João Victor 16/12/2018

Como vários, a iniciativa de ler o livro veio após a palestra do TED. A abordagem para mim era até então nova, o livro complementou os pontos apresentados que não são possíveis de se tratar em tão pouco tempo.

A ideia da personalização excessiva e seus riscos, dificultando os encontros com diferentes pontos de vista é muito bem explorado. Estamos cada vez mais confundindo consumidores com cidadãos e alimentando nosso viés de confirmação para satisfazer nosso ego em tempos de redes sociais cada vez se popularizando mais.

Vale a leitura.
comentários(0)comente



davidplmatias 11/04/2018

Antes de opinar em redes sociais leia...
A sociedade que se expressa online tornou-se polarizada. Ou você é esquerda, direita, armamentista, humanista, conservador ou progressista. O filtro invisível imposto por redes sociais é detalhado aqui, demonstrando como a internet pode te manobrar a confirmar seu ideal pré estabelecido sem você saber, te transformando num fanático polarizado.

Contudo a polarização de redes sociais é apenas um dos exemplos da influência dessas empresas em nosso cotidiano, o autor levanta serias preocupações com o futuro da sociedade, quando a política e nosso modo de viver é influenciado por "deuses programadores".
comentários(0)comente



Pateta 25/04/2017

PASSOU PELO MEU FILTRO. E BEM!
Logo que surgiu, a internet parecia que se transformaria numa ferramenta de libertação, onde a informação estaria democraticamente ao alcance de todos. Parece que as melhores profecias não estão se cumprindo, Este livro nós dá algumas lentes para enxergar o que estamos deixando de ver.
comentários(0)comente



vcheliga 03/02/2017

Que livro!
Minha expectativa era grande sobre esse livro. A muito tempo queria lê-lo e deu muito certo desta vez. Quem utiliza redes sociais, sites de busca e tecnologia em si, este livro é como um manual de tudo o que está acontecendo hoje. Muitas informações ali chocam e é esse o intuito do livro, chocar e abrir os olhos de como nós estamos refém de um sistema que nos prejudica, isolando a cada um em ?tribos?. Muito bom este livro!
comentários(0)comente



enagumo 23/03/2013

Livro para entender os rumos da internet
Cheguei no livro por conta da palestra do autor, Eli Pariser, no TED
http://www.ted.com/talks/eli_pariser_beware_online_filter_bubbles.html

No livro ele pode detalhar coisas q nao couberam na palestra. Ele foca bastante nos perigos dos filtros da Google e do Facebook de cada vez mais mostrarem p cada um apenas resultados que já fazem parte do nosso interesse, sem nos propiciar uma diversidade, ou seja ele ressalta a importancia da serendipidade.

Sua principal proposta é de que nós como usuários nos forcemos a conhecer mais a diversidade do conteúdo da internet (nao navegar sempre nos mesmos sites) e que tenhamos o mínimo de conhecimento de programação (ja q estes filtros são todos feitos em programação). Para as empresas ele sugere dar mais opções dos usuários decidirem que tipo de informação eles desejam receber.

Livro focado no que propoe a discutir com um alerta importante sobre como as escolhermos os caminhos mais "fáceis" não nos tocamos das implicações destes.
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR