Doce Vingança

Nora Roberts

Resenhas - Doce Vingança

florence28 27/10/2021

?Doce Vingança?
?Esse é o segundo livro da Nora Roberts que leio. (O primeiro foi "Dançando no ar") Novamente achei a escrita da Nora extremamente lenta no início. Não que as histórias não sejam boas, mas as coisas acontecem de forma muito vagarosa. Tanto que o primeiro livro que li dessa autora eu abandonei diversas vezes antes de concluir. E esse daqui eu pensei em abandonar também.

?Como só li apenas dois livros, não sei se essa coisa de personagens principais com passados traumáticos e sombrios é uma coisa que a Nora sempre mostra nos livros, mas essa é uma das "coincidências" que me deparei. Ambas as personagens dos livros dela que li tinham um passado de abusos cometidos por homens em relacionamentos tóxicos.

?Inclusive o livro pode causar um gatilho muito forte para pessoas que são sensíveis a temas relacionado à abuso sexual e psicológico. Ela descreve demais essas cenas e até mesmo eu que não acho esse tema um gatilho fiquei desconfortável.

?E quem adivinharia que a pequena princesa Adrianne com o passado traumático iria se transformar no que se transformou. Quer dizer, quem poderia imaginar que ela seria chegada à esse tipo de "hobbie"? É legal ver que ela virou uma mulher forte, decidida e inteligente, além da grande lealdade por sua mãe Phoebie que ela cultivou na infância e levou infinitamente para a vida toda.
E é mais surpreendente ainda o fato do destino fazer com que Adrianne e Philip, duas pessoas que vieram de partes completamente diferentes do mundo, mas que com um ofício parecido e personalidades fortes, se encontrassem.

?Se não me engano, li em uma resenha desse livro a opinião de uma pessoa e ela disse que o personagem Philip poderia ser facilmente descartado da história, já que o objetivo da personagem principal, Adrianne, nada têm a ver com questões amorosas. O objetivo dela realmente poderia ser concluído por ela mesma. Mas comecei a pensar e talvez a autora tenha criado o romance da Addy e do Phil para que ela pudesse de alguma forma "curar" o trauma que Adrianne têm com homens por conta do acontecimento horrível que passou na infância.

?Ao mesmo tempo, como é um romance, a história ficaria meio que vazia se houvessem poucos personagens ou se não tivesse um Phil para atrapalhar alguns planos da personagem principal e ser o par romântico.
Talvez Phil tenha sido uma coisa boa, para que as "refeições solitárias, em intermináveis quartos de hotel" pudessem ter algum sentido. (Pág 219)

?Sinceramente, a leitura desse livro só ficou mais fluida pra mim depois que Adrianne cresceu, virou praticamente um "Hobin Hood" e já tinha mais de 18 anos. Enquanto a história focava apenas na mãe dela, Phoebe, eu estava lendo muito devagar pois era um pouco entediante.

?Tudo bem que quando se conheceram, Philip não tinha ideia da condição de Adrianne perante aos homens, mas mesmo assim ele agia de forma muito incoveniente bem "hetero top" deixando Addy desconfortável de propósito, mesmo percebendo que ela ficava muito nervosa perto dele.

?Apesar do livro ter sido publicado em 1988, em um tempo mais "antigo", gostei muito de ler sobre uma personagem principal mulher como Adrianne, que em partes do livro onde ela corria perigo, a autora poderia muito bem ter mostrado ela como a donzela indefesa esperando ser resgatada por um homem, mas foi diferente. Ela mesma conseguia lidar com seus problemas sozinhas, sem pagar de vitima ou fraca.
Outro ponto positivo pra mim é a cultura. A história abordou uma cultura diferente para a personagem. Também têm o fato dela não ser só mais uma personagem branca caucasiana ou loira/ruiva como são a maioria das personagens principais mulheres dos livros que li até agora.

?"Em Adrianne encontrava todas as qualidades que antes só descobria nas pedras preciosas que roubava."
Pág 242. Phil sobre Addy.

Greice.Nogueira 25/09/2021

Para o meu primeiro contato com autora foi um livro interessante.
A história tem muitos pontos positivos, o pano de fundo cultural é muito interessante e te prende muito no começo do livro.
Mas talvez a forma que os capítulos foram distribuídos a leitura fica muito corrida do meio pro final,ela da resoluções fáceis e rápidas para os grandes dramas centrais.
Adorei a protagonista, mas talvez ela não precisava de um parceiro para que a história se desenrolasse.

Dani 19/09/2021

Addy é uma princesa de Jaquir que é rejeitada pelo pai por ter nascido mulher. O rei de Jaquir passou por cima de todas as tradições para se casar com uma atriz americana, mas acreit que foi punido pó Alá por isso. A mãe de Addy teve uma gravidez difícil e não pôde mais ter filhos. O Rei maltrata muito sua esposa.
Phoebe, mãe de Addy queria muito ir embora de Jaquir, mas o rei não permitia que ela levasse Addy. Então, em um momento oportuno, ela consegue fugir e levar Addy com ela.
Addy se torna uma linda mulher bem sucedida e conhece Philippe. Ela tem muitos projetos sociais, mas o que a motiva é se vingar do pai.
Doce Vingança é um livro que nos deixa cheios de expectativas.
Confesso que esperava um pouco mais de ação no final. Achei que foi muito tranquilo. Mas com certeza vale a leitura.

Denise 15/09/2021

A riqueza de detalhes deste livro é impressionante. Parte da história se passa em um país islâmico do Oriente médio, onde pude mergulhar em uma cultura totalmente diferente de nossa realidade?
É uma leitura dinâmica, fluída e muito envolvente!

Ju Arruda 16/09/2021minha estante
Excelente resenha!

Ingrid 13/09/2021

Um cenário perfeito e um romance ruim
Começo dizendo que queria muito estar dando 5 estrelas pra esse livro pelo que a autora criou de plano de fundo pra história. Foi perfeito. Ela abordou outra cultura e costumes de uma ótima forma e a primeira parte do livro foi rica em detalhes, prendeu bastante. Já na segunda parte, onde ela iniciou o romance? blé. Sabe aquele negócio de ?unidos pelo comum, nasceram um pro outro? não me desce. Não gosto de um romance sem base, sem conexão. E não gosto de personagens masculinos ?machões? que seguram no braço de mulheres com força e arrastam elas até a cama. Não importa o quanto a personagem esteja mentindo, porque ela quer exatamente isso, na mente da autora. Isso faz com que normalizemos esse tipo de comportamento que é MUITO problemático. Se uma mulher diz não, é não. Ela pode não querer, pode não estar pronta, pode até querer mas dizer que não quer, ainda assim ela disse não. O romance é basicamente todo assim. A parte da ação e da vingança ficou toda para os dois últimos capítulos, e o livro acabou em uma parte que tinha que ser continuada. A relação da personagem principal com a mãe que era linda, teve um fim sem sentido de acordo com o que foi passado sobre os personagens. Foi uma leitura decepcionante porque a base da história tinha tudo pra ser maravilhosa, as primeiras 80 páginas foram ótimas e depois foi decaindo tanto que nem reconheci o que tinha sido iniciado.

JoYulli 13/06/2021

Vingança
Addy, é uma princesa que saiu de seu país muito jovem, e guarda um segredo bem guardado. Já Phillipe é um ex ladrão, agente da Interpol. E o que os dois tem em comum? Jóias. Foi minha primeira experiência com a escrita da Nora, e eu gostei bastante, se eu não tivesse entrado numa mega ressaca eu teria terminado a mais tempo, porque é uma leitura fluída, tranquila e cheia de acontecimentos uma atrás da outra.

Valetina Oliver 09/03/2021

Perfeito
Que livro maravilhoso!! História rica e muito viciante. Não queria nem que terminasse. Amei demais os personagens e cada detalhe. Perfeito, sem defeitos.

TAssia19 26/12/2020

Releitura
Foi muito bom reencontrar esses personagens e relembrar a história. Vi algumas coisas com outros olhos e gostei mais da história.

vanessacrx 03/12/2020

Das bancas de revistas às livrarias
Gosto de romance de banca de revista.
Foram eles quem me trouxeram para outros tipos de leitura.
Aquelas histórias de amor, bem açucaradas, mexiam com meu coração de menina que ainda não havia se apaixonado.
Hoje minhas leituras são mais diversificadas, mas sempre tem espaço para rever uma antiga paixão.

Danielle 30/08/2020

O livro consegue nos prender logo nas primeiras páginas, em minutos você se aprofunda na história de uma forma irreal, parecendo que você faz parte da história. Em muitos momentos você consegue sentir as emoções que ele consegue nos passar.
A história é dividida em duas partes, a primeira conta a história da mãe da Adrianne, explicando como foi o passado da menina e como e porque que ela é a mulher que ela é. A segunda parte já mostra ela como adulta e em busca de uma vingança para vingar a falecida mãe dela. Entre essas mudanças de épocas pareceu que faltava partes de um quebra-cabeça, mas isso não acontece somente nessa parte da história. Mais pra frente sentimos que ficou faltando alguma coisa na história, parece que ficou u buraco em branco.
Na história não é explicado como a nossa protagonista se tornou a Sombra e também não é explicado como ela aprendeu a roubar, quais os métodos que ela usa para isso. Até o momento eu estou curiosa para saber como ela conseguiu chegar aonde ela chegou.
Eu até o momento não acredito que ela mandou uma carta para o pai dela falando que roubou o Sol e a Lua, por qual motivo ela fez uma coisa dessa? Ela podia ter ficado com aquela pedra para sempre para que ele ficasse se perguntando o que aconteceu com a pedra, mas não ela faltou dar de mão beijada para ele.
Eu acredito que o final poderia ter sido melhor, foi muito abruto, deveria ter dado mais detalhes e também deveria ter passado alguns anos depois para sabermos como ela estava, se ela se sentia bem com a vingança se sentia satisfeita, o que o pai dele teria feito depois disso, enfim achei o final bem fraco. Mas fora isso o livro é realmente bom, a história é emocionante e nos prende do começo ao fim.

yasmine 09/04/2020

Leitura envolvente.

Adriana 02/04/2020

Doce vingança
? A vingança turva a mente a tal ponto que não se consegue pensar com clareza.Paixões de qualquer tipo levam a erros ?-

Só tenho uma PAIXÃO.