Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Alex 24/09/2021

Leitura difícil
Uma leitura muito difícil por alguns momentos e muito satisfatória em outros. O que me encantou na obra foi a mistura de vários temas dentro da ficção científica. Política, questões ambientais, filosofia..tudo isso abordado na obra. Leitura densa que consome o leitor do começo ao fim.

Laura 23/09/2021

Esse livro é um clássico, e como tal as vezes demoramos para nos adaptar a história e ao tipo de escrita. No entanto esse livro me surpreendeu muito. Pensei que seria chato, lento e cansativo por seu tamanho e por ser um clássico mas não. Realmente o começo foi mais lento, mas tinham vários pontos a se encaixar da história, mas depois de um certo ponto fluiu bem. Achei só o fim meio aberto de mais, porém temos mais cinco livros então tem chão pela frente para saber o que acontece.

Tamiris Durigan 23/09/2021

A melhor sensação que tive foi ter terminado
Duna é uma ficção científica um tanto quanto elaborada e consegui ver pequenos trechos desse livro que podem ter inspirado vários outros acontecimentos de outras leituras mais recentes. No entanto, eu não consegui aproveitar tudo o que tinha por causa da forma como o protaginista me foi apresentado já pela edição do livro.

Paul não tem nada de comum, desde o começo fica óbvio que ele é sim um tipo de escolhido e a passada de pano que dão pensando em erros genéticos não me convenceu. Ele é chato, absolutamente sem graça e mal educado, e visão nenhuma me convence do contrário.

O romance dele tirado do c* com a Chani foi completamente forçado e o salto temporal de 2 anos só piorou isso pois do nada fui confrontada com um "adolescente" super poderoso e frio. Desde o começo ele tava "hm preciso evitar o jihad, uiui meu propósito terrível" e no fim ele taca a merda no ventilador e é isso. O final que o autor deu para Princesa x Chani também é completamente injusto. Se Paul já era o bambambam ele que fizesse o que bem entendesse, tacasse o terror mesmo. Querer bancar o diplomático com um casamento a essa altura pfff. E NÃO, NÃO TENHO QUE LER MAIS SEI LÁ QUANTOS LIVROS PRA ENTENDER ISSO.

Jessica (e posteriormente, Alia também) é a personagem mais carismática e palpável da história toda. A única ali que me passou a impressão de realmente estar de acordo com sua construção.

O resto foi só encheção de linguiça.

Começei a ler esse livro para assistir o filme. Terminei o livro para não assistir o filme.
Vinicius.Miranda 24/09/2021minha estante
Eu fico vendo a galera comentando aqui, todo mundo diz ama e é perfeito. Por um tempo eu achei que alguma coisa tinha me passado e só eu não tinha entendido. Obrigado por esta resenha, me fez me sentir muito melhor. ?

Liiko 22/09/2021

Magnífico!
Eu comecei a ler livros "seriamente" a alguns meses atrás e graças a uma baixa organização de tempo passei um mês ou mais sem ler uma única palavra, parando quase no final desse livro.
Cada dia ansiando terminar para saber o que iria acontecer com Chani e Paul, com Jéssica e sua filha, com o conde Harkoneen e o que se sucederia de Arrakis e...valeu a pena demais ler esse livro!!!!
Próximo ao fim temos uma "quebra de tempo" que seria exatamente onde eu parei por conhecidencia e isso foi tão aleatório mas tão bem programado pelo universo que só tornou tudo mais magnífico ainda!

Essa obra é antiga e perfeita do jeito que é, fiquei triste, com raiva e alegre, ri e sorri por inúmeras coisas e fiquei imaginando cada cena desse universo gigante e magnífico, imaginando os desertos de Arrakis e os vermes passando pela areia.
Esse com certeza é um livro dos mais perfeitos que li até agora e lerei a continuação!

MuSotnas 22/09/2021

Eu que relutei tanto em começar esse livro, e agora sinto que preciso ler todos os outros. Ele te transporta pra um mundo totalmente diferente, tão bem construído que quando você começa a ler já se sente parte daquele povo, pensa e sente como eles, quando você para de ler se pergunta o porque de não ser Duna a sua casa. Eu dormia e acordava pensando em como lidar com os problemas, em como Paul chegava em todos aqueles dilemas e mesmos assim passava por tudo. Religião, política, cultura, amor, e acima de tudo, poder. Tudo dentro de 680 páginas muito bem escritas. Ao final tudo explicado, em um "dicionário" que traduz as palavras, os modos, costumes, política etc. Enfim, mais do que recomendo, é leitura obrigatória!

???????

mar.anab 22/09/2021

nao sei sentir nenhum sentimento que nao seja meu deus. eu acabei duna

Luana 22/09/2021

Gostei bastante. Inicialmente só li para entender melhor a história do filme que irá estreiar. Mas acabei gostando. Um grande ponto desfavorável do livro é o final (tudo bem que eu sei que ele tem continuação), mas não custava nada fazer um "final" mais arrumadinho. Não sei se lerei a sequência ainda. E detalhe: para aqueles que amam Geografia e Ecologia, além de política e religião vão amar o livro.

Lucas 22/09/2021

Trilogia Duna 1/3
Duna foi surpreendente.

Eu já tinha ouvido falar sobre Duna e como essa obra influenciou - e influencia - a ficção científica até hoje.

Duna é político, é filosófico, é forte, passa mensagens poderosas sobre movimentos políticos, sobre líderes messiânicos, sobre vingança, sobre família...

Arrakis é incrível. As descrições dos locais, de como se comportam as areias de Duna, da pouca fauna presente e da rara flora são imersivas. Os fremen, com todos os seus costumes, suas tecnologias e sua história são uma das melhores partes do livro.

O livro é excelente. Além de ser uma ficção científica, é também uma ficção filosófica, pode ser lido sozinho, mas saber o quais são as consequências dos acontecimentos deste livro torna todo esse universo de Paul Atreides muito melhor.
ATLAS 22/09/2021minha estante
Pretende ler os 6 livros?

Lucas 22/09/2021minha estante
Só os 3 primeiros, por enquanto

Nayonara 21/09/2021

Eu gostei mais do que esperava, a parte mais política me lembrou muito game of thrones, apesar de ser um livro bem longo senti que foi muito fácil de ler, recomendo.

Aluisio.Sousa 21/09/2021

Olá, Artreides
Eu acho que nunca li um livro com um universo tão complexo porém tão bem construído, sem falhas, impecável.

A evolução dos personagens em cada página é admirável de se acompanhar, Paul e Lady Jéssica possuem uma evolução tão boa que não consigo nem escolher um adjetivo para elogio.

O autor criou não só um história que se passa no futuro, mas um universo com ecologia, religião e política, cultura e vocabulário próprio.

Quantos aos pontos negativos eu senti uma carência na descrição e narração de cenas de ação. Gostaria de ver mais detalhes sobre as batalhas e traições. No entanto, tudo isso é muito bem recompensando quando você absorve o que aconteceu e repara na riqueza que o autor criou. Outro ponto negativo foi a demora para a história me prender e me fazer ficar sentado enquanto eu não terminasse de desbravar esse universo.

Esses pontos negativos foram o suficiente para reduzir a nota? Posso afirmar com toda certeza que: Não. Frank Herbert está de parabéns! Certamente ele sentiu muito orgulho do seu trabalho enquanto ainda estava vivo. Isso é uma obra-prima, um clássico da Ficção-científica. Estou encantado por esse mundo que me assusta por ser afrente ao seu tempo, seja por citar fake news como método de manipulação ou crítica à governos autoritários.

Atenção: Este livro pode estar prevendo a escassez de água que algum dia nós poderemos enfrentar se não cuidarmos do nosso planeta Terra. I

Mayrink 21/09/2021

Adorei, mas achei grande e vago dms
Olha, primeiramente para os aficcionados de Duna eu li o livro com o intuito de simplesmente divertir. Sempre soube que era um livro complexo, mas ainda me esperava divertir, e me diverti, porém achei o livro grande e vago de mais como disse no título, pelo simples fato de ter foco grande de mais na ambientação e somente no Paul e sua mãe.
Não me levem a mal eu não acho que o foco da ecologia seja um grande defeito da obra porque entendo que é só o primeiro livro e tal e tem que ser vago também por isso. Porém outro fator atrativo no livro para mim tinha sido o romance, que me decepcionou. Me decepcionou por não focar muito na Chani que tem um potencial enorme que não é explorado no primeiro livro, muito menos no romance entre eles.
Enfim se você como eu viu um livro de ficção científica com romance e se sentiu atraído, entenda que é apenas isso, o romance é apenas um sub do subgênero da história que é extremamente política e complexa.
PS: Acabei não falando muito sobre os fatores incríveis nesse livro que são principalmente os momentos de ação que duram muitas páginas e que chegam até a arrepiar os pelinhos de trás. E as profecias também que quando começam a se realizar você fica tipo ???.

jcursiolf 21/09/2021

Um clássico!
Duna é um clássico, não tão simples de ler, devido à sua estrutura de história fugir da jornada do herói que podemos ver na grande maioria das aventuras de ficção e fantasia. Aqui temos uma jornada messiânica, onde você ficará preso mais pelo mundo do que pelo personagem principal (observe que não digo "o herói principal"). Tão bom que já comprei os livros 2, 3, 4 e 5!

lobs 21/09/2021

livro espetacular
não achei confuso como muitos dizem, o universo é extremamente bem desenvolvido e me surpreendeu demais, eu já estava com expectativas altas por conta das comparações com senhor dos anéis e ao ler percebi que realmente faz jus ao que dizem.
senti falta de maior desenvolvimento da Chani, mas esse é o único ponto de que decepcionou em todo o enredo, o crescimento dado a necessidade de adaptação dos personagens é fenomenal.
ainda que eu tenho sentido estranheza no ritmo extremamente rápido comparada as descrições detalhadas quando comecei, não me foi cansativo de nenhuma forma.
é uma leitura emocionante e cativante, com certeza vou investir na continuação e espero que me envolva tanto quanto esse.