Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Renato Klisman 12/04/2024

Perfeição
Comecei a ler Duna por causa dos filmes e nada me preparou pro que estava por vir.
É tudo impecavelmente construído e a narrativa é extremamente imersiva.
Uma história realmente gostosa de ler.
Meu único problema é que os finais do Frank são muito acelerados, misericórdia.
Nos 10% finais do livro parece que ele resolveu apertar um botão e lançar todos os mísseis que tinha guardado ao longo da narrativa de uma vez só.

pedroauday 12/04/2024

Esse livro aqui podemos chamar de obra-prima!
Apesar de ter dado 4 estrelas e meia, o livro tem um espaço tão enorme em mim que tive de tatuar para eterniza-lo.
São tantas emoções, tantos momentos extremamente apreensivos, reviravoltas, situações incríveis que infelizmente não foram para o filme que se eu tivesse sozinho no mundo, esse seria um dos livros que eu carregaria comigo.
Obrigado por tudo, Frank Hebert.

Ps: não dei 5 por uma questão em específico que quem ler ou já tiver lido vai entender, e apesar de também entender que era por diplomacia, eu não concordei. (Birra)

Cu.e 11/04/2024

Simplesmente uma obra prima
O livro te prende de uma forma que mesmo sendo longo a leitura parece extremamente rápida, acho incrível estar entrando nesse mundo de ficção científica por meio de um livro tão absurdamente bom, tem um universo consideravelmente complexo e mesmo assim consegue te fazer entender tudo que ele precisa que você entenda, e não de uma forma difícil, mas de uma forma, no qual, no fim do livro, você sabe exatamente cada acontecimento

Max 10/04/2024

Duna
Que livro incrível, bem confuso, porém incrível, gostei da construção dos personagens e das reviravoltas que ocorrem, agora sim, ver o filme e partir para o Messias de duna

Fabricio 10/04/2024

Ótimo romance de ficção científica
Livro é um romance de ficção que retrata os humanos depois de uma era onde as máquinas tinham um importante papel. Interessante verificar como o autor insere as crenças que temos nos nossos dias presentes em um futuro longínquo. Essas reflexões de religião são mais perceptíveis nas aberturas dos capítulos, a história em si se desenrola no planeta arrakis e fala muito da relação entre como um povo subjugado pode virar o status quo presente. Essa supremacia descarta as lições tão presentes e sabidas de todos nós, como dar atenção a todos os povos e suas crenças....

Helô 10/04/2024

Sensacional
Amei cada segundo. Demorei pra acabar a leitura e alguns capítulos eram quilométricos? Sim, mas isso não mudou em nadinha a minha experiência.
Achei incrível comparar o livro com os dois filmes brilhantes do Denis Villeneuve (hype extremo, com razão) e ver como certas mudanças superaram as minhas expectativas. Tentei inclusive acabar o livro antes de ir ao cinema ver o segundo, mas não deu e tudo bem. (Sobre o filme: achei a forma que eles retrataram a Chani genial e a mudança foi the chef kiss, mega positiva; tenho minhas ressalvas também, mas não cabe aqui).
Enfim, super recomendo e entrou para minha lista de favoritos! Não é por acaso que esse livro é considerado precursor no gênero, ele é genial do início ao fim.
Ctalencar 10/04/2024minha estante
O segundo é tão bom quanto, super indico

felipe 09/04/2024

Fantástico
Duna é uma obra de 1965, mas conseguiu sobreviver ao tempo e continuar relevante mesmo que quase 60 anos tenham se passado.
Acredito que a genialidade de Hebert e o que torna Paul um protagonista tão interessante é que não existe uma dicotomia bem x mal tão delimitada como em outras obras. Paul, tem a consciência de que a medida que assume o papel de profeta para derrotar seus inimigos, ele cria uma legião de fiéis que matarão e morrerão em nome dele, sem se importar com o motivo. Ele entende o quão perigoso e corruptivo é o poder que detém, mas isso não o impede de usa-lo.
Leitura obrigatória para os amantes de ficção científica.
Natsuno 09/04/2024minha estante
Obrigada pela resenha!

apoderosathor 09/04/2024

O que dizer de Duna? COMPLEXO.
Acredito que absolutamente TODOS os pontos acerca desse livro e desse universo como um todo podem ser definidos a partir dessa palavra: COMPLEXO. Complicado, intrincado, de primeira olhada até difícil, mas que necessita apenas de uma boa atenção.

Tendo em vista que é um livro de 1965, o autor tem uma escrita rebuscada e um pouco prolixa que me fez lembrar do George R. R. Martin (Crônicas de Gelo e Fogo) e também o Tolkien (Senhor dos Aneis), são escritas densas, que te forçam a LER, digerir aquilo que você esta absorvendo;
E logo de cara nos primeiros capítulos o leitor sente essa densidade na escrita do autor e não apenas por ela, seu conteúdo é igualmente denso. Soma-se as informações muito detalhadas de alguns aspectos do mundo fantástico, à questão que em nenhum momento somos introduzidos de fato a história que iremos acompanhar. A ação simplesmente acontece diante dos nossos olhos, passando até o sentimento de: ?peguei o bonde andando?, pois não sabemos quem eles são, o que fazem, pra onde vão, o porquê? nós simplesmente somos obrigados a analisar as cenas com afinco e foco para entender suas motivações e contextos. A mistura de todos esses elementos podem fazer algumas pessoas abandonarem a leitura por não entenderem nada instantaneamente (quase foi o meu caso). É praticamente necessário um ESTUDO para compreender as nuances das interações entre os personagens.

E FALANDO EM ESTUDO: Outro ponto enriquecedor desse livro é o visível aprofundamento intelectual do autor na criação do mundo, é de cair o queixo a forma detalhada como ele tem domínio sobre diversos campos científicos, consigo citar apenas de cabeça: antropologia, economia, ciência política, história, teologia, química, física, biologia, ecologia?E MUITO MAIS! eu como leitora cheguei a me sentir burra, eu fui até ler sobre algumas dessas áreas só para conseguir compreender um pouco mais desse universo tão cuidadosamente pensado.
Todos esses aspectos fazem a história de Duna ser BRILHANTE! a trama cresce de uma forma estruturada, os personagens crescem com ela igualmente estruturados e os problemas que encontram pelo caminho também são magnificamente combatidos por resoluções de A+B, sem furos, sem pontas soltas, com justificativas plausíveis, e ja apresentadas durante a narrativa. É de um PRIMOR, uma SATISFAÇÃO ver acontecendo que você fica VIDRADO enquanto lê.

Para encerrar, gostaria de ressaltar um detalhe de escrita que muito me agradou: A forma fluida e totalmente cristalina como os personagens estão dispostos nas cenas. Conseguimos ter o famoso ?point of view? de diversos personagens ao mesmo tempo na mesma cena, vemos o que eles pensam, o que eles planejam, o que falam, é como se conseguíssemos ver através deles de forma límpida e mesmo assim, com o leitor tendo a impressão de que já sabe de tudo o que vê, o autor consegue nos surpreender a cada capítulo.

Suzy 09/04/2024

Sem titulo
De fato não sou tão ligada em ficção científica. Comecei a ler o livro depois de assistir os filmes adaptados e fiquei interessada na obra original. Foi uma leitura difícil, achei massante, mas não ruim.
Por ter visto o filme primeiro lendo o livro teve situações que ficou claro o que estava acontecendo, mas sinceramente tinha momentos que o autor simplesmente cortou o espaço-tempo na obra, tipo o Paul toma a água da vida, tem lá o role de ver o passado futuro e presente, parece que ele tá alucinando, daí corta pra ele saindo de um lugar lá pra subir no verme, tipo???????
Eu gosto dos personagens mas fazendo uma comparação filme×Livro, a Chani tem mais personalidade no filme, no livro ela não tem nada, parece só uma personagem lá pro Paul gostar e querer ter filhos com ela, sla achei meio sem sal. E de acharem que a Jéssica era a traiara me dei uma raiva pq mostra desde o começo que ela não é, beleza que os outros não sabem mas prolonga demais isso e cria situações que eu ficava pistola, personagem burrrooooooos.
Toda a questão de os "humanos" fazerem todo o processo, tipo o mentat(que é um humano que serve pra substituir as maquinas) mas sla não é algo de fato diferente, mas tipo as Bene Sla do que conseguem controlar o corpo da pessoa e a si próprias tbm é bem show e todo o contexto do veneno também.
Mas o mundo em si criado é bem interessante, Duna, Caladn, povim lá dos Harkonnen, a questão política entre eles, um plano dentro de um plano dentro de um plano é bem curioso e como os personagens sempre fica com pé atrás e pensando o que o outro personagem quer dizer com isso etc.
Enfim é uma obra legal mas tem que ter paciência.

Eduarda2472 08/04/2024

Quando pesquisei sobre o livro vi muitas pessoas que era uma leitura muito difícil, por ser um clássico de ficção científica, então já fui preparada para uma leitura arrastada e demorada, principalmente por ser um livro grande? mas o livro me surpreendeu desde o primeiro capítulo! não achei uma leitura difícil, muito pelo contrário, achei muito tranquila.
sobre a história: GENIAL!!!!!!!!!! o autor desse livro foi criativo para um 🤬 #$%!& , desenvolveu bem a história desde a religião até a língua criada para a ficção.
mas preciso admitir que acho que DUNA não é um livro pra todo mundo, só para um público específico que gosta, talvez para outras pessoas o início seja mais lento e tediosos mas acredito que elas também vão acabar gostando do gênero e história.
enfim, com certeza pretendo ler o resto da saga? o fim do primitivo livro deixa uma abertura para curiosidade kkkkkk

Mariana 08/04/2024

É a Lisan Al Gaib, não tem jeito
Tive vontade de ler Duna por causa dos filmes. Assim que vi o primeiro, na estreia, imediatamente cheguei em casa e comprei o livro pela Amazon. Comecei a ler, mas larguei na página 109. Nessa época, ainda não tinha retomado meu hábito de leitura.

Há uns dias atrás, fui ver o segundo filme e toda aquela admiração pelo universo voltou. Decidi dar uma segunda chance pro livro. Dessa vez, em 1 dia cheguei aonde tinha parado.

Duna é um livro denso e acredito que possa afastar algumas pessoas pelo jeito que é escrito e a história contada. Ver o filme antes facilita, já que você se familiariza com o universo, mas, mesmo assim, só consegui engatar agora que retomei meu hábito de ler há mais de um ano.

Por outro lado, se você gostou dos filmes, você precisa ler o livro. Todo panorama religioso, político e até ecológico do planeta é abordado de forma magistral. As personagens são muito mais complexas e os jogos de poder muito mais intensos. Nada é tão unidimensional e simples como o filme faz parecer. Foi uma experiência incrível e eu fico chocada de imaginar que um ser humano conseguiu construir um universo com tamanha profundidade. As relações, os diálogos. É muito absurdo.

Estou muito curiosa para saber o que acontece a partir de agora.

Ler Duna é uma experiência única. Recomendo insistir, mesmo se no início parecer parado ou difícil. Que obra!

karla.jamily 08/04/2024

?Medo é o assassino da mente.?
?Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total.?
Um clássico de ficção científica com uma aula de geopolítica! Tinha altas expectativas para Duna e mesmo assim eu me surpreendi o quanto o livro é bom e te prende do começo ao fim. Ao contrário de Star Wars, no qual sou muito fã, a estória de Duna é profundamente política e mais madura.
Arrakis, ou Duna, é um planeta desértico rico em especiarias distante da Terra onde é impossível não interpretar o contexto para a atualidade.
Livro muito bom, perfeito! Acho que só deveria melhorar na aceleração pois no início é mais lento, até porque precisa contextualizar, mas no final ele acelera bastante.

biasubtil 08/04/2024

Obra prima da ficção científica!
O que falar de Duna?
Um livro extremamente completo e complexo, posso dizer que ler o livro e ir assistir o filme é melhor ainda!
Os personagens são muito bons, o enredo é ótimo, prende muito.
Incrível como o Frank Herbert conseguiu conciliar ecologia, política, romance e religião tão bem num livro.
Recomendo muito, ainda mais assistir o filme primeiro, pois fica mais fácil de entender o livro.
Livro é a história construída muito bem, e o filme enriquece no quesito das cenas tão perfeitas e impressionantes visualmente.
Difícil de ler, porém vale a pena.

astereads 08/04/2024

Um belo estudo de personagem
Duna me interessou bastante pela foco político e psico-emocional na hora de desenvolver as tramas. Pra mim, tem muito sentido ser considerado um clássico e levanta tantas questões interessantes sobre a ideia de "herói" e "vilão" que me fez pensar até em outros livros que já li antes, questões essas que ganham um ar moderno por envolver também a ideia da religião como arma e a venda de um Messias da salvação.

Minha única crítica é que o autor em alguns momentos quase chega em conclusões interessantíssimas sobre colonização, mas acaba indo por outro lado quase sempre. Meio que me fez entender porque, na época que foi lançado, as pessoas tinham uma dificuldade pra entender os pontos dele. Isso sem falar na homofobia escancarada de fazer um estereótipo tão grande com o Barão sendo o único personagem gay, mas isso por si só renderia um artigo inteiro.

No mais, foi uma leitura muito interessante e fluída, mesmo com o susto sobre o tamanho do livro. Empolgado pra Messias de Duna!!