Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

LC.Tedesco 24/04/2024

O LIVRO DUNA É COMO ÁGUA NO DESERTO
Uma mistura de Star Wars e Game of Thrones que consegue a sua maneira ser diferente e tão bom quanto ambos. Mundo futurista, criaturas gigantes, críticas climáticas, política, críticas sociais contra um sistema econômico, romance, drama, guerra, religião, destino poder, entre outras coisas, é possível ter isso tudo sem se perder ? Sim, em Duna tudo funciona perfeitamente bem.

Frank Herbert, traz sua obra-prima da ficção científica que brilha em várias frentes. Uma das melhores características do livro é o seu mundo complexo e ricamente detalhado. Herbert cria um universo fascinante, desde as intrigas políticas das casas nobres até a ecologia única do planeta desértico Arrakis.Outro destaque são os personagens complexos e multidimensionais. Desde o jovem e destinado Paul Atreides até o sábio e enigmático Stilgar, cada personagem é habilmente desenvolvido, proporcionando ao leitor uma gama de perspectivas sobre o mundo de "Duna".
Além disso, Herbert aborda temas profundos e universais, como poder, religião, ecologia e destino, de maneira inteligente e provocativa. Sua exploração da relação entre os seres humanos e seu ambiente é particularmente marcante, dando ao livro uma profundidade emocional e intelectual raramente encontrada na ficção científica.A trama de "Duna" é repleta de reviravoltas emocionantes e momentos de suspense, mantendo os leitores cativados do início ao fim. A narrativa é habilmente construída, com um ritmo envolvente que faz com que seja difícil largar o livro.Em resumo, "Duna" é um marco da ficção científica, cujas melhores características incluem seu mundo intricado, personagens cativantes, temas profundos e uma trama emocionante. É uma leitura obrigatória para qualquer amante do gênero e continua a inspirar e fascinar os leitores décadas após sua publicação.

(Existem muitas diferenças do livro pros filmes mais novos, diferenças muito grandes, que embora não estraguem a experiência do filme, deixam a pergunta de pq retiraram tanta coisa)

Eddyhh 23/04/2024

Confuso, mas QUE UNIVERSO FANTÁSTICO
De início foi uma leitura bem difícil de ir pra frente, é uma escrita bem densa com muitas palavras complicadas e muitos nomes ...e tua cabeça da uma ligada...
Mas com o desenrolar o livro fica incrível e vc fica de fato imerso dentros da história, bons plots, vale a pena demais!!

MariBrandão 23/04/2024

Gostei mas não amei
Queria ter gostado mais da leitura....certamente que sim!
Gostei demais do universo, com todos os seus detalhes. Os personagens.
Porém, a narrativa em si, não me prendeu.
Metade de um livro para não acontecer nada, e quando vai, finalmente, acontecer algo....corta....e corta...e corta....parece que tantas coisas importantes viraram meros saltos temporais....foram resumidas no término de um capítulo para o começo de outro...e isso eu não gostei.

Claro que fiquei curiosa para ler mais desse universo, mas não vai ser por agora.

Pietro80 23/04/2024

Minha opinião de Duna.
Até ler duna, eu nunca tinha lido um livro tão grande e ?complexo? como Duna. Você chega nas primeiras páginas e parece que o livro um já é uma continuação e vc está muito perdido. Mas relaxa, continue lendo e logo a história vai pegar no tranco. Em poucos momentos me senti parado e sem ânimo pra ler, mas senti essa parada aí. Eu amei, leria de novo e de novo. Sugiro pra quem quer ler e é os guri!

Guilherme Vechiato 22/04/2024

Um universo fantástico
Eu tive muita dificuldade para iniciar Duna, só consegui seguir em frente na leitura após a terceira tentativa. Tenho problemas com ficção científica, mas insisti e confesso que não me arrependi.
As mais de 600 páginas assustam de início, assim como os termos criados pelo autor, você realmente precisa de um tempo para se adequar a todo esse universo complexo criado por Frank Herbert.
Mas a imersão na mitologia e política dos lugares é quase que instantâneo mesmo as vezes não entendendo 100%. Por ter que explicar bem esse mundo, a primeira metade do livro é bem complexa e cansativa. Mas o desenvolvimento do personagem principal, Paul, ajuda a superar esse processo.
O livro é feito para o Paul, a construção e desenvolvimento de personagem é fantástica. Gosto muito desse arco dele se descobrir como pessoa, evoluir através de uma tragédia, o aceite do que ele precisa ser e lutar para isso, e todos esses acontecimentos envoltos de uma mitologia muito bem criada.
O maior problema do livro é que no fim tudo é muito corrido, tem acontecimentos que você não consegue nem processar, a passagem de tempo é confusa e infelizmente isso atrapalha o livro, pois quando ele fica bom, acaba.
Duna é uma história muito criativa de extrema qualidade com um universo super rico e os personagens são fantásticos. Mesmo tendo algumas dificuldades na leitura, consegui absorver bastante coisa e confesso que quero ler mais sobre esse universo, pelo menos terminar a primeira trilogia.

Henrique 22/04/2024

Duna
EU SOU PAUL MUAD'DIB ATREIDES DA CASA ATREIDES DUQUE DE ARRAKIS, VIDA LONGA AOS GUERREIROS.
Primeiro livro da saga de Duna e que livro sensacional foi esse sério eu já tinha ficado interessado em ler desde que vi o filme 1 lançado lá em 2021 e depois fui ver que os livros eram aclamadissimos assim como o senhor dos anéis então decidi ler em uma LC com alguns amigos que experiência maravilhosa foie essa eu gostei de tudo da ambientação dos personagens da construção de mundo do ritmo e desenvolvimento da história e principalmente do protagonista Paul que embora tenha 15 anos é um personagem diferente de qualquer outro nessa faixa de idade sem entrar em spoiler mas o jeito que o Paul é construído e as decisões que ele toma e como ele vai crescendo ao decorrer das páginas é muito bom de acompanhar eu fiquei rendido por essa história e o último capítulo que foi o maior do livro que teve 60 páginas foi tão bom que eu nem senti que demorou sério tá muito épico o final e depois de ler esse com certeza vou querer ler outros livros de Duna simplesmente esse livro é um leitura que eu precisava e não sabia e se você gosta de livro de fantasia e de ficção científica e de filmes com a pegada espacial recomendo muito a leitura desse primeiro livro tenho certeza que você assim como eu vai gostar muito dessa história que virou uma das minhas favoritas.

Giovana.Mabellini 22/04/2024

TIMOTHÉE CHALAMEEEEET
Esse livro é muito bom, tipo o universo é tipo MUITO BEM CONSTRUÍDO. No começo você não entende nada, mas aí você vai decorando os nomes dos bagui e pronto! Você consegue entender tudo pq é muito bem explicado E VOU AVISAR PRA VCS Q TEM GLOSSÁRIO, PQ EU NAO SABIA E FICAVA BOIANDO ENQUANTO LIA KAKAKAKKAKAKAKA

Os personagens também são super desenvolvidos, todos tem um objetivo e função e aiii... não tenho palavras.

Não dei 5 estrelas pois não sou tão acostumada com ficção-cientifica e também eu estava lendo poucas partes e começou a me cansar porque fiquei muito tempo lendo, e quando fico mais de 2 semanas lendo um livro eu acabo enjoando dele. Mas se eu tivesse dedicado um pouco mais de tempo a ele, eu não iria me arrepender.

Lore 22/04/2024

?Poder e medo. Os instrumentos da arte de governar.?
Esperei alguns dias pra vir fazer essa resenha e conseguir assimilar o que foi esse livro. A vontade de ler surgiu depois que vi o segundo filme, mas confesso que as primeiras 50 páginas foram bem difíceis e eu basicamente não entendia nada.

Passado esse primeiro momento fui sendo conquistada aos poucos, cada vez mais intrigada por essa história. Duna é o tipo de livro que aborda inúmeros assuntos de uma maneira extraordinária e com personagens muito bem desenvolvidos.

Da política a filosofia, do meio ambiente a religião, do profeta a presciência, cada capítulo te faz questionar sobre o mundo e sobre o ser humano. Inclusive, os personagens secundários são a grande maravilha dessas páginas e te ensinam a cada parágrafo, realmente vimos muito mais do que Muad?Dib.

Dou 5 estrelas sem medo nenhum, entrar nesse mundo foi realmente inesquecível. Mas sem esquecer que um enredo desenvolvido a anos atrás sem dúvidas mostra os estigmas daquela sociedade. Temas como a homossexualidade e a importância da mulher na sociedade não me agradaram muito na forma como foram abordados, pelo menos nisso nós já evoluímos muito.

E finalmente, termino esse livro com um dos maiores ensinamentos que Paul e Jessica compartilharam: Onde o medo não estiver mais, nada haverá. somente eu restarei.

Joaoao 21/04/2024

Duna
Legalzinho, mas dava pra ter diminuído essas páginas aí né
Enrolação do caramba, não era mais fácil enrolar um pouquinho só e ir direto pro ponto ?

Byfeferreira 21/04/2024

Ótimo início!
?Duna? já estava na minha lista há bastante tempo para ler, mas resolvi ler depois dos comentários muito positivos a respeito da segunda parte do filme que estreou esse ano.

O início confesso que foi bem complicado, muitos nomes de pessoas e lugares sendo jogados a todo momento na história me deixaram bem confusa e só fui começar a entender mesmo quem eram as pessoas e os lugares a partir do capítulo 10.

Depois que realmente comecei a entender a história fluiu bem mais facilmente e passei a gostar e querer saber mais da história, o que foi muito positivo.

Uma coisa negativa é que achei que faltaram descrições em algumas cenas mais para o final do livro. Algumas cenas importantes parecem que foram cortadas e trazidas de forma editada para o livro, e senti falta de ver mais dessas cenas visto que eram importantes.

No geral, gostei bastante do livro, e quero ler os próximos!!

saasa 21/04/2024

Uau
o livro duna tem um universo de cair o queixo. você lê tudo aquilo e pensa ?como frank herbet teve capacidade de construir tudo isso??. É surreal. Mas também não vou dizer que foi uma leitura fácil e rápida. Demorei cerca de 2 meses pra terminar esse livro e em muitas cenas tive um pouco de preguiça de ler, mas o livro no geral tem um desenvolvimento tão bom que não me impediu de terminar essa obra.

Alice 21/04/2024

Duna é realmente tudo que dizem sobre ele, tão bem escrito e rico em detalhes importantes, a política nem se fala. Só que os personagens são tão perfeitos que acabam sendo falsos, como se fossem parte da decoração, isso acabou prejudicando um pouco a leitura.

William 20/04/2024

Que livro BOM !
Lendo muito por conta dos filmes, mas, que delícia de leitura.

Tem muita coisa que ficou de fora dos filmes como a relação de Paul com Chani e suas consequências; aprofunda bastante na cultura e política dos Fremen.

10/10 - recomendo a todos que gostam de uma boa história de ficção.

Victória 20/04/2024

O poder do deserto
Adiei essa leitura por três anos e ainda bem que escolhi o momento certo para fazê-la.
Afinal, Duna não é um livro fácil e o exemplo mais emblemático disso é o fato da edição possuir um glossário com várias páginas no final.
Mas isso se deve completamente à genialidade e grandeza da obra, que pelo 1 mês e meio que me custou para finalizá-la, me deixou totalmente imersa nas dinâmicas políticas, religiosas, sociais e fantásticas contidas em Arrakis e seu entorno; cada coisinha em Duna é pensada e expandida além das 640 páginas nas quais a história está inserida.
Por anos eu venho procurando um livro que me cause a mesma sensação que As Crônicas de Gelo e Fogo me causaram, e eu diria que Duna definitivamente cumpre esse papel de certa forma, inclusive, muitas coisas que o George RR Martin criou podem ter sido retiradas do Frank Herbert.

No entanto, a principal diferença em relação ASOIAF acontece na fluidez da narrativa. Duna tem vários altos e baixos ao longo do livro, pois uns capítulos são super envolventes enquanto outros bem arrastados. Além disso, a quantidade de termos e conceitos novos, e um certo tom místico e onírico em algumas partes pode dificultar a leitura e deixá-la cansativa.

Por conta disso, acho que o filme do Denis Villeneuve fez um bom trabalho em ir direto ao centro da história sem tirar os pontos principais, pulando os detalhezinhos. Mas pra mim, são esses detalhezinhos que dão a alma pra toda a trajetória do Paul e de Arrakis, então acho que vale muito a pena superar o cansaço das partes arrastadas do livro, e não vejo a hora de fazer uma releitura no futuro.