Duna Saga (eBook)

Duna Saga (eBook) Frank Herbert

Resenhas - Duna

Onibaba0 27/03/2024

?????
700 páginas pra refutar Marília Mendonça e provar que amante tem lar sim!!

Ansiosa pra começar o próximo.

Vinicius39 27/03/2024

Melhor livro de ficção científica fantasia que já li, todas as melhores obras da cultura pop pegam emprestado alguma coisa de Duna.

Clice 27/03/2024

Leitura interessante, abordando vários temas bem atuais. Infelizmente achei a leitura arrastada. Demora um pouco para se familiarizar com os termos e também com a quantidade de personagens e nomes. Definitivamente um universo rico e complexo.

Pedro3370 27/03/2024

Bom livro de ficção científica
Duna é uma saga que parece trabalhar muito com jogos políticos e dinâmicas de poder, muito mais do que com aventuras e ações dos personagens. Achei isso muito bom no livro, mas havia momentos em que quase desisti da leitura, porque já estava cansativo.
Apesar disso, as histórias, os detalhes e a profundidade que é desenvolvida é impressionante. É interessante adentrar esse mundo, conhecer as Casas, entender os planos e as discussões.
Planos dentro de planos, esse parece ser um lema para os personagens. Por mais que você ache que entendeu tudo, sempre tem algo a mais.

suesu 27/03/2024

A "Liberdade" de Arrakis
Conheci Duna pelos filmes, e comecei esse livro já tendo assistido as adaptações feitas pelo Villeneuve, e isso afetou minha experiência positivamente; ler sabendo o que são as bene gesserit, lisan al gaib e vários outros termos do universo facilitou muito a imersão na história; além de conseguir imaginar claramente cenários e situações. Passado o período de adaptação, a história flui lindamente e me vi cativada até o final, e estou mais do que preparada para ler os próximos livros desse universo.

O universo criado pelo autor é tão rico, cheio de nuances e tão profundo, que passado o período de adaptação necessário para se entender o contexto e a história, não dá mais vontade de sair da história.

Os personagens são complexos, com muitas camadas. A evolução de Paul, saindo de um menino para um homem que assumiu a alcunha de um messias salvador de um planeta é uma coisa absurda de se acompanhar. Jéssica é um personagem intrigante, vemos como ela muda e se assusta com as consequências de suas ações, sofre e reprime sentimentos quando necessário.

O livro fala toca em temas interessantes como a manipulação de uma população usando sua fé, vingança, ecologia e é engraçado como passados todos esses anos desde o lançamento todos esses temas continuam atuais. Livro altamente recomendado.

Wellem Nascimento 26/03/2024

MUITO BOM
Cara, que universo genial o Herbert criou!
A trama envolvendo religião, política e até ecologia é perfeita demais, a construção da história, a tensão nas cenas ? praticamente palpável em alguns diálogos ? tudo incrivelmente genial!

O livro é enorme, mas não é enrolado, sempre está acontecendo alguma coisa desde o primeiro capítulo e depois que você se acostuma e entende os termos e o funcionamento das coisas, te prende e não te solta mais! Super recomendo a leitura, 5 estrelas e favoritado fácil.

Nath 26/03/2024

TERMINEI... não achei que esse momento chegaria...
Olha uma das leituras mais difíceis que já fiz, para gostar e entender você tem que entrar de cabeça, demora um pouco, mas depois que se familiariza com os termos e os nomes diferentes criados pelo autor a leitura flui.
O começo (primeiras 200 páginas) é bem introdutório, oq faz o livro ficar bem cansativo, mas depois que a ação começa fui surpreendida com o querer saber mais.
Em comparação com os filmes que amo de paixão, o final principalmente é onde as coisas são bem diferentes, e a linha do tempo é diferente também, mas nn estraga o filme e tb nn diminui o livro, e o que menos gostei no livro foi da Chani, pq ela é sonsa e submissa kkkk, e no filme ela cheia de atitude então foi uma diferença que c
ausou impacto em mim, já o Paul é meio doido no livro, mas acho que faz parte da construção do personagem, oq deixa ele é incrível em ambas as artes!

De Domenico 26/03/2024

Duna
Ler Duna após assistir os filmes se mostrou uma boa decisão, pois todo o desejo que eu tinha de entender mais desse universo, esses personagens, as mensagens, tudo foi realizado nessa leitura.
Isso é dito por todos que leem esse livro, mas Duna é uma obra que nunca deixará de ser relevante, seja por sua exploração de política, religião, e a relação do homem com o seu ambiente; Frank Herbert foi um verdadeiro visionário nas suas análises feitas aqui.
O que favorece o livro é que a história de ficção científica por si só é muito boa. Creio que alguns personagens são um pouco rasos demais, mas o ?worldbuilding? em Duna é simplesmente magnífico e os protagonistas são igualmente cativantes.
Recomendo a todos.

mirandast 26/03/2024

Excelente livro, apesar de complexo
Não é segredo pra ninguém que o universo de Duna é muito complexo. achei o início do livro bem maçante mas a história vale a pena.
Esse primeiro livro é mais uma contextualização do universo de Duna, do cenário político e religioso que envolve a família Atreides, os Harkonnen e os Fremen.
O livro é riquíssimo em conceitos científicos, detalhes sobre os núcleos de poder do universo retratado no livro.
Na minha opinião é um livro que demanda muita atenção na leitura, porque a qualquer momento um detalhe pode te escapar e você se perder na história.
Esperava mais do final do livro, mas gostei muito do jogo feito pelo autor, deixando gostinho de quero mais para a sequência da saga.

Everto 25/03/2024

Não é uma leitura tão pesada quanto dizem
Sinceramente? Uma ótima ficção científica, que tem um fluxo perfeito, constantemente sempre te fisgando de leve para te manter na história

Elvio 25/03/2024

A escrita de Frank Herbert é inigualável, mas o que mais me impressionou, de longe, foi a sua criatividade na criação deste universo. A riqueza de pormenores e detalhes que constroem de forma cuidadosa todos os aspectos de Duna: política, religião, tradições, sentimentos. E tudo isso fazendo o que de melhor se pode esperar de uma ficção científica de qualidade, traçando paralelos com um contexto do mundo real, contextos esses que infelizmente se mostram ainda bastante atuais. O imperialismo das Casas Maiores, a exploração ambiental inescrupulosa, a utilização de crenças para fins políticos e indignos. Herbert certamente se torna um dos meus autores preferidos do gênero, e já estou muitíssimo ansioso pela leitura das continuações de Duna.

Thaisinha 24/03/2024

Minha mais nova obsessão ? foi ótimo ler esse livro depois de ter visto os dois filmes da adaptação do Villeneuve (3x o primeiro e 2x o segundo ?), sinto que de certa forma me ajudou a entender melhor a construção do universo e a visualizar melhor algumas cenas enquanto lia. Apesar das 5 estrelas não achei perfeito, mas era exatamente o que eu queria/precisava ler no momento. Provavelmente vou continuar a série logo logo, virei fã

Henricas14 23/03/2024

"Lisan Al Gaib"
Um clássico pioneiro da ficção científica, o qual apresenta temas ainda atuais, como a importância da ecologia, a crítica à figura messiânica, disputas de figuras políticas e outros assuntos.
Na história, acompanhamos a jornada do jovem Paul Atreides, o sucessor de um importante duque que recebeu recentemente o planeta Arrakis como seu feudo, após uma traição, ele precisa cumprir seu papel como o herói esperado pela professia!

Coquidré 22/03/2024

Um dos melhores livros que já li na minha vida ao lado de tudo escrito pelo Tolkien.

Frank Hebert desenvolve um universo único mas que tem diversos paralelos com o nosso universo e nossas histórias

É um livro que está perto de completar 60 anos e não poderia estar mais atual. Aproveite a estreia da Parte 2 do filme e invista seu tempo nessa leitura. Ela irá te prender e não se arrependerá