Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Gustavo Rodrigues 21/12/2020

E S P E T A C U L A R
Sinceramente, eu não sei nem o que falar desse livro. É um espetáculo, um calhamaço de respeito que não deixa a desejar!

Ao ver a capa você pode achar que é apenas um livro que tratará sobre humanos e vermes em um planeta hostil, mas é MUITO mais que isso.

Uma trama muito bem articulada, extramamente bem construída e desenvolvida, que traz inúmeras informações que convergem pra um mesmo ponto ao longo da leitura. Com muita política, traição, ação, a história vai te envolvendo e te fazendo parte dela.

Ao meu ver o autor utiliza de um artifício muito interessante: não há um herói super bonzinho e carismático. Todos os personagens, até mesmo os que são bons, uma hora ou outra fazem besteira e não são "santificados" demais. É mais ou menos o que também acontece em Game of Trhones, que eu acho que se inspirou em muita coisa de Duna, como já tinham me falado.

É um livro grande, que tem uma leitura relativamente complicada no início, mas que vale a pena demais!! Sem falar que a edição física é espetacular, muito bonita.

Eu já comprei o livro 2 e continuarei a saga com toda certeza. Recomendo sem hesitar.
Juuh 22/12/2020minha estante
Melhor livro que li nesse ano! INCRÍVEL ?

Antunes 22/12/2020minha estante
começo ele em janeiro!!! :)

Lilly 23/12/2020minha estante
Vai ter a leitura coletiva em jan21 no canal do YouTube " Ler antes de morrer". Tô aqui no vou-não-vou e essa sua resenha animou demais à favor!

Cleyton 24/12/2020minha estante
Muito interessante. Agora vou me programar para ler ele em janeiro ou até mesmo no fim desse dezembro.

Cleber 28/12/2020minha estante
Já está na minha lista p 2021, na LC de janeiro

Mary 02/01/2021minha estante
Me deixou com vontade

Elianne.Franchella 13/01/2021minha estante
Oi @Lilly entrei na leitura coletiva e estou gostando do livro. É o meu primeiro de ficção científica, estava receosa, mas valeu me desafiar.

Lilly 13/01/2021minha estante
Oi @Elianne! Obrigada pela força! Comprei o livro, mas estamos no dia 13 e ainda não comecei... Ainda estou com muitos livros em aberto e o mês está voando :/

Cleyton 14/01/2021minha estante
Eu já comecei e estou achando um barato o livro. Estou nos primeiros capítulos. O autor gera um ar de expectativa muito bom e ele dá algumas doses de informação e dá margem para a imaginação do leitor.

Hoax_ 15/01/2021minha estante
Estou contando os dias pra chegar o meu livro mas a Leitura vai ficar para fevereiro.

Fred 18/01/2021minha estante
Só livrão por aqui ??

Durval 22/01/2021minha estante
Não é chamado de uma das maiores ficções científicas sem motivo, duna é perfeito, nada mais a declarar

Adriana Garcia 04/02/2021minha estante
Confesso que fiquei curiosa com sua descrição. Vou ler.??

Kacio 12/05/2021minha estante
Livro maravilhoso, uma mistura de Star Wars com game of thrones, mas, com a mais alta qualidade. Não é atoa que ambas beberam da fonte de duna!

Lucas.Melo 30/05/2021minha estante
O maior livro que já li
o segundo livro que estou lendo desde a meu começo da pratica de leitura, e amei!
sugiro para que leiam, espero que o resto da saga continue no mesmo patamar???

Joca 09/09/2021minha estante
Incrível,o pai da ficção científica.
Tô doido pra estreia do filme,o elenco recheado me deixou animado

Jorge 23/03/2010

Duna
O tema do escolhido permeia a cultura e a literatura ocidentais, pelo menos, desde a ascensão do cristianismo. Diferentemente do conceito oriental de avatar, o escolhido não é uma mera encarnação da divindade. Ao contrário, tem necessariamente um lado humano que está em conflito com o destino que lhe é imposto. A dúvida e a incerteza sempre assombram o escolhido, e uma hesitação sua pode implicar a diferença entre a perdição da humanidade ou a sua redenção.

O tema do escolhido é transportado para um futuro distante na obra de Frank Herbert. Um futuro em que a civilização humana, ao espalhar-se pela galáxia, passa a depender de um único produto: o tempero geriátrico. Uma analogia possível seria a dependência que a nossa civilização tem do petróleo. Mas é ainda mais produnda: não só as viagens espaciais dependem do tempero mas, também, a própria extensão da vida humana requer o consumo rotineiro da substância. E se o consumo é interrompido, há uma crise de abstinência que pode matar o usuário. O que torna a questão ainda mais delicada é que o tempero geriátrico é encontrado em apenas um planeta conhecido: o árido mundo de Arrakis, ou Duna. Por isso, quem controla Arrakis controla a produção do tempero, e quem controla a produção do tempero, controla a civilização humana.

É neste pano de fundo que se desenvolve a história de Paul Atreides. O pai de Paul, Leto, é o Duque do Planeta Caladan. Já no início do livro recebe uma ordem do Imperador para que deixe Caladan e passe administrar Arrakis, em substituição a casa Harkonnen. É possível antever desde logo que algo de nebuloso paira sobre a questão e que grandes riscos esperam os Atreides em Arrakis. O livro passa girar então em torno de dois pilares fundamentais: a intriga política e o confronto dos Atreides com o ambiente hostil e exótico de Arrakis.

Frank Herbert costura estas duas facetas de forma harmoniosa. Apesar do aspecto hostil, o mundo de Arrakis e seus habitantes, os fremen, fascinam o leitor pelo seu exotismo. E quando Paul é forçado a mergulhar neste universo único, vai se defrontar com uma antiga profecia da gente do deserto e compreender seu próprio papel em sua realização.

Nesta pequena análise fui forçado e simplificar (e muito) as sutilezas do enredo. Aliás, este talvez seja o melhor adjetivo para descrever Duna: sutil. Seja na descrição do mundo, seja na construção dos personagens, Frank Herbert costura um romance que encanta por sua riqueza de detalhes. A saga de Paul Atreides suga a atenção do leitor desde o início e isto se deve em grande medida ao caráter convincente do universo em que ela se passa. Trata-se, sem dúvida, de um clássico da Ficção Científica e da Fantasia que precisa ser lido por todos os fãs do gênero.
Ed 09/09/2015minha estante
Depois da sua resenha e preciso urgente desse livro. Muito obrigada.

Tuka 13/09/2016minha estante
Comprei, estou esperando chegar, e agora ansioso pela sua resenha!

Ulisses 15/05/2017minha estante
Suas resenhas de FC são ótimas !

Marcos.Ferreira 04/04/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler esta obra.

Ed Goularth 21/04/2020minha estante
Essa parte da resenha que fala do escolhido no deserto me lembrou A roda do tempo, será que Robert Jordan também bebeu em Duna

Temujjin 20/05/2020minha estante
Que livro fantástico, bora ler a sequência...

Ed Goularth 24/09/2020minha estante
Acho a parte do barão muito caricata e patética, não é um vilão a altura dos atreides

Capitu 02/10/2020minha estante
Melhor resenha que li ??

Belaciel 06/10/2020minha estante
Vou resenha me deixou encantada pela história. Estou com muita vontade de ler o livro agora!

Fábio M. Pacheco 13/10/2020minha estante
É impressionante a complexidade da história de Duna. De fato, seu valor literário é atemporal. É o autor é um gênio criativo. Sem dúvida, um ótimo livro.

Pam 20/02/2021

"Não há tempestade, criatura ou condição capaz de nos deter."
Como começar a falar de Duna? É um livro que eu nem sei como escrever direito essa resenha, você precisa ler pra sentir! Então fica aqui desde já a minha recomendação. Fãs de ficção científica e/ou alta fantasia, essa é uma leitura necessária!
As primeiras páginas do livro, pra mim, foram muito difíceis de se ler, porque somos introduzidos num universo com uma mitologia muito única e rica, e já temos uma história com uma política muito forte andando, então o leitor demora um pouco até se "localizar" na história, mas quando isso acontece, a leitura flui perfeitamente e você fica totalmente imerso nas intrigas as quais fomos apresentados. Falando nas intrigas, preciso mencionar isso especialmente, porque foi algo que me surpreendeu: MUITAS coisas surpreendentes acontecem DO NADA. Eu li sem saber nenhum spoiler, então, eu li tudo sedenta pelos desfechos e o Frank não deixou a desejar: ele entrega rápido os "resultados", e quando você acha que as surpresas se esgotaram, sempre tem algo novo para acelerar a história.
Falando um pouco das intrigas políticas, gostei como elas são presentes no livro (provavelmente é a coisa mais presente). A mistura disso tudo com os elementos "sobrenaturais" do universo deixam tudo muito mais real e cativante. E, claro, falando de Duna, acho que não dá pra não falar de ÁGUA. Passamos a viver, junto dos personagens, num mundo em que água é o bem mais precioso, e aí vemos o valor desse recurso. O quão distante estamos de viver assim? Dá até um medo e agonia. Nos momentos mais críticos, eu sentia até sede lendo.
Eu achei os personagens simplesmente maravilhosos. O Paul é um personagem que me deixava curiosa e envolvida o tempo todo, sempre me peguei curiosa pra ver do que ele é capaz, o quão longe ele pode ir. Lady Jessica (provavelmente a minha favorita) se tornou, pra mim, um símbolo de sabedoria e poder, é fenomenal vê-la agindo. Na verdade, é incrível ver todos os Astreides agindo sob pressão. O que os motiva? Que decisão vão tomar agora?
Apesar de ter sido uma leitura intensa e, sinceramente, as vezes cansativa, vale o esforço. Duna me envolveu muito e foi uma experiência única.

Shirley 20/02/2021minha estante
Quero muito ler Messias pra saber mais sobre Alia. Essa é outra personagem que me despertou bastante interesse!

Lari 20/02/2021minha estante
gostei da sua resenha, eu tava em dúvida se colocava esse livro na lista para ler ou não e depois de ler sua resenha fiquei mais decidida a conhecer a obra :)

Pam 21/02/2021minha estante
ai, lari, q bom q te motivou ?? dê uma chance sim! ele as vezes é difícil por ser mto denso, ainda mais no começo, mas dps vc se acostuma e fica ótimo.

Pam 21/02/2021minha estante
shirley, tbm me interessei mto por ela! achei uma personagem tão diferente...? jamais imaginei uma criança assim kkk tbm quero mto ler esse livro, só vou dar um tempo pra "absorver" duna, mas espero ler dps.

Francyelen 21/02/2021minha estante
Interessante!!!

Gaby 23/02/2021minha estante
Uau, agora estou mega interessada em ler esse livro...Ja tinha visto mta gente falar sobre mas a sua resenha definitivamente me conquistou???

Pam 25/02/2021minha estante
que bom, Gaby ?? fico feliz! leia sim, é mt mt bom.

Pedro.Farinha 28/04/2021

SORTEIO
O começo de Duna é marcado pela grande quantidade de informações. As descrições e terminologias, caracterizadas por uma linguagem extraordinária, parecem não ter fim. É preciso ter um QI de 250 para entender tudo na primeira leitura. O que não aconteceu comigo.
Um ponto forte do livro é que os personagens são complexos e vivos. Vale a pena destacar Paul. Ele é o personagem mais interessante do livro e passa por transformações na sua turbulenta jornada heróica.
A trama política é espetacular. Muito bem desenvolvida e com cada personagem possuindo ambições bem trabalhadas.
O livro também contém um plot twist inesperado, o que melhora a história.
Um ponto negativo é o excesso de descrições sobre a natureza, algo que torna o livro cansativo e sem fim, comprometendo a diversão.
Fora isso, Duna é uma leitura obrigatória para os amantes de ficção científica. É um universo riquíssimo, descrito em uma linguagem grandiosa, onde o leitor não precisa entender cada detalhe para usufruir do entretenimento.

O sorteio desse livro será realizado no domingo. Comente uma ? e siga meu Skoob para participar. Uma ? por pessoa.
Lucas Of Woods Beyond 28/04/2021minha estante

Manu_Mayu 28/04/2021minha estante

Isa 28/04/2021minha estante

lotta ð  28/04/2021minha estante

Chris 28/04/2021minha estante
? aff o livro que eu mais queria hahahahaa

Ana julia 28/04/2021minha estante

Nascimento 30/04/2021minha estante

Helo 30/04/2021minha estante

Mihh 30/04/2021minha estante

Gustavo Vilas Boas 30/04/2021minha estante
? Quero muito esse livro!

Nathalia.Ramos 30/04/2021minha estante

mii 02/05/2021minha estante

Ranny 02/05/2021minha estante

Clara 02/05/2021minha estante

Pedro.Farinha 02/05/2021minha estante
O número sorteado foi o 37. O vencedor é Francisco M!! Obrigado a todos que participaram.

Libreria.Sputnik 02/05/2021minha estante
????????

Marcelo.Furtado 03/05/2021minha estante
???

mii 03/05/2021minha estante
???

Lilian.Kelly 03/05/2021minha estante
Parabéns, Francisco! Abraço a todos!

Taísa 15/05/2021minha estante

FranciscoM 28/05/2021minha estante
Meus amigos, acabei de receber o livro Duna por este sorteio do Pedro Farinha.
Ele foi muito atencioso em todo o monitoramento do livro até chegar em minhas mãos. Capa Dura. Livro novíssimo.
Obrigado Pedro por este sorteio e incentivo à leitura!
Continuo seguindo seus comentários e seus livros.

Vih 28/05/2021minha estante
Parabéns

Edu 29/05/2021minha estante

biavillar 21/02/2021

calma deixa eu explicar, eu amei a história e tô EXTREMAMENTE ansiosa pro filme, mas não conseguiu me prender, sabe? eu demorei umas 3 semanas pra ler isso, não me lembro de quase nada e foi uma leitura totalmente arrastada para
sobre esse tipo de livro eu prefiro ver o filme porque eu consigo entender melhor, então se você gosta desse estilo eu recomendo!! mas não consegui ler direito :(

Roberta 18/05/2021

Queria envia meu irmão numa viagem so de ida pra Duna
Amo, amo e amo esse livro com todas as minhas forças.
Duna esta situado em um planeta deserto chamado Arrakis que é a única fonte da substância mais valiosa do universo, "Duna" é um livro épico de traição política, ecológico e libertação messiânica. Um dos melhores romances de ficção científica e fantasia, possui um universo complexo e totalmente realizado. Situado a mais de vinte mil anos no futuro, o livro enfoca a batalha para controlar Arrakis, a fonte da melange, ou especiaria, uma substância viciante que prolonga a vida e, em alguns casos, dá ao usuário vislumbres do futuro. Especiaria também é essencial para viagens interestelares, permitindo que os pilotos de espaçonaves olhem através de grandes distâncias para traçar seus cursos. Imagine uma substância com o valor mundial combinado de cocaína e petróleo e você terá uma ideia do poder da especiaria. Hahah.

Existem dois temas principais que Herbert explora ao longo do romance: ecologia e religião. Ao utilizar o mesmo cenário para ambos os temas, ele evitou que um romance já longo se tornasse um tomo pesado. Não é surpreendente que o autor faça de Arrakis (o planeta deserto que serve como cenário principal) um organismo vivo que respira, completo com criaturas simples, como ratos do deserto, até as aterrorizantes, mas inspiradoras, representações dos grandes vermes.

Herbert usa os Fremen, uma sociedade tribal de estilo beduíno para ilustrar a justaposição entre o desejo dos humanos de controlar o meio ambiente para seu próprio benefício e a necessidade de preservar o meio ambiente que mantém sua cultura. E é essa cultura anacrônica dos Fremen que cultivou seus próprios mitos messiânicos.
É tanta coisa que eu queria destacar, mas destesto me alongar, então, para finalizar, digo apenas: Esse livro é um FENÔMENO.

!
Rebeca 18/05/2021minha estante
Kkkklkkkkkkkk amo ler suas resenhas

Lari_Marcondi 18/05/2021minha estante
AMooooooo esse livro

Star 18/05/2021minha estante
Pq vc quer manda seu irmão pra Duna? Hahahaha maldade

Roberta 18/05/2021minha estante
Hahahaha ele passa quase 1 hora no chuveiro e isso é pq ele toma uns 3 banho por dia. Em DUNA isso seria pior que assassinato.

Francisco S. Oliveira 19/05/2021minha estante
Amo esse livro, eu li esse ano e amei?

Matheus Mf 19/05/2021minha estante
Coitado do seu irmão kkkkkkk

Roberta 19/05/2021minha estante
Kk?kkkkkkk coitado nada.

Clio 08/09/2011

Duna - Análise do Sistema
Falando sobre o primeiro livro, podemos defini-lo como Queda e Formação de uma nova Dinastia. Embora alguns notem que a Casa Atreide - a família responsável pelo foco narrativo - traz uma nova ordem ao império, não é esse o objetivo do livro.

Herbert, em Duna, conta a transformação da figura do Imperador-Conquistador para o Imperador-Deus. Essencialmente, temos a formação de uma teocracia.

Esse prólogo, o livro todo poderia ser definido como o prólogo da hexalogia, começa demonstrando como a expansão de um império que abarca a galáxia só poderia ser realizado através de uma forte concentração de poder. Na visão do autor, nada melhor do que uma teocracia monoteísta.

Pela visão de Paul Atreide, temos as lutas pelo poder entre os diferentes estamentos e como tal é responsável pelas mudanças políticas, econômicas e sociais. Os grupos sacerdotais, a nobreza e mesmo a população, cruamente exposta como massa de manobra, tem suas relações descritas para formar o panorama histórico.

Por si só, Duna já é um maravilhoso livro de aventuras, mas esse cuidado especial com a estruturação analítica do universo o põe, sem dúvida alguma, como um dos melhores livros do gênero.

No campo da ficção científica, a única obra similar nesse aspecto que me ocorre é a série Fundação, de Isaac Asimov.
Rubens.Memari 03/04/2021minha estante
Li esse livro uns bons anos atrás, gostei tanto que li todos da série.

Murilo sibim 13/08/2021

Livro incrível, ambientação sensacional, história muito bem amarrada, personagens cativantes que até parecem ser pessoas de verdade, muitos momentos de ação que deixam o leitor imerso na história que é quase impossível parar de ler!

Melhor leitura feita no ano até agora!

Ansioso para ler a continuação dessa obra prima!
Nanna 13/08/2021minha estante
Esse realmente é muito bom!!!

Juuh 13/08/2021minha estante
Que maravilha, mais um fã de Duna haha

Kety 08/10/2020

Simplesmente maravilhada com Duna!
Acho que eu nem tenho QI pra discutir esse livro da forma como ele merece, então, vou fazer uns comentários breves, pq preciso falar sobre Duna! Hahaha

Meu irmão e minha cunhada compraram e já me emprestaram o livro, logo, não podia contar com a opinião deles. Depois, meu irmão me mostrou o trailer do remake que conta com uma produção especial, né (direção, TRILHA SONORA, elenco, etc)! Só me restou aceitar meu destino e começar a leitura, sem saber exatamente o que esperar (não quis procurar muito além com medo de spoilers hahaha).

Ok, comecei a leitura e senti que precisei de um momento pra me habituar aos termos diferentes, mas acho compreensível, considerando que não vi o dicionário no fim do livrooo! Tô com raiva de mim mesma até agora!

Superado aquele momento e depois de digerir a história como um todo: QUE LIVRO! Que leitura rica e que universooo!!!

Honestamente, é um livro de 680 páginas (contando com os apêndices e o capítulo de terminologias do Imperium. A história em si tem 620 páginas). É um livro de conteúdo denso, sim, mas não é cansativo (pelo contrário, é instigante).

Fiquei apaixonada pela evolução dos personagens e pela passagem dos acontecimentos que são retratadas de uma maneira precisa, e a impressão que tive é que o autor narrou com (muita) paciência. Eu senti como se estivesse lá em Arrakis, enfrentando aquele oceano de areia junto com Paul e Jéssica!

A ligação entre a política e a religião tomou um rumo inesperado de certa forma pra mim. Honestamente, eu não li muitos livros com essa temática, mas quando a gente pensa nessas duas coisas, acho que muitas pessoas automaticamente pensam "não misture", né? Portanto, sinto que meu cérebro rejeitou essa possibilidade bem prematuramente.

Eu não esperava que o Paul se tornasse realmente um líder RELIGIOSO. O amadurecimento dele foi surpreendente, mas não esperava TANTO. Então, fiquei chocada com o plot twist e mais chocada ainda com o Paul que o narrador nos apresenta no final.

Acho que eu fiquei tão imersa no conflito interno dele e também na maneira como ele desejava evitar o jihad que quando eu abri os olhos já tinha uma frota espacial acima de Arrakis só esperando sinal positivo... Hahahaha

ENFIM, Duna foi uma leitura totalmente inesperada! Não fazia parte da minha lista e eu nem sabia que existia (shame on me, btw). Foi uma das minhas melhores experiências literárias de 2020 e eu definitivamente pretendo dar continuidade a essa saga e me aprofundar nesse universo incrível!!

PS: Preciso enaltecer a edição da Aleph que tem uma ilustração maravilhosa de capa dura e a formação do texto é super agradável! Tem conteúdo? Tem! Mas também fica lindo na estante! Hahahaha
Ellen 08/10/2020minha estante
Li há muitos anos e também fiquei maravilhada com a narrativa e os personagens.
Fizeram um filme sobre "Duna" e foi frustrante.

Henrique Bertonne 08/10/2020minha estante
quero ler !

Kety 08/10/2020minha estante
Se tudo der certo, esse remake vai arrasar! Duvido que seja tão abrangente, né, tem coisas que só os livros passam pra nós, mas ainda assim tenho esperanças pro filme!! Hahaha

Kety 08/10/2020minha estante
E, leia, Rique!! Hehehe (agora começa o trabalho de indicar do livro pra todos ?)

Ellen 08/10/2020minha estante
Não sabia do remake. Acho que uma série seria mais abrangente, né?

Kety 08/10/2020minha estante
Verdade, nem tinha pensado nisso! Ainda mais hoje em dia que as séries tem qualidade tão boa quanto dos filmes!

Torby Frosty 08/10/2020minha estante
Otima resenha, deu mais vontade ainda de ler ?

Eu estava emocionada quando escrevi! Mas leia logo também!! Hahahahha

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
\o/

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
Parabéns, fico muito feliZ que tu gostou, se quiser conversar mais sobre Duna pode me chamar...???

Nifrido 23/07/2021

Esperava mais
Por tudo que me falaram desse livro, acho que acabei esperando demais por coisas épicas que se dão em no máximo umas cinco partes do livro. O resto é ?politicagem?, para, no fim, as coisas serem feitas por planos traiçoeiros ou lutas bárbaras que acabam esquecendo a diplomacia.

É divertido, mas me senti, em muitas partes, perdido no deserto de Arrakis, enquanto a história corria de uma maneira não prazerosa pra mim.

Krishna 30/01/2021

Um árido clássico da ficção científica
Essa é uma narrativa épica sobre uma violenta disputa política envolvendo algumas das poderosas dinastias que constituem o Imperium.

Num universo que já passou por uma guerra contra as máquinas que fez com que os computadores fossem proibidos, pessoas com habilidades especiais são treinados para serem verdadeiros processadores de dados humanos. O planeta Arrakis, que por suas extensas áreas desérticas também é chamado de Duna, é o único local do universo onde se encontra o enigmático mineral mélange, comumente conhecido por "especiaria". Além de servir como droga recreacional e narcótico leve, a especiaria tem o efeito de expandir a mente humana, fornecendo poderes de presciência e visões proféticas. Sem contar com máquinas para traçar as rotas das viagens espaciais, os pilotos da Guilda (empresa de trasportes e monitoramento por satélites) dependem da especiaria para voar. Sem ela, as viagens espaciais estariam condenadas, as pessoas estariam confinadas aos seus planetas natais e o império não existiria. Isso torna o mélange a substância mais preciosa da galáxia.

O leitor é introduzido à trama no momento em que o Duque Leto Atreides recebe do Imperador a dúbia tarefa de administrar o planeta Arrakis. Se, por um lado, isso lhe garante o privilégio de explorar a cobiçada especiaria, por outro lado coloca-o na difícil posição de viver num planeta desértico e de ter que confrontar os inimigos históricos de sua família, a dinastia Harkonnen, liderada pelo maquiavélico Barão Vladimir.

Na maioria dos aspectos, Duna mostra muito mais afinidade com narrativas épicas medievais como O Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos do que com as odisseias espaciais e histórias de robôs que pontilharam a ficção científica das décadas de 1950 e 1960. A diferença é que, aqui, temos vermes gigantes no lugar de dragões e o cenário é um outro planeta, em vez de um mundo ficcional muito parecido com a própria Terra.

Assim como deixou de lado todo o aparato tecnológico praticamente obrigatório ao seu gênero, o autor trouxe características mais humanas em Duna. Escrito em meio ao movimento hippie, o livro descreve o uso de entorpecentes e explora bastante o tema espiritual. Pelo vigor da sua narrativa, Duna se estabeleceu como clássico da ficção científica e influenciou um sem número de obras posteriores, não apenas na literatura mas também no cinema, em filmes como Star Wars, Blade Runner e Alien.

A escassez de personagens femininas nesse romance de cavalaria é compensada pelo poder que as mulheres Bene Gesserit têm de manipular a política, a genética e o destino de povos inteiros. Compondo uma irmandade disfarçada de seita religiosa, muitas vezes chamadas de bruxas por contarem com algumas habilidades como a de controlar pessoas através da Voz, essas mulheres são na verdade exímias nas artes da política, administração, diplomacia e domínio de línguas. Entre suas maquinações estão o melhoramento genético, com casamentos arranjados e planos para preservar ou extinguir toda uma linhagem, reforçando as características desejadas ou necessárias para seus próprios desígnios.

O livro trata de temas relevantes como a escassez de recursos naturais finitos, ambientalismo, monopólio da exploração de recursos e da prestação de serviços, impactos da monocultura, totalitarismo político, fundamentalismo religioso, lideranças messiânicas, drogas, contracultura e outros com tanta atualidade como se tivesse sido escrito ontem mesmo. A discussão acerca da especulação sobre o valor da especiaria (quem produz, quem vende, quem armazena, o que define os preços, etc.) está fazendo um claro paralelo com a situação do petróleo na Terra.

A chave de todo o enredo está em torno da questão se Paul é o predestinado para comandar uma revolução que irá mudar Duna, como arquitetado pelas Bene Gesserit, ou se ele deve rejeitar o seu "destino" e seu treinamento, contrariando a vontade da própria mãe, para evitar uma desastrosa guerra religiosa que se expõe como provável desdobramento de seus atos.

Esse não é um livro de ação. O poder da obra reside na profundidade dos diálogos, onde o leitor precisa estar muito mais atento ao que não é dito, ao que permanece apenas nas entrelinhas e nos pensamentos, do que naquilo que é realmente falado.

Juuh 21/12/2020

Perfeito!
Eu não tenho palavras pra esse livro, só consigo sentir amor... Ainda estou processando tudo o que li, mas posso afirmar que o universo que o autor criou é esplêndido e totalmente à frente do seu tempo.
Que história, que universo, personagens incríveis e muito bem construídos, o final não deixa pontas soltas, tudo muito bem desenvolvido, e o autor conseguiu construir um final digno, e eu não consigo imaginar maneira melhor de finalizá-lo.

Eu estou me sentindo órfã desse livro, que saudade dos personagens e desse universo.

Sem dúvida alguma o favorito do ano, e um dos favoritos da vida! Sinto que será difícil encontrar um livro tão bom quanto.

Leiam, leiam, leiam!
Kety 21/12/2020minha estante
Sim, esse livro é perfeito!!! ?

Juuh 21/12/2020minha estante
Demaaaais!

Cadu.Lacerd 21/12/2020minha estante
Quero muito ler ;)

Tuler 21/12/2020minha estante
Quero muito ler ??

Will 05/04/2021

Extraordinário
É sensacional como Frank Herbert conseguiu unir ficção científica, política, ecologia, religião e um pouco de fantasia numa história sensacional. Tudo funciona perfeitamente e me deixou com vontade de ler mais a cada fim de capítulo. O começo pode ser difícil por ter muitos termos diferentes e pouca explicação mais aprofundada, mas enquanto tudo foi se desenvolvendo me acostumei a todos os termos e tudo fluiu perfeitamente. A história é complexa, mas é executada com excelência, sem deixar nada arrastado, entediante ou mal explicado, os personagens são muito bem desenvolvidos e é bem fácil entender as motivações de todos eles. Enfim, um livro que me empolgou do começo ao fim, me emocionei, me apaguei e me senti imerso nesse universo riquíssimo construído, é simplesmente perfeito e me deixa mais animado ainda para as continuações. Recomendo para todo mundo, sendo fã de Ficção Científica ou não.
Eduarda Maria 05/04/2021minha estante
Eu nunca senti tanta sede lendo um livro.

Will 05/04/2021minha estante
Exatamente KKKKKK, o jeito que a água é tratada dá até uma aflição

Eduarda Maria 05/04/2021minha estante
Você demorou para terminar? Porque eu lia um capítulo por dia.

Will 05/04/2021minha estante
Ah eu li rápido até, alguns dias li umas 100 páginas, terminei em 12 dias, por aí, não conseguia parar de pensar no livro e acabei me empolgando

Eduarda Maria 05/04/2021minha estante
Acho que meu erro foi consultar sempre as explicações nas últimas páginas, eu queria ENTENDER, sem deixar nada.

Will 05/04/2021minha estante
No começo eu consultei bastante pra não ficar muito perdido, mas depois fui indo pra entender só pelo contexto mesmo e até os personagens passaram a explicar melhor, então foi tranquilo

Eduarda Maria 05/04/2021minha estante
Ah sim, o ruim é que quando você volta se perde um pouco. Seu método funciona mais.

Wanderson.Trindade 01/04/2021

Maravilhoso
Confeço que no começo da leitura me perdi várias vezes com as terminologias usadas, isso quase me fez desistir pois tornava a leitura cansativa ao ter que ficar consultando o apêndice.
Mas continuei a ler, com o tempo acabei me acostumando e isso fez com que a imersão da história fosse ainda maior. Página por página, fiquei cada vez mais encantado em como o autor conseguiu inserir política, religião e ecologia de uma forma que faz você querer aprender ainda mais sobre este universo.
É como se você acreditasse que tudo aquilo realmente existirá, e você está tendo um vislumbre do futuro. Uma leitura extremamente satisfatória e quando chega a última página, você sente um vazio e pensa que nunca lerá algo tão bom quanto.
Recomendo de mais para qualquer amante de ficção científica ou a qualquer apreciador de uma boa história.
Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Comprei em ebook, tô pensando em ler com o Geefe, mas confesso que tenho um pouco de receio

Wanderson.Trindade 01/04/2021minha estante
Não tenha, você sairá encanta com a história. Isso lhe garanto.

Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Valeu

Ronaldo 10/05/2021minha estante
Estou no meio do livro, mas estou achando excelente! Ansioso para ver o filme que será lançado em outubro.

Fran Ferreira 10/05/2021minha estante
Obrigada Ronaldo. Leitura Coletiva já não dá mais, agora vou ler perto de lançar o filme.

Ronaldo 11/05/2021minha estante
Fran, quando peguei o livro físico pra ler me assustei com o tamanho (650 páginas). Mas depois que a gente começa não quer parar. E ainda tem mais 5 livros da série...

Juuuu 21/08/2021minha estante
Qual a classificação de idade desse livro?

Fran Ferreira 21/08/2021minha estante
Vou ver em um grupo que participo se alguém sabe, e te falo.

Giovanna 11/10/2020

A mais pura ficção científica
/// "Um dia os homens entregaram a própria razão às maquinas, esperando que isso os libertasse. Mas só se deixaram escravizar por outros homens com máquinas." - Frank Herbert, Duna ///

Foi difícil decidir qual nota dar. Quem sou eu pra julgar esse clássico? Estava pensando em 4 ou 4.5 estrelas porque não me apaixonei pela história, sinto que logo irei esquecer os detalhes do enredo (coisa que não aconteceu, por exemplo, nos meus primeiros e maravilhosos contatos com temas de ficção científica em O Fim Da Infância e Laranja Mecânica) e também não fiquei muito interessada em ler os próximos livros desse universo. A história do primeiro livro tem começo, meio e fim, então não se preocupem em achar que é extremamente necessário conhecer as continuações.

Durante a leitura foi impossível não me deixar influenciar por todas as obras que eu já tinha lido e dá para perceber muito nitidamente o IMPACTO que Duna teve. Com discussões políticas, filosóficas e religiosas, o autor Frank Herbert criou um complexo universo e apresentou elementos que foram desenvolvidos por todos os seus sucessores da ficção científica (e de outros gêneros também). Inclusive, já que mencionei O Fim da Infância, na versão que li há uma citação na contracapa do próprio Arthur C. Clarke dizendo que, além de O Senhor Dos Anéis, não conhece mais nada que se compare a Duna.

/// "Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento torna-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais." - Frank Herbert, Duna ///

É surpreendente como Duna serve (até hoje!) como inspiração para inúmeras outras obras de sucesso. Enfim, depois de muito pensar em como avaliar o livro, decidi ir pelo caminho mais seguro e dar logo 5 estrelas de uma vez para depois eu não sentir que fui injusta com a magnitude histórica de Duna.

/// "A mente comanda o corpo, e ele a obedece. A mente dá uma ordem a si mesma e encontra resistência." - Frank Herbert, Duna ///