Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Gustavo Rodrigues 21/12/2020

E S P E T A C U L A R
Sinceramente, eu não sei nem o que falar desse livro. É um espetáculo, um calhamaço de respeito que não deixa a desejar!

Ao ver a capa você pode achar que é apenas um livro que tratará sobre humanos e vermes em um planeta hostil, mas é MUITO mais que isso.

Uma trama muito bem articulada, extramamente bem construída e desenvolvida, que traz inúmeras informações que convergem pra um mesmo ponto ao longo da leitura. Com muita política, traição, ação, a história vai te envolvendo e te fazendo parte dela.

Ao meu ver o autor utiliza de um artifício muito interessante: não há um herói super bonzinho e carismático. Todos os personagens, até mesmo os que são bons, uma hora ou outra fazem besteira e não são "santificados" demais. É mais ou menos o que também acontece em Game of Trhones, que eu acho que se inspirou em muita coisa de Duna, como já tinham me falado.

É um livro grande, que tem uma leitura relativamente complicada no início, mas que vale a pena demais!! Sem falar que a edição física é espetacular, muito bonita.

Eu já comprei o livro 2 e continuarei a saga com toda certeza. Recomendo sem hesitar.
Juliane Raquel 22/12/2020minha estante
Melhor livro que li nesse ano! INCRÍVEL ?

Antunes 22/12/2020minha estante
começo ele em janeiro!!! :)

Lilly 23/12/2020minha estante
Vai ter a leitura coletiva em jan21 no canal do YouTube " Ler antes de morrer". Tô aqui no vou-não-vou e essa sua resenha animou demais à favor!

Cleyton 24/12/2020minha estante
Muito interessante. Agora vou me programar para ler ele em janeiro ou até mesmo no fim desse dezembro.

Cleber 28/12/2020minha estante
Já está na minha lista p 2021, na LC de janeiro

Mary 02/01/2021minha estante
Me deixou com vontade

Elianne.Franchella 13/01/2021minha estante
Oi @Lilly entrei na leitura coletiva e estou gostando do livro. É o meu primeiro de ficção científica, estava receosa, mas valeu me desafiar.

Lilly 13/01/2021minha estante
Oi @Elianne! Obrigada pela força! Comprei o livro, mas estamos no dia 13 e ainda não comecei... Ainda estou com muitos livros em aberto e o mês está voando :/

Cleyton 14/01/2021minha estante
Eu já comecei e estou achando um barato o livro. Estou nos primeiros capítulos. O autor gera um ar de expectativa muito bom e ele dá algumas doses de informação e dá margem para a imaginação do leitor.

Hoax_ 15/01/2021minha estante
Estou contando os dias pra chegar o meu livro mas a Leitura vai ficar para fevereiro.

Durval 22/01/2021minha estante
Não é chamado de uma das maiores ficções científicas sem motivo, duna é perfeito, nada mais a declarar

Adriana Garcia 04/02/2021minha estante
Confesso que fiquei curiosa com sua descrição. Vou ler.??

Kacio 12/05/2021minha estante
Livro maravilhoso, uma mistura de Star Wars com game of thrones, mas, com a mais alta qualidade. Não é atoa que ambas beberam da fonte de duna!

Lucas.Melo 30/05/2021minha estante
O maior livro que já li
o segundo livro que estou lendo desde a meu começo da pratica de leitura, e amei!
sugiro para que leiam, espero que o resto da saga continue no mesmo patamar???

Joca 09/09/2021minha estante
Incrível,o pai da ficção científica.
Tô doido pra estreia do filme,o elenco recheado me deixou animado

Gii Archeron 30/09/2021minha estante
Vou comprar !!! Meu bolso que lute

Mari.Sawczuk 12/10/2021minha estante
A leitura desse livro deveria ser obrigatória. A profundidade da história e a riqueza de detalhes são cativantes.

Mari.Sawczuk 12/10/2021minha estante

thay 06/11/2021minha estante
qual classificação ????

Brandajulise 30/11/2021minha estante
Acho que 12 ou 14 anos por aí

Geovanna.Laura 19/12/2021minha estante
Que livro incrível! Um dos melhores que já tive a oportunidade de ler

Cleyton 24/12/2021minha estante
Achei Duna incrível também. Grande história, um belo semi mundo inventado, a trama é excelente e o enredo como um todo também. Achei que o meio do livro ficou cansativo e acabou deixando de construir mais a história. A formação do Paul mais maduro no deserto acaba sendo bem longo. Acredito que poderia-se explorar mais os próprios elementos criados do livro, como a guerra do universo, o pseudo extermínio dos humanos e os recursos visados.

Lala 27/12/2021minha estante
Sensacional! Cheguei em uma parte do livro onde só consigo dizer, MEU DEUS!!

Duda Reis 02/02/2022minha estante
Ah mds, eu tô lendo, é só quero saber quando começa o romance

Eduarda.Teixeira 10/02/2022minha estante
Como vcs conseguem ler esses livros por esse app?

Eduarda.Teixeira 10/02/2022minha estante
Como vcs conseguem ler esses livros por esse app?

Saturno 10/01/2023minha estante
Este livro.... é completamente perfeito! recomendo para todos!!

Pedro.Guardiola 10/05/2023minha estante
Ainda lendo, mas já está nos melhores da vida

Jikukato 01/04/2024minha estante
Alguém conhece um livro que o protagonista é herói e revoluciona a população

Pam 20/02/2021

"Não há tempestade, criatura ou condição capaz de nos deter."
Como começar a falar de Duna? É um livro que eu nem sei como escrever direito essa resenha, você precisa ler pra sentir! Então fica aqui desde já a minha recomendação. Fãs de ficção científica e/ou alta fantasia, essa é uma leitura necessária!
As primeiras páginas do livro, pra mim, foram muito difíceis de se ler, porque somos introduzidos num universo com uma mitologia muito única e rica, e já temos uma história com uma política muito forte andando, então o leitor demora um pouco até se "localizar" na história, mas quando isso acontece, a leitura flui perfeitamente e você fica totalmente imerso nas intrigas as quais fomos apresentados. Falando nas intrigas, preciso mencionar isso especialmente, porque foi algo que me surpreendeu: MUITAS coisas surpreendentes acontecem DO NADA. Eu li sem saber nenhum spoiler, então, eu li tudo sedenta pelos desfechos e o Frank não deixou a desejar: ele entrega rápido os "resultados", e quando você acha que as surpresas se esgotaram, sempre tem algo novo para acelerar a história.
Falando um pouco das intrigas políticas, gostei como elas são presentes no livro (provavelmente é a coisa mais presente). A mistura disso tudo com os elementos "sobrenaturais" do universo deixam tudo muito mais real e cativante. E, claro, falando de Duna, acho que não dá pra não falar de ÁGUA. Passamos a viver, junto dos personagens, num mundo em que água é o bem mais precioso, e aí vemos o valor desse recurso. O quão distante estamos de viver assim? Dá até um medo e agonia. Nos momentos mais críticos, eu sentia até sede lendo.
Eu achei os personagens simplesmente maravilhosos. O Paul é um personagem que me deixava curiosa e envolvida o tempo todo, sempre me peguei curiosa pra ver do que ele é capaz, o quão longe ele pode ir. Lady Jessica (provavelmente a minha favorita) se tornou, pra mim, um símbolo de sabedoria e poder, é fenomenal vê-la agindo. Na verdade, é incrível ver todos os Astreides agindo sob pressão. O que os motiva? Que decisão vão tomar agora?
Apesar de ter sido uma leitura intensa e, sinceramente, as vezes cansativa, vale o esforço. Duna me envolveu muito e foi uma experiência única.

Shirley.Peixe 20/02/2021minha estante
Quero muito ler Messias pra saber mais sobre Alia. Essa é outra personagem que me despertou bastante interesse!

Larissa 20/02/2021minha estante
gostei da sua resenha, eu tava em dúvida se colocava esse livro na lista para ler ou não e depois de ler sua resenha fiquei mais decidida a conhecer a obra :)

Pam 21/02/2021minha estante
ai, lari, q bom q te motivou ?? dê uma chance sim! ele as vezes é difícil por ser mto denso, ainda mais no começo, mas dps vc se acostuma e fica ótimo.

Pam 21/02/2021minha estante
shirley, tbm me interessei mto por ela! achei uma personagem tão diferente...? jamais imaginei uma criança assim kkk tbm quero mto ler esse livro, só vou dar um tempo pra "absorver" duna, mas espero ler dps.

Francyelen 21/02/2021minha estante
Interessante!!!

Gaby 23/02/2021minha estante
Uau, agora estou mega interessada em ler esse livro...Ja tinha visto mta gente falar sobre mas a sua resenha definitivamente me conquistou???

Pam 25/02/2021minha estante
que bom, Gaby ?? fico feliz! leia sim, é mt mt bom.

Jorge 23/03/2010

Duna
O tema do escolhido permeia a cultura e a literatura ocidentais, pelo menos, desde a ascensão do cristianismo. Diferentemente do conceito oriental de avatar, o escolhido não é uma mera encarnação da divindade. Ao contrário, tem necessariamente um lado humano que está em conflito com o destino que lhe é imposto. A dúvida e a incerteza sempre assombram o escolhido, e uma hesitação sua pode implicar a diferença entre a perdição da humanidade ou a sua redenção.

O tema do escolhido é transportado para um futuro distante na obra de Frank Herbert. Um futuro em que a civilização humana, ao espalhar-se pela galáxia, passa a depender de um único produto: o tempero geriátrico. Uma analogia possível seria a dependência que a nossa civilização tem do petróleo. Mas é ainda mais produnda: não só as viagens espaciais dependem do tempero mas, também, a própria extensão da vida humana requer o consumo rotineiro da substância. E se o consumo é interrompido, há uma crise de abstinência que pode matar o usuário. O que torna a questão ainda mais delicada é que o tempero geriátrico é encontrado em apenas um planeta conhecido: o árido mundo de Arrakis, ou Duna. Por isso, quem controla Arrakis controla a produção do tempero, e quem controla a produção do tempero, controla a civilização humana.

É neste pano de fundo que se desenvolve a história de Paul Atreides. O pai de Paul, Leto, é o Duque do Planeta Caladan. Já no início do livro recebe uma ordem do Imperador para que deixe Caladan e passe administrar Arrakis, em substituição a casa Harkonnen. É possível antever desde logo que algo de nebuloso paira sobre a questão e que grandes riscos esperam os Atreides em Arrakis. O livro passa girar então em torno de dois pilares fundamentais: a intriga política e o confronto dos Atreides com o ambiente hostil e exótico de Arrakis.

Frank Herbert costura estas duas facetas de forma harmoniosa. Apesar do aspecto hostil, o mundo de Arrakis e seus habitantes, os fremen, fascinam o leitor pelo seu exotismo. E quando Paul é forçado a mergulhar neste universo único, vai se defrontar com uma antiga profecia da gente do deserto e compreender seu próprio papel em sua realização.

Nesta pequena análise fui forçado e simplificar (e muito) as sutilezas do enredo. Aliás, este talvez seja o melhor adjetivo para descrever Duna: sutil. Seja na descrição do mundo, seja na construção dos personagens, Frank Herbert costura um romance que encanta por sua riqueza de detalhes. A saga de Paul Atreides suga a atenção do leitor desde o início e isto se deve em grande medida ao caráter convincente do universo em que ela se passa. Trata-se, sem dúvida, de um clássico da Ficção Científica e da Fantasia que precisa ser lido por todos os fãs do gênero.
Ed 09/09/2015minha estante
Depois da sua resenha e preciso urgente desse livro. Muito obrigada.

Tuka 13/09/2016minha estante
Comprei, estou esperando chegar, e agora ansioso pela sua resenha!

Ulisses 15/05/2017minha estante
Suas resenhas de FC são ótimas !

skuser02844 04/04/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler esta obra.

Ed Goularth 21/04/2020minha estante
Essa parte da resenha que fala do escolhido no deserto me lembrou A roda do tempo, será que Robert Jordan também bebeu em Duna

Temujjin 20/05/2020minha estante
Que livro fantástico, bora ler a sequência...

Ed Goularth 24/09/2020minha estante
Acho a parte do barão muito caricata e patética, não é um vilão a altura dos atreides

Capitu 02/10/2020minha estante
Melhor resenha que li ??

Belaciel 06/10/2020minha estante
Vou resenha me deixou encantada pela história. Estou com muita vontade de ler o livro agora!

Fábio M. Pacheco 13/10/2020minha estante
É impressionante a complexidade da história de Duna. De fato, seu valor literário é atemporal. É o autor é um gênio criativo. Sem dúvida, um ótimo livro.

Pam 29/10/2021

A long time ago in galaxy far, far away?
Duna se passa em um futuro distante e pós-apocalíptico, onde a humanidade aboliu a inteligência artificial após concluir que as máquinas eram mais perigosas que úteis. A partir disso os humanos se espalharam pelo espaço e assim conquistaram cada canto dele. E é nesse contexto que acompanharemos a jornada de Paul Artreides, protagonista e herdeiro de uma das grandes famílias da galáxia.

Um livro inexplicável que na verdade explica muita coisa.
O mesmo trás diversos temas para discussão, como política (principalmente política), religião, ecologia, superpopulação, limitações humanas? são tantos que possivelmente eu devo ter esquecido de algum no processo.

Alguns leitores podem achar confuso e até lento no início, para mim foi assim, mas depois que nos familiarizamos com a escrita do autor e somos totalmente introduzidos a esse universo, a leitura fica muito mais fácil.

Duna ganhou um cantinho especial no meu coração, eu particularmente amei a complexidade desse universo que serviu de inspiração para muitos outros tão incríveis quanto, como star wars e game of thrones que sou completamente apaixonada.

Irei assistir ao filme hoje e não consigo me controlar de tanta ansiedade, espero muito não me decepcionar, pois já criei muita expectativa.
Cristian 29/10/2021minha estante
Ótimo livro, né! O filme é de encher os olhos. Como toda adaptação, ela tem de fazer escolhas do que passar na tela, mas vc verá o fio condutor da história no cinema. Depois conta pra gente o que achou ?

Breno.Cunha 29/10/2021minha estante
Assistirei o Filme este fim de semana e daí vou ler ksskks pra ter aquela sensação de upgrade, tô ansioso

Pam 30/10/2021minha estante
O livro é incrível mesmo, Cristian. Acabou que só vou poder ver o filme hoje, mas darei o feedback assim que assistir!!!

Pam 30/10/2021minha estante
Inclusive, mal posso esperar ?

Pam 30/10/2021minha estante
Leia sim, Breno. Acredite, não vai de arrepender!

Pedro Moreira 30/10/2021minha estante
Excelente resenha, Pam! Deu até vontade de ler novamente ?

Pam 30/10/2021minha estante
Muito obrigada, Pedro. Leia sim!
Já estou sentido falta desse universo

se*

Pam 31/10/2021minha estante
Eu disse que voltaria aqui depois que assistisse? E MEU DEUS, QUE FILME FOI ESSE???
Foi emocionante ver os detalhes que, as vezes, são difíceis de construir na leitura ?

Breno.Cunha 31/10/2021minha estante
Minha namorada me obrigou a ir numa festa de família ?? mas irei ver o qnto antes

Cella 02/11/2021minha estante
Oii, tudo bem? Qual a classificação indicativa do livro? Obrigada

Pam 03/11/2021minha estante
Tudo bem sim, e com você?
14 anos, pois contém violência!
Espero ter ajudado :)

Cella 03/11/2021minha estante
Muito obrigada!

Breno.Cunha 03/11/2021minha estante
Assisti o Filme, e QUE OBRA DE ARTE, direção artística e fotográfica estão de parabéns, agora partiu terminar HP o mais rápido q conseguir pra ler Duna sem esquecer as imagens do filme

Pam 07/11/2021minha estante
Foi um investimento muito grande nesse filme, mas valeu a pena porque ele tá INSUPERÁVEL!

Cristian 07/11/2021minha estante
vdd!!!

Pedro.Farinha 28/04/2021

SORTEIO
O começo de Duna é marcado pela grande quantidade de informações. As descrições e terminologias, caracterizadas por uma linguagem extraordinária, parecem não ter fim. É preciso ter um QI de 250 para entender tudo na primeira leitura. O que não aconteceu comigo.
Um ponto forte do livro é que os personagens são complexos e vivos. Vale a pena destacar Paul. Ele é o personagem mais interessante do livro e passa por transformações na sua turbulenta jornada heróica.
A trama política é espetacular. Muito bem desenvolvida e com cada personagem possuindo ambições bem trabalhadas.
O livro também contém um plot twist inesperado, o que melhora a história.
Um ponto negativo é o excesso de descrições sobre a natureza, algo que torna o livro cansativo e sem fim, comprometendo a diversão.
Fora isso, Duna é uma leitura obrigatória para os amantes de ficção científica. É um universo riquíssimo, descrito em uma linguagem grandiosa, onde o leitor não precisa entender cada detalhe para usufruir do entretenimento.

O sorteio desse livro será realizado no domingo. Comente uma ? e siga meu Skoob para participar. Uma ? por pessoa.
Lucas Of Woods Beyond 28/04/2021minha estante

Manu_Mayu 28/04/2021minha estante

Isa 28/04/2021minha estante

lotta ð  28/04/2021minha estante

Chris 28/04/2021minha estante
? aff o livro que eu mais queria hahahahaa

Ana julia 28/04/2021minha estante

Nascimento 30/04/2021minha estante

Helo 30/04/2021minha estante

Mihh 30/04/2021minha estante

Gustavo Vilas Boas 30/04/2021minha estante
? Quero muito esse livro!

Nathalia.Ramos 30/04/2021minha estante

mii 02/05/2021minha estante

Ranny 02/05/2021minha estante

Clara 02/05/2021minha estante

Pedro.Farinha 02/05/2021minha estante
O número sorteado foi o 37. O vencedor é Francisco M!! Obrigado a todos que participaram.

Libreria.Sputniky 02/05/2021minha estante
????????

Marcelo.Furtado 03/05/2021minha estante
???

mii 03/05/2021minha estante
???

Lilian.Kelly 03/05/2021minha estante
Parabéns, Francisco! Abraço a todos!

Taísa 15/05/2021minha estante

FranciscoM 28/05/2021minha estante
Meus amigos, acabei de receber o livro Duna por este sorteio do Pedro Farinha.
Ele foi muito atencioso em todo o monitoramento do livro até chegar em minhas mãos. Capa Dura. Livro novíssimo.
Obrigado Pedro por este sorteio e incentivo à leitura!
Continuo seguindo seus comentários e seus livros.

ChloA0 28/05/2021minha estante
Parabéns

Edu 29/05/2021minha estante

Kemuel.Joo 04/12/2021

Em um futuro longínquo, em decorrência de conflitos entre humanos e a inteligência artificial, foi proibido o uso de tecnologia desse tipo. Apesar disso, os humanos conseguem fazer viagens interplanetárias através da Guilda Espacial, Organização que tem o monopólio das viagens especiais.
É nesse contexto que o duque Leto Atreides é enviado para governar Arrakis (Duna), planeta muito seco e cheio de vermes gigantes, também o mais cobiçado entre todos os “feudos”.
Por que um planeta extremamente seco é tão cobiçado? por causa da especiaria. Depois da proibição do uso de I.A., os humanos descobriram a mélange- especiaria responsável por expandir as percepções sensoriais e aumentar a expectativa de vida. Além disso, ela é responsável por garantir as viagens espaciais.
Duna foi a primeira ficção científica que eu li. No início, foi um pouco complicado, porque o Herbert não explica o universo todo nos primeiros capítulos. Porém conforme a leitura avança o leitor é recompensado por todo o esforço empregado. (Para ajudar nesse início, eu indico que vocês procurem vídeos de resenhas e leiam os apêndices que estão presentes na edição da editora Aleph.)
O conteúdo do livro é muito rico e o autor aborda temas como ecologia, política e religião. Além disso, o livro apresenta personagens únicos e muito bem construídos. Alguns momentos mais descritivos podem afastar alguns leitores, mas isso não diminui a grandiosidade do livro. Eu quero ler toda a série, mas só depois de uma releitura do primeiro livro.

site: https://www.instagram.com/p/CWB4LaVLx1L/

bibia 21/02/2021

calma deixa eu explicar, eu amei a história e tô EXTREMAMENTE ansiosa pro filme, mas não conseguiu me prender, sabe? eu demorei umas 3 semanas pra ler isso, não me lembro de quase nada e foi uma leitura totalmente arrastada para
sobre esse tipo de livro eu prefiro ver o filme porque eu consigo entender melhor, então se você gosta desse estilo eu recomendo!! mas não consegui ler direito :(

Zanella 02/11/2021

Eu estou obcecada por Duna
Minha obsessão por Duna começou quando eu vi um vídeo do Gustavo Cunha no youtube recomendando livros de ficção científica, achei muito interessante a resenha dele, e fiquei mais animada em saber que iria ter um filme, então comecei a procurar mais e pesquisar mais sobre Duna e achei uma Thread no Twitter ajudando os leitores a entender mais o universo de Frank Herbert, foi aí que eu decidi que precisava desse livro, não seria uma leitura qualquer, eu precisa do livro físico pra eu poder ler e sentir o prazer de ter esse livro na minha estante.
Foi difícil começar a ler porque é uma escrita que eu não estava acostumada a ver nos livros que eu lia, mas com o tempo fui pegando o ritmo. Duna é muito complexo e diferente, sou fissurada nesse universo e agora quando me perguntam sobre o que é Duna... Trago logo minha apresentação em power point e falo pra pessoa sentar porque vou começar a falar por 3 horas seguidas.
Amei demais mesmo.
mariana113 02/11/2021minha estante
aaaaaa tô querendo ler agora em dezembro!! eh mto mto bom mesmo, neh??

V.v. 02/11/2021minha estante
Com uma recomendação dessas, me deu vontade de ler??

Zanella 02/11/2021minha estante
Siiimmm!!! Leiam, é envolvente e empolgante o jeito como ele aborda o poder da religiosidade sobre os personagens é muito louco, e tbm tem toda uma comoção em torno da política e ecologia que é muito muito interessante descobrir. La vai eu falar falar e falar de Duna aqui de novo akzkzkakkzz

mariana113 02/11/2021minha estante
pode me mandar a apresentação de slides fia

Hector.Vallejos 04/03/2024

Duna sem dúvidas é uma obra muito visionária e muito relevante nos dias de hoje. Não é à toa que ainda é um grande clássico da ficção científica.
Nina Pina 04/03/2024minha estante
Não sou muito de ficção científica, mas, tenho uma imensa vontade de ler Duna.

Hector.Vallejos 04/03/2024minha estante
Vale muito a pena

Ogaiht 18/03/2021

Um Divisor de Águas na Ficção Científica
Duna é simplesmente O Senhor dos Anéis da ficção científica! Tudo que veio depois, de um jeito ou de outro, acaba remetendo a esta obra. Duna é ficção científica hardcore, discutindo temas como política, religião, ecologia, filosofia e etc.
A narrativa se inicia no futuro, mas o universo de Duna não é dominado por máquinas ou tecnologias futuristas que estamos acostumados a ver em estórias de ficção científica. Muito pelo contrário, é um universo que remete ao feudalismo. Neste universo, há um Império planetário regido por um imperador e cada planeta é administrado por uma família nobre. Assim, somos apresentados à família Atreides, que governa o planeta Caladan e cujo líder é o Duque Leto. Este recebe uma grande honra do imperador: governar o planeta Arrakis, único planeta no universo onde se produz o mélange, uma especiaria que é base de toda a economia do Império. O planeta era anteriormente administrado pela família Harkonnen, cujo o líder o Barão Vladimir é um inimigo mortal do Duque Leto. Pressentindo uma armadilha, os Atreides terão que achar uma forma de construir uma aliança com o povo local, os Fremen, mas talvez seja tarde demais para isso.
Duna tem um universo fascinante. Não é um livro para o grande público mas é sem dúvida leitura obrigatória para os fãs de ficção científica. Espero que os filmes ajudem a popularizar esta saga incrível que merece ser descoberta pelo grande público.

brokenblues 02/03/2024

Sempre um prazer reler.
Li Duna pela primeira vez em 2020 na ansiedade pro lançamento do primeiro filme e desde então é a terceira vez que completo a leitura. Desde então também me tornei obcecada pelo mundo de Frank Herbert e o quão rico é esse universo como um todo. Cada vez a gente descobre algo novo que não tinha reparado na última.
Decidi reler antes do lançamento do segundo filme e foi a melhor decisão, pude me apaixonar novamente por cada coisinha como se fosse a primeira.

Rico em detalhes e abordagens que envolve política, ecologia, ciência, religião, fanatismo, colonização etc... Nunca deixa de me impressionar pela complexidade de diversas questões e o quão atual e real é cada uma delas. Seríamos seres humanos em qualquer realidade ou período de tempo.

Pretendo também reler Messias de Duna e dessa vez seguir em frente com o resto da série. Indico muito pra todo mundo que quiser se apaixonar por esse universo vasto!!
Amidalin 02/03/2024minha estante
Com o lançamento desse segundo filme, me deu mó vontade de começar a ler, parece ser muito bom

brokenblues 02/03/2024minha estante
indico muuuito! se você curtiu os filmes vai se impressionar com o livro. tem algumas coisas bem diferentes, mas a essência é a mesma e ainda mais complexo. o inicio pode ser desafiador, mas se não desistir e só deixar fluir vale muito à pena!

RobertaToussaint 18/05/2021

Queria envia meu irmão numa viagem so de ida pra Duna
Amo, amo e amo esse livro com todas as minhas forças.
Duna esta situado em um planeta deserto chamado Arrakis que é a única fonte da substância mais valiosa do universo, "Duna" é um livro épico de traição política, ecológico e libertação messiânica. Um dos melhores romances de ficção científica e fantasia, possui um universo complexo e totalmente realizado. Situado a mais de vinte mil anos no futuro, o livro enfoca a batalha para controlar Arrakis, a fonte da melange, ou especiaria, uma substância viciante que prolonga a vida e, em alguns casos, dá ao usuário vislumbres do futuro. Especiaria também é essencial para viagens interestelares, permitindo que os pilotos de espaçonaves olhem através de grandes distâncias para traçar seus cursos. Imagine uma substância com o valor mundial combinado de cocaína e petróleo e você terá uma ideia do poder da especiaria. Hahah.

Existem dois temas principais que Herbert explora ao longo do romance: ecologia e religião. Ao utilizar o mesmo cenário para ambos os temas, ele evitou que um romance já longo se tornasse um tomo pesado. Não é surpreendente que o autor faça de Arrakis (o planeta deserto que serve como cenário principal) um organismo vivo que respira, completo com criaturas simples, como ratos do deserto, até as aterrorizantes, mas inspiradoras, representações dos grandes vermes.

Herbert usa os Fremen, uma sociedade tribal de estilo beduíno para ilustrar a justaposição entre o desejo dos humanos de controlar o meio ambiente para seu próprio benefício e a necessidade de preservar o meio ambiente que mantém sua cultura. E é essa cultura anacrônica dos Fremen que cultivou seus próprios mitos messiânicos.
É tanta coisa que eu queria destacar, mas destesto me alongar, então, para finalizar, digo apenas: Esse livro é um FENÔMENO.

!
Rebeca 18/05/2021minha estante
Kkkklkkkkkkkk amo ler suas resenhas

Lari_Marcondi 18/05/2021minha estante
AMooooooo esse livro

Star 18/05/2021minha estante
Pq vc quer manda seu irmão pra Duna? Hahahaha maldade

RobertaToussaint 18/05/2021minha estante
Hahahaha ele passa quase 1 hora no chuveiro e isso é pq ele toma uns 3 banho por dia. Em DUNA isso seria pior que assassinato.

Francisco240 19/05/2021minha estante
Amo esse livro, eu li esse ano e amei?

Matheus Mf 19/05/2021minha estante
Coitado do seu irmão kkkkkkk

RobertaToussaint 19/05/2021minha estante
Kk?kkkkkkk coitado nada.

Bruna.Portoghese 17/01/2022minha estante
Eu ri...mas vc tem muito mais que dois, todos os comentários que li dizem que o livro é difícil...então não se diminua e parabéns por ter ido até o final e compreende-lo.

psraissafreire 17/01/2022minha estante
Meu segundo favorito da vida

hylle 17/01/2022minha estante
@Bruna.Portoghese ahhh, muito obrigada, meu bem ??

hylle 17/01/2022minha estante
@RaíssaEverdeen é muito bom mesmo aaaaaa

Lenas 17/01/2022

Baixa a bola aí, Paul
O livro é dividido em três partes?

Na primeira parte temos a introdução ao personagem principal que é Paul Atreides, filho do duque Leto. Ele é preparado por seu pai e por sua mãe Bene Gesserit Jessica (que é uma espécie de especialista em artes marciais misturada com freira e bruxa) para assumir um papel de líder no futuro.
Logo temos a queda da casa Atreides (que mesmo que você saiba que VAI acontecer, ainda é bem chocante) assim como o entendimento de Paul quanto a tudo.

A segunda parte é mais calma. Os personagens principais estão sozinhos e precisam se estabelecer entre os Fremen ? o povo do deserto que é muito mais poderoso do que se pensava. As cenas são intensas e bem escritas, mas de certa forma um pouco cansativas, já que a ascensão de Paul ao poder é praticamente uma certeza.

A terceira parte pula dois anos, e vem com eventos trágicos.
Também traz o desenvolvimento da relação entre Stilgar e Paul (junto com a tristeza e consciência do poder corrosivo da adoração do mito ? ?vi um amigo se transformar em adorador.?)

Algumas pequenas críticas:
- Paul tem uns lapsos de arrogância que só por Deus, irmão
- Paul decide tomar a Água da Vida e convenientemente só é justificado com ?ah ele fez isso porque é seu filho, Jessica? WHAT? Que merda de explicação foi essa? Kkkkk
- Por que o conde Fenring tá nos lugares? O que ele acrescenta ao enredo?
- De onde vieram as armas nucleares? (Apareceram do nada ? ou eu não prestei a devida atenção?).

De forma alguma é possível negar que o mundo que o autor criou em Duna é rico, super interessante e diferente de qualquer outro que eu tenha lido. Embora seja um livro longo e com muitas voltas, não achei difícil de ler? recomendo!

(3,5 estrelas apenas porque já li livros de ficção com mais páginas que detiveram 100% da minha atenção, o que esse livro não conseguiu fazer ? principalmente na segunda parte dele. Talvez aumente minha avaliação se algum dia o reler sem acompanhar com o audiolivro).

@vcdisselivros 06/10/2021

"Onde meu medo estiver nada haverá, somente eu restarei"
O COMEÇO

A vida do Duque Paul Atreides muda radicalmente quando o mesmo acompanha os pais a um novo planeta, Arrakis, conhecido pela escassez de água e clima deserto.

Os desafios são grandes e todos terão que se esforçar para viver no ambiente árido e severo, mas além do clima, a família de Paul carrega a preocupação de enfrentar uma intriga política e religiosa.

MISTÉRIO

Criado entre as obrigações com o reino e treinado nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, Paul é especial, a visita de uma mulher misteriosa ainda em seu planeta natal confirma que o jovem é a esperança de realização de um plano urdido há séculos.

Ecos de profecias ancestrais também cercam o jovem Duque em Arrakis, quando os nativos acreditam que ele é o eleito capaz de tornar viável os sonhos e planos ocultos do lugar.

"Este mundo me privou de tudo, exceto do propósito mais antigo de todos: a vida de amanhã. "

ACLAMADO

A obra de Frank Herbert é considerada uma das maiores de fantasia e ficção científica, vista por muitos como um triunfo do gênero, sendo capaz de abordar aventura, ecologia, religião e política.

O título ganha uma apresentação diferenciada por meio da introdução de Neil Gaiman, que revela a importância, bem como a experiência que teve ao ter o primeiro contato com a obra.

POR FIM

Publicado pela primeira vez em 1965, Duna tem mais de seiscentas páginas e um dialeto complexo, capaz de deixar alguns leitores receosos logo no início.

Começar essa leitura não é algo fácil, o autor não perde tempo com explicações, nos trata como se conhecêssemos o universo de Arrakis e suas complexidades.

Diante de palavras tão desconhecidas, o leitor é forçado a ir e ir para a “Terminologia do Imperium” encontrada no fim do livro, no entanto, com o passar das páginas esse pequeno dicionário fica de lado, deixando a leitura mais prazerosa e fluida.

Por mais que aborde temas relevantes e deixe em foco as dificuldades impostas pela escassez de água em um ambiente árido, Duna não é uma leitura empolgante, a conexão com os personagens não é fácil e o contato de cada leitor com a obra é muito pessoal, o livro agrada desde que você esteja disposto a entender a proposta e os detalhes desse universo.