Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Nicellyston 31/08/2021

Espantoso.
Fui ler o livro esperando muito mas não tanto, encontrei uma história madura e elaborada de uma forma que nunca tinha imaginado. O autor não teve preguiça de fazer tudo do zero e criar tudo com a própria imaginação. Como primeira obra literária lida eu fiquei abismado com tamanha qualidade, já iniciei o segundo e estou curioso para a continuação da história.
Beatriz3345 31/08/2021minha estante
Concordo em número, gênero e grau! Tive a mesma experiência. Não estava esperando muito, até pq não costumo gostar de ficção científica.
Não vejo a hora de assistir ao novo filme. ?

Nicellyston 31/08/2021minha estante
Eu hypei pelo trailer do filme, depois de quase dez anos sem ler eu decidi ler esse, foi a melhor decisão que tomei. ESTOU LOUCO PRA VER O FILME

alef 01/09/2021minha estante
duna é o melhor dos melhores sem dúvida

Beloto 21/07/2021

Está entre os melhores do gênero na minha opinião, apesar de um livro grande flui bem e história bem construída com personagens marcantes.
Mateus Braga 21/07/2021minha estante
Top3 das minhas séries favoritas!! ?

dudaisreading 19/05/2021

um grande clássico da ficção científica
Duna se ambienta em um futuro bem distante, onde a sociedade se baseia por quatro pilares que são o império, as casas mais nobres, a Guilda Espacial e as Bene Gesserit.

O poder é mais centralizado pelo imperador, as casas nobres acabam lutando entre si e buscam se destacar, porém respeitam a autoridade maior de poder. A Guilda Espacial controla a viagem do tempo e o banco do império. Já as Bene Gesserit são uma parte importante que é composta por mulheres com uma espécie de poderes especiais que acabam tendo um proposito bem interessante na história.

Paul aprendeu desde muito novo as artes do combate físico, porém também foi treinado pela mãe para ter os domínios psíquicos humanos das Bene Gesserit.

O Duque Leto recebe o controle de Arrakis, que é habitada pelos Fremen, que são um povo que apesar das dificuldades que enfrentam em seu planeta, acabaram se adaptando e com suas vestes, conhecidas como trajestiladores, são capazes de filtrar a umidade e dejetos do corpo, transformando-os em água potável. Eles também convivem com os terríveis e temidos vermes da areia.

O povo Fremen também acredita em uma profecia: chegará o dia em que chegará o Messias que os guiará até o paraíso.

Paul enfrentará em seus caminhos muitas traições, disputas por poder que envolvem questões políticas e muitas profecias. Apesar da pouca idade, o jovem entenderá as enormes responsabilidades que o acompanham.

Duque Leto e sua família enfrentaram muitas dificuldades para governar Arrakis, isso despertará muita inveja de outras casas e mal sabe ele que todos os Atreides correm perigo.

Clara Elis 18/08/2021minha estante
ameiii, deu vontade de ler agora rsrs

Alberto 26/08/2021

Tão épico quanto as obras que se inspiraram nele
O livro é realmente épico. É tão incrível que merece estar ao lado de O Senhor dos Anéis e Fundação como uma das três obras mais importantes da ficção. Assim que o filme sair, certamente será um sucesso tão grande quanto as obras que beberam de sua fonte: As crônicas do gelo e fogo e Star Wars.
Roberta 27/08/2021minha estante
Deve ser bom mesmo.

glaucevivianne 27/08/2021minha estante
Eu AMO

Juu 28/08/2021minha estante
já ansiosa para o filme

Carlos Adriano 30/08/2021minha estante
Quero ler antes do filme ser lançado.

isisfy 31/08/2021minha estante
Estou na expectativa pelo filme.

Alberto 31/08/2021minha estante
Já soltaram tanto teaser do filme que já dá para ter uma boa noção da adaptação. Gostei do que vi até agora.

Amanda2480 31/08/2021minha estante
Pretendo ler ainda esse ano ?

Fabio Shiva 26/01/2016

A força de uma boa história
Levei muitos anos desejando ler esse livro!

Quando finalmente consegui, gostei especialmente - por paradoxal que seja - das falhas (pequenas) que descobri na estruturação da história.

Gostei porque através dessa leitura percebi o quanto uma boa história, rica em imaginação, sobrepuja qualquer deficiência de estrutura!

Um bom aprendizado para o leitor e para o escritor!

Em resumo, o autor Frank Herbert alcançou a alta meta proposta por Fernando Pessoa:

"Almejo ser um criador de mitos, que é o mistério maior que pode obrar alguém da humanidade"

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Waroshi 15/06/2022minha estante
Seria bacana vossa pessoa citar as falhas. Pontuá-las dentro de tal estrutura.

Fabio Shiva 19/06/2022minha estante
Salve, amigo! Gratidão pelo comentário! Realmente, eu deveria ter comentado que falhas foram essas. Infelizmente li esse livro há mais de dez anos (fiz a resenha originalmente para o Orkut!) e não poderia com honestidade elencar aqui o que me incomodou. Talvez tenha sido a grande expectativa que eu fazia o que acarretou essa frustração.

FremenJeff 28/04/2022

Épico
Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre.

?Não terei medo. O Medo mata a mente. O Medo é a pequena morte que leva á aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e me atravesse. E quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei.?

Duna ? Frank Herbert
Sinopse: Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Nessa trama repleta de política e religiosidade, o jovem Paul Atreides, herdeiro de uma poderosa família que foi vítima de um golpe, é treinado nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Assim começa uma trajetória para transformar um homem comum em herói e messias.

Os personagens importantes desta história são:

? Paul Astreides, o possível escolhido, messias.

? Duque Leto Atreides, líder da Casa Atreides.
? Lady Jessica, Bene Gesserit e concubina do Duque. Mãe de Paul e Alia.
? Alia Atreides, irmã mais nova de Paul.
? Thufir Hawat, mentat e Mestre dos Assassinos da Casa Atreides.
? Gurney Halleck, guerreiro espadachim trovador da Casa Atreides
Duncan Idaho, Mestre espadachim da Casa Atreides.
? Dr. Wellington Yueh, Doutor Suk dos Atreides.

A Ecologia de Duna.

O livro indica, numa leitura atenta, que o tempo de Paul Atreides está situado em cerca de 24.600 anos após o presente, no qual a Terra não é mais habitada e muito da sua história já foi esquecida, enquanto algumas tradições históricas e religiosas se mantêm.

O conflito principal que dirige a narrativa de Duna é o duelo político entre três famílias nobres: a Casa Imperial Corrino e outras duas Grandes Casas, a Casa Atreides e a Casa Harkonnen.

Certamente uma das características mais marcantes da série Duna é sua ambientação tão diferente de uma space opera convencional. O universo de Duna é feudal, onde as casas nobres governam cada sistema estelar (os feudos). Não há robôs nem computadores. Toda tecnologia existente é analógica ou biológica. Assim há uma valorização da figura humana e da parte social e política. O jogo de intrigas e a reputação norteiam a tomada de decisões dos personagens.

Os Fremen, nativos do planeta Arrakis, são fanáticos religiosos que vêem os gigantescos vermes de areia como deuses. A moeda do planeta é a água.

Na parte militar há ainda outra particularidade: a invenção dos escudos de força pessoais fez com que todas as armas de longa distância (incluindo lasers) perdessem a efetividade. Por isso o combate em Duna é corpo-a-corpo, as únicas armas efetivas são facas e espadas. Isso exige que os exércitos sejam muito bem treinados.

Religião de Duna.

Talvez um dos outros fatores que faz essa história ser tão complexa é sua religiosidade e principalmente a construção narrativa das Bene Gesserit.

As Bene Gesserit são uma força social, religiosa e política fundamental neste universo de Frank Herbert e irei dizer o porquê. O grupo é descrito como uma irmandade exclusiva cujos membros treinar seus corpos e mentes através de anos de física e condicionamento mental para obter sobre-humanos poderes e habilidades que podem parecer mágicas para os forasteiros. Acólitos que adquiriram a amplitude de habilidades Bene Gesserit são chamados: Mães reverendas dentro das fileiras da organização.

A Bene Gesserit estão focados em adquirir mais poder e influência para a humanidade direta em um caminho iluminado. Às vezes chamados bruxas devido à sua natureza e incompreendidos poderes secretos, o Bene Gesserit são leais apenas para si. No entanto, para atingir seus objetivos e evitar a interferência externa, que muitas vezes tela-se com a ilusão de ser leal a outros grupos ou indivíduos. Todos os seus movimentos são calculados em direção a um resultado. Como as habilidades de uma Bene Gesserit são tão desejável como uma aliança com a própria Irmandade, eles são capazes de cobrar uma taxa para a escola as mulheres de Casas Grandes, e instalar alguns dos seus iniciados como esposas e concubinas a sua vantagem.

Considerações Finais

Com uma forma extremamente rica de escrever sobre esse universo, mesclando ecologia, religião e conceitos filosóficos bastante atuais, principalmente levando em consideração que está obra foi publicada em 1965, Duna é uma leitura essencial para amantes da Ficção Cientifica, principalmente pelo o que ela deseja propor, este livro não é sobre guerra entre maquinas como várias ficções criaram seus moldes na atualidade, aqui é levado a questão da inteligência humana e arcos políticos, traições, batalhas épicas e acima de tudo, amadurecimento e construção de personagens.

Porém, como um livro bastante rico de informações e construções de personagem, a leitura não é fácil. Demora um pouco para você engajar e entender onde o leitor quer te levar nessa história. Inclusive, esse é um conselho que sempre dou para as pessoas que estão começando a ler, que parem de pensar quantas paginas precisam ler por dia, mas sim, deixar sua mente calma e deixar apenas um pensamento fixo na sua jornada de leitura: Onde o autor quer me levar com está história. Sendo assim, Duna torna-se um livro incrível e seus personagens cativantes e ao mesmo tempo complexos tornam-se um presente para o mundo literário.

Entretanto se você tiver começando o processo de leitura agora, não comece com esse livro. Ele é complexo demais e requer experiência em leituras, pois a probabilidade de acharem a leitura difícil é muito grande.

Seu universo extrapola fronteiras desde suas raízes de space opera, com as viagens inter espaciais, até suas questões distópicas de um governo extremamente frágil e segmentado. Ele ainda consegue nos apresentar as mais diferentes instituições que falam sobre política, religiosidade, comércio e sociedade, todas buscando o maior e duradouro poder.

Duna é realmente uma história política, em que os personagens acabam ficando em segundo plano para que a história ganhe destaque e, neste caso, uma pirâmide bem recheada de pormenores e detalhes de uma sociedade complexa e muito interessante.

AndrA65 28/04/2021

O homem um produto do meio.
Filho de duque, profeta, filho, pai, todas esses são papéis interpretados pelo nosso protagonista.
Um ótimo livro, que passeia pela política complexa de um império espacial, falando sobre economia e religião com louvor.
Um ótimo livro para quem procura uma aventura com ficção de qualidade, personagens cativantes e uma história que sempre deixa um sabor pelo qual você ficará ávido com facilidade.

Marco Rabelo 20/03/2021

Um calhamaço de respeito! Contém uma história fascinante.
Eu sempre "topei" com este livro nas livrarias e nunca despertou minha curiosidade, pois eu jurava se tratar de mais uma daquelas histórias para adolescentes (perdoem os amantes do gênero, só não faz muito meu gosto).

Porém, quando soube que Star Wars, Game of Thrones e outras histórias de sucesso beberam na fonte de Duna (se é que isto é possível... quem leu o livro vai entender o motivo kkkk), imediatamente senti curiosidade em saber o que este livro tem de tão especial a ponto de ter servido como inspiração para tantas outras tramas e franquias tão diferentes entre si, mas igualmente bem sucedidas.

Só me arrependo de uma coisa: não ter lido antes. Porque a história é simplesmente fascinante.

A humanidade se espalhou por outros planetas, provavelmente ainda dentro da nossa galáxia. A história se passa a aproximadamente 8.100 anos no futuro e, aparentemente, a nossa velha terra não está mais habitada por nós.

Cada planeta é governado por um nobre, que possui títulos parecidos com os títulos feudais que existiam aqui: Duque, Conde, Barão, etc. E quem governava todos é um Imperador.

A história conta sobre a vida de Paul Atreides e sua família, cujo pai era o Duque de um planeta chamado Caladan, que aparenta ser muito parecido com a nossa terra. Duque Leto, pai de Paul, é enviado com toda sua família e servos para governar um planeta praticamente inóspito chamado Arrakis, que também é conhecido por Duna.

Neste planeta ocorre a "mineração" de uma especiaria que é fundamental para que a humanidade se sustente. Todos precisam desta especiaria.

A história se desenvolve à partir daí. O envio de Duque Leto para Arrakis foi uma jogada do Imperador para destruí-lo. O povo de Arrakis, ainda desconfiado destes forasteiros, começa a perceber que provavelmente este tal Paul Atreides possa ser O Escolhido, que irá libertá-los e ressignificar suas existências neste planeta que eles tanto amam e protegem.
Não vou me alongar mais na história, que é cheia de intrigas, traições, ação e aventuras.

Sem dúvida um dos melhores livros que li na vida.

Bya 16/10/2021

Levei pouco mais de 1 mês pra concluir essas leitura, não pq estava ruim, mas pq eu não queria que terminasse. Que história incrível!

Ao contrário do que muitos dizem, não achei difícil de entender oq se passava. As primeiras páginas causam um estranhamento pq existem alguns termos que nunca ouvimos falar, mas nada que tire sua atenção pq aos poucos você entende o contexto.

Gostei bastante das partes que foram divididas, começando com uma introdução sobre Duna, depois com com Paul caminhando pra profecia e o "combate" no final. Foi importante pra mim, pois assim consegui criar empatia por alguns
personagens.

Achei perfeito a forma que o autor nos mostrou a cultura fremen sem apontar aquilo como estranho e sim como algo natural, pq foi isso que permitiu que eles vivessem no deserto. O fato deles respeitarem o planeta, de se adequar a ele e não modificar ( trazendo uma aula sobre ecologia, natureza e afins ) foi demais!!

A questão do Messias e do fanatismo religioso ficou muito claro aqui. Ainda não criou problema, mas acredito que lá na frente vai existir algum conflito sobre, já que Paul não deixa de mencionar o hijad. O jeito que Lady Jéssica usou as lendas e a religião fremen a favor dela e do filho, driblando um pouco da razão daquele povo só prova isso. E por mais que eles questionassem Paul e fizessem ele se provar, ainda assim não adiantaria pq eles fizeram tudo isso com a esperança de que fosse Ele. Endeusaram ele demais, a ponto de que se ele errar ainda vão aplaudir como se ele tivesse feito com sabedoria. Isso que é perigoso, é tanta fé que eles não pensam mais, não entendem que é um ser humano ali.

Achei Hawat meio burro por ele ter desconfiado de Jéssica o livro todo, acho que existiam sim indícios de que não era ela a traidora. Ele se deixou cegar pelo preconceito e desconfiança que existe contra as Bene Gesserit. Entendo esse medo em partes pq o ser humano tende a ter medo do desconhecido, e como o treinamento delas é algo super misterioso nunca se sabe. Mas assim, nada se passa. Ele era um mentat treinado a séculos e se deixou levar.

Por fim, oq mais me deixou maravilhada foi a questão da água ser o bem mais importante, a ponto de existirem roupas e rituais específicos pra preservar uma gota sequer. A inteligência dos fremen não tem limites, sem dúvida nenhuma são os personagens mais interessantes que já li sobre.
Nicolle71 16/10/2021minha estante
Putz que resenha incrível! Uma boa resenha para um bom livro.

Maria4556 27/01/2021

Gostei. Pretendo ler os outros livros da série pra entender mais esse universo complexo.

@rodolfo_lab 31/12/2021

Releitura para assistir o filme
Essa foi uma releitura.
É incrível como a o nível de detalhes e debates são de extrema qualidade nesse livro.
E ainda você percebe coisas que não havia percebido na primeira leitura.

Duda 27/08/2020

Duna
Neste livro acompanhamos Paul em sua jornada para se tornar algo além do que ele pode imaginar. Sendo filho do Duque e de uma Bene Gesserit ele foi criado com a melhor educação e equipado com treinamentos intensivos que o capacitarão para seu futuro incerto.

Uma trama política e religiosa muito bem escrita, rica em detalhes e que me deixou pensando sobre os acontecimentos passados e futuros e como eles se interligam. As relações entre os povos e as pessoas no comando são extremamente interessantes com tramas muito complexas que levam a caminhos inesperados.

Cada capítulo é iniciado com uma citação de livros daquele universo relacionados com as ações que vão ser mostradas.Outro fator importante é a presença de apêndices e guia da terminologia do Imperium ao final do livro o que ajuda muito na melhor compreensão da história e termos bastante utilizados naquele mundo.

Enfim, um livro de ótima qualidade e que recomendo muito. Mal posso esperar para ler os próximos livros.

Romulo.Lemos 03/04/2022

A história de um messias.
Muita coisa que conheci em outras obras da cultura pop foi tirado daqui (principalmente Star Wars).

Duna é uma obra de grandes personagens, todos são intrigantes e envolventes. Você se importa com eles do começo ao fim. A história cresce junto com eles e a curiosidade de como tudo acaba aumenta a cada capítulo. O desfecho é empolgante e emocionante.

Indico muito a leitura!

Ana Carolina 14/04/2022

Duna
Você demora um pouco para compreender com facilidade a história,pois tem vários nomes novos.
Mas a história é boa e te prende do início ao fim.