o nosso reino

o nosso reino Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Nosso Reino

Mika 21/04/2024

Confuso, profundo e bonito
Mais um livro que leio esse ano bem escrito mas que nem por isso eu gosto. A história é triste e confusa, confusa do começo ao fim, sendo o fim pior que o começo.
Eu tenho certeza que não captei todas as nuances desse livro, quem sabe eu revisito daqui um tempo, mas não é uma leitura pra ser feita na correria do dia a dia, acho que demanda energia e cabeça descansada. Quem sabe quando eu estiver de férias.
Se você ler antes de dormir depois de um dia atribulado não vai entender nada.
Sinto que tem algo muito bonito e profundo para além de toda a tristeza narrada pelo livro, muitos significados não explícitos.

Felipe902 02/03/2024

Um delicioso labirinto de palavras
Confesso que achei este livro um tanto quanto confuso. Porém, caso queira persistir, com o passar das páginas verás o quanto a escrita é única maravilhosa (opinião pessoal)

Paulo 22/12/2023

Medonho
Nossa, que livro medonho. Não gostei nenhum pouco.
A premissa é interessante até, mas a execução é desastrosa. Os desenhos são sinistros demais, fiquei com uma super má impressão.
Achei do mesmo estilo de Os Malaquias, que é outra chatisse também.
O duro é que tenho mais uns livros desse autor na minha lista para ler, espero que sejam melhores.

Books da Sue 27/06/2023

Um livro para ler com atenção
Ao iniciar a leitura de O Nosao Reino eu fiquei bem impressionada, fascinada até! Gosto muito da escrita de Valter Hugo Mãe e já tinha lido outras obras dele.

O autor nos conta a história de um menino de 8 anos, Benjamin, que descreve com doçura d certo assombro a forma como vê o mundo e aspectos religiosos e ligados à fé que o cerca. Junto com isso, muito preconceito e hábitos de uma comunidade fechada (ilha de pescadores), que acredita não poder nem passar além da floresta que a cerca - o que nos remete ao mito da Caverna.

Consegui fazer várias relações com esse mito e forma de pensamento: Alguém que só enxerga seu ponto de vista por limitar-se a suas crenças religiosas e/ ou visões de mundo. Nesse sentido eu consegui caminhar grande parte da leitura?

Mais para o final do livro, entretanto, uma série de acontecimentos mais ?fantásticos? me trouxeram uma certa dificuldade de compreensão. Talvez por causa do amadurecimento de Benjamin (porque imagino que, à medida que ele vai crescendo sua visão de mundo muda) ou porque as pessoas ao redor começam a se dar conta da mediocridade de seus próprios preconceitos e caem em si sobre seus verdadeiros problemas. Fato é que o livro fica bem mais denso e de difícil compreensão à medida que o final chega. Mesmo assim, vale a leitura. Com calma e reflexão.

Josana.Baltazar 26/04/2023

A escrita toda em letra minuscula é interessante. Os questionamentos do personagem principal são impressionantes, mas tive dificuldade com a leitura, a divagação, dificuldade de seguir o raciocínio, mesmo assim achei interessante

maitecoropos 30/03/2023

O nosso reino - valter hugo mãe
Confesso que, quando comprei o livro, a capa e o título pintaram uma ilusão. o verde e o rosa vibrantes da capa e o título me levaram diretamente para o domínio do fantástico, do encantamento... no entanto, foi uma das leituras mais difíceis de um romance do vhm. costumo devorar os livros dele, mas alguns fatores me fizeram levar mais tempo nesse. talvez o meu momento de vida tenha interferido, porque tenho tido menos tempoe energia para ler. é uma escrita que exige atenção, paciência, cuidado e um pouquinho de fé. a história é profundamente triste e pesada, o que também me fazia precisar fazer algumas pausas durante a leitura. fora esses fatores, a narrativa carrega uma beleza própria. e o estilo do autor é sempre muito encantador pra mim - especialmente na tetralogia das minúsculas.

Lana 01/02/2023

Para quem já gosta do VHM
De todos os livros de Valter Hugo Mãe que já li, esse foi o que menos fluiu... Mas a capacidade de conduzir a imaginação do leitor pela mente de uma criança é admirável! Talvez se eu tivesse lido em outro momento da vida teria gostado ainda mais, mas recomendo sim (não como primeiro contato com o autor, mas recomendo).

loloirissima 08/01/2023

a história é muito boa, mas a escrita me confundiu muito, eu me perdia nas falas dos personagens e na história não linear

Carol749 20/07/2022

Uma família muito, muito solitário
E se um menino português decidisse que ia se tornar santo? No pequeno universo do reino de sua vila benjamim que é cercado pelo medo de um dia ser pego pelo homem mais triste do mundo trás o questionamento da linha que divide o sagrado e o bestial.

Valter Hugo Mãe nos coloca dentro da mente do aspirante a santo, com suas dúvidas e inseguranças de uma infância solitária que contrasta com o imaginário religioso diversificado e misto da vila portuguesa.

Com um quê de contador de historias e um pouco de fábula e fantasia o livro nos envolve e transporta pro pequeno reino de Benjamim e Manuel.

Felipe Alado 26/06/2022

Eu senti muito...
Confesso que não foi uma leitura tão fácil e fluida. Talvez eu não tenha entendido tudo, porém senti muito. No meu caso, devo revisitar este livro em um outro momento. Ele traz uma carga incômoda e exige reflexão por parte de quem está lendo. Finalizei com a sensação de ter deixado coisas despercebidas.

Por ser uma obra de Valter Hugo Mãe, o livro é repleto de trechos interessantes e muito bonitos. A escrita é primorosa, rica em detalhes, profunda e sensível com as palavras.

E que venham os próximos...

Ingrid 02/06/2022

relato da minha experiência com "o nosso reino" e valter hugo mãe
Quando comprei este livro na livraria a atendente me perguntou "sobre o que esse autor escreve?", na hora eu não soube o que responder e no impulso falei "não sei explicar, é aquele tipo de leitura que você entende pouco, mas sente muito".
Saí da livraria repassando aquele curto diálogo na cabeça, nunca fui boa em conversar. Não fiquei satisfeita com a resposta e confesso que até me senti uma impostora, afinal, já havia lido quase todos os livros dele.

Mas ao fim da leitura entendo que não estava tão errada assim. Teve frases que li e não entendi racionalmente, não via muita lógica na estrutura da frase, mas isso não impediu que eu sentisse o que ali estava escrito. Ah, como eu senti na pele as dores desse livro.

"aceite as dores mas busque as curas"

bobbie 01/05/2022

Como resenhar VHM?
Tarefa árdua, ousada, corajosa. Não é para qualquer um e não se pode fazer isso de maneira leviana. VHM quebra paradigmas linguísticos e estilísticos de maneira que não vai agradar qualquer pessoa. Não é uma leitura fluída, simples, rápida. Ele não usa exclamação, interrogação, letras maiúsculas (nunca), travessões. Sua escrita é uma variação do fluxo de consciência. O nosso reino versa em torno da vida de uma criança, um menino sofredor e asceta, que visa alcançar a santidade. A escrita de VHM coloca o leitor no fio da navalha, entre a crença e a descrença de que tal articulação verbal é possível - além de crível - vindo de um menino. Mas acreditem: é crível.

Felipe 19/01/2022

O Nosso Reino
Na história conhecemos Benjamim, uma criança de 8 anos, que mora numa aldeia de pescadores em Portugal onde as pessoas são muito religiosas e supersticiosas.
Benjamim narra seus pensamentos, medos e se muitas vezes se questiona sobre o que é bem e o mal, aquilo que é ou não permitido segundo os preceitos da igreja católica. Outro fator histórico que acompanha o narrador é o fato de Portugal estar enfrentando a ditadura de Salazar.

É um livro pequeno, mas que demorei para terminar porque é uma leitura difícil, pesada e que requer muita atenção do leitor. Não é um livro que a gente lê dentro do ônibus (hehe). A escrita do autor é primorosa, muito rica nos detalhes, mas requer paciência e calma. Vale a leitura com toda a certeza, mas com essas ressalvas. Escolham um lugar tranquilo, silencioso e que ajudem a manter a atenção.
edu basílio 19/01/2022minha estante
VHM é dos Grandes, né =)

Felipe 21/01/2022minha estante
Edu, ele é otimo, mas é difícil tá. Hahaha eu fui pego de surpresa, uma supresa boa, mas me assustei no início com a leitura.

edu basílio 21/01/2022minha estante
liipe, "baltazar serapião" é o de leitura mais difícil (tanto pela estética literária quanto pela crueldade na trama), mas já li 5 dos 8 romances dele, e cada um me deixou sem chão, de maneiras diferentes (e boas!) =)

Felipe 21/01/2022minha estante
Você falando assim, já fico com medo da leitura. Hahaha. Mas já sabendo dessa escrita dele, já vou mais preparado e tenho certeza que serei surpreendido positivamente. ?

edu basílio 21/01/2022minha estante
estou certo de que você vai amar cada um dos livros dele ?

Clara 14/01/2022

Nunca demorei tanto pra ler um livro tão curto.
Leitura difícil e arrastada, terminei só de teimosa pq não queria abandonar um livro tao pequeno. Apesar de me passar uma estética bonita, a historia é pesadíssima e muito triste.

@quixotandocomadani 07/12/2021

“O nosso reino” é um livro extremamente triste, um dos livros mais tristes que li. O narrador é Benjamim, uma criança de 8 anos, que morava numa aldeia de pescadores portugueses onde as pessoas eram muito religiosas e supersticiosas.

Benjamim narra seus pensamentos, medos e questionamentos ao aprender a distinguir o que é o bem ou o mal, em meio à repressão da igreja e todas as coisas tristes que acontecem na aldeia. Ora queria ser santo, fazer o bem e ajudar as pessoas. Ora odiava a mãe, por esconder coisas sobre ele ou seu amigo Manuel, por tê-lo abandonado um dia. Afinal, “era algo muito confuso para uma criança, a cada passo decidir se deus deixava ou não.”

O livro nos leva para dentro da cabeça que Benjamin, onde transitam fantasias infantis (O homem mais triste do mundo e seu cão, que vinham à aldeia atrás dos mortos), elementos fantásticos (dona Tina, que fica sentada na janela de olhos e boca fechada, como se morta, por meses a fio... só esperando) e as mortes e sofrimentos que acometem a aldeia.

“O nosso reino” (2004) faz parte de uma tetralogia, composta por “O remorso de Baltazar Serapião” [2006], O Apocalipse dos trabalhadores” [2008] e “A Máquina de fazer espanhóis” [2010]. Um ciclo de romances que retrata as idades da vida do homem – a infância, a juventude, a maturidade e a velhice.

Comecei pelo fim, com A máquina de fazer espanhóis e fiquei encantada com a escrita do autor, como ele consegue fazer poesia em prosa, esse jogo com as palavras... é uma arte!

Tentei ler “O nosso reino” duas noites, antes de dormir e não deu certo. A leitura não fluía e caía no sono. Quando li de manhã, aí sim a leitura fluiu. É um livro que requer atenção e silêncio. Terminei o livro, apesar de triste, babando pela escrita de Valter Hugo Mãe.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani